Elétricos Europa Hatches Montadoras/Fábricas SUVs Tesla

Tesla: Elon Musk promete “revolução” na produção e compacto em Berlim

Tesla: Elon Musk promete "revolução" na produção e compacto em Berlim

A Tesla está acelerando as obras em Berlim para sua Gigafactory europeia, porém, ela não será parecida com aquele erguida em Xangai, por exemplo, onde atualmente está sendo feito o Model 3 para o mercado local.


Na Alemanha, Elon Musk promete uma “revolução” no processo produtivo de automóveis, mas ainda segura alguns detalhes. Contudo, estamos falando do chefe da Tesla e SpaceX. Então, nem todo segredo com ele é guardado.

Além de declarar a vanguarda fabril da Tesla alemã, Musk disse anteriormente nas redes sociais que Berlim teria “a oficina de pintura mais avançada do mundo”.

Tesla: Elon Musk promete "revolução" na produção e compacto em Berlim

Não sabemos exatamente como ela será, mas o sistema pode ser apenas uma referência para o mais importante, a construção de carrocerias “unibody”. Nesse caso, isso já seria uma evolução desse processo.

Dentro de Fremont, a Tesla já iniciou esse processo, que consiste em soldar grandes partes da carroceria de uma vez. No Model Y feito na Califórnia, a seção traseira tem apenas duas partes moldadas e soldadas no assoalho contra 70 peças unidas individualmente no Model 3, por exemplo.

A economia de tempo e dinheiro no processo de fabricação do Model Y já seria menor em comparação com o método usado no Model 3. Mas, a Tesla teve sua patente do “unibody” revelada pelo serviço de propriedade industrial dos EUA.

Tesla: Elon Musk promete "revolução" na produção e compacto em Berlim

Nele, um Model Y é visto envolvido por quatro máquinas, que lembram moldes, sendo tudo soldado ao mesmo tempo. Se a quantidade de peças reduzidas for a mesma do processo atual em Fremont, Berlim será de fato a mais eficiente fábrica do mundo.

Além disso, Musk revelou que a Gigafactory germânica também produzirá um carro menor, um compacto abaixo do Model 3. Ele será um hatchback desenhado e projetado no próprio complexo de Berlim, sendo o primeiro produto local da marca.

Tesla: Elon Musk promete "revolução" na produção e compacto em Berlim

Musk já prometeu algo assim em Xangai, focado no mercado local. Desta forma, a Tesla se adaptará rapidamente aos mercados fora dos EUA e, no caso alemão, levar a briga com a VW para dentro do quintal desta. Esse novo carro terá como alvo natural o ID.3.

[Fonte: FCE]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Beto

    Brasil precisa de um Tesla compacto, autonomia de até 400 kms, produzido aqui, com redução ou isenção de IPVA e custando no máximo 120 mil o modelo mais acessível, o modelo mais potente poderia custar 150 mil, exportando pra todos os países latinos e talvez alguns da África

    • Roberto

      Mais facil um suv compacto, custaria nesta faixa de 120 a 150 mil.

    • Cleber

      Renault Zoe manda lembranças a R$145.000,00.

      • Beto

        Teslas são bem mais avançados, mais rápidos, design exterior mais atraente e a Tesla se chegar aqui, ela começaria instalar Superchargers no Brasil, em postos de gasolina, supermercados, shoppings e etc

        • Cleber

          Sim, você tem razão. Mas o que eu quis dizer é que já temos um elétrico aqui no preço que você tinha citado. Além disso, a Audi e a Volvo já estão com várias iniciativas para instalação de postos de carregamento. Claro que não são superchargers, né?

          Mas o nosso maior problema é um governo que não enxerga benefícios em carros elétricos. Sem incentivos, será sempre carro de gente rica e que não está nem aí pro consumo (pelo menos em sua maioria).

          • Lucio Adriano Mendonça

            Talvez o problema não seja o carro elétrico em si mas a matriz energética que depende muito da chuva ainda. Assim que mais usinas eólicas e fotovoltaicas entrarem no sistema já dá pra pensar. Há não ser que junto com programa de incentivo se obrigue a instalar painel solar em casa.

          • Eduardo Papa

            Não é o governo que não enxerga os benefícios, é o lobby que não deixa. Veja os motores a diesel para carros comuns, não deixaram ir pra frente. O pessoal da cana-de-açúcar briga feio… tenho fé que um dia não vai ter jeito e iremos mudar as coisas…

            • Edson Fernandes

              Se fosse só o pessoal da cana de açucar….

        • Jr

          Eu ainda acho que quem vai estrear os carros elétricos de verdade no Brasil serão as generalistas, tipo Renault, Ford, VW e GM. Não vejo a tesla se aventurando por aqui tão cedo, fica claro que a prioridade dela é EUA e Ásia

    • Henrique12

      Se essa marca se vende como “grife”, tu acha mesmo que é pra todo mundo? Esqueça o “Tesla emergente”, não vai rolar.

    • 😎.

      É mais fácil a Tesla fabricar o caminhão Semi no Brasil que algum carro de passeio.

    • Jr

      Elon já foi bem claro, qual será os próximos passos da Tesla, primeiro terminar a GIGA de Berlin e começar a construir uma nova GIGA no Texas, só depois de terminarem essas 2 GIGA, ele vai procurar construir outra na Ásia, ou seja, sequer tem previsão de uma giga por essas bandas

      • MFerrari

        Concordo totalmente! A prova maior foi a firma como a comitiva brasileira foi recepcionada quando foi “propor condições” para Tesla se instalar em SC. Achei que foi deselegante da parte dele e uma trapalhada diplomática da nossa; ficou a impressão que o empresário esnobou comitiva oficial do país, deveriam ter “costurado” melhor o encontro.

  • 😎.

    Um suvinho Tesla no Brasil por 200~ 215 mil já teria boas vendas .

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Acho que a Tesla só chegará por aqui em algum tipo de operação oficial em uns 10 anos.

  • th!nk.t4nk

    Bom, o Elon Musk já tinha dito que a fábrica da Alemanha seria referência pras demais no mundo, e pelo jeito ele vai levar isso bem a sério. Fiquei curioso com esse futuro compacto. Nesses tempos em que o povo só pensa em SUV, é bom ver que a briga pelos hatches vai continuar forte na Europa pelo menos.

  • Gostaria que a Tesla instalasse uma fábrica aqui, mas parece ser mais fácil e barato as concessionárias multimarcas importarem e venderem Teslas no Brasil!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email