*Destaque *Featured Segredos-Flagras SUVs Volkswagen

Tiguan R-Line 350 TSI deve chegar como topo de linha do SUV

Tiguan R-Line 350 TSI deve chegar como topo de linha do SUV

Imagens do Volkswagen Tiguan “Allspace” 2019 estão circulando pelas redes sociais. O SUV de porte médio da marca alemã chega oficialmente na próxima semana, mas já está sendo visto em revendedor. O veículo inicia a nova ofensiva da montadora para recuperar os anos em que apenas ficou esperando os concorrentes colocarem seus produtos no mercado nacional e internacional. Agora, a pretensão é ter uma gama extensa em apenas dois anos e para isso, o modelo importado do México inicia os trabalhos.


Pelo que se pode ver nessas imagens, o Volkswagen Tiguan 2019 chegará em duas configurações pelo menos, sendo uma com motor EA211 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm, que será descrita externamente como 250 TSI, uma prática iniciada na China – lá o torque fica evidenciado em nm no exterior de várias marcas, não só da VW – e que já chegou até na Audi. Aqui, isso começou com a dupla Polo/Virtus. Seu câmbio provavelmente será o de dupla embreagem DSG com seis velocidades, assim como visto no modelo mexicano.

Tiguan R-Line 350 TSI deve chegar como topo de linha do SUV

A outra versão, evidenciada nas imagens é a Highline e está com o pacote R-Line, que pode ser parte integrante da opção, assim como ocorre no Touareg V8 R-Line. Seu motor deveria ser o EA888 2.0 TSI Gen 3 de ciclo Miller de 184 cavalos e 32,5 kgfm, como no México. No entanto, a designação “350 TSI” se refere ao torque de 350 nm ou cerca de 35,7 kgfm. Na gama de motores da VW, este é o mesmo EA888 2.0 TSI usado no Golf GTI por aqui. Porém, existe uma divergência nisso e vem lá da China.

Lá, o Tiguan L (que é o mesmo modelo) tem versões 330 TSI  e 380 TSI, sendo a primeira com 179 cavalos e 30,5 kgfm e a segunda com 220 cavalos e 35,7 kgfm. No caso desse último, ele não é oferecido no México e nem nos EUA, neste modelo longo. A escolha aqui pode ter relação com o Chevrolet Equinox, que tem motor 2.0 Turbo de 262 cavalos. A diferença é enorme, porém, menor do que o 2.0 de 184 cavalos.

Tiguan R-Line 350 TSI deve chegar como topo de linha do SUV

No país latino, o Volkswagen Tiguan 2019, na versão Highline, é a única com tração nas quatro rodas, como visto em destaque nessa versão brasileira. No México, o câmbio é DSG de sete marchas, mas nos EUA ele é o Tiptronic de oito marchas. Provavelmente o DSG de sete marchas deve ser mantido aqui, visto que não há nenhum outro Tiptronic nessa configuração e comenta-se que o Jetta 2019 terá apenas seis marchas aqui.

No visual desse Tiguan R-Line 350 TSI 4Motion, podemos ver rodas de liga leve aro 19 polegadas, acabamento em couro, ar-condicionado Climatronic de três zonas, painel de instrumentos digital, multimídia Discover Media com tela de 8 polegadas, botão de partida, faróis duplos de LED, LEDs diurnos, lanternas em LED e volante esportivo R-Line, teto solar panorâmico, modos de terreno, entre outros. A configuração deve ser de sete lugares, mas a versão mais barata, a Comfortline, deve chegar com cinco assentos e opção de mais dois. Bom, saberemos tudo na próxima semana, quando também teremos as impressões ao dirigir.

Volkswagen Tiguan R-Line 2019 – Galeria de fotos

[Fotos: Facebook/Instagram]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                              Quem somos

                              O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                              Notícias por email