Tiguan Allspace 2022 tem teaser, mas qual seu futuro com Taos?

Tiguan Allspace 2022 tem teaser, mas qual seu futuro com Taos?

O Tiguan Allspace 2022 teve um teaser revelado pela Volkswagen essa semana, onde uma parte do SUV de sete lugares foi mostrada. O modelo, fabricado na China e também no México, é importado para o Brasil, mas agora em volume muito menor.


Nesse caso, o problema não é o dólar ou muito menos a falta de peças que afeta Puebla, suspendendo a produção do Tiguan Allspace e seu irmão Jetta, mas outro Volkswagen, que já está sobre caminhões cegonha em distribuição no Brasil.

Este é o argentino Taos que, por sinal, é também fabricado em Puebla. Na China, ele é conhecido como Tharu e tem uma cara diferente. Com sua chegada em maio, o novo SUV médio da VW já detonou duas das três versões originais do Tiguan Allspace por aqui.

Sem as versões Comfortline de cinco e sete lugares, o Tiguan mexicano – que é maior que o alemão – perdeu espaço e só se vende na versão R-Line, que hoje custa nada menos que R$ 233.740.

Com seu motor EA888 2.0 TSI de 220 cavalos e 35,7 kgfm, além de DSG de sete velocidades e tração nas quatro rodas 4Motion, o Tiguan R-Line está longe de ser um player num segmento que em breve terá a participação do Jeep Commander.

Tiguan Allspace 2022 tem teaser, mas qual seu futuro com Taos?

Tendo o Taos uma posição de destaque como rival do Compass, o Tiguan 2022 – que terá visual atualizado – terá que lidar com o irmão maior deste e até com o Chery Tiggo 8.

A VW pode até ser orgulhosa em não admitir, mas o sino-brasileiro está vendendo bem. De janeiro a abril foram 2.029 unidades contra 1.349 do mexicano.

Para deter a ascensão do Caoa Chery, o Tiguan Allspace 2022 precisaria ter uma versão mais em conta sem atrapalhar a vida do Taos.

Nesse caso, o propulsor EA888 2.0 TSI Gen III de ciclo Miller seria um destaque para o renovado SUV, entregando 186 cavalos e 32,6 kgfm, além de oferecer uma caixa automática de oito marchas Tiptronic ou mesmo DSG de sete marchas com opção 4Motion.

A única questão aí seria o preço, visto que o Chery Tiggo 8 sai por R$ 179.900, preço que se espera pela versão topo de linha do Taos, o que seria bem complicado.

Já a Jeep não deve brincar em serviço com o Commander T270, que fará companhia ao D400 (assumindo que o diesel terá 203 cavalos).

De qualquer forma, as duas rivais (Chery e Jeep) imporão uma carga extra sobre o renovado Tiguan Allspace 2022, que deve ficar limitado pelo Taos.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.