EUA SUVs Volkswagen

Tharu: Volkswagen planeja novo SUV compacto para os EUA, segundo site americano

Skoda-Karoq-2018-2 Tharu: Volkswagen planeja novo SUV compacto para os EUA, segundo site americano

De acordo com o site americano Autoblog, o Dr. Frank Welsch, diretor de desenvolvimento de produto da Volkswagen, revelou que a montadora planeja ter um novo SUV compacto para o mercado americano. A marca alemã – assim como no Brasil – negou a chegada do crossover T-Roc aos EUA, sendo até então aguardado para substituir o Tiguan Limited, geração anterior do utilitário esportivo.



Welsch não revelou que produto seria esse, mas deu tantos detalhes que é possível ligar a nova proposta ao projeto Tharu, que está registrado no brasileiro INPI e que está sendo cogitado para ser feito na Argentina. Segundo o executivo alemão, “estamos verificando a viabilidade de um carro que estará entre T-Roc e Tiguan, e isso pode ser interessante para a América”.

Além disso, Welsch diz que “nos EUA, você tem o Tiguan de entre eixos longo e a outra opção (nova) está próxima do que temos aqui na Europa com o Tiguan de chassi curto. É um pouco menor do que isso (referindo-se ao tamanho do antigo Tiguan), mas é novo e está na MQB. Esta é a ideia por trás disso. Na China, teremos este carro no próximo ano e estamos pensando se esta poderia ser uma boa ideia para a América e a Rússia”.

Para acabar com qualquer indício de que a Volkswagen estaria apenas jogando para ocultar outra proposta para o mercado americano, o Dr. Frank Welsch é enfático: “Vamos ser muito claros: o T-Roc não vai para os EUA. Eu não acredito que ele seja muito caro, mas é porque é um carro muito pequeno. Eles nos dizem que as pessoas nos EUA esperam mais tamanho por esse dinheiro (preço). Vamos ter um SUV ainda menor que um T-Roc (o T-Cross) e ele também não vai para os EUA, mas para a América do Sul. Temos o novo Polo e o T -Cross no Brasil, mas para a América do Norte, este carro também é muito pequeno”.

Skoda-Karoq-2018-4 Tharu: Volkswagen planeja novo SUV compacto para os EUA, segundo site americano

Bom, agora aos fatos. Welsch foi claro em suas declarações para o site americano. A proposta que se encaixa perfeitamente nas declarações do chefe de produto da VW é o projeto Tharu. A ideia é de um SUV que mescla um porte compacto com uma plataforma média, no caso a MQB do Golf. Nesse caso, o projeto que está sendo comentado na imprensa brasileira é uma variante do Skoda Karoq.

O projeto Tharu estaria sendo direcionado para a marca tcheca, que ficaria responsável por seu desenvolvimento. Como se sabe, o Karoq tem 4,38 m de comprimento e 2,63 m de entre eixos. Tanto em comprimento, quanto em base, o SUV da marca eslava é menor que o Tiguan, seja ele o antigo ou o novo europeu, que é menor que o mexicano, vendido nos EUA. Se preservar o mesmo porte, o Tharu (ou outra denominação para o produto) terá muito mais espaço e porta-malas que o T-Roc. No tcheco, há 521 litros ante os 445 litros do VW.

Dessa forma, o projeto Tharu começa a tomar uma forma mais ampla e global. Como mencionou Welsch, a ideia é atingir os mercados dos EUA e Rússia, além de China. Aqui, a Volkswagen se apressou em negar qualquer intenção de produção do modelo, dizendo que estuda alternativas ao T-Roc. De qualquer forma, o registro no INPI reforça essa ideia de atuação local do novo produto.

Para o mercado americano, o produto poderia ser importado da Europa (que atenderia à Rússia), embora a China tenha capacidade para exportar. O México também se converte em uma plataforma mais viável a partir de Puebla. Aqui, a Argentina surgiria como opção ou o país latino da América do Norte, de onde chegará o Tiguan Allspace.

[Fonte: Autoblog]

 

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend