Montadoras/Fábricas Tesla

Tesla: Musk sugere aumento de eficiência em até 10.000% para fábricas

Tesla: Musk sugere aumento de eficiência em até 10.000% para fábricas

Saberia Elon Musk algo que os fabricantes de automóveis não viram em mais de um século de produção? Isso é o que parece ao sugerir que as fábricas podem ter sua eficiência ampliada entre um mínimo de 1.000% e num máximo de 10.000%, em entrevista ao site Automotive News.


O CEO da Tesla disse que a ênfase é na melhoria dos processos produtivos para aumentar a produtividade, que será o ponto de virada para os que desejam alcançar a liderança. Para isso, Musk parece estar disposto mesmo a manter a marca no topo a qualquer custo.

Ele enxerga também que não só a eletrificação, mas a condução autônoma serão fundamentais para que os fabricantes avancem num mercado futuro. Ele disse: “Supondo que a concorrência tenha acesso à tecnologia autônoma, precisaremos ser melhores na fabricação do que eles”.

Tesla: Musk sugere aumento de eficiência em até 10.000% para fábricas

Musk explicou como acredita que as fábricas poderão fazer muito mais que agora, porém, no mesmo espaço físico: “Você pode pensar em uma fábrica como uma CPU, ou como um microchip, ou algo assim. Você aproxima os circuitos, acelera o processador e pode calcular alguns limites teóricos da tecnologia do silício. Eu acho que o mesmo vale para as fábricas”.

Indo mais fundo, Musk exemplifica: “Se observarmos a eficiência volumétrica e a velocidade das fábricas, a eficiência volumétrica é extremamente baixa, diria a porcentagem abaixo de um dígito. Talvez dois por cento em termos de eficiência volumétrica. A velocidade é muito mais lenta do que uma pessoa andando. Nas fábricas mais rápidas, um veículo pode ser removido a cada 25 segundos. Se o seu comprimento é de 5 metros, isso nos dá uma velocidade de apenas 0,2 metros por segundo. Isso é um quinto da velocidade de uma pessoa andando.”

Tesla: Musk sugere aumento de eficiência em até 10.000% para fábricas

Os números de aumento de eficiência sugeridos por Musk são extremamente elevados mesmo em seu menor nível, no caso de 1.000%. Imagine então em 10.000%? A Gigafactory Berlim produziria 50.000.000 de carros por ano e não 500.000 ou algo como 140.000 por dia! Todo mês, 4,16 milhões sairiam apenas dessa fábrica. Ou seja, uma FCA mensal…

Obviamente, mesmo que o Model 3 custasse o preço de um iPhone, não haveria como entregar 50 milhões de carros por ano de apenas uma fábrica sem danos logísticos e tudo mais. Virtualmente seria impossível sem considerar a indústria que realmente existe. O que poderia acontecer com uma Giga Berlim seria dobrar, triplicar ou até quadruplicar sua produção.

Enfim, não existiria uma demanda global por 50 milhões de Teslas, exceto se eles vendessem smartphones…

[Fonte: Auto News via FCE]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Fellipe Z

    falar é facil, mas alguem aqui ja viu um tesla de perto? ja abriu, mexeu? é lamentável
    a porta de um model X por exemplo, bate seco, estranho, parecendo uma porta de carro popular. do model 3, é pior ainda. quando fui na concessionária me surpreendi negativamente com a marca.
    ps: a maçaneta do model 3 é completamente ridicula e disfuncional, se vc abrir com uma mão só até machuca. tem que usar as duas maos.

    • T1000

      Eu já vi o desmonte de um; simplicidade passa longe; me admira que aquilo funcione, tal a quantidade de placas de circuito, cabos e conectores. Parece aqueles eletrônicos dos anos 70/80.

  • th!nk.t4nk

    Hehe olha só que interessante: a Mercedes tem a fábrica mais moderna do mundo, com o maior nível de automação, e a BMW tem a fábrica mais verde do mundo, totalmente independente de energia externa. Absolutamente nada disso sai na imprensa. Já a Tesla dá um espirro e vira uma super inovação. São realmente mestres do marketing! Tiro o chapéu pra capacidade do Elon Musk vender seu peixe.

    • Sino Weibo

      O mesmo acontecia antigamente com o Steve Jobs, o kra era extremamente hippado em vida, qualquer coisa que fazia era notícia, outro que está assim agora é o Jeff Bezos, da Amazon.

      • Edson Fernandes

        Mas perai… o do Steve Jobs era obvio. O cara apresentou tecnologias que ainda nõa existiam para a epoca. Ter um smartphone da forma que ele pensou, foi algo muito além do tempo para a epoca.

        Não a toa, foi o que acabou com o reinado de Blackberrys e Nokias da vida. Tirou uma boa limitação do que era possivel fazer num celular. Pode parecer bobo, mas apesar de existir celulares com emails ou windows, quem tornou o uso amigavel para o consumidor e outras repetiram o feito foi o Iphone. Isso me atendo ao celular.

        Quando ele veio com o Macintosh, o diferencial era simplesmente os computadores serem topo de linha. Não tinha hardware ruim dentro e todos os aplicativos desenvolvidos eram para rodar naquelas peças. O mal disso é que tornou o padrão proprietário (que a Apple continua a usar até hoje e vende o acessório com um lucro otimo).

        Perceba, ele ditou uma tendencia, ao contrário de outros que não conseguiram sequer anunciar algo de realmente extraordinario dos seus feitos.

    • Ricardo Silva

      O cara só reduziu pra menos da metade os custos de se enviar carga para o espaço … vai duvidando …

    • T1000

      Elon Musk é o Eike Batista dos EUA.

      • Ricardo Silva

        A diferença é que pelo menos o Elon faz algo de verdade, o Eike ficava só na conversa e foi tratado como deus aqui …

  • Alvarenga

    Conclusão: ele não sabe o que é uma fabrica de veiculos!

  • Francisco

    Conclusão, vai demitir todo mundo e e vai deixar as maquinas autônomas fazendo o dinheiro para ele.

    • Bruno Alves

      Se o cara tem 10.000 funcionários ele é do mal porque é um capitalista opressor explorando a mal de obra do proletariado, se o cara não tem nenhum funcionário e não “explora” mais ninguém é do mal também. Pow, aí complica.

      • Dead Lock

        Esqueçam mão de obra em fábricas, só em algumas atividades muito específicas, só vai ter emprego para engenheiro para lidar com as máquinas.

    • Henrique12

      Filosofia da Tesla: Máquinas são capazes de produzir mais coisas e mais rápido (óbvio). O futuro é a automatização total! Só tem um asterisco na idéia brilhante, máquinas não compram carros…

  • Lukoh

    Vendesse no Brasil o Model 3 por uns R$ 120k seria líder… rsrss

    Aliás, alguém me explica como a Porsche consegue ofertar o Taycan por R$ 590mil, sendo que nos EUA ele custa U$ 99mil… ou seja, valor em dolar conversão direta… nao paga nenhum imposto????

    • T1000

      Simples: gordura no preço. O custo para fabricar é pelo menos 50% menor.

  • newuserandhiscrew 22

    Ele deveria se preocupar em aumentar a confiabilidade dos carros.

    Nao vou falar da tesla, mas tem uns ai que eu nao quero nem de graça.

  • Henrique12

    Elon Musk quer reinventar a roda a qualquer custo, dizendo obviedades e disparates. Tá pensando que é Steve Jobs.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email