_Destaque Tesla

Tesla Model S: acidente fatal na China aparentemente causado pelo Autopilot

tesla-model-s-60-3

Mais um acidente fatal acaba de acontecer com o Tesla Model S. E mais uma vez o sistema de condução Autopilot está sendo declarado como o culpado. Tudo aconteceu na China, onde o veículo colidiu com um veículo que limpa a estrada que estava rodando no canto da via.

O motorista Gao Yaning, de 23 anos, faleceu e sua família está processando a Tesla dizendo que o Autopilot deveria ter impedido o acidente de acontecer, reduzindo a velocidade ou desviando. A Tesla informou que devido aos danos causados pela batida a empresa não tem como saber se o sistema estava ativo no momento.

A empresa também reporta que tentou por várias vezes trabalhar em conjunto com o pai do motorista falecido para determinar o que aconteceu mas que o mesmo não se interessou. Um vídeo que mostra o acidente revela que o veículo não reduziu a velocidade ou tentou evitar o acidente em momento algum, o que é de se esperar, já que a grande maioria dos proprietários do Model S costumam rodar com o sistema Autopilot acionado em vias onde o sistema consegue controlar o veículo sem maiores dificuldades.

O manual do proprietário do modelo informa que o Autopilot não consegue detectar e reagir a todos os objetos parados ao longo das vias e que os motoristas sempre devem prestar atenção ao que está acontecendo à frente.

Em maio deste ano Joshua Brown também morreu em um acidente onde o sistema Autopilot estava ligado, na Flórida.





  • Mumm Rá

    Mais uma na conta da Tesla ………………………………… e justamente na China ( EUA e China potências compradoras para Tesla )

    ” á que a grande maioria dos proprietários do Model S costumam rodar com o sistema Autopilot acionado em vias onde o sistema consegue controlar o veículo sem maiores dificuldades. ”

    Desculpe minha IMENSA ignorância mas sinceramente acho melhor a Tesla dar uma “maneirada ” com esse Auto Pilot porque mesmo sendo culpa do usuário em certos casos ( convenhamos cliente nem sempre tem razão porque sejamos francos o que tem de gente sem noção além de mal intencionada não está no gibi ) esse sistema está ” dando o que falar ” no cemitério

    Observação : Não estou defendendo empresas ou contra o avanço tecnológico mas acho que o pessoal ” não está apto ” ainda

    • gmf

      Dando o que falar no cemitério? hahaha
      Se fosse noticiar todas as mortes no trânsito no brasil, não teria espaço pra nenhuma outra notícia…

      • Mumm Rá

        gmf você porventura leu o que eu escrevi ( pelo jeito não ) : Estou me referindo ao Auto Pilot e os problemas relacionados e que isso pode estar ” manchando ” a imagem da Tesla ( não é difícil entender o que eu escrevi )

    • Marcelo Nascimento

      Talvez uma simples mudança de nome para “piloto auxiliar”, por exemplo, fizesse com que as pessoas deixassem de confiar a responsabilidade toda no sistema.

      Resta saber o que a Tesla quer, se é que confiem 100% ou não…

      • Mumm Rá

        Sim e é como eu já disse não sou contra o avanço tecnológico mas o pessoal parece que é meio ” sem noção ” por isso que eu disse dessa maneirada e acho que tal sistema deveria ser mais comedido isto é mais ” auxiliando ” o motorista do que ” dirigindo ” o carro em si ( isso é apenas uma opinião minha e respeito quem pensa diferente )

      • Martini Stripes

        Já falei isso, o sistema deveria chamar Copilot, e não Autopilot, gera esse tipo de problema, com um nome de copiloto, fica mais evidente de que ele não faz tudo sozinho, quando chegar numa versão final, muda pra Autopilot.

      • th!nk.t4nk

        A Tesla está usando um nome totalmente errado pro sistema deles (que NÃO é um auto-pilot de verdade). Não entendo como a justiça americana não fez nada a respeito ainda. Ah entendo sim: empresa americana, da casa, inovadora e que está pisando na concorrência? Irão defender até a morte, claro :)

      • Creio que um nome justo seria sistema secundário de pilotagem. Dessa forma o cliente sempre deve estar no controle. E em falhas do motorista o sistema entra em ação. Mas vejo também que os clientes insistem em confiar demais no sistema, mesmo a marca advertindo os perigos.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Eu ainda prefiro dirigir meu carro, assistência eletrônica acho bem vinda, mas não ficaria tranquilo nunca com a máquina no controle.

    • th!nk.t4nk

      Xi… Então não ande de avião, nem de trem, etc. :)

    • Edinaldo_Tapica

      É… De fato te dá uma sensação de segurança maior. Gostaria de ter este recurso no meu carro, mas usaria em rodovias bem específicas além de uma velocidade bem reduzida, no máximo 90km/h… Não confiaria num carro (ainda) a mais do que isso…

  • Paulo Henrique

    O problema nao é o carro, nem o sistema, o problema esta nas pessoas. O model S NÃO é um carro autônomo, ele simplesmente tem um sistema avançado de assistência de condução, que ainda está em desenvolvimento. Não é um sistema perfeito e totalmente autônomo. Nao vai evitar que aconteca todos acidentes que poderiam acontecer, essa tecnologia não é isso. Mas o povo insiste em achar que o carro é autônomo e pode fazer tudo. Ai quando acontece algum acidente o povo ainda culpa o carro, que nem é autônomo, a culpa é do motorista, se a culpa fosse do carro, nao precisava nem de CNH pra dirigir um tesla, bastava colocar uma criança de 6 anos no banco do motorista, colocar o destino e pronto, deixar o carro levar, mas nao é assim, a responsabilidade é do condutor, nao do carro e da empresa. O condutor tem que ta sempre com as mãos no volante e olhando o trânsito. O que nao falta na internet são vídeos do povo fazendo tudo, menos prestando atenção no trânsito e segurando o volante e ainda querem dizer que a culpa é do carro.

    • th!nk.t4nk

      Já desisti de tentar explicar pras pessoas a diferença entre o sistema da Tesla (assistente de condução) e um real sistema autônomo (piloted driving). É capaz da Tesla acabar queimando sem querer a ideia de algo que ela nem sequer usa de fato.

    • Edinaldo_Tapica

      É… Pelo que eu vi no vídeo o cara (posso chamar o autopilot assim?) veio meio chutado… Aposto que a mais de 120km/h. Neste caso, como em todo acidente aeronautico, existiu uma redundancia de agravantes: Um sistema de vanguarda, com pouco uso consolidado já é um problema. A velocidade outro. Confiar no sistema numa situação atipica dessas, outro problema, e o principal problema, o caminhão mal parado, na faixa rapida e sem sinalização com uma boa distancia do mesmo (cones, etc…). Creio que se o Tesla batesse nos cones, o motorista iria tomar o controle do carro novamente. Este problema da falta de sinalização para veiculos de servico mal parados inclusive, é um mal que acomete até carros não autonomos. Não tenho defender Elon Musk, ele não me paga pra isso, mas neste caso, a pior culpa foi do caminhão…

  • Mr. Car

    Já sabem, não? Carro meu, dirijo eu. Simples assim.

  • CanalhaRS

    Pelo que andei lendo, o acidente não foi agora, foi em janeiro. Portanto, anterior ao caso fatal dos EUA.

  • ####Carlao GTS

    Tem que investigar

  • Doccar

    A ganancia por dinheiro supera o valor humano.

  • Danilo

    Ta mas que zonaa é essa?? Se quer comprovaram que o auto pilot estava ativado, como vão culpar o sistema?? E um carro seguro como o tesla não ia causar um acidente faltal em velocidade comum, certamente o cara esrava em alta velocidade. Esse é o mal do ser humano, nunca assume a própria cagada sempre buscar apontar outro motivo

  • Sandro

    A pessoa não tem competência para dirigir aí compra um carro que detecta e evita acidentes já que o mesmo não tem competência para fazer isso sozinho, aí o sistema falha e se ferra.

  • Louis

    Eu achei imprudente a máquina quase parada na pista em uma via daquelas. Um motorista mais desatento também teria batido.



Send this to friend