*Destaque China Segredos-Flagras SUVs Volkswagen

Tharu é maior que Karoq e tem faróis triplos – SUV chegará como Tarek ao Brasil

vw-tharu-china-1-1024x566

O Volkswagen Tharu estreia no mercado chinês em agosto e já foi revelado publicamente durante o lançamento do Touareg 2019, embora sem o nome oficial, que no entanto aparecia nos créditos da apresentação. Já de posse de sua denominação, que no Mercosul será Tarek, o SUV compacto da VW posou para fotos de registro do Ministério da Indústria e Tecnologia da China, que obviamente libera imagens e informações sobre os próximos lançamentos.


Com visual bem parrudo e robusto, o Volkswagen Tharu aparece com uma novidade, faróis com três projetores de LED. O layout não é usual da VW, que geralmente adiciona dois projetores quadrados nos faróis de seus modelos mais recentes, mas parece que o novo SUV quer se destacar um pouco mais do restante da gama. Além dos faróis triplos, o modelo tem ainda repetidores de direção e luzes diurnas em LED, bem como grade com dois frisos cromados.

vw-tharu-china-2-1024x405

Apresentado em três versões no ministério, o Volkswagen Tharu revela que a opção mais cara terá teto solar panorâmico, além de três estilos de rodas de liga leve, bem como versão com ou sem barras no teto. As mesmas opções foram reveladas em diversos ângulos, conforme é padrão no órgão governamental daquele país. Só o interior não aparece.


Com 4,453 m de comprimento, 1,841 m de largura e 1,632 m de altura. Mas há um detalhe interessante no Volkswagen Tharu chinês. De acordo com o motor usado, a plataforma MQB apresenta uma variação no entre eixos. Como lá ele será oferecido com motores 1.2 TSI de 116 cavalos e 20,4 kgfm ou 1.4 TSI com 150 cavalos e 25,5 kgfm, o SUV tem 2,688 m de base no primeiro e 2,680 m no segundo propulsor. O motivo é que a suspensão traseira é diferente em cada caso, sendo de eixo de torção no 1.2 TSI e multilink no 1.4 TSI.

vw-tharu-china-3-1024x429

Diante disso, fica a questão: o mesmo arranjo será visto por aqui? A missão do Tarek no mercado sul-americano é atuar como um concorrente direto do Jeep Compass, o atual líder de vendas entre os utilitários esportivos no Brasil. Para isso, será fundamental contar com uma suspensão traseira multilink para oferecer mais conforto. Como visto, a base não é a mesma do Skoda Karoq e nem seu porte, já que o tcheco tem 4,38 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos.

vw-tharu-china-4-1024x281

A revelação de que o Volkswagen Tharu tem 2,68 m de entre-eixos é importante, pois assim é possível ter um T-Cross com base ampliada, como alguns sites comentam, o que nesse caso seria o mesmo entre-eixos do Virtus, ou seja, 2,65 m. Da mesma forma, indicaria que o próximo SUV compacto terá mais que os 4,15 m do conceito T-Cross Breeze, talvez entre 4,25 e 4,30 m. Isso também dá margem para o crossover que será feito na Anchieta, baseado diretamente no Polo e que, obviamente, poderia ter os 2,56 m de entre-eixos do hatch.

COMPARTILHAR:
  • Lukoh

    Farol triplo = chinesisse

    • El Gato Negro

      E quádruplo é coisa do Chiron, né? Esses franceses e suas francesisses…

      • Rodrigo

        DS7 também tem e é lindíssimo.

  • Louis

    Não tem uns nomes mais feios pra batizar ?

    • Era melhor quando a VW batizava os seus modelos com nomes de ventos.

    • Fanjos

      Tarek foi o nome de um carro da VW que correu no Rali Dakar se não me engano a uns 10 anos atras

    • Edinaldo_Tapica

      Volkswagen Tareko… Os próximos serão o que? Volkswagen Broa? Volkswagen Sorda? Ou VW Baêta?

      • Os próximos serão os VW T-roço, T-rrível, T-rambolho, T-reco

    • Uau!

      Parecem nomes de Kaijus, aqueles monstros Japoneses

  • Guedes

    Um tigre, dois tigres, três tigres.

  • El Gato Negro

    Alguém sabe o significado desses nomes dos VW? Isso é indígena, oriental…?

    • Edinaldo_Tapica

      Nordestino, nome de um biscoito…

  • Filipo

    Atlas pelo visto já deu cria! Que frente sem inspiração. É uma salada de nomes e SUVs da VW que me perco. Começa com T-Roc, depois Tarek, Tiguan e por fim o gigantesco Atlas?

  • Djalma

    Essa linha de SUV da VW é de uma mesmice sem tamanho, se realmente for isso aí mesmo o que vão lançar aqui. E nesse conseguiram piorar com esse parachoque tipo Track e Saveiro.

  • CanalhaRS

    Bem sem graça.

  • Lucas Alves

    Nada mais, nada menos que o Tiguan de país de “pobre”, diga-se emergente, cada um têm o que merece mesmo. AFF!

    • No_Name

      É exatamente essa a proposta desse carro.

  • Ricardo

    Tantos SUVs que ninguém mais sabe qual é qual!

    • le0gt-r

      Hahahahah pior que é mesmo.
      T-Roc, T-Cross, Tiguan, Touareg, Tharu, Karoq…

    • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

      Tá complicado saber até onde vai se posicionar eles.

  • Marcio Souza

    O título da reportagem parece uma histórinha para crianças…kkkkkk

  • Edson Fernandes

    Eu só quero ver como a VW irá colocar tantos altinhos para que um não canibalize o outro.

    É Tiguan… sua vida depois desse carro não será facil.

    • Lukoh

      Essa tese de canibalizar um modelo já não preocupa mais os fabricantes…. o importante é dar opções, mantendo o cliente dentro da marca.

      • gabriel avila

        O problema de canibalizar é: Compensa manter o custo de produção de dois veículos na mesma categoria e faixa de preço?

        • cepereira2006

          Vai depender do número de peças compartilhadas. Na VW esse número é grande, o volante, por exemplo, sempre foi criticado por ser usado do Gol ao Passat.

    • Gustavo Melo

      Bom na Honda coexistem WR-V, HR-V e CR-V. Na Hyundai Creta, ix35, New Tucson e Santa Fé, idem. Não vejo problema algum.

      • Edson Fernandes

        Repare que sem excessão entre os produto não é tão proximo de preço ou qdo bate de se aproximar, é um de versão de topo com outro de versão de entrada.

        A VW já definiu o preço Tiguan e então em teoria, ela teria do modelo de entrada deste para baixo para poder colocar altinhos.

        E ao que parece, o primeiro a vir já seria do porte do Compass. Se isso realmente se confirmar, ela ficará um tanto restrita no preço. Pois ela ainda quer colocar mais 2 altinhos. Observando que ela vai utilizar nesses as motorizações turbo, ela pode aproximar preços de um com o outro. E foi nesse ponto que citei.

        Assim como eu acho que não é tão interessante ter o Renegade e o Compass se canibalizando nas versões mais completas do Renegade (flex) e qdo entramos nas versões a diesel, aí que a coisa fica ainda mais confusa. Ok, sempre o Renegade será mais em conta com os mesmos recheios, mas certamente coloca a pessoa em duvida e isso é perigoso pq essa pessoa fica na duvida, encontra algo diferenciado em outra marca e então a fabricante não segura o cliente.

        Eu falo isso porque esse tipo de situaçao já ocorre comumente nos compactos. Em um determinado momento de mercado, inflar com diversas opções faziam sentido porque o consumidor brasileiro um tanto restrito a marcas, ficava preso as opções ali existentes. Hoje esse panorama é bem diferente e o consumidor ao ver certas similaridades entre produtos quenão lhe agradam, partem para outra marca.

        Não a toa vimos o crescimento da Hyundai com seu HB20 sem muitas variações e sem outros compactos encabeçando suas vendas. Certamente é muito mais tranquilo e lucrativo ter um unico modelo com N versões do que abrigar diversos compactos disputando o mesmo consumidor.

        Veja novamente o Onix e suas vendas. A Chevrolet antes tinha Celta, Corsa, Sonic, Astra e Cruze para falar de hatches (mesmo de categorias distintas), agora é Onix e Cruze. Tanto que até em negociação, a vantagem sobre descontos é maior. Menos produtos para administrar e maior possibilidade de siar uma boa negociação.

        • Gustavo Melo

          Concordo. Melhor administrar versões bem definidas em cada segmento.
          Se o médio Tarek chegar com preço muito próximo do Tiguan Allspace de entrada geraria muita confusão.
          Melhor saída seria importar somente as versões de 7 lugares que partem de 150k.

  • Tibúrcio

    Super original… só que não!

  • FREDRED

    Antes eu reclamava dos SVUs más fazendo uma boa análise foi bom eles terem vindo, as montadoras ficam se matando entre elas para entregar o melhor SVUs, e enquanto isso os hatch médio ficam esquecidos.

    Vi uma promoção do Golf Tsi 1.0 com teto solar 17/17 na alta vw por 69.900,00
    EXCELENTE preço. Se tivesse bala comprava na hora.

    • FREDRED

      Ops SUVs

    • Hugo Borges

      Eu também só estou de olho nos hatch médios esquecidos.

    • Gretchen

      Porem o Golf TSI tem uma manutenção carérrima

  • Alexandre TRE

    Meia boca

  • João Capricho

    Acho que esse nome não vai pegar aqui no Brasil não kkkk.

    https://www.facebook.com/caprichoimportsOficial/

    China quer dominar até nos nomes kkkk.

  • Rafael Gerude

    Tiranossauro Rex
    T. Rex
    Ti Reks
    Ta Rek
    Tarek

  • octavio cesar godoy

    TAROQ, TARU, ZUGUDU, AMAROK, pqp, kkkkkkkkkkkk

  • Alexandre Pinho

    E esses nomes? Kkkkkkkkkkkkk

  • Leonardo M. G.

    Logo vai ter um SUV entre o Tarek e o Karoq, e será conhecido como Karek. Lol.

  • octavio cesar godoy

    taruk, bodoque jumok minha nossa

  • awatenor

    Que confusão de tamanhos…

    • REDDINGTON

      De NOMES…Tá doido!!!

      • awatenor

        Tô não, tem um monte de entre-eixos e comprimentos diferentes. Tou andando pra nomes…

        • REDDINGTON

          VC disse que confusão de tamanhos, EU disse e de nomes…Que com esses nomes tá foda.

  • Gio

    Ansioso para a chegada do momento em que os fabricantes vão notar que o mercado está saturado de SUV’s.. E que os outros segmentos ficaram abandonados e apresentam oportunidades..

    Podem me chamar de sonhador. Mas eu acredito que este dia vai chegar. SUV’s vão continuar, claro, mas vão ser só mais um segmento. Ultimamente tem sido raro anúncio mundial de carro que não seja SUV, é como se fosse praticamente o único segmento que vai restar no mercado.

    • awatenor

      Quem manda é o mercado…e ele enlouqueceu, no mundo inteiro! SUV da Lambo, Ferrari, Rolls, SUV sedan!! É o mercado que compra…se as pessoas pararem de comprar, é indicação de “não quero mais isso”… E foi isso que aconteceu com as minivans e com as peruas e com os hatchs médios e com os sedans médios…e acho que ainda tem segmento por aí pra morrer…

  • Augusto

    VW tá gostando dessa fórmula de carro PP, P, M, G, XG…

  • Natán Barreto

    Ficou feio demais :/

  • George George

    Eita nome feio, vamos logo colocar T R A V E C O!!!!

  • Isaac Ferreira Santo

    Que frente FEIA

  • Rudi S Junior

    Tarek? Nome horrivel para o Brasil.

  • Racer

    Os nomes dos SUV da VW são terríveis…Só o Tiguan escapa.

  • Ricardo Blume

    Alguém ai jogue os búzios para sabermos se teremos algum outro segmento além do SUV por que a impressão que eu tenho é que é só o que teremos daqui para frente.

  • Jeremias Flores

    nunca vou saber os nomes dos SUV’s da VW

    troqui
    trax
    tareco
    ttrax

  • Geruzzus Filho

    Não entendo. Eu vejo EXATAMENTE na minha frente um TIGUAN com outro nome, porque vão lançar isso aqui no Brasil???

  • Humberto Ghirardello

    feio

  • Jean Lehn

    Apelo visual ZERO! passo

  • Guilherme Batista

    Tão emocionante quanto um jogo de bocha da terceira idade

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email