Listas Top 10 Mercado Pickups SUVs

TOP 10: Altura livre do solo em picapes e utilitários esportivos

mercedes-benz-gl-500-2014-10-620x465 TOP 10: Altura livre do solo em picapes e utilitários esportivos

O Brasil não possui uma malha viária de boas condições de modo geral. Além disso, existem os redutores de velocidade e outros obstáculos nas vias de praticamente todas as cidades que maltratam bastante automóveis de passeio.



Em média, a altura livre do solo dos automóveis fica na casa dos 150 mm, sendo uns mais baixos e outros – especialmente os aventureiros – um pouco mais altos. Mas ainda assim, existem algumas valetas, lombadas e depressões, bem como rampas de acesso à prédios ou embarcações que fazem com que veículos raspem o fundo. Se estiverem carregados, a situação piora em muitos casos.

No entanto, muitos consumidores querendo evitar possíveis danos ao veículo e aquele desconforto em ouvir a parte de baixo raspar ou bater, bem como ser obrigado a cruzar lombadas e valetas na diagonal, o que prejudica ainda mais a estrutura do veículo, acabam optando por picapes e utilitários esportivos, que em sua maioria possuem suspensão mais elevada.

Volkswagen-Amarok-2013 TOP 10: Altura livre do solo em picapes e utilitários esportivos

Assim, decidimos fazer um TOP 10 para ver o quanto esses veículos são mais altos. Os números se referem ao veículo vazio em relação ao solo. Listamos os 10 utilitários esportivos e as 10 picapes mais elevados do mercado.

Decidimos incluir os jipes entre os utilitários. Os números dos SUVs mais altos estão nos modos off-road, já que dispõem de suspensão pneumática e ajustável. No caso das picapes, os diferenciais são contados pelos fabricantes, então o vão entre os eixos em geral é mais alto. Picapes leves não foram consideradas por estarem no mesmo nível de versões aventureiras, embora seja também uma opção mais barata.

Confira abaixo as 10 maiores alturas livres do solo em utilitários esportivos e picapes:

Utilitários esportivos

1) Mercedes-Benz GL – 307 mm
2) Volkswagen Touareg – 300 mm
3) Range Rover Vogue – 295 mm
4) Range Rover Sport – 278 mm
5) Jeep Wrangler – 242 mm
6) Dodge Durango – 241 mm
7) Audi Q7/Land Rover Discovery 4 – 240 mm
8) Mitsubishi Pajero Full – 235 mm
9) Volvo XC60 – 230 mm
10) Kia Mohave – 227 mm

Picapes

1) Volkswagen Amarok – 240 mm
2) Ford Ranger – 232 mm
3) Agrale Marruá – 230 mm
4) Chevrolet S10 – 225 mm
5) Toyota Hilux – 222 mm
6) Nissan Frontier/Mitsubishi L200 Triton – 220 mm
7) Mahindra Scorpio Pickup – 210 mm
8) RAM 2500 – 201 mm
9) Fiat Strada – 200 mm
10) Volkswagen Saveiro – 181 mm

Galeria de fotos dos 10 utilitários esportivos com maior altura livre do solo:

Galeria de fotos dos 10 picapes com maior altura livre do solo:

  • EuMeSmObYmYsElF

    RAM da mesma altura da Strada?? ta certo isso?? O.o

    • Pedro Henrique

      sim, só que a RAM é maior e dá impressão de ser mais alta, assim como eu não esperava o range rover vogue ou VW touareg maior que um wrangler ou maior que uma Amarok..
      dependendo da proposta do carro ele pode parecer maior ou menor

      • FabioTex

        É que o Rover e a Touareg foram considerados quando estão com o controle de altura de suas suspensões no limite superior, e nesse caso ficam bem altos. O visual fica até estranho.

    • Mais ou menos. Na verdade há um erro nos dados informados.

      A altura livre do solo na RAM, bem como na finada F-250, é medida a partir do diferencial, item esse que serve como referência por estar abaixo da própria carroceria. Já na Strada o parâmetro foi a carroceria. Medindo dessa forma, a F-250 teria quase 400mm (que acabei de medir, inclusive; E na RAM deve ser semelhante).

      Ou seja: os dados, apesar de corretos, foram erroneamente informados, pois partem de diferentes parâmetros.

      • Pedro Henrique

        quando o negócio é sobre buracos, a medição tem que ser pelo ponto mais baixo… de que importa ter 400mm se o diferencial está em 201mm? a sua roda traseira esquerda cai em um buraco de 225mm e lá se vai o diferencial

        agora se estiver falando em passar morrinhos com as quatro rodas juntas, a medida vai ser feita através do vão livre no entre eixos, aí sim vale os seus 400mm, vai ter de entrar na conta também o ângulo de ataque e de saída

        • Comment

          Então não dá pra medir a Strada a partir da carroceria, já que partes da suspensão ficam mais abaixo do que ela.

        • Sergio

          pois é, achei que iria ver a duster ou eco sport, carros mais acessiveis… se for colocar o angulo de ataque no calculo, quem sabe a duster entra nesse ranking, pois lembro que qdo ela foi lançada foi dado bastante destaque pra esta questao do angulo de ataque.

        • Raimundo M.

          Estão fazendo muita confusão com essa questão de vão livre. Primeiro é a referência do cálculo, pois é bom lembrar que em veículos com tração 4×4 costuma ter três diferenciais (eixo dianteiro, central que reparte a tração entre os eixos, e traseiro). Se for considerar diferencial num veículo o do eixo, vai ficar abaixo do ponto mais baixo da carroceria entre o entre-eixo. Se a intenção é transpor obstáculos com esse vão livre, então deveriam associar isso ao entre-eixo do veículo. Não adianta um veículo ter um vão de 30cm e um entre-eixo de 5m. Um veículo com entre-eixo menor e o mesmo vão livre ao passar por ondulações altas corre menor risco de dafinicar as partes mais baixas que outro com entre-eixo maior. É lógica similar aos ângulos de ataque e saída. Um veículo pode ter ótimo ângulo de ataque, mas ter péssimo de saída, então adianta vencer uma rampa para ao sair dela danificar a traseira. Analogamente é um hatch e sedan passando em lombada irregurar. O sedan tem maior risco de bater o assoalho na saída da lombada dependendo da velocidade que passa por esta que o hatch.

          • Sergio

            Perfeita explicação, tks.

      • EuMeSmObYmYsElF

        aaaah.. então ta explicado

      • Netto

        Creio que é medido pelo ponto mais baixo, no caso da Strada, o peito de aço.

  • Comment

    Esqueceram da foto da Mohave.

  • bruno mendes

    Deveriam fazer um comparativo pra saber qual desses mini-SUV (ecosport, duster) é o mais resistente à alagamentos.

  • Black Cat Dj
    • Master_731

      Eis aí o motivo de custar 50.000 kkkk

  • Paulo de Melo

    O Subaru Forester 2014 possui 22,5 cm de vão livre, chegando bem perto do 10º colocado.

  • saosao

    T4?

  • Junoba

    Vocês colocaram ´´Agrede“, invéz de Agrale.

  • Davi P. Ribeiro

    senti falta do troller t4

  • FaloNaCara ¯ _ (ツ) _ / ¯

    No lugar do Mercedes GL não seria o Classe G não? Tenho a impressão que aquele tanque de guerra tem altura livre do solo maior que o GL…

  • Claudio

    Mercedes GL é um grosso mesmo…eeeeeeeeeeee bichão bruto!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend