Brasil Elétricos Governamental/Legal Montadoras/Fábricas Tesla

Tesla: Santa Catarina seria o estado escolhido para Gigafactory

Tesla: Santa Catarina seria o estado escolhido para Gigafactory

Parece que a repercussão sobre a Tesla no Brasil está levando a novos desdobramentos na intenção do Brasil de atrair o investimento da montadora de Elon Musk. Como já havíamos publicado, o deputado Daniel Freitas (PSL/SC) e autor do PL 4825/2019, quer criar uma comitiva com o presidente Jair Bolsonaro para atrair a atenção da montadora para o país.


Autor do projeto de lei – citado acima – que isenta de IPI os carros elétricos até 2029, Freitas busca a entrada da Tesla no país com uma fábrica, conhecida na Tesla como Gigafactory. Já reunido com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, o deputado federal sugere a instalação da planta em Santa Catarina.

Sem ainda citar a Tesla, Freitas menciona que a intenção da empresa é abrir uma unidade na América do Sul em até três anos, o que significa concluir o negócio até 2023, que é o primeiro ano do próximo governo ou o segundo período se o atual conseguir a reeleição.

Como a intenção da Tesla seria “abrir” uma fábrica até 2023, a conclusão do negócio teria de ser feita ainda na atual gestão. Por ora, ainda não se sabe quando essa comitiva de visita à Tesla será formada e fará a viagem até Fremont, Califórnia. Elon Musk não se pronunciou sobre o assunto em sua conta no Twitter. Deve estar aguardando o contato.

Model 3 25% mais barato

Tesla: Santa Catarina seria o estado escolhido para Gigafactory

Atualmente, a Tesla conta com uma Gigafactory nos EUA fazendo carros, além de outra na China com o mesmo propósito. A terceira será feita na Alemanha. O que se sabe sobre novas linhas de montagem é que Musk está interessado em fabricar no Texas, onde possivelmente faria a picape Cybertruck, que atualmente tem 500.000 reservas feitas.

Além disso, em relação aos preços, a Tesla estaria desenvolvendo uma versão do Model 3 com baterias de LiFePO4 (lítio-fosfato de ferro), que reduzirá seu preço em 25%.

O projeto está sendo tocado pela fornecedora chinesa Ninge para introdução numa versão local, que poderia ser feita aqui também. Nos EUA, o preço do Model 3 cairia de US$ 37.500 para US$ 28.125, dessa forma. Além disso, ainda na China, a marca busca desenvolver um modelo menor que o sedã elétrico para custar menos ainda.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • th!nk.t4nk

    Já está tudo definido sobre a nova fábrica no Brasil. Só falta alguém avisar o Elon Musk 🤣

    • Feliphe Santos

      Daqui a pouco os brasileiros vão invadir a conta dele pedindo a fábrica no Brasil #vemtesla

      • Robinho

        ai depois não compram porque não tem dinheiro, ou reclamam que é muito caro e compram assim msm…

    • Luciano

      Hahaha, pois é, já decidiram até o Estado! Só falta o deputado mandar fazer a fábrica na cidade natal dele. Esses nossos políticos são uns brincantes mesmo .

      • Léo Dalzochio

        Pelo menos em SC tem alguém que se movimenta, sem contar que é um dos Estados mais propícios ao empreendedor. Já o meu Estado (Cuba Grande do Sul, digo, RS), só ladeira abaixo com a corja socialista que se reveza no poder há 40 anos.

        • Rico Kowalski

          Cuba Grande do Sul , hahahahahhahahahha !!!!!!!!!!!!

        • Jack 😎

          Muito fácil colocar a culpa só no governo.

          • Gran RS 78

            Sei, o Foro de São Paulo tbm nunca existiu segunda a mídia podre, que foi desmascarado recentemente esse projeto secreto socialista de poder.

            • Jack 😎

              Como é que nunca existiu?

              Notícia do Globo/G1 de 17/05/08: “Foro de São Paulo ajudou a democratizar esquerda latino-americana, diz Lula”.
              Diz a notícia mais adiante:
              “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, neste sábado, em Lima, a importância do Foro de São Paulo – criado na década de 1990 com os partidos progressistas da América Latina e, inclusive, com as guerrilhas – para a democratização da esquerda latino-americana.”
              Então eles esconderam o quê?!
              Ah, já sei… Ninguém lia jornal em 2008 né? Pois é… Agora é mais fácil, tem um youtuber pra fazer vídeos divertidos contando as notícias, dando risada, berrando etc…

              Agora a pergunta que realmente importa é:
              Qual a relevância disso? O lula foi preso por questões técnico-jurídicas.
              Essas ideologias são só marketing de campanha, nada mais.
              Os jornaistas e blogueiros é que faturam com isso tudo, tomando tempo útil das pessoas para ficarem “estudando” e “se informando” (de cultura inútil) sobre coisas irrelevantes.
              Pode-se até discutir sobre economia liberal ou de esquerda (EUA x China), mas quando o assunto vai para o campo do terraplanismo ou terrabolismo, lamento, estão te roubando teu tempo útil de vida.

              • Gran RS 78

                Como era noticiado antigamente, parecia uma simples reunião entre partidos de esquerda, mas não era. Isso que eu estou tentando falar, pois como vc mesmo colocou nas manchetes daquele tempo, mas o que vemos hj, era um projeto de poder totalitário, que visava tornar toda a América Latina uma Cuba gigante, e isso, a mídia nunca mencionou.
                Quanto ao Lula: Ele foi preço porque roubou, e praticou lavagem de dinheiro e ponto.

                • Jack 😎

                  E o que eu disse? Questões técnico-jurídicas. Nenhuma ideologia, apenas infrações do código penal (entre outras leis).
                  Até porque ninguém pode ser preso por ideologia (preso político), seria uma ditadura.

          • Léo Dalzochio

            Me refiro das décadas mais recentes. O último governador que o RS teve foi Jair Soares. TODOS os outros, se juntar e fazer sabão, apodrecem o tacho.

        • Carlos H. Ferreira

          Nao fala isso … Tu não conhece a “Síria de Janeiro”

        • Jr

          Esse sujeito só soltou essa cortina de fumaça porque deu um tapas na mulher dele é a parada veio a público, não deu em queixa, mas a imagem dele ficou muito ruim, dai para o pessoal esquecer o assunto resolveu inventar essa parada da tesla do nada

      • Jack 😎

        Ué?! Político serve pra isso. É isso que os políticos de São Paulo sempre fizeram para conseguir 80% das indústrias naquele estado.

      • Lukoh

        Sim, a cidade pretendida é Criciúma, justamente a cidade natal do nobre deputado…

    • Alberto Rigattoni

      Só faltou combinar com a Tesla.

      Mas tá tudo certo, o importante é gargantear bastante pra garantir a reeleição.

    • Julio Alvarez

      Realmente não tem a menor chance. Eu paguei a reserva de US$1.000,00 do Modelo 3 em 2016. Estou esperando até hoje, nem para importar o Model 3 a Tesla se preocupou…
      Mas um “Model 4” mais em conta, na faixa dos Corollas Híbridos por aqui, teria algum mercado sim…

      • Edinaldo_Tapica

        Model 3 tá alinhado com sedãs médios como o Corolla.

        • Henrique Vefago

          Nope, model 3 concorre com Camry, Bmw 3, Mercedes C300, daí para cima.

          • th!nk.t4nk

            Na Europa o Model 3 devidamente equipado concorre com BMW 330i em preços. O único lugar em que os Teslas são mais baratos é nos EUA. Até mesmo na China custam mais caro, imagina no Brasil então. Aí te pergunto: se cada Gigafactory produz 500 mil carros por ano, pra quem a Tesla vai vender isso no Brasil? Não tem mercado, fora que nem sequer pra importar eles têm interesse.

            • SDS SP

              Pessoal tá alucinado. E quando vejo a bolha especulativa que está se formando ao redor das ações da Tesla, começa a aparecer notícias sem pé e nem cabeça para tudo quanto é lado.

    • As vezes me pergunto se em uma empresa deste porte o dono ou CEO realmente sabe onde ficam todas as fábricas da empresa. Será que o CEO da Nestlé (Ok, exagerando um pouco) sabe onde ficam as filiais mundo a fora.

    • Edinaldo_Tapica

      Kkkkkkkkkkkk né isso! Com o lobby da UNICA aqui no Brasil, tem que ter muita fé pra acreditar numa Gigafactory por aqui… Não me surpreende se um Uruguai conseguir essa proeza, mas aqui o povo ainda gosta muito de carro flex…

  • Cardoso (não aquele)

    É simplesmente bom demais pra ser verdade.

    Eu duvido muito que a Tesla instale qualquer fábrica na América do Sul tão cedo. Aqui simplesmente não tem um mercado grande suficiente para isso, e geograficamente não estamos bem posicionados para exportar esses carros caríssimos para nenhum pais. A Ásia já pode importar os Teslas da China. Europa importaria dos EUA… Quem importaria os Tesla produzidos aqui? A ÁFRICA? LOL.

    • Ernesto

      Na verdade a Europa seria abastecida pela nova fábrica da Tesla na Alemanha. Hoje não sei de onde vem, se dos EUA ou da China.

      • Sino Weibo

        Dos EUA, a da China acabou de ser feita, mal atende o mercado local.

    • ricmoriah

      Nesse caso, o México reúne condições melhores

      • Edinaldo_Tapica

        Ou até o Uruguai por questões burocráticas. Brasil tem lobby forte do setor sucra-alcooleiro e infelizmente a massa chega a defender carro flex por desinformação…

        • ricmoriah

          então, é que o México tem uma base industrial mais sólida e com mão de obra barata, tendo sua indústria se voltado para exportação. Além disso, tem acordos automotivos livres de tarifas com Índia e Brasil, além de mais 39 países.

          • Edinaldo_Tapica

            Sem dúvidas, há anos o México é um produtor exportador de expressividade mundial, a questão é que aparentemente a Tesla quer uma Gigafactory em cada região, USA já tem duas e possivelmente receberá mais uma, ou seja América do Norte já está com abastecimento garantido. O Uruguai alem de fazer parte do Mercosul e estar em posição geográfica central pro continente sul-americano (Argentina,Paraguai, Brasil e até o Chile) possui regras de regulamentação brandas e pouca carga tributária para indústrias desse porte

  • Zé Mundico

    Quanto ao estado de Santa Catarina, deve ser mesmo a melhor opção. Boa estrutura viária, ferroviária e portuária, bom nível educacional, vasta rede de indústrias de componentes ao redor e deve rolar até umas facilidades tributárias.
    Mas não é só disso que se faz uma mega-fábrica de carros.
    Se não tiver quem compre a mercadoria, o boteco fecha, uai!

    • Luan

      Logisticamente falando Santa Catarina seria ótima para essa Gigafactory.
      E não apenas em cidades portuárias, a fábrica poderia ser mais a Oeste (Chapecó por exemplo). Cidade em pleno crescimento e ficaria próximo para mandar para a Argentina, Uruguai e Chile por exemplo.

      • Jack 😎

        Chapecó?!
        Pode até ser… Mas só depois que construírem uma rodovia decente para ligar Chapecó ao resto do Brasil.
        A BR-470 que corta o estado de Santa Catarina transversalmente (oeste-litoral) é absolutamente caótica, seguramente uma das piores rodovias do Brasil.

    • Ricardo

      Assim como Santa Catarina o Paraná também seria interessante, pois além de ser o terceiro estado que mais se vendem automóveis no país, é beneficiado pela sua proximidade, tanto com o Sudeste que seria o maior consumidor, quanto com a Argentina e Paraguai. Também se tem uma boa estrutura viária e portuária (Paranaguá).

  • Se fosse pro governo se meter e tentar trazer uma fábrica dessas, pq não o Nordeste? O que não falta é sol pra manter a fábrica rodando com energia solar, e poderia fabricar, além de carros, as baterias pra energia solar, um mercado que está crescendo bem rápido por aqui.

    • Bil

      Longe dos polos de consumo e exportação.

      • A fábrica da FCA em Goiana discorda de vc.

        • Bil

          FCA produz Jeep em Goiana. Realmente é o mesmo valor e público de um Tesla, né? Pelo amor de Deus, cara. Também tem Ford na Bahia e isso não muda nada.

          • Até pq o Nordeste tá comprando Jeep e Toro de 100 mil a rodo né?
            Todo o seu argumento de “longe dos polos de consumo e exportação” se perde aí, meu camarada. As duas fábricas mostram que não precisa estar no ABC pra vender nacionalmente e exportar.
            Até pq, se fosse pra ter uma fábrica, o que é uma insanidade se for pra fazer só carro, seria 80-90% exportação.

            • Bil

              “Até pq o Nordeste tá comprando Jeep e Toro de 100 mil a rodo né?”

              Na verdade, está.

            • Edinaldo_Tapica

              Esquente com esse povo que chega a dar deslike porque você teoriza uma fábrica no Nordeste não… Isso é a galera bairrista que quer toda a indústria brasileira no seu quintal desde os anos 70, e que depois rotulou o nordestino de bandido, porque foi pra São Paulo atrás de emprego e por não ter qualificação teve as portas fechadas e entrou para o crime… Se a distribuição da indústria fosse igualitária por todo território nacional, preconceitos desse tipo não existiriam e a distribuição de renda seria mais igualitária. Infelizmente pouca gente usa cabeça pra pensar, principalmente os bairristas que preferem usar pra pendurar duas orelhas, dois olhos e uma boca

              • Jack 😎

                Acho que não é por “nordestino bandido”, até porque o crime organizado de SP/RJ não veio dos nordestinos que migraram pro sudeste.
                O principal preconceito é contra pobre.
                Mas como o pobre não quer ter preconceito contra si mesmo (pelo menos ele não aceita), precisa eleger alguém pra que ele possa reduzir e então se sentir melhor.
                E aí os pobres do sudeste/sul (nasci e moro aqui) elegem os nordestinos para ter preconceito.
                E assim o pobre do sul/sudeste (humilhado diariamente pela arrogância dos ricos daqui) pode se sentir um pouquinho melhor, minimizando o pobre do nordeste.
                É o momento em que o rico e o pobre do sul/sudeste se unem: no preconceito contra o nordestino, o pobre se sente daqui um pouquinho parte da vida dos ricos, se sente superior.

              • Nelson Oliveira

                Tem muita fabrica no nordeste, ou polo industrial de empresa grande que prioriza mais contratações de gente de fora (transferências, por exemplo) do que chamar gente local, e muito disso se dá pela falta de vontade de qualificação do povo. Eu já trabalhei em uma grande empresa nacional, no Maranhão, e praticamente TODOS os cargos de supervisão/operacionais eram gente do PR, MS e ES principalmente, pois era impossível achar gente qualificada nesse ponto.

                • Edinaldo_Tapica

                  Do mesmo jeito que quando a BMW abriu fábrica em SC, veio um monte de alemão pras chefias… Você está entrando em outro assunto, uma minoria nas contratações, eu estou falando das massas que não tiveram acesso a ensino de qualidade 👍

                  • Nelson Oliveira

                    Amigo, eu possso te falar por experiência e convivência. Morei no Piaui, Pará e, atualmente, no Sul do Maranhão. Existem várias industrias tanto aqui pro sul do Estado. pois é um lugar que tem como um grande sustento a agricultura, como o Pará, com um monte de empresa que presta serviço pra Vale, mas há ainda muita carência de mão-de-obra local e não é falta de recursos, muitas das vezes, mas sim o proprio desinteresse da população. Boa parte dela já entra na faculdade com o foco de concurso apenas (aqui tem advogado em qualquer buraco) e, quando tem as empresas, sempre tem que trazer gente de fora até pros cargos operacionais (falo peão mesmo), não apenas os de Chefia, como você tá dizendo.

              • Sino Weibo

                Existe uma PL de uma zona franca no semiárido, seria legal pra atrair estas empresas, e também a liberação de cassinos e a mudança das capitais dos estados que são no litoral para o interior pobre, ae os políticos iriam sair da bolha e ver um pouco da realidade do sertão.

                • Edinaldo_Tapica

                  Com certeza. Todos saem ganhando. EU SINCERAMENTE não consigo entender a mentalidade dos que querem toda a indústria no sudeste/Sul, no final o orçamento pras obras federais do NE vão sair do orçamento da União de todo jeito. A única forma de fortalecer os estados é descentralizar a indústria. Essa mesma galera que defende a centralização no sul/sudeste depois reclama que muito dinheiro é destinado ao NE é que os Estados são pobres… Sinceramente é muita burrice…

                  • SDS SP

                    Eu adoro o nordeste (família da minha mãe é de Campina Grande PB) e vejo que de maneira geral, a situação melhorou bastante em termos de infraestrutura.
                    Mas para atrair mais investimentos, a coisa precisa melhorar muito ainda e isso é algo para longo prazo. Empresário pra investir no Brasil pensa no curto prazo por conta de todos os riscos. Isso é péssimo para todos e acaba criando um círculo vicioso, pois vejo que muitos universitários no Nordeste já entram na faculdade pensando em fazer concurso público, justamente pela falta de oportunidades no mercado. Muito triste isso.
                    E sem engana aqueles que pensam que aqui no Sul está tudo na paz, porque a coisa aqui feia também. Perdemos muita coisa para os asiáticos.

                    E quanto a Tesla, isso pra mim não passa de blefe de político que está se aproveitando do sucesso da empresa para ganhar algum dividendo político. Ano de eleições, já sabe…

                    • Edinaldo_Tapica

                      Exatamente. Mas se o governo federal não ajuda, fica difícil obter o sprawl industrial

    • Jack 😎

      Eles estão se lixando pra localização.
      O nordeste é até mais atrativo por questões culturais… O pessoal da Caliórnia adoraria se instalar aí.
      Mas o que manda nisso tudo são os incentivos tributários.
      Esse papo que alguns estão dizendo aí, que aqui em SC tem “maior nível educacional” é a maior conversa fiada. Ufanismo barato, que só atrasa. Exemplo? Rio Grande do Sul.

    • newuserandhiscrew 22

      Foi apenas a ideia do autor do projeto. Evidente que a tesla se for instalar sua fabrica no Brasil vai calcular onde eh o melhor lugar para eles.

  • Alvarenga

    Seria uma excelente coisa se realmente ocorresse. Não curto carro eletrico no Brasil mas em termos economicos seria excelente para o pais.

  • Andre Cupertino

    PSL? Sinto cheiro de fake news.

    • Mas quem foi condenado por fake news foi o PT!

    • Toyo_Highlander fan

      Ainda bem que o presidente saiu dessa bomba aí. Agora, Fake News é com o PT. Ninguém sabe mais do que essa “criminal group”.

  • Raimundo A.

    Vai produzir o Tesla liquidificator. Às vésperas do carnaval, estão adiantando o 1° de abril.

  • vicegag

    Só acredito, …vendo!

  • RPM

    Tomara que dê certo….seria excelente para o Brasil….nos comentários,só houve críticas e deboche….complicado né…

  • Fernando Bento Chaves Santana

    O Brasil tem algumas peculiaridades que o deixariam em segundo ou terceiro plano para atuação da Tesla.
    -No momento a Tesla não dispõe produtos adequados ao baixo poder aquisitivo da população brasileira (quando comparada a EUA, Europa e a classe média chinesa). Para atingir volume precisariam de carros que custem entre R$ 100-200K, ou seja faltam um equivalente dos Corolla ou Compass. Em quatro ou cinco anos talvez a marca disponibilize produtos desta faixa de preço.
    -A Tesla não licencia concessionários e domina a cadeia de distribuição de seus produtos. Por isto grande extensão territorial do Brasil a conhecida infraestrutura ruim dificultam muito a criação de de uma rede de distribuição e de recarga (neste ponto seria mais fácil a Tesla atuar na Argentina e no Uruguai do que no Brasil).
    -A demanda brasileira não justificaria tal fábrica e o país não está entre os melhores polos exportadores.

    Assim penso que o eventual ingresso oficial da Tesla no brasileiro ocorrerá quando ela dispor de produtos adequados ao mercado local e o fará através da importação de produtos feitos na China

    Talvez a forma mais viável para a Tesla iniciar sua atuação no Brasil seja pelo mercado de caminhões, pois o Brasil é um dos maiores mercados do mundo do setor. E muitas empresas podem se interessar pelo alegado baixo custo de operação dos caminhões elétricos para driblar a legislações que restringe a circulação de caminhões nos centros urbanos. Mas para tanto empresa precisaria dispor de um caminhão adequado ao mercado brasileiro, e isto poderá ocorrer se a empresa desenvolver algum produto para o mercado europeu.

    • Jr

      Caminhão a disputa vai ser grande a VW e BYD já tem caminhões elétricos circulando pelo Brasil e são muito mais baratos do que vai ser o caminhão da tesla

  • Bruno Costa

    Se a fábrica vir será muito bom por causa dos empregos e desenvolvimento tecnológico, provavelmente focando no mercado de exportação para o resto da América do Sul. No Brasil mesmo o Model 3 teria vendas minguadas. Alguém realmente acredita que ele viria por menos do que um Golf GTE (R$ 200 mil)? Eu duvido muito e nesse valor será um bem de luxo, um pouco mais acessível do que os de importação independente, mas muito distante do que a esmagadora maioria de brasileiros pode pagar.

    • Jr

      América do sul tem mercado para carros como o tesla? O continente tem infraestrutura adequada para carros elétricos, postos de recargas ?

  • BlueGopher

    Se em algum momento os carros elétricos se tornarem desejados e viáveis num país continental e pobre como o Brasil, o mercado se adaptará naturalmente aos novos tempos, seja através dos fabricantes atuais, seja através de novos como a Tesla.
    Aliás, esta já tem mais o que fazer em mercados muito mais viáveis do que o brasileiro.
    Como teste, nosso amigo deputado deveria entrar num Tesla em Florianópolis, já que ele é de SC, e viajar até Brasília, para demonstrar a viabilidade da sua ideia.
    Talvez perceba o tamanho da encrenca.

    • Jack 😎

      Quem é que viaja de carro de Florianópolis pra Brasília??!

      • Cesar

        Eu e vou mais longe.

        • Jack 😎

          Certamente você é caminhoneiro então

          • Cesar

            Não. Não sou.
            Bem longe disso.

            • Jack 😎

              Então vamos fazer umas contas.
              Passagem de avião FLN-BSB: R$ 500, 600, 700 (ida e volta).
              Gasolina FLN-BSB ida e volta: R$ 1.060 (fazendo 14 km/L).
              E de carro correndo muito mais riscos, visto que o Brasil é um dos países que mais mata no trânsito.
              As rodovias brasileiras matam mais que os bandidos, segundo os índices oficiais (que são aceitos e usados como parâmetro pelo governo atual inclusive).

              • BlueGopher

                Você nunca fez uma viagem longa de carro?
                Não sabe o que está perdendo, o Brasil tem lugares lindos que só conhecemos com a liberdade que um carro dá, permitindo paradas e desvios para onde quisermos.
                Aproveite a vida.
                Esqueça um pouco o dinheiro e supostos perigos, as cidades também têm sérios problemas de segurança.

                • Jack 😎

                  Já fiz, sim.

                  • BlueGopher

                    Por que então o seu espanto inicial?
                    A ideia não é a viagem em si, mas sim mostrar que o enorme Brasil não está hoje, não estará em 2023, e nem mesmo em 2043 preparado para consumir grandes volumes de carros elétricos.
                    Na Europa as distâncias são pequenas e sobra dinheiro para os incentivos fiscais e investimentos em infraestrutura.
                    Lá sim é campo adequado para os elétricos.
                    Nossos deputados deveriam olhar melhor para as necessidades atuais do país, que são imensas. e não gastar tempo e dinheiro em sonhos futuros.

              • Cesar

                Olha no avião você vai só do ponto A até o ponto B. Não para no meio do caminho.
                Agora usando o seu exemplo e pegando a passagem mais barata de R$ 500,00 multiplica por 5 porque é o que o carro leva. Só aí já se tem uma economia de mais de 50% (1060 – 2500).
                De novo: Se no meio do caminho você quiser parar em Ribeirão Preto para tomar um Chopp no Bar Bhrama, o avião não para. Se quiser saborear uma macarronada em São Paulo, o avião não para. Se quiser ir em Curitiba, passear no Porto de Paranaguá, correr o litoral do Paraná, Dar um pulo em Balneário Comburiu, o avião não para.

                • Jack 😎

                  Você e o outro comentarista estão levando tudo para os extremos.
                  É claro que uma vez por ano, dá para fazer uma jornada de carro com a família a bordo – sogra inclusa.
                  Mas no dia a dia ninguém faz isso. Usa-se avião.
                  No mais, carro elétrico é mais pensado para a cidade.
                  Ainda assim, a tecnologia evolui constantemente. Seja em capacidade de baterias, seja em rapidez de recarga e até mesmo recarga wireless, como já tem nos celulares. O carro se carregaria andando, como já estão testando no norte da europa.
                  E ainda que se pense: “eu acho que não vai dar certo”, cada um é livre para pensar o que quiser, mas com as montanhas de dinheiro que as fábricas estão investindo nisso, dá para ter um bom grau de certeza que não é brincadeira, a transformação dos carros a combustão para elétricos (ou no mínimo híbridos) é real, certa e já está acontecendo.
                  Vale mencionar ainda que o mundo contemporâneo é marcado pela liberdade de escolha. É pouco provável que o carro híbrido seja extinto, exatamente para atender quem deseja fazer grandes viagens.

  • zekinha71

    Já conversam com os índios da região, pra ver se eles aceitam a construção dessa fábrica.

    • Jr

      Deviam primeiro avisar ao Elon que estão montando uma fabrica dele no Brasil sem ele saber

  • ocampi

    Falta avisar o cara lá nos EUA.

  • Paulo

    Expectativa: Tesla
    Realidade: BYD

    • Jr

      BYD, CHERY, JAC e por ai vai, se bem que dizem que os carros da BYD são bons e mais baratos que os teslas

  • Rico Kowalski

    Cybertruck com 500 mil reservas feitas ?

  • Jack 😎

    Difícil. O governador atual aqui de Santa Catarina não tem muita habilidade política.
    Um dos principais setores econômicos aqui da região, que é o agronegócio, tem reclamado incansavelmente do novo governo estadual.
    SC até tem uma grande indústria de motores elétricos na região do Vale do Itajaí. Parece que fornecem motores para exportação, que são usados em aplicações menores (ex.: carrinhos de golf).
    Mas acho difícil vencer essa guerra com o estado de São Paulo, que invariavelmente consegue absorver a maior parte dos investimentos no Brasil.

  • David Diniz

    Brasil, a terra das PL tem PL até para trazer fábrica de Smartphone com rodas… Esses políticos são tudo inútil.

  • Miguel

    Esses novos políticos aprenderam rapidinho como ser demagogos também!

    Não vem pelo simples fato: retorno do investimento não existirá.

  • Fellipe Z

    esse model 3….nsei como americano compra. o negocio por fora até aceitavel, mas dentro é bem furreba viu. o S e o X, sao lindos realmente..

  • Aguiar Romero

    Fabricar no Brasil para escoar toda a produção para o mercado externo, porque pouquíssimas pessoas poderiam pagar o que a as revendedoras iriam pedir por aqui.

  • Natán Barreto

    Como tudo que envolve esse governo e esse partido, isso não passa de mais um blefe pra poder enganar os gados.
    Obviamente não existe nada em andamento e eles inventam essa história tal qual foi sobre a Fórmula 1 ir para o RJ contada pelo presidente da república e o próprio chefão da F1 falou que era mentira.

  • Sino Weibo

    O projeto em si é bom, pode atrair muitas empresas de fora, principalmente chinesas, que estão aguardando exatamente isso ae pra vender aqui, e também empreendedores locais que queiram criar startups na área. Agora a Tesla vir, já é muita pretensão, mas quem sabe no futuro. Mas não da pra entender pq tudo no Brasil tem de começar desta forma, não podiam começar incentivando as pequenas empresas?

  • Popdogue

    O ministro está negociando via E-mail ou WhatsApp? Pq ele estava surdo. Agora parece que já operou e deve ficar bom em alguns dias mas por enquanto está de licença.

  • Eric PB

    é um bom estado, economia muito forte na regiao de Joinville / Itajaí e com o porto ali próximo. Mão de obra de melhor qualidade em relação a alguns outros estados onde tudo funciona na base do sindicalismo e greves. Não é a toa que a Bmw está em Sc. Eu gostaria q fosse no parana perto da Renault e Vw pois é minha região e aumentaria a renda local.

  • Ricardo Torres De Martin

    Vai ter model 3 flex ? KKKKKKKKKKKKKKKK…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email