Tesla: videogame durante a condução é finalmente desabilitado

Tesla: videogame durante a condução é finalmente desabilitado

Dirigir e jogar ao mesmo tempo? Essa supostamente seria a proposta da Tesla para mais diversão a bordo de seus carros, porém, a coisa não agradou em Washington DC.

A Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário, a famosa NHTSA, na sigla em inglês, decidiu agir contra a decisão da montadora de Elon Musk.

A função “Passenger Play” permitia jogar videogame com o carro no Auto Pilot. O estranho no termo é que seria aplicável ao passageiro, contudo, o controle de cruzeiro semiautônomo ligado, induz a acreditar que o motorista também participaria do jogo.

Sob pressão da NHTSA, a Tesla acabou concordando em bloquear a função “Passenger Play” durante a condução dos modelos da marca.

Para tomar essa decisão, a Tesla primeiro viu a NHTSA anunciar uma investigação para apurar os potenciais riscos da função durante a condução, gerando assim distração no motorista.

Tesla: videogame durante a condução é finalmente desabilitado

A primeira atualização foi lançada na quarta-feira como parte do lançamento do “software de férias da Tesla”, inicialmente para alguns e depois para os demais na quinta-feira.

Mesmo com a nova atualização bloqueando a função, a NHTSA disse que continuará a investigar a Tesla e a instar novamente a montadora a realizar recalls de software.

Sobre o entretenimento, a NHTSA diz que anualmente pressiona as montadoras sobre o que deve ou não ser reproduzido durante a condução, de modo a evitar distração do condutor no trânsito.

“O Vehicle Safety Act proíbe os fabricantes de vender veículos com defeitos que representam riscos irracionais à segurança, incluindo tecnologias que distraem os motoristas de dirigir com segurança”, disse a NHTSA.

A função “Passenger Play” está ativa nos carros da Tesla desde dezembro de 2020, mas somente para uso com o veículo parado.

Ela inclusive permite o uso da direção elétrica em função de simulador com o carro parado. No Brasil, além de jogos, também é proibida a reprodução de vídeos com o carro em movimento.

[Fonte: NPR]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.