Tesla: Elon Musk cria festival para conquistar alemães de Berlim

Tesla: Elon Musk cria festival para conquistar alemães de Berlim

Vale tudo para passar um pano na imagem? Pois é, Elon Musk quer aproximar-se dos alemães e especialmente o pessoal da região de Brandenburgo, um dos 16 estados federais da Alemanha. É lá que fica a Giga Berlim, na cidade de Grünheide.


Alvo de polêmicas, atrasos e protestos, a mega fábrica de Tesla já passou por momentos tensos, inclusive um atentado. Mal-vista por moradores locais, a planta da marca americana quer aproximar-se da população e para isso, Elon Musk criou um festival para atrair as pessoas até o local.

Já tendo aberto a fábrica para visitação pública, a Tesla agora chamou atenção para o evento, que reuniu bandas, DJ´s e até uma roda-gigante, sendo tudo obviamente de graça para que o público possa se divertir e apreciar o investimento feito pela montadora na região.

Tesla: Elon Musk cria festival para conquistar alemães de Berlim

No Twitter, Musk escreveu em alemão: “Festa divertida Giga Berlin-Brandenburg hoje!”. Contudo, foi corrigido por um seguidor, visto que não domina o alemão e até brincou com a coisa. Foram construídas tendas enormes e jogos de luzes foram instalados, assim como vários carros da Tesla foram dispostos no local para apreciação do público.

Com tudo gravado por drones, o local do evento teve sua capacidade limitada em 9.000 pessoas, pela autoridades locais, que ignoraram o limite estabelecido pelo governo alemão que era de 5.000 pessoas devido a Covid. O público também pôde filmar as instalações da fábrica e assistir a uma dança coreografada de robôs de produção.

Até mesmo os ônibus que levaram as pessoas para um tour pela Giga Berlim eram elétricos. Dentro da planta, é possível ver – no vídeo abaixo – os kits de montagem do Model Y com seções inteiras de carroceria moldadas numa única peça, um dos segredos da Tesla para montar de forma mais rápida e com menor custo.

Tesla: Elon Musk cria festival para conquistar alemães de Berlim

No convite, a Tesla diz: “Nós o convidamos a descobrir nossa fábrica ao longo de nossas linhas de produção. Você terá a chance de ver como toneladas de metal bruto são derretidas, prensadas e montadas para construir nosso Modelo Y”. O tour só foi permitido para pessoas vacinadas ou testadas contra o Covid.

Ainda sob consulta pública no tocante às questões ambientais, o processo de liberação de funcionamento terá a última consulta da população no dia 14. Depois, caberá ao governo de Brandenburgo autorizar a produção de veículos no local. Segundo fontes do governo estadual, as chances disso acontecer são de 95%.

[Fonte: Auto News Europe]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.