Tesla: Musk tem sentimento ruim e corta 10% do quadro

fabrica tesla

O CEO da Tesla, Elon Musk, tem um “sentimento muito ruim” em relação à economia global e já sinalizou para uma medida de impacto, cortar 10% do quadro de funcionários da montadora americana.


Há dois dias, Musk avisou os funcionários que estavam em home office para retornarem à fábrica ou saíssem da empresa.

Também ordenou um pé no freio em contratações, tendo enviado uma mensagem onde disse: “Pausem todas as contratações em todo o mundo”.

Pelo registrado junto ao governo americano em 2021, a Tesla emprega 100 mil pessoas em suas fábricas e empresas associadas.

Musk reforça o coro de líderes empresariais que vislumbram uma recessão global adiante, o que põe em alerta as expectativas das empresas quanto ao futuro próximo da economia.

A declaração de Musk derrubou as ações da Tesla e até da Nasdaq, mas o homem mais rico do mundo, já vinha avisando pelo Twitter há alguns dias que há risco de recessão.

Ainda que tenha acendido a luz de alerta no painel da Tesla, a montadora continua impulsionada com a alta demanda por carros elétricos em todo o mundo.

Em crescimento rápido, a Tesla já opera na Europa com sua Giga Berlim e amplia sua atuação na China com a planta de Xangai, que será expandida para atender a demanda enorme no país.

Para a Tesla, a vantagem nos EUA e até fora deles é que a empresa não está sofrendo com aumento dos estoques e nem com incentivos dados por revendedores, prejudicando os fabricantes tradicionais.

Ford e Mercedes-Benz já indicaram mudanças em sua relação com os revendedores, objetivando exatamente resolver estes problemas.

Na Tesla, o último revés foi a decisão de não atuar na Índia enquanto o país não autorizar a importação de carros com incentivos fiscais.

O governo não cedeu e um importante mercado está fora da programação da Tesla no momento.

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.