EUA Gadgets Segurança Tecnologia Tesla

Tesla é alvo de hackers mineradores de bitcoins

tesla model s 3 - Tesla é alvo de hackers mineradores de bitcoins

A moeda digital conhecida como Bitcoin está colocando em risco a segurança de várias empresas e sistemas, já que hackers ambiciosos querem gerar milhões ou bilhões de dólares em criptomoedas através de mineração ilegal. A Tesla, empresa do setor automotivo que foca seus produtos em carros elétricos, geradores estacionários e carregadores domésticos, foi alvo de invasão por parte daqueles que querem ganhar dinheiro usando hardware alheio.


Segundo a empresa de cibersegurança RedLock, um grupo de investigação composto de pesquisadores, descobriu que a montadora de Elon Musk tinha sido invadida por hackers que infiltraram um software de mineração de criptografia oculto dentro do sistema da empresa. Sem senha, o console de aplicativos Kubernetes, desenvolvido pelo Google, foi infectado com um pod cheio de credenciais de acesso, expostas ao ambiente do Tesla AWS (Amazon Web Services).

Nesse ambiente, está presente o Amazon S3 (Simple Storage Service), um “bucket” que contém dados sigilosos do veículo, tais como a telemetria. Dessa forma, os hackers tinham acesso completo ao banco de dados e também estavam minerando criptomoedas dentro desse console Kubernetes, utilizando um pod de arquivos. Para não levantar suspeitas, os invasores utilizaram algumas medidas para evitar a detecção, incluindo até um modo de uso reduzido de hardware, um dos indicativos que de um processador está sendo usado para se obter bitcoins.


Tesla autonomo 1 - Tesla é alvo de hackers mineradores de bitcoins

Assim, com o hardware não apresentando uso elevado sem de fato estar sendo utilizado, fica mais difícil perceber a invasão. Isso foi feito através de um aplicativo de mineração de bitcoins instalado com software malicioso para se conectar a um ponto de acesso não listado ou semipúblico. Então, feeds de detecção baseados em IP dificilmente perceberão a invasão.

Outra manobra foi usar o Cloudflare, um serviço CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo), que é um serviço gratuito, para ocultar o verdadeiro IP invasor e gerar um novo e cada registro que fizerem. O tráfego de dados também seria outro meio para se perceber a infiltração de um programa malicioso, mas o grupo de hackers camuflou o software, que foi alterado para funcionar em uma porta fora do padrão. Diante disso, a RedLock avisou a Tesla, que mudou os protocolos de segurança e acabou com a invasão de hackers mineradores.

Para quem é pouco íntimo do assunto descrito acima, vale uma reflexão sobre o segurança digital dos automóveis. Embora haja preocupação crescente dentro dos fabricantes para proteção de dados e acesso sigilosos, os hackers não se intimidam e são até estimulados com níveis de proteção que exigem mais habilidade para serem decifrados e quebrados.

Com os carros cada vez mais conectados, em especial os elétricos, a proteção digital se torna cada vez mais importante para se evitar o pior. Nesse caso, a mineração clandestina de bitcoins foi o alvo na Tesla, mas poderia ser o uso indevido dos dados dos clientes ou mesmo o controle de certas funcionalidades dos veículos.

[Fonte: Webiticoins]

Agradecimentos ao Márcio.

 

COMPARTILHAR:
  • votonulo

    e o carro autonomo?

  • Nelson Júnior

    “A moeda digital conhecida como Bitcoin está colocando em risco a segurança de várias empresas e sistemas.”
    A moeda tem vida própria?
    A moeda não faz nada, quem faz são os hackers.

    • Raul Pereira

      Isso aí é argumento daqueles economistas “ortodoxos”, que são contra qualquer coisa diferente do sistema financeiro atual.
      Mas Bitcoin é um fenômeno a ser bem estudado hoje, tanto os prós quanto contras

      • Diego

        Bitcoin é pura especulação, ativo extremamente volátil, inseguro, sem lastro financeiro e confuso no meio de centenas de outras moedas digitais.
        A tecnologia Blockchain terá aplicações de sucesso em outras áreas que não seja moeda digital, nunca o sistema financeiro e os bancos centrais vão permitir algo dessa magnitude seja autônomo e não tenha regulação, só por isso aqueles que investiram deveriam ver refletir sobre o problema que se meteram.

        • ObservadorCWB

          Alguma moeda atual tem 100% de lastro ? Lembro da infância os desenhos animados dos depósitos em ouro do Fort Knox….. Surgiu esta dúvida agora. O Brasil há anos deixou de ter.

          • Alessandro Rodrigues

            Dólar é fiduciário e o resto é lastreado com base nele. O padrão-ouro de Bretton Woods acabou em 71.

            • ObservadorCWB

              Então em todas o que existe é a “confiança”…kkkk

              • Alessandro Rodrigues

                Apesar disso, você está comparando um moeda cujo valor está atrelado à economia americana vs nada. Você realiza a compra de uma e consegue ter uma ideia, baseado no histórico e nos movimentos dessa economia, se ela desvalorizará ou não. Já a criptomoeda não. Recentemente ela desvalorizou 25% de um dia para o outro sem sinal algum. É quase como um 24/10/29 o tempo todo.

        • Raul Pereira

          Regulação precisa mesmo, mas estava dando uma olhada aqui e o dólar teoricamente não vale mais nada, se for ver as regras de câmbio à risca, o que dá valor a ele é o fato de todo mundo usar para fazer transferências. Senão fosse por isso estaria baratinho, até em relação real, que não vale muita coisa

    • Josê Fagundes

      esses hackers q mineram bitcoins prejudicam a própria reputação dos bitcoins. Se qualquer um puder hackear um sistema para minerar e tirar lucro com bitcoins ilegalmente, como isso pode ser uma fonte segura de investimento? Pois é…

      • Nelson Júnior

        Os hackers tentam roubar as criptomoedas e seus desenvolvedores tentam impedir, as moedas fiduciárias só tem o governo pra te roubar, acho mais seguro a primeira opção.

  • FearWRX

    E dizem que não é possível “hackear” um carro.
    Eu não sou contra os elétricos, autônomos e afins, teria um desde que não forcem goela abaixo que nem fazem, mas enquanto isso vou continuar preferindo algumas coisas saudosas como o acelerador a cabo, o câmbio manual e, arrisco dizer, as peruas, com o básico, diga-se, um ar condicionado, teto solar e um rádio com Bluetooth.

    • Luis Burro

      Mas isto é só pq usam a internet como meio de comunicação com o carro.

    • Lucas g.

      Cara, deixa de falar besteira. Todo carro hoje em dia tem dispositivo multimídia, todos estão vulnerareis a esse tipo de problema.

    • Henrique Bittancourt Gouveia

      Bluetooth e bem simples de hackear

      • Gabriel Loio

        Com um rádio com apenas bluetooth (Sem qualquer hardware que ligue à internet e sem um rádio com muitas funções), quais seriam as utilidades de hackear? Nenhuma…

    • Gabriel Loio

      Dá pra ter tudo isso em um elétrico. O problema é o sistema em que esse carro opera. Se colocar apenas as baterias, o motor e os acessórios físicos de conforto (ar, direção, vidro e etc) e deixar sem coisas como telemetria, gps e essas coisas embutidas no carro, o carro não tem como ser “hackeado”.

      • Rafael Rodrigo

        Penso o mesmo, até acho legal esses carros cheio de coisinhas, mas esta faltando lançarem um carro comum elétrico, tendo o kit sobrevivência e ponto! Assim deve ser o tal kwid elétrico, mas pelo fato de ser muito pequeno complica um pouco…

        • Gabriel Loio

          Eu sou até meio suspeito pra falar, pois sempre preferi carros clássicos. Com a criação de plataformas elétricas e a modularização de componentes, dá pra ter uma komboza ou uma verdadeira pick-up F1000 19xx sem perder o conforto, sem perder a segurança e economizando como um elétrico

  • Luis Burro

    Mas é tão simples,só fazer redes fechadas.Não entendo pq tem q estar tdo conectado á internet!

  • Mauro Banqueiro

    O final do mundo vai passar no YouTube

    • Fabão Rocky

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Louis

    Vale lembrar que o seu próprio computador pode estar utilizando processamento para garimpar Bitcoin. Eu li uma matéria falando disso uns tempos atrás, que havia páginas em que você acessava, e na página havia código para “roubar” processamento de computadores de pessoas comuns.
    A respeito do Bitcoin, acho que é uma tecnologia válida a ser utilizada, mas a moeda em questão é uma bolha. Quem pensa que vai sair das garras dos controles dos governos vai quebrar a cara.

  • Marcus Vinicius

    Será que eles conseguiram hackear o modelo que agora está vagando pelo espaço ?!

  • Rodrigo

    Outro motivo que torna essas criptomoedas (mais) um meio ilegal de obter recursos. O primeiro deles é lavagem de dinheiro do crime.
    Tem que proibir essa josta.

    • Thales Sobral

      ?????

  • Paulino Lino

    Só digo uma coisa: com a crescente vontade de se popularizar veículos autônomos (talvez em 10 ou 20 anos, ainda), terá muita morte causada por invasão nesses sistemas!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email