Condução autônoma Elétricos EUA Ford Tecnologia Tesla

Tesla e Ford: elevador para troca de baterias e sala redonda em autônomo

tesla-elevador-patente-1 Tesla e Ford: elevador para troca de baterias e sala redonda em autônomo

As marcas de automóveis sempre estão desenvolvendo novas ideias e, da mesma forma, registrando-as para proteção, por mais mirabolantes que algumas criações possam parecer. Mas, aparentemente, as duas mencionadas nessa publicação têm lá suas funcionalidades justificadas por seus criadores.



A primeira delas é uma contradição, a troca de baterias. Parece ilógica a ideia de não se trocar uma bateria quase esgotada por uma com carga cheia em alguns segundos. Essa era a proposta de Shai Agassi com a Better Place, que tinha como objetivo criar estações de troca automática de baterias em carros elétricos, tudo feito em poucos minutos e sem a necessidade do condutor sair do carro.

tesla-elevador-patente-2 Tesla e Ford: elevador para troca de baterias e sala redonda em autônomo

Na época, a autonomia era o fator determinante, pois as baterias de lítio em automóveis estavam em seus primeiros dias e os fabricantes achavam que os consumidores necessitavam apenas de 160 km de alcance para sua utilização diária. Então, com autonomia limitada, quem precisasse rodar mais, teria de ir até uma dessas estações para uma troca rápida de bateria.

A Renault-Nissan abraçou essa ideia, mas descobriu-se rapidamente que os clientes querem mais autonomia e a evolução das células chegou ao patamar dos dias atuais. Ou seja, agora a palavra de ordem é ir além dos 500 km. Com o fim da Better Place, imaginava-se que a ideia de trocar baterias estaria morta também. Elon Musk sempre estimulou a ampliação da autonomia e apostou em sua mega rede de recarga Supercharger para sustentar as necessidades de maior alcance de seus clientes.

better-place Tesla e Ford: elevador para troca de baterias e sala redonda em autônomo

No entanto, o CEO da Tesla também olhava para a substituição rápida de pacotes de bateria como uma alternativa para muita gente. Ele até criou um dispositivo para troca de pacotes de baterias, mas verificou-se uma baixa aceitação por esse sistema. Assim, Musk aparentemente teria enterrado a ideia. Mas, uma recente patente mostra que ele ainda pensa nisso.

Registrada como “Sistema e Técnicas de Troca de Baterias”, a patente revela duas imagens da ideia da Tesla sobre o assunto. Um elevador, semelhante àqueles usados em oficinas mecânicas, é utilizado para erguer o carro, enquanto um dispositivo no chão faz a desconexão do pacote de baterias sob o assoalho do carro.

O processo parece o mesmo da Better Place (foto acima), mas parece que a bateria é recolhida pela frente da plataforma, visto que as torres impedem seu deslocamento lateral, o que acontecia no antigo processo, onde o carro nem precisava ser erguido. Por ora, não se sabe se Musk pensa em criar estações de recarga para esse processo ou se o equipamento será disponibilizado para centros de atendimento da Tesla, o que parece mais lógico por conta da grande frota de Model 3 que se espera estar nas ruas do mundo nos próximos anos.

 

ford-patente-autonomo-1 Tesla e Ford: elevador para troca de baterias e sala redonda em autônomo

Outra patente revelada recentemente é da Ford. Ela registrou um projeto de carro autônomo com uma sala de estar a bordo. Tudo bem, isso não é novo, mas nesse caso, a marca americana não quer apenas um lounge com um dos assentos voltando-se para a direção, caso necessário, mas sim uma sala com mesa redonda e assentos na mesma disposição. Se fosse nos anos 80 e não houvesse os detalhes externos de um automóvel, a ideia poderia ser confundida com um disco voador.

Na patente, os quatro ocupantes sentam-se como numa mesa de bar ou de jogo, mas esta mesa é retrátil e pode ser levantada, segundo o registrado, bem como haveria um airbag para proteção dos ocupantes em relação à mesa. Mas, o que se vê a foto é um tambor, que mais lembra um de máquina de lavar. Mas dá para imaginar telas curvas de LED sensíveis ao toque para entretenimento ou trabalho, já que a condução será de no mínimo Nível 4, independente de motorista. Mas observe bem, os bancos são presos sobre um disco no assoalho. Isso pode indicar que é giratório, facilitando o acesso ou saída dos passageiros.

[Fonte: Automotive News/Insideevs]

  • Maycon Farias

    É surreal, a ficha nem caiu ainda de que viverei para ver e talvez estar em algo assim. O futuro vai ser bom demais.

    • Fabio Marquez

      E pode se acostumar, com o avanço rápido da tecnologia, antes mesmo do que imagina os carros autônomos estarão por ai.

      • Maycon Farias

        Fico imaginando a primeira vez que eu ver um carro autônomo andando na rua, talvez ate sozinho, vai ser como um filme de ficção se tornando realidade.

        • th!nk.t4nk

          Vejo com bastante frequência autônomos nível 4, mas sempre há alguém sentado no banco do motorista com um computador (observando e coletando dados). Andam de forma bem suave no trânsito, sem fazer movimentos bruscos, e sempre mantêm uma distância ótima dos demais veículos. No geral passam uma sensaçao de muita confiança mesmo. Ah, você pode experimentar um pouquinho dessa sensação já num carro com ACC (automatic distance control) de última geração, como o Golf (diga-se de passagem, um dos melhores itens que um carro “comum” pode ter).

          • João Cagnoni

            Eu quase não uso o piloto automático do meu carro, pois não há nada mais irritante do que ligar e aparecer um carro andando devagar na frente. Eu pagaria um bom dinheiro por um carro com ACC, se não me engano o Fusion também tem.

            • th!nk.t4nk

              O problema de ter um carro com ACC, é que nunca mais você vai considerar pegar um carro sem :)

              • João Cagnoni

                Eu falo isso do limitador de velocidade! ACC é uma bela evolução!

  • Mr. Car

    Carro meu, dirijo eu. Se eu quiser ficar numa p*rra de uma sala, nem preciso sair de casa.

    • SDS SP

      Mas aí é que está: se um dia esses carros aparecerem, provavelmente terão os dois modos de condução (autônomo e convencional)…Tem muita gente que odeia dirigir (eu em SP nos horários de pico rs), acho bacana essa tecnologia, mas poucos terão acesso no início…

      Enfim, vai atender gregos e troianos rs

      • Mr. Car

        Mas aí é que está: a ideia desta coisa é exatamente proibir e criminalizar a direção convencional, não será uma questão de escolha. Se fosse escolha, eu nem falava nada.

        • SDS SP

          Eu já acho que não. Eu diria que pode tirar um monte de bração de circulação rs.
          Uma grande parcela da população odeia dirigir e essa geração que está vindo está pouco ligando para carro, que infelizmente ficará restrito a poucas pessoas, por questões de custos e mudanças culturais.
          Enfim, eu jamais imaginaria que estaria navegando na internet através de um aparelho celular, mas estava enganado rs…Acho que com o carro autônomo será o mesmo.

          Se um dia eu tiver acesso a uma máquina dessas, preferencialmente deixarei o modo autônomo desligado e usarei quando estiver de saco cheio de dirigir rs

          Eu trabalho na indústria automobilística faz algum tempo e os desafios lançados pelos executivos serão à eletrificação e o tal do carro autônomo. Para a tristeza dos entusiastas old school rs

          • Mr. Car

            Felizmente, isto vai demorar muito mais para acontecer do que os que babam ovo desta coisa, imaginam. Ainda mais no Brasil. Ainda bem, he, he!

        • th!nk.t4nk

          Vai ter a opçao de direção manual por muito tempo ainda. Bobagem achar que vai “criminalizar quem dirige”. Pra trocar a frota toda iriam décadas, e nao teria sentido economicamente falar em banir carros convencionais.

          • Mr. Car

            É óbvio que vai demorar décadas, não é para “amanhã ou depois de amanhã” como os baba-ovos dessa coisa imaginam (ainda bem), mas a ideia final é proibir e criminalizar o ato de dirigir, sim. E como gosto verdadeiramente de carros, tenho que marcar posição, sou contra desde já, embora nem vá testemunhar esse tempo maldito, he, he!

            • ale123

              Vai chegar mais cedo do que você imagina e não adianta ficar revoltadinho em todo o post sobre carros autônomos kkkkk ! Troll

              • Mr. Car

                Se você e outros babadores de ovo desta porcaria quiserem ver isto antes de morrer, mudem-se para a Dinamarca, a Finlândia, e aí, quem sabe…de outra forma, esqueçam, he, he, he! Ainda bem!!! Vai morrer querendo, he, he!

                • ale123

                  Calma vô,olha o coração ! Ainda sou jovem e vou viver o suficiente pra ver tudo isso, kkkkk

                  • Mr. Car

                    Vai. Quando passar na TV alguma matéria sobre Helsinque, he, he, he!

    • João Cagnoni

      Que frase de velho! E se eu te disser que dá pra jogar dominó dentro do carro autônomo?

      • Mr. Car

        Aí eu te digo que jogar dominó é que e coisa de velho. Carro meu, dirijo eu. Vá jogar seu dominozinho na pracinha do bairro, he, he!

  • dallebu

    Não sei qual o motivo da baixa aceitação desse sistema de troca de baterias, ao meu ver seria perfeito, vc chega com sua bateria com baixa carga, sobe na plataforma e troca por outra carregada, pagando só a energia e alguma taxa, gastando mais ou menos o tempo de abastecer um carro a gasolina.

    • Lukoh

      Ainda prefiro acreditar que a indústria tem condições de criar baterias de 500km recarregáveis em máx 10min….

      Assim todo mundo faz o serviço numa simples tomada na garagem de casa, e o mundo vive sem postos de gasolina (que se tornam obsoletos e são extintos igual taxistas estão sendo eliminados pelo Uber).

    • th!nk.t4nk

      Porque se alguém investir em criar essa estrutura de troca, e no anos seguintes a tecnologia das baterias avançar fortemente, terá jogado dinheiro no lixo. Os caras nao pensam no presente, pensam no futuro. É assim que se faz investimento sério.

  • cerberos

    sera que esses caras não entendem? no dia que os automóveis forem 100% autônomos eles serão como abaixo. e você poderá morar longe do trabalho pois pode ir dormindo, tomando cafe, se arrumando para ele. Pode ter uma casa de campo ou praia afastada e frequentar todo final de semana ou até mesmo todos morarem afastados das grandes cidades em vilas, sitios etc, já que o deslocamento poderá ser feito enquanto você dorme/se arruma/toma cafe. já pensou, domingo a noite você vai dormir no seu sitio e acordar segunda no estacionamento do trabalho. Essa é o único motivo para eu ver razão em carros autônomos. veja o video abaixo, ao lado tem modelos maiores e, principalmente com banheiros e suites maiores..

    https://www.youtube.com/watch?v=reeir3KeQq0&t=190s

    • joao vicente da costa

      É, na prática, um mini-trem…

  • Vattt

    Faz total sentido, assim como o gás de cozinha ou o cilindro de oxigênio medicinal, que ao secar vamos há um posto de troca da Nacional Gás ou White Martins para trocar por um cheio! E quem sabe até a troca ser feita em casa, ou o carro carro autônomo vai sozinho fazer a troca e volta pra casa prontinho novamente para passear com seu dono!!!!

    • carroair30

      vai sozinho fazer a troca e volta pra casa prontinho novamente para passear com seu dono!!!! kkkkkk depois dessa vou tomar meio comprimido de Lexotam pra ve se consigo dormir a noite!

      • Dario Lemos

        Já pensou se os carros autônomos começarem a se revoltar contra os seus donos? Os donos ficarão a pé. ” A Revolução das Máquinas”, rsrsrsrs!

      • Vattt

        kkkkkkkkkk! Nunca se sabe como será o futuro.

  • Sergio M

    Ano 2022 – Flórida, todos carros elétricos. Após passagem do furacão, rede de energia elétrica em alguns pontos é reestabelecida em 2 dias, em outros demorará algumas semanas. Furacão também levou todos os painéis solares em cima dos telhados.
    Imagine uma situação desta, como ficará toda a frota elétrica?

    Outra situação, no Brasil não temos energia elétrica suficiente no período do inverno, quando são acionada as termoelétricas. Rede nossa hoje é insuficiente para suportar mais ar condicionado e crescimento de casas, comércios e indústrias. Quem dirá com carros elétricos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend