Tirar a válvula termostática é mesmo bom?

valvula termostatica 1

A válvula termostática é um item muito importante em qualquer carro (exceto se for elétrico), mas alguns mecânicos recomendam tirar esse dispositivo para que o carro aumente sua durabilidade e evite aquecimento do motor.

Mas será que retirá-la é mesmo bom? Antes de mais nada, é preciso explicar o que é essa válvula e qual sua função dentro de um automóvel.

Trata-se de um dispositivo eletromecânico que controla o fluxo de líquido de arrefecimento entre motor e radiador. Essa válvula utiliza um sistema de cera que tem a característica de se expandir para prover o acionamento para abertura e fechamento do duto de água.

Sua função é controlar as temperaturas de funcionamento do motor e prover um pré-aquecimento do mesmo, quando este está frio. Um motor normalmente funciona com uma faixa de temperatura ideal e isso só é possível por conta da válvula termostática.

Veja também: Para que serve a válvula termostática?

Retirar válvula termostática não é bom!

Para evitar um problema de superaquecimento por causa da válvula termostática, alguns “mecânicos” recomendam a retirada do dispositivo para que haja um fluxo de água constante entre motor e radiador.

O problema real é que quem recomenda isso esquece que o superaquecimento do motor pode ocorrer de muitas outras formas, tais como vazamentos que provocaram redução da quantidade de água, bomba d’água com defeito, correia da bomba d’água frouxa ou quebrada, falha da ventoinha do radiador, queima da junta de cabeçote, radiador e/ou galerias do motor entupidos, baixa pressão da refrigeração, entre outros.

Porém, muitos já escolhem a válvula termostática como responsável para todas as faltas nesse jogo do funcionamento do motor e pedem sua retirada de campo. Mas então, o que acontece se o fluxo de líquido refrigerante permanece o tempo todo liberado?

Bom, deve-se lembrar que é exatamente assim que o motor deve funcionar em seu regime de trabalho normal, com temperaturas dentro de uma faixa específica. Mas até chegar lá, o motor ainda estará muito frio, pois a água não vai se aquecer na mesma velocidade.

Será um processo mais demorado e nisso, o líquido perde sua capacidade de pré-aquecer o motor e será necessário mais combustível para uma mistura rica, o que faz com que mais poluentes sejam lançados na atmosfera.

De um lado, o dono do carro perde em combustível logo de cara. Do outro, o meio-ambiente perde mais um pouco com emissão extra de poluição, por causa do pré-aquecimento irregular do motor.

Como testar a válvula termostática?

Se a dúvida paira sobre a válvula termostática, no caso do motor aquecendo além do normal, recomenda-se testá-la para averiguar se o problema não está relacionada com ela.

Nesse caso, geralmente é feita sua retirada e, após colocada em uma vasilha com água, deve-se aquecê-la em determinada temperatura para ver o quanto ela está abrindo. Dependendo dessa diferença, saberemos se ela está ou não funcionando corretamente.

Além disso, se seu estado estiver muito ruim, cheio de ferrugem e com estrutura comprometida, o melhor é substituí-la por uma nova que, conforme já comentamos acima, precisa ter a mesma especificação da original.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X