Elétricos EUA Mercado Montadoras/Fábricas Tesla

Tesla supera marca de 500.000 carros feitos em 2020

Tesla supera marca de 500.000 carros feitos em 2020

Pois é, prometeu, correu e alcançou. A Tesla finalmente fechou o balanço operacional de 2020 e com um recorde, prometido por Elon Musk e agora cumprido.


Em nota, o fabricante alcançou a marca de 509.737 veículos fabricados no ano passado, embora não tenha alcançado outra meta prometida por Musk, com 499.950 entregues aos clientes.

No período de 2020, a Tesla produziu 54.805 unidades dos Model S e X, mas entregou 57.039, evidentemente feitos em 2019. Já os Model 3 e Y tiveram 454.932 fabricados e 442.511 entregues.

Tesla supera marca de 500.000 carros feitos em 2020

A Tesla informou ainda que os números podem variar em 0,5% e que as entregas do Model Y chinês começam em breve. Para alcançar essa importante marca, que torna a empresa o maior fabricante de veículos elétricos do mundo, Musk teve que ampliar a produção e exportação do Model 3 na China.

Num ano de pandemia, a Tesla foi um dos poucos fabricantes do Ocidente que aumentaram as vendas e ampliaram os lucros em meio aos mercados em quarentena.

Além disso, a empresa também viu seu valor de mercado inflar ao pouco de alcançar meio trilhão de dólares, deixando a Toyota bem para trás como a marca de carros mais valiosa. Aliás, nessa conta, adiciona-se GM e Ford para alcançar a americana de Palo Alto.

Tesla supera marca de 500.000 carros feitos em 2020

Nesse passo, Elon Musk decolou (sem a SpaceX…) para o posto de segundo homem mais rico do mundo, não superando (ainda) Jeff Bezos, da Amazon.

Com ações super valorizadas, a Tesla encheu os cofres em 2020 no mercado financeiro, o que tira a empresa de anos de prejuízo e a coloca como uma promissora fonte de lucros nos próximos anos, embora ainda precise atentar-se a questões como defeitos de fabricação, inspeção de qualidade e pós-venda.

Mirando a expansão, a Tesla constrói ao mesmo tempo duas Gigafactories, sendo uma em Berlim para fazer meio milhão de carros aos europeus e outra em Austin, no Texas, para produzir mais Model Y e a exótica Cybertruck.

Tesla supera marca de 500.000 carros feitos em 2020

Também há previsão para mais uma fábrica nos states, que fará o caminho, Tesla Semi e o hiperesportivo New Roadster. No mercado internacional, oficialmente a Tesla entra na Índia em 2021, mas ainda não anunciou que se irá levantar uma Gigafactory por lá. De início, se espera pela importação chinesa, mas a demanda indiana deve exibir uma fábrica local.

Já o Brasil aguarda uma oportunidade de ter a Tesla, visto que antes da pandemia fechar o mundo, um movimento envolvendo o governo federal, estado de Santa Catarina e a cidade de Criciúma se aproximou de Elon Musk.

 

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

            Quem somos

            O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

            Notícias por email