Asiáticos

The Matrix

Estamos em 2006… já se foram sete anos desde o lançamento do filme “The Matrix?! Bastante tempo, não? Na época eu não era muito fã de cinema e nem fui assistir o filme lá. Mas depois, já em 2000, um amigo meu, o KK, trouxe para o escritório um CD com o filme em DIVX. Pra que…. assisti e me tornei um fã incondicional do filme no mesmo momento.

Até porque até aquele momento não havia filmes que falassem tão claramente de assuntos como “hackers?, “phreakers?, etc…. e como na época eu estava estudando a fundo o assunto de se “explorar? o sistema telefônico, gostei demais do filme. Daquela época para cá tenho colecionado muita informação sobre o filme, afinal, existem centenas de sites em inglês falando sobre “The Matrix?… até já pensei algumas vezes em criar um site falando sobre o filme e trazendo bastante informação, mas acredito ser mais fácil criar somente uma página sobre o assunto.

E olha que o fato de ser apenas uma página não faz com que tenha pouca informação não!

O filme

The Matrix é um filme de ação/ficção científica lançado nos EUA em 31 de março de 1999, escrito e dirigido por Larry e Andy Wachowski. Estrelam o filme Keanu Reeves, Lawrence Fishburne, Carrie-Anne Moss e Hugo Weaving.

O filme descreve um mundo onde Matrix é uma realidade artificial criada por máquinas para que houvesse paz e controle dos humanos. Os humanos são usados como fonte de energia para as máquinas. As máquinas criam os humanos como uma espécie de lavoura e os conectam na Matrix. O filme contém muitas referências filosóficas, idéias religiosas, a sub-cultura dos hackers e phreakers, e sequencias de filmes orientais, animações japonesas e muita atitude cyberpunk.

The Matrix foi filmado em Sydney, Austrália. Ele foi uma co-produção entre Warner Bros e Village Roadshow Pictures.

O filme e a franquia
The Matrix faturou US$ 171 milhões nos EUA e US$ 460 milhões no mundo todo. Este sucesso inesperado levou ao sinal verde para mais dois filmes, então a idéia dos Wachowski acabou virando trilogia, com The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions. Se passaram vários anos e várias mudanças nos s até que tudo saísse do forno. Sem dúvida milhões de pessoas se perguntam se os dois últimos filmes chegam nos pés da qualidade e dos conceitos do primeiro.

Também foi lançada The Animatrix, uma coleção de nove pequenos desenhos animados, muitos criados no estilo de animação japonesa com uma influência muito forte da trilogia original. The Animatrix foi revisto e aprovado pelos irmãos Wachowski, inclusive eles apenas escreveram quatro dos nove episódios e não dirigiram nenhum deles pessoalmente. O projeto foi todo liderado por figuras notáveis do mundo do animé.

Quatro deles foram lançados em séries, no site oficial do filme, um foi lançado no cinema com o filme Dreamcatcher e os outros foram lançados em DVD, num pacote completo dos nove.

A franquia detém três jogos de computador: Enter The Matrix que é uma crônica dos eventos entre o Final Fight of the Osiris e The Matrix Reloaded e contém material gravado exclusivamente para o jogo; The Matrix Online, que é um tipo de RPG sobre a história depois de The Matrix Revolutions, e The Matrix: Path of Neo, que foi lançado em novembro de 2005, e foca em situações sobre a jornada de Neo durante a trilogia dos filmes.

No site oficial existem quadrinhos grátis disponíveis, que foram escritos e ilustrados por pessoas da indústria dos gibis.

Atores principais:

Keanu Reeves     Neo
Laurence Fishburne     Morpheus
Carrie-Anne Moss     Trinity
Hugo Weaving     Agent Smith
Julian Arahanga     Apoc
Marcus Chong     Tank
Matt Doran     Mouse
Gloria Foster     the Oracle
Paul Goddard     Agent Brown
Belinda McClory     Switch
Joe Pantoliano     Cypher
Anthony Ray Parker     Dozer
Robert Taylor II     Agent Jones

Efeitos especiais
O filme é conhecido por popularizar o efeito visual chamado de “bullet-time”, que envolve uma visão de 360 graus, de um determinado momento, onde a câmera orbita ao redor do personagem, como se tivesse parado no tempo.

Bullet-time é uma versão tecnológica de uma arte fotográfica conhecida como “time-slice”, onde várias câmeras são dispostas ao redor de um objeto e disparadas ao mesmo tempo. Seria como andar ao redor de uma estátua e admirar ela de todos os ângulos.

Algumas cenas do The Matrix usaram esta técnica em objetos parados e também coisas se movendo. Engenheiros da Manex Visual Effects foram os pioneiros em planejar métodos de visualização 3D, e disponibilizar maneiras interessantes de trabalhar as câmeras.

Uma evolução em termos de imagens geradas por computador foram notadas na sequencia, em The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions.

Influências e interpretações
The Matrix faz inúmeras referências a mitos históricos e literários, incluindo Ghost In The Shell, Allegory of The Cave, Alice’s Adventures in The Wonderland, messianismo, budismo, gnosticismo e as histórias de William Gibson, especialmente Neuromancer, de onde vem quase toda a história do filme, pois oNeuromancer também continha uma rede de computadores de realidade virtual chamada de Matrix.

As histórias de Grant Morrison em The Invisibles também tem uma clara influência, visível em similaridades temáticas e aestéticas. Aliás, Morrison diz que os Wachowski plagiaram seu trabalho

Espelhos
Espelhos aparecem frequentemente no filme: reflexos das pílulas azul e vermelha nos óculos de Morpheus; Neo capturado pelos agentes e visto pelo espelho da moto de Trinity, o espelho quebrado que muda tudo que Neo vê. reflexos na colher que se entorta, o reflexo do helicóptero chegando perto do edifício. O filme tem várias referências ao livro das Aventuras de Alice no País das Maravilhas, o qual tem a sequencia Through the Looking-Glass.

Cores e padrões

O design da produção do filme foi enfatizado sobre a cor azul, em cenas de mundo onde Neo vivia, e sobre o verde em cenas fora da Matrix. O conjunto da cor verde com as telas de computador foi usado para lembrar a tela dos computadores antigos, com letras verdes.

Também, o chroma key usado para filmar cenas de efeitos especiais foi de tela azul e verde, como no caso acima.
O padrão dos pingos de chuva também foi enfatizado no filme. Duas cenas notáveis são por exemplo quando Neo entra no carro para se retirar o “bug” de dentro dele, e  também a cena final entre Neo e o Agent Smith.

Nomes

No The Matrix, o nome do personagem geralmente se refere ao papel que ele desempenha na história:

  • Neo vem de uma palavra grega que significa “novo” e é o anagrama de “one”, o título dele na trilogia. O nome inteiro dele pode ser visto como Neo Anderson, que significaria”New Son of Man”, o novo filho do homem, um Jesus moderno.
  • Morpheus (“aquele que forma, molda, dá forma, do grego morphe) ele é o principal deus grego dos sono e dos sonhos. Ele é quem acorda Neo do seu estado dormente, dando-lhe uma nova vida.
  • Trinity geralmente se refere é união de Pai, Filho e Espírito Santo. Também significa o número cardinal que é a soma de um e um e um. Como na cristandade se diz que a vida vem da Trindade, então Neo é trazido de volta á vida por Trinity.
  • Cypher difere do resto da equipe em vários sentidos. Ele é o único que tem um cavanhaque, e é o único a falar quando Neo é apresentado aos seus novos colegas.”Cypher” vem da palavra  cipher, ou cifra, significando o conjunto de regras para encriptar algum conteúdo. Também significa zero, denotando a falta de fé de Cypher. “Cypher” também pode ser um jogo de letras para chegar em “Lucifer”. Cypher trai sua equipe pedindo uma re-inserção na Matrix.
  • Smith, Jones e Brown são nomes comuns da língua inglesa, se referindo a falta de identidade dos agentes, que são programas.
  • Também Switch, Apoc, Mouse e Dozer, ainda que em partes menores, são metáforas das características de seus personagens.

Como a crítica recebeu o filme
Quando de seu lançamento, sendo desconhecido e tendo o filme Star Wars Episode I como concorrência, The Matrix foi uma revelação para muitos críticos. A combinação de efeitos especiais com significados filosóficos foi considerada nova e excitante, apesar de muitos criticarem a falta de humor do filme.

Prêmios e nominaçõesThe Matrix recebeu oscars de edição de filme, efeitos visuais, efeitos sonoros, e som. E ele ganhou estes prêmios no ano do lançcamento do Star Wars Episode I, sendo o primeiro filme a tirar estes prêmios de um filme da série Star Wars.

Impacto
The Matrix teve um impacto muito grande em como se faz filmes de ação em Hollywood. Ele colocou cenas de luta em seu apogeu e iniciou a contratação de muitos coreógrafos orientais lá dos filmes de ação de Hong Kong. O sucesso de The Matrix colocou estes coreógrafos em alta demanda.

Logo depois de The Matrix, filmes começaram a fazer uso abundante de recursos de câmera lenta, câmeras giratórias, e o famoso “bullet-time”. O efeito foi objeto de paródia em vários filmes, como Scary Movie, Shrek, e em séries como The Simpsons e family Guy.

O código-fonte da Matrix também foi usado em logos, propagandas, e usado em vários meios para denotar a era digital.

O sucesso de The Matrix, particularmente em formato DVD, levou a duas sequencias, The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions, filmadas juntamente, mas lançadas em separado em 2003. Eles foram uma evolução em vários conceitos introduzidos no primeiro filme:paralelos filosóficos, alegorias religiosas, e uma discussão profunda sobre assuntos relacionados á consciência.

O caso legal de Sophia Stewart
Em 4 de outubro de 2004, um juíz da Califórnia concedeu o direito a Sophia Stewart de continuar seu caso contra Warner Brothers e os irmãos Wachowski. Sophia Stewart diz que The Matrix foi baseado em um manuscrito feito por ela e chamado “The Third Eye” que ela teria escrito e entregue aos Wachowski. O caso foi arquivado.

  • Você sabia que o filme se passa em um intervalo de 626 dias? Pois no começo do filme a tela do computador diz Call trans opt: received. 2-19-98 13:24:18 REC:Log >, e no final mostra Call trans opt: received 9-18-99 14:32:21 REC:Log >.

Notas e referências

  1. ^ Box Office Mojo: The Matrix. URL retrieved 8 March 2006.
  2. ^ The film’s screenplay describes this final moment with the words “faster than a speeding bullet”, a reference to Superman.
  3. ^ Don Davis, interviewed in The Matrix Revisited (Chapter 28). A tran of his comments may be found online: [1]
  4. ^ Costume designer Kym Barret, production designer Owen Paterson and cinematographer Bill Pope, interviewed in The Matrix Revisited (Chapter 7).
  5. ^ Business Wire. Warner Home Video Announces Titles and Release Dates for HD DVD. January 5, 2006

Artigos e livros

Religião/filosofia/teoria de The Matrix

Sites de fãs

Neo

Neo é o personagem principal. O nome de Neo é Thomas A. Anderson. Neo é o nick de hacker que ele usa. Morpheus acredita que Neo é o escolhido mencionado na profecia. O escolhido que vai trazer o fim á guerra entre as maquinas e os zionistas. Antes de Neo ser desplugado ele é um funcionário da empresa Metacortex de dia e vende software ilegal á noite. Trinity entra no computador de Neo e coloca uma mensagem na tela dele, “Follow the White Rabbit.” Neo é contatado por Trinity e Morpheus que o livram da Matrix e o levam para o Nebuchadnezzar. Apesar de Morpheus achar que ele é o escolhido, Neo não percebe suas habilidades até ser desafiado pelo Agent Smith. Depois disso, ele vê o código da Matrix e começa a alcançar todo o seu poder.

Será que Neo era um humano? Existe evidência que sugere que Neo era um programa inserido em um corpo humano. O fato de que Neo carrega o código que tem de ser re-inserido no código fonte, para que a Matrix possa ser recarregada confirma esta teoria. Nos Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, Smith entra no corpo de um rebelde de Zion, Bane, e tenta confrontar Neo no mundo real. Isso mostra que é possível que um programa viva em um mundo fora dos computadores. Neo mostra amor pela humanidade e isso comprova o que é exibido no Animatrix e no Matrix Revolutions, que as máquinas evoluíram para mostrar emoções. Isso explica as habilidades de Neo de afetar máquinas no mundo real, e o fato de ele ainda ter alguma visão quando Bane o cega.

Simbolismos: Neo significa novo e é um anagrama de ONE. Ele também tem referências a Vishnu, que é um dos deuses da Triade Hindu dos Deuses. Referências a Jesus Cristo, pois Neo é profetizado como o Messias, é morto e ressuscitado.

Trinity

A primeira a acompanhar Morpheus no Nebuchadnezzar, Trinity ficou sabendo do Oráculo que ela se apaixonaria pelo escolhido da profecia. Trinity observa Neo por um tempo antes de tentar liberá-lo da Matrix. Depois de um tempo, quando Neo está dentro do Nebuchadnezzar, ela passa a amá-lo. Ela o beija quando ele está plugado na Matrix e é atacado por Smith, admitindo seu amor por ele e revelando a profecia que o Oráculo tinha dito, causando com que Neo perceba que tinha morrido apenas na Matrix e se recusando a morrer.Simbolismo da Trinity: Trinity é 3=1. A Trindade é uma teoria egípcia marketeada pela igreja católica, de que deus pode ser dividido em três pessoas, as três sendo uma só. Trinity foi o nome de uma bomba atômica famosa.

Morpheus Morpheus é o capitão do Nebuchadnezzar e um rebelde. Quando criança, ele foi um dos primeiros “Zion-made”. O Oráculo profetizou que ele encontraria o escolhido, então Morpheus procura por ele a vida toda, até encontrar Neo. Ele vivia com a Capitã Niobe, mas a profecia o consumiu tanto que eles se separaram.

Simbolismo: Morpheus é o deus gregos dos sonhos. Nabucodonosor foi um rei babilônio descrito no velho testamento como sendo assombrado por pesadelos. Daniel interpreta seus sonhos dizendo que eles mostram o que acontecerá no fim dos dias, em Daniel 2:28.

Frases de The Matrix:

  • “Unfortunately, no one can be told what the Matrix is. You have to see it for yourself. “
  • “The Matrix is the world that has been pulled over your eyes to blind you from the truth.”
  • “Stand up and see for yourself.”
  • “I can guide you, but you must do exactly as I say.”
  • “There are only two ways out of this building. […] You take a chance either way. I leave it to you.”
  • “Come on, Neo. What are you waiting for? You’re faster than this. Don’t think you are. Know you are.”
  • “I’m trying to free your mind, Neo, but I can only show you the door. You’re the one that has to walk through it.”
  • “You have to let it all go, Neo. Fear. Doubt. Disbelief. Free your mind.”
  • “Neo, you’re going to realize just like I did the difference between knowing a path and walking a path.”
  • “Have you ever had a dream Neo, that you were so sure was real? What if you were unable to wake from that dream? How would you know the difference between the dream world and the real world?”
  • ” What is “real”? How do you define “real”? If real is what you can feel, smell, taste and see, then ‘real’ is simply electrical signals interpreted by your brain.”
  • “The Matrix is a system, Neo. That system is our enemy. But when you’re inside, you look around, what do you see? Businessmen, teachers, lawyers, carpenters. The very minds of the people we are trying to save. But until we do, these people are still a part of that system and that makes them our enemy. You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inert, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
  • “This program is designed to teach you one thing: If you are not one of us, you are one of them.”
  • “Throughout human history, we have been dependent on machines to survive. Fate, it seems, is not without a sense of irony.”
  • “What you know you can’t explain, but you feel it. You’ve felt it your entire life, that there’s something wrong with the world. You don’t know what it is, but it’s there, like a splinter in your mind, driving you mad.”
  • “You’ve been living in a dream world, Neo.”
  • “Do you believe that my being stronger or faster has anything to do with my muscles in this place? You think that’s air you’re breathing now?”
  • “This is your last chance. After this, there is no turning back. You take the blue pill – the story ends, you wake up in your bed and believe whatever you want to believe. You take the red pill – you stay in Wonderland and I show you how deep the rabbit-hole goes.”
  • “I’ve seen an agent punched through a concrete wall. Men have emptied entire clips at them and hit nothing but air, yet their strength and their speed are still based in a world that is built on rules. Because of that, they will never be as strong or as fast as you can be.”

Smith:

Smith é um dos personagens principais da trilogia. Ele é o inimigo e o contrário de Neo. Smith é a Função Zero da Matrix. Ele é o Zero. Ele se multiplica com outros para fazê-los se tornar zero também. Smith é um arqui-agente, e é visto pela primeira vez tentando capturar Trinity no começo do filme. Ele odeia a vida humana e a classifica como um vírus. Ele faz um acordo com Cypher para pegar Morpheus. Quando Morpheus está sob sua custódia, ele tenta conseguir os códigos para o mainframe de Zion, esperando que a destruição de Zion signifique o fim da rebelião.Mas Neo resgata Morpheus e o leva ao mundo real. Mas antes que Neo volte também, Smith destóia a linha fazendo com que Neo tenha de lutar com ele.

O que é Smith?O Oráculo conta para Neo que Smith é o contrário dele, seu oposto, seu negativo, Em The Matrix, Smith é a elite dos agentes, classificando os humanos como sendo vírus. Mas depois, nos outros filmes da trilogia, ele mesmo se torna um vírus.

O Oráculo

Ele é um programa visto como um guia para os rebeldes, e uma personificação da intuição. Ele que fala sobre a profecia e uma anomalia que acabaria com a guerra, por alcançar o código-fonte.

O Oráculo é a mãe da Matrix e a que descobriu que seria necessário uma mudança para que a ilusão funcionasse. O Oráculo percebe que a melhor maneira de haver progresso é juntando os dois grupos.

O Arquiteto:
O Arquiteto é apresentado no final do Matrix Reloaded. Ele é o criador da Matrix. Simbolismo do Arquiteto:  Ele é o deus do cristianismo, e também comparado com o deus dos maçons, que o chamam de o grande arquiteto do universo.

Merovingian:

Ele é francês, e é chamado de a personificação da mente. Ele aparece no Matrix Reloaded. Ele é um programa que vive dentro da Matrix. Um programa da versão anterior da Matrix, ele tem grande poder em suas mãos e lidera um grupo de programas exilados. Merovingian tem vários programas sob seu comando.

Simbolismo de Merovingian: Os Merovingians são uma dinastia illuminati que criam uma nova ordem mundial. Eles são uma dinastia de reis que reinaram a França e a Alemanha do quinto ao oitavo século.

O Merovingian representa Hades, da mitologia grega. Sua esposa também se chama Persephone.

O mundo das máquinas:The Machine World é a cidade das máquinas, populada por máquinas de inteligência artificial. A cidade é chamada de 01, Zero One. Esta cidade não está dentro da Matrix, mas fora dela, bem distante de Zion. Neo voa com Trinity até esta cidade, onde ele morre.

Niobe

Ela é a antiga amante de Morpheus, e capitã do Logos. Quando Morpheus ficou obcecado pela profecia, ela se juntou ao Commander Lock. O seu relacionamento é fraco, pois ela percebe que ainda ama a Morpheus. Ela é considerada a melhor piloto da frota de Zion. Simbolismos: Niobe é uma mãe grega que clamou que ela e sua criança eram melhores que os deuses. Os deuses a puniram por a transformar em pedra. Também é um anagrama da palavra Ebion. Os Ebionitas eram pessoas que acreditavam em Cristo mas negavam que ele era filho de deus.

Ghost

Ele é um rebelde a bordo da Logos. Suas maiores habilidades são as armas de fogo. Ghost se tornou livre no mesmo dia que Trinity. Ele ama Trinity mas sabe que ela nunca o amará.

Link

Link nasceu em Zion e opera a Nebuchadnezzar. Ele é casado com Zee, a irmã dos mortos Tank e Dozer. Ela não quer que Link morra também.

Maggie

Ela é a médica a bordo do Hammer, e cuida de Neo e Trinity depois do ataque dos sentinelas. Bane mata ela quando incorpora o Agente Smith.

Programas

Os programas da Matrix são Seraph, Keymaker, The Twins, Persephone, Trainman, Sati, Rama-Kandra, Blind Man, Cain, Abel, Cujo, Rook, Pinball Wizard, Vlad, Vamps/Blooddrinkers, Lupines/Doberman, Succubus, Dire Lupines.

Zion

Zion é a cidade onde os humanos que se livraram da Matrix vivem com os outros humanos que nasceram fora dela. Ela está localizada bem fundo abaixo da superfície, onde ainda é quente. Mais de quatro quilômetros abaixo.

Simbolismo de Zion: Zion no sentido de Jerusalém, o centro da crença dos judeus. Também se relaciona com o Priorado de Sião, mencionado no livro Código da Vinci, uma sociedade secreta.

Placas dos carros:

Algumas placas de carros no filme tem significados bíblicos, como o carro dos gêmeos (DE2852), o carro de Trinity e Morpheus (DA203) e o carro de Smith (IS5416).

1) “The Matrix? FAQ (detalhes que nos intrigam e que muitos se perguntam):1.1 – Busca que Neo faz em seu computador, sobre Morpheus:

A Global Search que ele fez mostrou o jornal The Courier Press (Volume 32 No. 69) com a notícia “Morpheus International Manhunt Underway? perto de uma seção de esportes, e também um outro artigo, “Morpheus eludes police at Heathrow Airport.?

1.2 – Qual é a informação que aparece no comecinho do filme:

Call trans opt: received 2-19-98 13:24:18 REC:Log>
Trace program running
(312) 555 0690
The end transmission is specifically:
Call trans opt: received 9-18-99 14:32:21 REC:Log>
WARNING: carrier anomaly
Trace program: running
System Failure

Esta informação é basicamente um computador interceptando uma ligação telefônica. Ela começa ás 13:24, então o programa de “trace? ou de rastreamento é iniciado, encontrando o número de telefone que origina a ligação, e então o sistema de computador mostra uma anomalia na ligação, causando uma falha de sistema.

1.3 – Qual é o nome do livro onde Neo esconde os US$ 2.000 que recebeu:

O livro é Simulacra and Simulation, escrito por Jean Baudrillard, considerado seu primeiro grande passo para teorizar o pós-modernismo. A seção onde Neo coloca o dinheiro é um capítulo entitulado “On Nihilism?.

1.4 – Qual é a primeira mensagem que Neo recebe no computador:

A mensagem começa com: “Wake up, Neo…? seguido de “The Matrix has you…? Neo então pressiona Ctrl-X e então recebe na tela “Follow the white rabbit.? Então ele aperta Esc duas vezes e aparece “Knock, knock, Neo? na tela, que é quando ele escuta Choi bater na porta.

1.5 – Significado dos números:

Uma data/série de números aparece várias vezes no filme: 9-18-99. Estes números são usados, por exemplo, quando Neo acorda pra ir trabalhar (9:18 a.m.) e é a data que aparece na transmissão do final do filme. Andy Wachowski revelou que esta data (9-18) é a data de nascimento da sua esposa.

1.6 – Qual é o nome da empresa que Neo trabalha:

Quando mostra a parte de fora do prédio, está escrito “Metacortex?, euquanto na parte de dentro do prédio está escrito “Metacortechs?.

1.7 – O que está escrito nos arquivos sobre Neo, quando o Agente Smith olha eles, na sala de interrogatório:

O arquivo tem a inscrição “3809940TAA? do lado esquerdo, e dentro:

Database Record

Security Clearance
Factor 7
Date of last amendment or addition: 22 July 1998.

Imagens do filme dão informações até mesmo sobre qual escola Neo estudou. Só que o único problema é que o arquivo está de ponta cabeça.

1.8 – Os computadores:

Os caracteres que ficam aparecendo nas telas dos computadores dentro do Nebuchadnezzar consistem de letras invertidas, números e caracteres japoneses katakana. Katakana é uma linguagem bem angular e consiste de 46 caracteres básicos.

Neo usa incialmente um monitor Panasync Pro

Na última tela de busca de Neo, quando a busca falha, a mensagem “System Failure? aparece no meio da tela e os números param de mudar. Acima da mensagem, os números pararam em 444. Os números que ficavam aparecendo por trás de outros números eram 4 ou 1.

1.9 – Onde eu posso comprar um celular igual aquele que eles usam no filme:

O celular usado no filme é um Nokia 8110 GSM asiático, que tem a rede GSM não compatível com outras redes ao redor do mundo. Para maiores informações visite o site nokia-asia.com.

1.10 – Qual é a cidade do filme:

Não há nenhuma parte do filme que especifique o nome da cidade. Mas, existem algumas dicas que nos ajudam. O filme todo foi filmado em Sydney, Austrália, e levou 118 dias para serem feitas as gravações.

Quando os agentes estão no teto, correndo, “authorized? é escrito como “authorised?, com S ao invés de Z. Esta é uma dica, pois os australianos pronunciam assim, com S.

Quando a equipe pede por uma saída, Tank tem um mapa em sua frente, que é de Chicago.

1.11 – As lutas:

Alguns dos programas de luta que Neo aprende são listados como Savate, Jujitsu, Kempo, Drunken Boxing, e Kung Fu. Neo leva dez horas para aprender todas as lutas. Tank carrega os programas usando o “Drive D?.

Os atores gastaram cinco meses, oito horas por dia, treinando artes marciais.

1.12 – Os aparelhos de televisão:

A parte de trás da televisão que Neo e Morpheus estão vendo diz “Deep Image Radiola Television?.

AWA está também na parte de trás da TV, e aparece no prédio que eles batem com o helicóptero.

Na sala de estar do Oráculo, onde o garoto da colher está, a TV mostra algumas cenas de coelhos gigantes correndos pelas ruas. O filme que tem estas cenas é “Night of the Lepus?. Até é mencionado o filme nos créditos, porque toca a música do filme nesta hora.

Enquanto Neo corre através do apartamento da mulher, aparece um episódio de “The Prisoner? (1967) com a imagem de um dos Number 2 (vestindo um casaco preto).

1.13 – O nome do hotel onde Trinity está no começo do filme:

O hotel é chamado “Heart O’ the City Hotel? e tem “hourly rates? e “free tv.? Trinity aparece no quarto 303. Este quarto é exatamente o quarto para onde Neo corre quando ele leva um tiro e também onde ele percebe que é “the one?. Mesmo hotel, mesmo quarto.

1.14 – Carros do filme:

O carro deles é um Lincoln Continental 1965. Maravilhoso!
A placa do carro é AA034. O carro do Agente Smith, quando ele chega no Heart O’ the City Hotel, no começo do filme, tem a placa 70858.

1.15 – Onde Neo aparece pela primeira vez?

Room 101. Esta sala tem um toque Orwelliano no ar. A sala 101 no filme 1984 é a sala onde o personagem principal, Winston Smith, é torturado.

1.16 – Latin no filme:

Know Thyself, ou Temet Nosce, ou Conheça a Você Mesmo, é a frase em latin que tem em cima da porta da cozinha do oráculo.

1.17 – A música de quando Neo treina Kung Fu:

“Leave You Far Behind (Lunatics Roller Coaster Mix)? by Lunatic Calm.

1.18 – The Nebuchadnezzar

É o nome da nave de Morpheus, a “hovercraft?. A placa na nave diz: Mark III No. 11 Nebuchadnezzar Made in the USA/Year 2069.

1.19 – As armas:

A arma que aparece no billboard “3D? é do mesmo modelo de todas as armas usadas por todos os agentes, a Desert Eagle, Israeli Military Industries, e é sugerido que pessoas “normais? não usem ela somente com uma mão.

Uma coisa estranha no filme é que quando Neo está andando naquela cena com milhares de balas caindo no chão, ele está atirando com uma sub-metralhadora 9 mm. Quando a câmera mostra seus pés enquanto ele anda, as balas vazias que caem no chão são munição .223 de rifle de assalto, assim como as usadas nas M-16. As diferenças entre tamanhos de bala são bem grandes.

As armas que Neo usa nestas cenas são: Heckler & Koch MP5 PDW K’s (9mm), 2 Beretta 92F’s, 2 VZ-62 Scorpions, uma M16 VN, e 2 Uzis.

A arma que Trinity usa quando diz “Dodge this,? é uma 92F series Beretta.

Muitos dos guardas nesta cena usam M-16s, provavelmente M16 VNs. A arma do helicóptero é uma M134 Vulcan. Trinity usa uma SPAS12 (quando ela pega uma arma do segurança pra atirar nele. Quando Trinity entra no lobby ela está usando uma Uzi.

1.20 – A estação de trem:

A maior parte da luta na estação de trem ocorre na plataforma 3. Uma propaganda da Hewlett Packard aparece na parede atrás de Neo e do Agente Smith na estação, e uma máquina da Pepsi junto com um banner “Do the Dew? aparecem no fundo no meio da briga.

Quando eles entram na estação de trem e um trem está chegando, a placa do destino no trem diz “LOOP? em roxo. Esta é provavelmente uma referência á linha de trem “el? em Chicago. A “purple line?, como é chamado, não anda em sub-níveis, como está no filme. Ela é conhecida como “el? de “elevated?.

1.21 – Traduções erradas do filme:

Na versão italiana do “The Matrix?, a parte “…and that’s why chicken tastes like everything? foi traduzida errada como “…and actually today many things taste like chicken?. Depois, quando Neo toma a pílula, Cypher diz alguma coisa sobre Dorothy e diz “Say bye bye to Kansas? mas em italiano está como “Hold on strong Alice, that at this moment you will see nice things?.

Na tradução francesa muitas partes estão erradas: “Men have fired entire clips into them and hit nothing but air? traduzido como “Men have fired entire clips into them and they felt nothing?; “Are you telling me I can dodge bullets / When you’re ready, you won’t need to.?traduzido como “… / When you’re ready, you wont feel them.?; também “…and that’s why chicken tastes like everything.? traduzido como “…and that’s why chicken tastes disgusting.?

Na versão alemã, quando Trinity atira no agente, “dodge this?, ou seja, “desvie disso? foi terrivelmente traduzido como “nur ein agent? que seria algo como “só um agente?.

1.22 – Música e sons:

O som do código de Matrix passando na tela é um som digitalizado de pingos de chuva caindo em vidros. O som das balas foi obtido por amarrar várias balas em uma corda e balançar elas dentro do estúdio.

Na cena centro do clube, quando Neo conhece Trinity a música no começo é “Dragula? do Rob Zombie, e no final é “Mindfields? do Prodigy.

“Spybreak! (short one)? está tocando na cena dos tiros nas colunas e “Wake Up? do Rage Against the Machine toca nos créditos finais.

“Clubbed to Death (kurayamino mix)? by Rob D toca durante o “Red Dress Program?.

A música que toca no trailer é “The Eyes of Truth? by Enigma.

A música que toca no fone de ouvido do Neo é “Dissolved Girl? by Massive Attack.

1.23 – Detalhes variados:

Da palavra Neo pode sair a palavra “one?.
O fone de ouvido e o rádio-relógio de Neo são Panasonic.
A inicial do meio de Thomas Anderson é “A?.
O nome do chefe de Neo é Mr. Rhineheart.
Dozer é o irmão mais velho de Tank e os dois nasceram naturais em Zion.
Agent Smith chama Cypher de Mr. Reagan na “cena da carne? e aparentemente Cypher está livre da Matrix por 9 anos.
Morpheus diz para Neo alguma coisa sobre o “Desert of the Real? e conta pra ele como a humanidade estava unida no começo do século 21, quando eles criaram a inteligência artificial.
As máquinas precisavam de energia solar, e fomos nós humanos que “scorched the sky?, ou seja, deixamos tudo escuro, para conseguir acabar com as máquinas.
Morpheus nota que o corpo humano produz algo em torno de 25.000 btu’s de calor, e que se combinado com uma cerca fusão, podemos ser usados como baterias, assim como a “Duracell? que ele mostra para Neo.
O Oráculo tem uma coleção de colheres na parede.
O Oráculo dá para Neo um dos 6 biscoitos que ela cozinhou.
Tons de verde são usados em todo o filme, especialmente no apartamento do Oráculo, para representar a Matrix, e tons de azul são usados no mundo real.
Neo e Morpheus saem do apartamento do Oráculo ás 6:40.
Cypher é quem avisa os agentes da presença deles, por tossir e espirrar.
Enquanto Switch e Apoc estão morrendo, os outros estão esperando por Tank em uma loja de TVs, para poder sair.
Os prédios “Mulpha? e “Norwich? podem ser vistos da sala de interrogatório.
O helicóptero é um B-212.
Zion é a última cidade humana da terra. Zion também é a cidade sagrada para os judeus, simbólica no judaísmo.
A última fala de Laurence Fishburne no filme Higher Learning foi “Welcome to the real world.?
Wabash e Lake é para onde Neo está indo depois da batalha na estação.
Adams Street Bridge é onde Neo é pego e o “bug? removido de dentro dele.
A moto de Trinity é uma Triumph Speedtriple T509.
Matrix, Trinity, Morpheus, 303 e 101 são todos modelos de sintetizadores de música.
Os óculos do filme foram feitos por Richard Walker da Blinde Optics e não foram produzidos oficialmente.
As roupas do filme foram feitas por Kym Barrett.
Neo recebe o telefone em um pacote da Fed Ex. O funcionário vai embora dizendo “Have a nice day.?, a mesma frase que aparece no elevador.
Alguns dos efeitos em slow-motion do “The Matrix? chegam a 12.000 frames por segundo
Quando Neo se encontra com o Oráculo, a música que está tocando é Duke Ellington “I’m Beginning to See the Light?.
Dujour (?of the day? em francês) é a namorada de Choi.
Neo usa discos TDK, entre outros, podemos ver isto dentro do livro Simulacra and Simulation.
As letras verdes em todos os computadores foram inspiradas pelas letras verdes dos PCs antigos.
Muitos dizem que Choi diz para Neo sair da Matrix, quando ele diz “You need to unplug, man!?
“The Matrix? faturou US$ 171 milhões nos EUA e US$ 460 no mundo todo.

1.24 – Os agentes:

Os três agentes são programas de computador, talvez um sendo para o input, outro para o processamento (Smith) e o outro para output.
Os nomes dos agentes são Smith, Brown, and Jones.
Os agentes sempre tem óculos quadrados, incluindo seus comparsas (Cypher) ao contrário dos da resistência tendo óculos redondos.
Tem três “bugs? na maleta de Smith.

1.25 – Definições:

Matrix é uma coisa onde outras coisas surgem, se desenvolvem e se formam.
Zion, de acordo com o dicionário: a : o povo judeu : b : a terra judia c: a nação ideal visualizada pelos judeus e pelo judaísmo
Neo é um prefixo que significa recente, novo.
The Construct é um programa pra carregar programas
Residual Self Image: Uma projeção mental de você mesmo
EMP: Electro Magnetic Pulse

1.26 – Etc:

Morpheus diz para Neo que eles estão mais perto de 2199 e não de 1999.
Quando Tank está mandando o grupo para dentro da Matrix, ele diz para eles “Put the traytables and seatbacks into a full upright position and prepare for take off?, uma referência aos aviões de hoje em dia.
Uma frase popular “Oh, Mikey, I think he likes it….? é dita quando Neo está sendo treinado.
Outra frase popular “Buckle your seatbelt Dorothy ’cause Kansas is goin’ bye-bye.?
Switch chama Neo de “Coppertop? — uma referência a baterias Duracell.

1.27 – Elevadores:

O elevador para no andar 41 e tem escrito “Emergency Stop?, “Express Service? e “Have a nice day? quando Trinity coloca os explosivos.
O painel no elevador que Trinity entra tem a frase “Do Not Use Lift If There Is A Fire?, o que mostra que o elevador não está nos EUA, pois ‘lift’ é uma palavra britânica.

1.28 – Religião:

Nabucodonosor foi o Rei de Babilônia que tentou penetrar nas muralhas de Jerusalém por 7 anos. Ele finalmente conseguiu e levou todos cativos.
A nave de Morpheus é listada como Mark III No. 11. Em Marcos capítulo 3, versículo 11 diz que os espíritos impuros, quando viam Jesus, se prostravam e clamavam: “Tu és o Filho de Deus?. Isso talvez tenha a ver com “The One?.
Choi trata Neo como Jesus, pois diz: “Hellelujah. You’re my savior, man. My own personal Jesus Christ.?
Cypher se refere a ele como Jesus também, por dizer: “You scared the begeezus out of me? e “So, you’re here to save the world…?
Morpheus é o nome do deus grego do sono e dos sonhos. “Have you ever had a dream…? – Morpheus
Nebuchadnezzar foi um rei bíblico que era afetado por vários sonhos.
Anderson sognifica “Son of Man?, uma referência a Jesus.
Neo volta á vida, é ressuscitado, assim como Jesus foi.
Thomas significa “gêmeo?. Thomas, ou Tomé, foi o apóstolo de Jesus que não acreditou em sua ressureição até colocar a mão na ferida que Jesus tinha. A ação de Neo pular para dentro de Smith no filme tem a ver com isto.
Aquele “bug? colocado dentro de Neo e depois retirado, é um paralelo á história de Jesus tirar o espírito impuro do homem no templo (Marcos 1)
A descrição que o Agente Smith faz da Matrix é remanescente do Jardim do Éden.

1.29 – Frases:

Morpheus: “Time is always against us.?
Agent Smith: “The future is our time.?
Morpheus: “Free your mind.?
Spoon boy: “There is no spoon.?
Trinity: “The Matrix cannot tell you who you are.?
Neo: “Mr. Wizard, get me the hell out of here.?

—————————————————————————
2) Erros no filme:

Na cena onde o Agente Smith está interrogando Neo, depois que Smith selou a boca de Neo e o Neo está no canto da sala, quando a câmera volta para os óculos do Smith, Neo ainda está sentado na cadeira.

Quando Neo está indo abrir a porta pra entrar na casa do Oráculo, dá pra ver claramente uma câmera na maçaneta. Tem uma parede pintada com a gravata de Morpheus, porque ele está bloqueado pela câmera.

Neo e Trinity matam todos os soldados no telhado, antes de os agentes virem. Os agentes atiram e nesta parte, todos os corpos dos soldados se foram! Trinity desaparece também!

Quando Neo perde seu telefone, em uma tomada você vê o telefone caindo no chão em uma rua vazia, depois volta para Neo, e de volta para o telefone. Nessa hora a rua está cheia de gente.

Na cena ‘Rooftop Rescue’, quando Morpheus está tentando pegar Neo, que está pendurado no helicóptero, dá pra ver claramente um cabo de segurança saindo da manga de Morpheus e indo para a mão de Neo.

Na cena onde Laurence Fishburne luta com o agente no banheiro do prédio onde eles estão presos, o agente dá um soco na parede, na próxima cena, não tem buraco na parede.

Quando os três agentes vão para o telhado onde Neo salvou Trinity com o helicóptero, dá pra ver a equipe da câmera nos óculos dos agentes.

Quando Neo vai trabalhar, o prédio tem escrito Metacortex pelo lado de fora. Já dentro está escrito Meta Cortechs.

A primeira vez que Neo sai do Loading Program, e está quase vomitando, mostra um ângulo dos olhos dele olhando para o chão, e o chão está limpo, aí mostra ele vomitando e ele vomita em um monte de cabos e fios.

Quando Neo encontra com Morpheus pela primeira vez, Morpheus lhe dá a mão direita e fica com a outra atrás do corpo. A próxima tomada mostra Morpheus com sua mão esquerda do lado do corpo.

Na cena que Neo está no escritório, ele está no seu cubículo e recebe uma encomenda. Quando ele assina o papel dá pra ver outro braço atrás dele. Na outra cena, ele devolve o papel para a pessoa, e está somente ele e o homem da entrega. [Only visible in 4:3 format.]

Durante a cena de luta entre Neo e o Agente na estação de metrô, depois que Neo incapacita o Agente, dá pra ver uns fios ligados nas suas costas. Também dá pra ver fios ligados ao seu pulso.

Quando Mouse está na sala com a janela de tijolos, ele joga uma caixa grande cheia de armas. Mas na cena seguinte, aparece duas caixas menores no lugar da caixa grande.

Quando é a vez de Neo tentar o pulo, a camera vai para o lado dele, e mostra ele correndo pelo teto do prédio. Aparece uma linha ao redor dele que deveria ter sido editada.

Quando Neo volta da conversa com o Oráculo, o seu biscoito tem uma mordida, depois ele não tem nenhuma mordida mais.

Quando Morpheus e sua equipe resgatam Neo da Matrix, como é possível que Neo tenha  furado sua orelha dentro da Matrix?

Quando Trinity confronta o agente e diz “Dodge this?, ela aponta a arma para a têmpora do agente, enquanto a sua cabeça está apontada para ela. Ele vai para trás mas nunca vira a cabeça. Na próxima cena, mostra ele sendo atingido de frente para Trinity, com o tiro indo bem no meio de sua testa.

Quando Neo está lutando com o agente no metrô, ele limpa seu sangue com a parte de trás da mão, mas logo depois, o sangue se foi.

As sombras se movem durante a batalha no telhado. Uma hora elas estão em uma posição e depois em outra.

Quando Tank vem falar com Neo sobre seu treinamento, a tira do ombro dele se move, entre o ombro e a roupa.

Quando Neo atira no Agent, no telhado, ele desvia, mas a janela atrás dele não tem danos.

Na primeira cena que Neo aparece, mostra ele de cima, dormindo na frente do computador. Ele está usando um teclado Microsoft Natural Keyboard Pro, mas depois, quando mostra detalhes do teclado, ele está usando um teclado comum.

Quando Neo está correndo e atirando, a camera muda para um soldado atirando com uma metralhadora. Um pouco antes, Trinity chuta a arma da mão dele, mas ele fica mirando para o mesmo ponto sem se mexer. Trinity está atrás dele e Neo se mexendo. Ele está atirando no que?

Quando Neo recebe o envelope com o celular, uma hora o envelope está virado pra baixo e em outra virado pra cima.

Na sala de interrogatório, Agent Smith está olhando algumas folhas do arquivo sobre Neo, mas ele não tira nenhuma folha de dentro do arquivo. Depois mostra a mesa com várias páginas soltas.

Quando o Oráculo tira os biscoitos do fogão tem 4 biscoitos, mas depois tem 6.

Na cena onde Neo é tirado do prédio pela polícia, o policial está olhando para a parte de trás do carro, mas depois, no reflexo no espelho de Trinity ele está olhando para o outro lado.

Quando Trinity está sendo presa, os policiais mexem uma espécie de trava nas suas  Glocks. Mas a Glock não tem esta trava.

Em tomadas térreas, as pessoas dirigem seus carros do lado direito da rua ou estrada, já em tomadas aéreas todos dirigem do lado esquerdo das ruas.

No topo do prédio, quando Neo e Trinity matam todos os soldados, Neo joga suas armas no chão, mas depois, naquela tomada “bullet-time? não tem armas no chão. Quando ele chega no chão as armas estão lá novamente.

Quando Morpheus leva Neo pela primeira vez para o Construct e explica tudo pra ele, dá pra ver o reflexo de Neo nos seus óculos, mas quando a camera mostra Neo, ele está com roupas diferentes, e se movimentando.

Na cena onde Morpheus está sendo interrogado pelo agente, a câmera se move pra frente e pra trás de Morpheus. Se você olhar para a mão do agente na cabeça de Morpheus, dá pra ver que seus dedos se movem de atrás da orelha para os dois lados da orelha, conforme a câmera se move.

Quando Neo luta com os guardas no prédio do governo ele atira neles com uma mão só. Se você olhar atentamente, em uma cena que mostra atrás de Neo, ele está apontando a arma para a direita, mas mesmo assim consegue atingir os guardas.

Quando Neo e Morpheus vão ver o Oráculo, a maçaneta mostra Morpheus com óculos, mas depois ele está sem eles.

Quando Neo e Morpheus estão naquele Construct Place, onde tudo é branco, dá pra ver que os óculos de Morpheus são opacos e um segundo depois são totalmente refletivos.

Quando Trinity está sendo seguida pelos policiais na primeira cena, ela faz um pulo de um telhado pro outro. Um dos policiais não consegue fazer o mesmo pulo, e quando ele chega no outro telhado mas fica pendurado, o prédio inteiro chacoalha.

Na cena final quando Neo corre até o Agente Smith, ele dá uma parada antes de entrar no Agente Smith.

Quando Neo está olhando para seu computador e aparece as mensagens sobre o coelho, ele está com um estilo de cabelo e depois está com outro.

Quando Neo recebe o pacote do entregador, contendo o telefone, o cara está saindo e Neo já está pegando o telefone dentro do pacote, mas quando o cara já foi embora, Neo está abrindo o pacote.

Quando Trinity voa para dentro da janela, rola pela escada e aponta o revólver pra cima, tem o barulho da lâmpada se movendo, depois a lâmpada está parada mas o som continua.

No começo, quando Trinity passa pela parede, ela vai na mesma esquina duas vezes.

Na cena que Trinity é presa, e ela chuta dois policiais na parede, dá pra ver um fio na perna direita do policial, pra que ele possa voar pelao ambiente.

Quando Neo está atirando um monte de balas do helicóptero, mostra o chão do helicóptero e caem balas cheias, que não tinham sido usadas.

Quando Neo pula do helicóptero ele está com a corda de segurança no seu lado direito, depois a corda pula misteriosamente para seu lado esquerdo.

Quando Neo está lutando com Morpheus na training room e Neo sobe na parede, dá pra ver que ele está com cabos na sua cintura.

Depois que o helicóptero enche a parede de tiros, os agentes deixam seus corpos e assumem corpos de outros que estavam na sala ao lado. Onde estavam esses caras enquanto estava ocorrendo o tiroteio?

Na cena que Neo morre e ressuscita, ele para as balas dos agentes e elas caem no chão. Contudo, quando Neo está andando, as balas e a marca de sangue no chão sumiram.

Na cena do lobby, as colunas são detonadas pelos tiros, mas quando eles entram no elevador está tudo intocado.

Quando Smith senta com Morpheus e diz ‘I want to share a revelation…’ dá pra ver uma tela nos óculos deles.

Quando Neo está olhando para a colher, na casa do Oráculo, dá pra ver a câmera na colher.

Quando Neo atira no cara com o jornal, seria impossível fazer aquilo com o jornal apenas por atirar nele.

Quando Trinity chuta um cara da SWAT no lobby, ele está com a mão direita vazia, mas depois está com a M16.





  • Muito legal, PARABÉNS !

  • MAIKON

    matrix existe, falta pouco para nos vermos
    matrix estar aqui,logo estaremos como eles……
    o filme sera realidade ….
    jA ESTAR ACONTECENDO

  • wot

    parece k voce decubriu tudo.
    mas em k acredita voce?
    sera este filme apenas 1 filme o algo mais k isso.
    1 revelação talvez.
    sera k alguns de nos ja o encontram?
    havera sempre alguem k diga impossivel.
    outros seram levados a locura por acreditar.
    uns teram o previlegio de conhecer.
    e a esses eu felicito pois tiveram a oportunidade de ter mais pra viver.
    mas no final k emporta a verdade.
    se a ingorancia nos mantem ocupados pela busca de algo.
    se me perguntar se acredito so o meu silencio respondera.
    agora pergunto ja descobriu tudo?
    ou segue buscando?

  • Danilo

    Sem dúvida “The Matrix” (trilogia)são os melhores filmes da histótia do cinema. Duvido que haja no futuro, quaquer outro filme tão maravilhoso e que cause tanto impacto quanto The matrix causou. Sem duvida, é um marco na história do cinema.

  • Danil®

    Este filme com certeza foi uma evolução para o cinema e o modo de se fazer filmes… mas o que realmente foi importante e que ele nos deu uma contribuição para evolução da concepção ou ideia de mundo…

  • felipe

    não entendi porra nenhuma, o cara é jesus, que porra é essa?

  • jack

    qm escreve muito tem chance fala bobagem
    qm naum escreve nada nem essa chance tem.

  • Guto

    Eu tenho uma dúvida, gostaria de entender pq o Neo executa seus “poderes” fora da MATRIX, eu sei q tem uma passagem q diz q os poderes do escolhido ultrapassam as paredes da MATRIX… Mas mesmo assim, o filme perdeu um pouco da sua intenção real: MOSTRAR Q TUDO OQ NEO FAZIA ERA DENTRO DE UM PROGRAMA DE PC, fora isso ele era um mero mortal… sei lá, isso deu uma “quebrada” na espinha do filme…

    Se alguem tiver alguma opnião diferente ou explicação, por favor, me ajude! Abraço

  • ronei felicio oliveira

    the matrix si forte ano 2003 ate 2006
    para 2009 ou 2016 melhor assistir cine
    diretor:próprio seu trinity saiu neo pronto
    xau.

  • ronei felicio oliveira

    idéia perguntou é pecisar livre legenda português
    televisão 10 canal aconteceu avisar dr.the matrix cine
    atenção,neo é trinity saudades abraço melhor gosto legal
    avisado parabéns 10 de nota 10 boa noites xau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Send this to friend