EUA SUVs Volkswagen

Tharu: Volkswagen planeja novo SUV compacto para os EUA, segundo site americano

Skoda-Karoq-2018-2 Tharu: Volkswagen planeja novo SUV compacto para os EUA, segundo site americano

De acordo com o site americano Autoblog, o Dr. Frank Welsch, diretor de desenvolvimento de produto da Volkswagen, revelou que a montadora planeja ter um novo SUV compacto para o mercado americano. A marca alemã – assim como no Brasil – negou a chegada do crossover T-Roc aos EUA, sendo até então aguardado para substituir o Tiguan Limited, geração anterior do utilitário esportivo.



Welsch não revelou que produto seria esse, mas deu tantos detalhes que é possível ligar a nova proposta ao projeto Tharu, que está registrado no brasileiro INPI e que está sendo cogitado para ser feito na Argentina. Segundo o executivo alemão, “estamos verificando a viabilidade de um carro que estará entre T-Roc e Tiguan, e isso pode ser interessante para a América”.

Além disso, Welsch diz que “nos EUA, você tem o Tiguan de entre eixos longo e a outra opção (nova) está próxima do que temos aqui na Europa com o Tiguan de chassi curto. É um pouco menor do que isso (referindo-se ao tamanho do antigo Tiguan), mas é novo e está na MQB. Esta é a ideia por trás disso. Na China, teremos este carro no próximo ano e estamos pensando se esta poderia ser uma boa ideia para a América e a Rússia”.

Para acabar com qualquer indício de que a Volkswagen estaria apenas jogando para ocultar outra proposta para o mercado americano, o Dr. Frank Welsch é enfático: “Vamos ser muito claros: o T-Roc não vai para os EUA. Eu não acredito que ele seja muito caro, mas é porque é um carro muito pequeno. Eles nos dizem que as pessoas nos EUA esperam mais tamanho por esse dinheiro (preço). Vamos ter um SUV ainda menor que um T-Roc (o T-Cross) e ele também não vai para os EUA, mas para a América do Sul. Temos o novo Polo e o T -Cross no Brasil, mas para a América do Norte, este carro também é muito pequeno”.

Skoda-Karoq-2018-4 Tharu: Volkswagen planeja novo SUV compacto para os EUA, segundo site americano

Bom, agora aos fatos. Welsch foi claro em suas declarações para o site americano. A proposta que se encaixa perfeitamente nas declarações do chefe de produto da VW é o projeto Tharu. A ideia é de um SUV que mescla um porte compacto com uma plataforma média, no caso a MQB do Golf. Nesse caso, o projeto que está sendo comentado na imprensa brasileira é uma variante do Skoda Karoq.

O projeto Tharu estaria sendo direcionado para a marca tcheca, que ficaria responsável por seu desenvolvimento. Como se sabe, o Karoq tem 4,38 m de comprimento e 2,63 m de entre eixos. Tanto em comprimento, quanto em base, o SUV da marca eslava é menor que o Tiguan, seja ele o antigo ou o novo europeu, que é menor que o mexicano, vendido nos EUA. Se preservar o mesmo porte, o Tharu (ou outra denominação para o produto) terá muito mais espaço e porta-malas que o T-Roc. No tcheco, há 521 litros ante os 445 litros do VW.

Dessa forma, o projeto Tharu começa a tomar uma forma mais ampla e global. Como mencionou Welsch, a ideia é atingir os mercados dos EUA e Rússia, além de China. Aqui, a Volkswagen se apressou em negar qualquer intenção de produção do modelo, dizendo que estuda alternativas ao T-Roc. De qualquer forma, o registro no INPI reforça essa ideia de atuação local do novo produto.

Para o mercado americano, o produto poderia ser importado da Europa (que atenderia à Rússia), embora a China tenha capacidade para exportar. O México também se converte em uma plataforma mais viável a partir de Puebla. Aqui, a Argentina surgiria como opção ou o país latino da América do Norte, de onde chegará o Tiguan Allspace.

[Fonte: Autoblog]

 

  • No_Name

    Que rolo que a VW está fazendo! Esse “Tharu” será menor que o Tiguan PQ35? E um projeto ‘baixo custo, alto preço’ para variar. Esse T-Cross não deveria existir, nem esse Tharu. Muito mais coerente seria o line up padrão, com T-Roc (Polo), Tiguan (Golf) e assim vai. No máximo um crossover menor que o T-Roc para o mercado dos Up Cross, CrossFox etc.

    • Leonardo M. G.

      E podiam continuar com os nomes em anagrama: Tiguan, Taigun, Taguin, Tagiun… :D.

    • Raimundo A.

      Cada mercado tem as suas necessidades. Como disseram, para os EUA, o T-Roc é pequeno para o que os americanos esperam de um veículo e podem pagar.

      Pra ver que lá os nossos médios são compactos e não são carros de luxo como aqui muitos os chamam e o preço diz muito.

      O T-Roc para a Europa é justificável e atenderá a vários mercados onde veículos similares atuam. Por lá tem o GLA da MB, tem o Q2 da Audi, terá o X2 da BMW, os Mini da vida, outros. Lá como cola aqui, compactos tem suas variantes crossovers vide o Sandero Stepway, o novo Fiesta ganhou variante aventureira, etc. Impensáveis para o mercado americano a ponto de não querem vender o T-Cross por lá que seria concorrente do EcoSport, do Tracker, HR-V, etc. Vai entender a VW, pois apesar de ter demanda, parece não achar suficiente para certos produtos porque de forma geral o público prefere veículos maiores a preço compatível.

      • Demanda por suvs baratos tem no mundo todo, pq sera que o carro mais vendido do grupo da Renault é o Duster? A VW começou dizendo que nao vendera Polo nos Eua pq nao compensa na faixa de preço que ele teria de se posicionar, pois lá eles tem os concorrentes dele. Agora vem com essa salada nos suvs.

  • thi

    Vw.das lenta!

  • Daniel Poli Germany

    Ola Tcross muito pequeno para o mercado americano?Aqui no Brasil vai concorrer Renegade,HRV,Tracker todos eles vendidos nos EUA,com uma media mensal de 7000 a 10000 carros mês.Por que o Tcross também não pode se.vendido por la.

  • Vinicius LMS

    VW tá totalmente perdida com esses SUVs, para quê projetar o T-Roc com essas medidas se ele é considerado pequeno para vários mercados?
    E não entendo a necessidade de esticar o Tiguan e não vender o modelo mais curto.
    Hoje as marcas vivem falando em projetos globais, custos e bla bla bla e ela faz isso, era só atualizar o Tiguan mantendo o porte dele e vender no mundo inteiro, lançar um suv compacto para concorrer com HRV, Renegade e cia e complementar com o All Space e o Atlas.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend