Tesla: Elon Musk anuncia que não entrará na Índia

fabrica tesla

A Tesla está em busca de ampliar suas vendas no mercado mundial e países emergentes não estão fora dos planos de Elon Musk, porém, um grande revés para a empresa foi verificado na Índia.


Questionado no Twitter sobre a possibilidade de instalação de fábrica na Índia, Elon Musk disse: “A Tesla não colocará uma fábrica em nenhum local onde não tenhamos permissão para vender e fazer a manutenção de carros”.

A questão, que envolvia também a Starlink, foi respondida diante do impasse gerado entre Tesla e governo indiano, uma vez que a marca de Elon Musk pediu redução de impostos para importação.

Contudo, Nova Déli exigiu que a Tesla construísse uma fábrica no país. Nesse caso, alguns estados indianos correram atrás da montadora americana e uma área de 1.000 acres foi oferecida com incentivos fiscais.

Além disso, a Tesla teria sido liberada para operar no país, no entanto, ao que parece a Tesla quer importar seus carros inicialmente, mas o governo indiano é contra e por um detalhe importante no âmbito local.

Trata-se da venda de carros importados da China. Os indianos não admitem adquirir automóveis, mesmo que sejam da Tesla, trazidos do gigante asiático.

Como se sabe, as relações entre Índia e China não são das melhores e todas as marcas chinesas que operam no país, produzem seus carros lá.

Algumas até tiveram processos de homologação atrasados por conta da rixa entre as duas potências nucleares da Ásia.

Sem plano de venda, manutenção e produção local, a Tesla pode voltar-se para outras regiões.

Na Índia, a Tesla testa o Model Y, assim como o Model 3, mas a repulsa de Nova Déli para carros importados da China, afastou a marca do país asiático.

Por aqui, Elon Musk veio falar de Starlink, mas ventilou-se na mídia a possibilidade de instalação de uma fábrica da Tesla em Manaus, cidade conhecida pela produção de eletrônicos e motocicletas.

[Fonte: Cartoq]

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.