Tesla pode construir fábrica na Amazônia

fabrica tesla

A visita de Elon Musk ao Brasil pode ter aberto mais uma porta para uma fábrica da Tesla no Brasil, mas desta vez longe da região Sul, cotada no começo de 2020.


Segundo o jornal Correio Braziliense, o governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) teria chegado a anunciar a instalação de uma fábrica da Tesla no estado.

Contudo, o assunto poderia ser tratado com Musk em sua visita ao Brasil, onde veio falar especialmente da própria região amazônica.

Wilson Lima chegou a comentar no Twitter sobre esse investimento de Musk na região, com a chegada da Starlink da SpaceX.

Não foram divulgados mais detalhes sobre o assunto na matéria do jornal da capital federal, porém, no site Metrópoles, o colunista Igor Gadelha, comentou que a sugestão de uma fábrica da Tesla será levada à Elon Musk.

Pelo que se sabe, em sua passagem pelo Brasil, nenhum representante da região Norte esteve no grupo que recepcionou o bilionário sul-africano, contudo, como a Amazônia é o alvo da SpaceX, a coisa pode ficar mais fácil.

tesla giga berlim 1 1

Polo industrial e tecnológico, a Zona Franca de Manaus é supostamente a proposta do estado para receber uma planta de produção de carros elétricos da Tesla.

Ainda que alguns possam achar estranha a localização, ao nível técnico e tributário, para a Tesla, a ZFM seria uma oportunidade para atingir o mercado nacional.

Além dos incentivos fiscais, Manaus concentraria em torno da Tesla uma cadeia própria de suprimentos de alta tecnologia, como uma linha de produção de baterias, por exemplo.

Como se sabe, Musk quer reduzir a dependência de fornecedores externos, especialmente de semicondutores, o que converteria Manaus em um centro de produção deste componentes, eventualmente.

Seguindo o caminho dos fabricantes de motocicletas e aparelhos eletrônicos, a Tesla se encontraria em uma região com mão de obra altamente especializada.

Em termos de marketing a Tesla também ganharia, assim como reforçaria a atenção do mundo para o potencial da região.

[Fonte: Correio Braziliense/Metrópoles via A Crítica]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.