Pois é, prometeu, correu e alcançou. A Tesla finalmente fechou o balanço operacional de 2020 e com um recorde, prometido por Elon Musk e agora cumprido.
Em nota, o fabricante alcançou a marca de 509.737 veículos fabricados no ano passado, embora não tenha alcançado outra meta prometida por Musk, com 499.950 entregues aos clientes.
No período de 2020, a Tesla produziu 54.805 unidades dos Model S e X, mas entregou 57.039, evidentemente feitos em 2019. Já os Model 3 e Y tiveram 454.932 fabricados e 442.511 entregues.
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A Tesla informou ainda que os números podem variar em 0,5% e que as entregas do Model Y chinês começam em breve. Para alcançar essa importante marca, que torna a empresa o maior fabricante de veículos elétricos do mundo, Musk teve que ampliar a produção e exportação do Model 3 na China.

Num ano de pandemia, a Tesla foi um dos poucos fabricantes do Ocidente que aumentaram as vendas e ampliaram os lucros em meio aos mercados em quarentena.
Além disso, a empresa também viu seu valor de mercado inflar ao pouco de alcançar meio trilhão de dólares, deixando a Toyota bem para trás como a marca de carros mais valiosa. Aliás, nessa conta, adiciona-se GM e Ford para alcançar a americana de Palo Alto.
Nesse passo, Elon Musk decolou (sem a SpaceX…) para o posto de segundo homem mais rico do mundo, não superando (ainda) Jeff Bezos, da Amazon.
Com ações super valorizadas, a Tesla encheu os cofres em 2020 no mercado financeiro, o que tira a empresa de anos de prejuízo e a coloca como uma promissora fonte de lucros nos próximos anos, embora ainda precise atentar-se a questões como defeitos de fabricação, inspeção de qualidade e pós-venda.
Mirando a expansão, a Tesla constrói ao mesmo tempo duas Gigafactories, sendo uma em Berlim para fazer meio milhão de carros aos europeus e outra em Austin, no Texas, para produzir mais Model Y e a exótica Cybertruck.
Também há previsão para mais uma fábrica nos states, que fará o caminho, Tesla Semi e o hiperesportivo New Roadster. No mercado internacional, oficialmente a Tesla entra na Índia em 2021, mas ainda não anunciou que se irá levantar uma Gigafactory por lá. De início, se espera pela importação chinesa, mas a demanda indiana deve exibir uma fábrica local.
Já o Brasil aguarda uma oportunidade de ter a Tesla, visto que antes da pandemia fechar o mundo, um movimento envolvendo o governo federal, estado de Santa Catarina e a cidade de Criciúma se aproximou de Elon Musk.