Tesla terá mais uma Gigafactory na América do Norte

giga berlim drone 7

A Tesla terá mais uma Gigafactory na América do Norte, mas ainda não se sabe em qual lugar ela será construirá, porém, a empresa de Elon Musk já considera alguns locais.


Fator imprescindível para as ambições de Musk, a Gigafactory adicional poderá ser tanto erguida nos EUA quanto no Canadá ou México, segundo rumores.

A intenção de mais uma Gigafactory foi revelada por Musk aos funcionários da Tesla, mas há uma ressalva.

O empreendimento só começará a ser erguido após a Giga Austin, no Texas, começar a produzir com capacidade plena.

A estimativa de alcançar esse objetivo é até o final de 2022, com a Tesla ficando liberada para erguer a próxima Gigafactory na região.

Sem modelos para lançar em 2022, a marca americana se concentrará na produção, que deverá ter um salto enorme.

giga berlim drone 5

Segundo se comenta, a planta de Fremont pode ser aumentada em 50% de sua capacidade e isso será certamente feito para se atingir volumes maiores em breve.

Já sobre a nova planta, produzir nos EUA ainda é a melhor opção, porém, o recente acordo T-MEC, envolvendo os três países da região, pode indicar uma mudança.

O motivo é que o acordo prevê que Canadá e México nivelem os salários do setor automotivo ao nível americano, de modo a reduzir a disparidade de custos, especialmente ao sul dos states.

Para levar a Gigafactory, Canadá ou México precisam cumprir as condições impostas por Elon Musk para erguer uma unidade e isso significa, entre outras coisas, fazer a planta em 12 meses.

Mão de obra especializada, recursos naturais, facilidades administrativas, custo do terreno acessível, possibilidades de transporte, origem da energia elétrica, entre outros, são considerados também.

Como se sabe, cada Gigafactory tem capacidade para produzir 500.000 carros e, pela ambição de Musk, esta nova planta ficará pronta antes de 2025.

Caso seja feita no México, seria mais fácil dos carros da Tesla chegarem ao mercado brasileiro, claro, somente se Musk oficializar a importação.

[Fonte: FCE]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.