Carros Conceito China Crossovers Elétricos Tesla

Tesla divulga esboço de possível carro a ser desenvolvido na China

Tesla divulga esboço de possível carro a ser desenvolvido na China

Considerada a “galinha dos ovos de ouro”, a China recebeu a Tesla de braços abertos, com direito até à operação 100% capitaneada por Elon Musk que, em retribuição, até dançou na apresentação.


O bilionário sul-africano é um membro bem ativo do Twitter, mas parece que encontrou seu lugar no grande firewall chinês, o WeChat. Em sua conta oficial (não a dele, mas da Tesla), pediu propostas de design para a marca americana e acabou divulgado um esboço.

Nele, aparece um carro que lembra crossover compacto. A proposta ainda não está clara, já que não há informações sobre se a Tesla está desenvolvendo ou não um produto semelhante. Contudo, a ideia de um utilitário esportivo menor que o Model Y não é tão estranha.

Custando menos e com autonomia superior à média local, que é de 300 km, um novo “Model” pequeno ganharia um bom terreno para a Tesla, cuja Gigafactory 3 terá capacidade máxima de 500 mil carros por ano. Se de fato este for executado, será o primeiro carro da marca desenvolvido em solo chinês.

VEJA TAMBÉM:

Tesla divulga esboço de possível carro a ser desenvolvido na China

Naturalmente, o potencial de vendas fora do país seria muito grande, ainda mais se for dirigido também aos mercados emergentes. Preço? Na China ainda não há estimativa feita, mas se um dia for vendido nos EUA, pode ser um candidato a custar menos de US$ 20.000 com incentivos fiscais.

A Tesla continuará recebendo esboços de propostas de design para futuros carros até 1 de fevereiro. Nesse período, enquanto vislumbra o futuro da marca no país, a empresa prepara o terreno para o Model Y, crossover médio que será fundamental para as vendas da montadora na China.

Num ambiente de alta concorrência, como é o mercado chinês, a Tesla leva a vantagem de ter um nome de peso e um líder carismático, que repentinamente pode contribuir com algo mais para a realidade chinesa.

[Fonte: Jalopnik]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Beto

    Tesla Model compact ou Model mini

  • th!nk.t4nk

    Tudo muito legal, mas lá vai a Tesla se endividar ainda mais. Esse carro e mais a Gigafactory 4 vão empurrar o débito pra cima forte nos próximos anos (fora outras loucuras que possam sair da cabeça do Elon Musk). A empresa começou a fazer dinheiro recentemente, mas pelo visto vai continuar gerando mais dívida que receita líquida por um bom tempo ainda.

    • A famosa empresa Zumbi, que vive de juro baixo. Se o juro subir…

    • Natán Barreto

      Acha mesmo q é isso q vai rolar? Vc acha q um cara q colocou uma marca desconhecida párea a todas as grandes de luxo e generalistas de uma vez não sabe o q tá fazendo?
      Essa inocência de vcs achando q sabe mais q os caras é ata bonitinha rs

      • th!nk.t4nk

        Não sou eu quem está falando, Natán. Por ter açoes da Tesla acompanho a opinião de grandes analistas a respeito da empresa. A questão do endividamento é sim um problema sério. Pra você ter ideia, até hoje a Tesla nem sequer entrou no S&P500 justamente porque ela gasta mais do que lucra. Tem um risco associado a empresa bem significativo sim.

        • Miguel

          Eu considero que o apoio do acionista à Tesla continua porque apesar de não entregar lucro como projetam (os acionistas das concorrentes…rsss), ela é uma empresa disruptiva no mercado, e mesmo não dando lucro os acionistas estão vendo resultados práticos.
          Os carros estão saindo do forno e vendendo, as gigafactory estão virando realidade, então existe algo palpável nisso aí. Isso seria o MEU ponto de vista, vamos ver o que os anos dirão. Torço muito pra que dê certo.

    • Ducar Carros

      Pode ser que ele esteja percebendo que não há demanda mundial suficiente para as quatro Gigafactories, e precise entrar em novos segmentos para preencher a capacidade delas.

      • th!nk.t4nk

        Sim, aí que tá. Lembra quando as vendas do Model S estagnaram no mercado americano? A China ainda é uma incógnita também. Idem na Europa. Se eles atingirem o teto de vendas antes de fazerem uso total das fábricas, pode estourar essa bolha. Mas vamos ver, tudo é possível a essa altura. Vai depender também se vem uma crise por aí (note que os chineses deram uma boa freiada na compra de carros mais caros).

  • Jorge Castro

    nao consigo ver esses carros e nao lembrar do focus

    • Natán Barreto

      Realmente parece um bando de esboço de derivados do último Focus

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email