Crossovers Elétricos EUA Lançamentos Tesla

Tesla Model Y faz sua estreia mundial na Califórnia

Tesla Model Y faz sua estreia mundial na Califórnia

O Tesla Model Y acaba de ser apresentado por Elon Musk na Califórnia. O segundo crossover da marca americana, o produto chega para ampliar a gama da empresa e formar a palavra “S3XY” como sugerido não oficialmente pelo executivo bilionário. O SUV compacto vem para brigar numa faixa mais abaixo que o irmão Model X.


Tesla Model Y faz sua estreia mundial na Califórnia

Feito sobre a mesma plataforma do sedã Model 3, o Tesla Model Y foi mostrado em evento ao vivo, transmitido pela internet, onde você pode acompanhar abaixo. O utilitário esportivo elétrico será produzido nos EUA e China, utilizando as Gigafactory 1 e 3. Ele terá 75% de peças em comum com o sedã, tendo ainda 10% de volume a mais. O alcance será 10% inferior ao Model 3.

Tesla Model Y faz sua estreia mundial na Califórnia


O Tesla Model Y chega em 2020 na versão Long Range com autonomia de 382 km, máxima de 209 km/h e aceleração de 0 a 96 km/h em 5,5 segundos. O preço será de US$ 47.000 sem incentivos fiscais. As versões Dual Motor AWD e Performance também chegam no próximo ano.

Tesla Model Y faz sua estreia mundial na Califórnia

No primeiro, a tração é nas quatro rodas e permite aceleração de 4,8 segundos com máxima de 217 km/h. O preço sugerido é de US$ 51.000. Por fim, o Tesla Model Y Performance fará o mesmo em 3,5 segundos com final de 241 km/h e preço de US$ 60.000.

Só no verão de 2021 é que será lançada a versão de acesso, que terá alcance de 370 km contra 450 km das duas versões mais caras. O preço será de US$ 39.000. A máxima será de 193 km/h com tempo até 96 km/h de 5,8 segundos. O Tesla Model Y se apresentou de forma rápida e mostrou seu enorme parentesco com o Model 3, tendo até 7 lugares, teto panorâmico e até 1.868 litros de volume total.

Tesla Model Y faz sua estreia mundial na Califórnia

O interior é o mesmo do Model 3, tendo uma tela de 15 polegadas para instrumentação, navegação e entretenimento, assim como a disposição da condução semiautônoma Auto Pilot. O ambiente pode ter acabamento branco ou preto, este com detalhes em madeira. A versão Performance tem aspecto mais esportivo com rodas aro 19 escurecidas e spoilers extras.

O Model Y tem ainda opção de rodas de liga leve aro 19 polegadas com acabamento diamantado ou de fábrica com aro 18 polegadas, este com visual grafite e desenho aerodinâmico. A Tesla revelou ainda que a rede de carregadores chegará a 1.400 pontos e o Supercharger estará em 12.000 estações em 36 países. Os acumuladores de energia PowerPack terão 1,5 gWh disponíveis em 30 países.

Tesla Model Y – Galeria de fotos

Tesla Model Y faz sua estreia mundial na Califórnia
Nota média 3.7 de 7 votos

  • Julio Alvarez

    Com esse teto rebaixado na parte de trás é forçar a amizade falar que são 7 lugares. Se a Tiguan já é apertada para sete pessoas, imagine esse.

    • Unknown

      Lembre-se que não tem tanque de combustível, portanto os bancos podem ficar bem baixos, logo acima das baterias no assoalho.

      • Julio Alvarez

        e as pernas ficam onde? Faz um furo no assoalho tipo Flintstones?

        • Unknown

          Claro que não, a ausência do tanque apenas possibilita um banco traseiro mais baixo e com posição mais inclinada para as pernas, não necessitando que elas fiquem quase 90º, em relação ao tronco.

    • Nikita

      veja “Greta” com qualidade 720p / 1080p! todos os filmes e todas as línguas disponíveis !! copie aqui: INSERIES10.BLOGSPOT.COM

    • Amauri José da Cunha

      7 lugares, 5 para adultos e 2 para crianças

  • Joãozinho

    Chegaria por R$ 300-350 mil aqui

    • F30FLORIPA

      Sonha, na Paíto Motors estão vendendo Model 3 Performance por 670 mil.
      Já venderam Model X por 1 milhão.

      • Emanuel Schott

        Por importação independente. Se fosse vendido de forma oficial, naturalmente fica mais barato.

        • New World

          Ficaria bem mais “barato” , no México o Tesla Model 3 Performance custa 320 mil reais, eu vi no site da Tesla

  • th!nk.t4nk

    Não ficou lá muito sexy não. Eu esperava que diferenciassem mais o Y, já que esse deverá se tornar o líder de venda deles. Acabaram apresentando um carro bem “vanilla”, abrindo espaço pra concorrência.

    • Mr. Pereba

      Realmente ficou bem basicão em tudo (design externo/interno, autonomia, efeito novidade, etc), e o preço bem salgado como todo Tesla. A versão básica vai chegar somente daqui a dois anos, quando a concorrência das gigantes tradicionais já estará começando a apertar. Tenho minhas dúvidas se a Tesla terá bala na agulha para enfrentá-los. Apostaria mais no sucesso da empresa nos outros segmentos onde ela já atua e pretende atuar, ainda que com idéias exóticas.

      • Edinaldo_Tapica

        Sempre torci muito pra Tesla. Pra mim, Musk sofre pressão do lobby das petrolíferas todo dia por ter “quebrado” a hegemonia do diesel e da gasolina. Mais acho que essa vantagem que ela tá tinha tá se perdendo, a concorrência tá se mexendo e nada de expandir as vendas de forma oficial. Vão tomar fumo. .

        • FrankTesl

          outra coisa que o torna bem visado é fazer vendas por lojas próprias e não por cartel de concessionárias

        • Wendel Cerutti

          Eu já acho que são questoes como autonomia e tempo de recarga .

    • Fernando Bento Chaves Santana

      Até o momento observamos surgir um gama completa de carros de passeio com estética derivada do Model S. O Tesla Semi tem uma estética especifica e picape também deverá ter design distinto em relação aos demais Tesla (o Musk deu uma pista ao dizer que apreciava o desenho retilíneo do antigo Ford Bronco). Talvez a versão definitiva do Roadster 2020 inaugure um novo o paradigma estético para os carros de passeio da marca. Mas penso este papel será mesmo do próximo Model S.

    • Unknown

      Porque você tem tanto ódio da Tesla?

      • th!nk.t4nk

        Eu? Pelo contrário, esperava mais justamente porque curto a marca. Leia os demais comentários, a maioria não gostou. O Model S é maravilhoso, mas nos SUVs eles se perderam.

    • Edinaldo_Tapica

      Pois é, também achei a mesma coisa. Já não acho os Tesla muito bonitos, e eis que o Y é um Model 3 com um push no teto…

  • Vinícius Sza

    Esperava um desenho diferente, está só um Model 3 anabolizado

    • alemigav

      Acho que eles não quiseram arriscar muito na aerodinâmica do carro. Pode ver que já perdeu 10% de autonomia em relação ao Model 3.

  • Piston head

    Mas que gremlin é este??

  • alemigav

    A Tesla tem de vir pro Brasil, vai vender igual água pros ricaços esse pseudo-suv.

  • alemigav

    Na primavera de 2021 vai cair pra 39.000 dólares. É relativamente barato.

  • Natán Barreto

    Quem diria que os carros da Tesla ficariam monótonos? E quero saber como enfiam 7 pessoas nesse cupê

  • Murilo Soares de O. Filho

    SUV?

  • CanalhaRS

    Tecnicamente pode ser irmão do modelo 3, mas na aparência é 100% modelo X.

  • dallebu

    Um Model 3 com teto alto, gostei não. O Model X é muito mais diferenciado em relação ao S.

  • Monize Modas

    Acredito que ele está fazendo o certo, para a proposta de fazer um carro tecnológico, o designer é um elemento secundário. Ele deve está seguindo o mesmo principio do smartphone, ou seja, as pessoas se interessam mais pelo o que está sendo oferecido em tecnologia do que um designe arrojado. Ele está investindo mais no desenvolvimento da tecnologia e menos no designe. Por isso as outras empresas estão atrasadas nessa tecnologia, pois ainda estão no paradigma antigo, porque a tecnologia de fabricar automóveis a combustão é tão antiga que o designe do carro se torna um diferencial para atrair o comprador. Lógico que depois vem os outros elementos para sustentar a intenção de compra.

    • Edinaldo_Tapica

      Nessa linha de raciocínio a Sony tomou fumo com as bordas grotescas dos Xperia. Design (e não designer designer é quem desenha) é um dos itens mais importantes no mundo automotivo. Excelentes carros micaram por possuírem desenho controverso

  • zekinha71

    E não conseguiram fazer uma frente de um carro que tinha grade e foi tampada.

    • th!nk.t4nk

      Eu prefiro até uma grade fake. Vazio assim fica com aspecto pobre, parecendo um carrinho de plástico.

      • Edinaldo_Tapica

        Me remete à carro de bate-bate

  • Sasaki

    Eu entendo que carro 100% elétrico não precisa de grade na dianteira por que não tem o que ventilar e com a frente lisa a aerodinamica é melhor para economizar no consumo do combustivel,mas que fica FEIO isso fica pelo menos nesse modelo ai tá bem feio!!!

    • T1000

      claro que tem o que ventilar; sistema de ar condicionado e refrigeração das baterias e inversores.

  • Diego Honorato

    Pra quem gosta, um prato cheio. Como não gosto de eletricos, nem do design dos teslas….indiferente

  • Fabiano M

    Salvo o model S, como falta design nesses carros, meu Deus !!!

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Observando os comentários só confirmo que consumidor de país periférico não aceita design minimalista em automóveis. Se o desenho não trazer um monte de informações desnecessária, como profusão de vincos, cromados ,e excesso e falsas grades e entradas de ar o povo acha que o “design é fraco”.

    • T1000

      Rapaz, o que não gostei foi dessa tv de 15″.
      Aliás, sou contra essa profusão de centrais multimídia nos carros. Tira a atenção do motorista ao que interessa, que é no trânsito.

      • Fernando Bento Chaves Santana

        Também tenho este receio. Mas acho que é uma questão de costume e adaptação. Lembro que ha 20 anos atrás a havia o receio de que os primeiros leitores de DVDs automotivos poderiam distrair os motoristas. Mas hoje já estamos habituados.
        Mas no caso da Tesla seus carros tem uma profusão de dispositivos auxiliares de condução que alertam ou até mesmo corrige o motorista que se distrair ou for imprudente.

        • Edinaldo_Tapica

          20 anos? Que carro possuía leitor de DVD em 99? Primeiro DVD que eu vi na vida foi acoplados numa televisão em 1998, lá em Miami. Nessa época raros carros possuíam de fábrica leitor de cd, a maioria era toca-fitas

          • Fernando Bento Chaves Santana

            Tinha uns 16 anos e lembro de kits instalados em um ou outro carro. Mas não me lembro da marca.

      • FrankTesl

        se tivesse um HUD, mesmo se fosse como acessório, projetado no párabrisa as informações básicas como velocidade, odômetro e autonomia da bateria e até mesmo orientações de rota, como vire à direita, siga em frente, pegue a estrada tal, já tiraria grande parte desses problemas de prestar atenção na tela da central multimídia.

        Mas o carro tem tantos dispositivos de direção autonoma já instalados, justamente para prevenir qualquer deslize do motorista.

    • New World

      No meu caso é ao contrário, adorei o interior do Model 3 e essa tela grande que poderá assistir YouTube ou Netflix em uma próxima atualização, design limpo e sexy, o som é muito bom e pode regular, quem me dera futuramente ficar rico e comprar um Model 3 Performance, o Tesla Roadster 2020 é um espetáculo, mas, incluir suspensão à ar seria importante

    • Edinaldo_Tapica

      Rapaz, trabalho com design, sou arquiteto. Discordo do seu ponto de vista. Brasileiro gosta e prioriza muito o design nos automóveis. E geralmente possuem bom gosto
      Quem tem esse gosto que você citou são os asiáticos. Particularmente acho o minimalista do interior deste Tesla belíssimo, mas o exterior não é feliz, não tem personalidade. Posso dizer que um Fiat 500 X apesar de conter forte característica retrô, é minimalista, e é uma aula de bom design

      • Fernando Bento Chaves Santana

        Concordo que brasileiro valoriza design, mas como disse acima ele não aceita o design minimalista em automóveis. Por aqui o povo também aprecia a estética carregada, com grades imensas, cromados, carrocerias cheias de vincos. Nas personalizações isto fica mais marcado. Mesmo carros que não tem grades cromadas, como o Toro, recebem apliques cromados em lojas de acessórios. Ja carros com exterior livre de adereços são considerados pobres, como o Up, ou Uno de segunda geração que não tinha grade dianteira. E boa parte das críticas ao desenho exterior da Tesla reclama da ausência de uma grade dianteira, ou que o carro é “aerodinâmico demais”, o que entendo ser uma crítica à modelação limpa da carroceria.

    • FrankTesl

      bem por aí, tem que ter lataria vincada, cheia de frisos cromados e grades. Até dá sono quando a imprensa pega um lançamento de um carro “normal” e fica detalhando cada itenzinho desses que foi modificado: a grade subiu, o farol ficou assim assado, o vinco passou foi para lá e acolá…..

      sempre toco no mesmo exemplo: os donos de charrete devem ter estranhado muito as carruagens sem cavalos assim que foram inventadas…

  • Mr Tony

    Só falta produzir e entregar!

  • Unknown

    Como podem achar feio o design deste carro?

    • Edinaldo_Tapica

      Não é feio. É sem graça

    • New World

      Não se pode agradar a todos, eu acho o exterior e interior muito bom, compraria o Model 3 Performance ou esse Model Y com certeza

  • Miguel

    Quem diria que a Tesla iria fazer as montadoras do mundo inteiro se coçarem…
    Diria que está bom, design minimalista como sempre.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email