EUA Europa História Japão Listas Top 10 Peruas

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história

Muito antes da atual onda de utilitários esportivos e das minivans, as peruas eram os carros que as famílias queriam ter em suas garagens, tanto para ir ao supermercado quanto para fazer aquela boa viagem de fim de semana para praia ou interior.


Por conta disso, as peruas tinham a vantagem de um enorme porta-malas em relação aos sedãs e outros tipos, fazendo com que as famílias pudessem realmente ter espaço para colocar tudo e mais alguma coisa, bem como levar todo mundo com o conforto de um automóvel.

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história

No Brasil, tivemos grandes peruas como Chevrolet Caravan e Suprema, Volkswagen Quantum, Ford Belina e Royale, entre outras bem espaçosas. Atualmente, a oferta de peruas grandes no mercado nacional se resume ao segmento premium, com a VW Golf Variant mais perto das massas.


No exterior, porém, a oferta de peruas com bom porta-malas foi bem generosa no passado e ainda hoje é um segmento consistente na Europa, tendo perdido terreno nos EUA e em outras regiões. Então, quais foram as maiores do mundo? Nesta lista, temos os maiores porta-malas de peruas da história.

Confira abaixo, as 10 peruas com os maiores porta-malas da história:

1) Chevrolet Caprice Estate

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história

Lançada em 1966, essa enorme perua americana tinha 3.013 litros de espaço total para bagagens, com as duas fileiras traseiras rebatidas (terceira era opcional). Sim, ela era quase como uma minivan e levava até nove pessoas.

2) Buick Estate Wagon

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história

Esta outra perua da General Motors era derivada do modelo acima e surgiu em 1970, mas seu volume interno para bagagens era de 3.001 litros e chamava atenção pela dupla tampa traseira, com prancha de acesso.

3) Oldsmobile Vista-Cruiser

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história

Em 1964, a GM lançou nos EUA essa outra grande perua. Além de ser bem comprida, ela ainda tinha um teto elevado na traseira, com direito à vigia dupla no teto, no melhor estilo dos ônibus da época. Tinha 2.789 litros de espaço com o banco traseiro rebatido.

4) Ford Country Squire

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história

Essa é uma das peruas mais famosas dos EUA e foi produzida de 1950 até 1991. Elegante, tinha painéis externos e internos em madeira. O bagageiro podia conter até 2.724 litros.

5) Buick Roadmaster

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história

A mais longeva das peruas americanas surgiu em 1931 e só morreu após 60 anos de serviços prestados às famílias dos EUA e exterior. Chegou a ter 2.616 litros e também vinha com detalhes em madeira e uma traseira muito longa

6) Ford Falcon

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história

O clássico americano durou muito nos EUA, mas sobreviveu por mais tempo na Austrália, especialmente como perua, chegando a ter 2.584 litros de espaço. Foi lançada em 1960 e só saiu de linha em 2016, obviamente no continente dos marsupiais.

7) Cadillac Fleetwood

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história

A perua deste modelo era tão grande em comprimento quanto em porta-malas, que podia levar até 2.559 litros. Foi lançada em 1970 e teve vida longa até os anos 90.

8) Citroën CX Estate

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história

Fora o gigantismo americano, expresso também em seus peruas, os europeus tiveram na Citroën CX Estate sua maior station wagon. Com 2.172 litros, a francesa surgiu em 1975 para levar 8 pessoas e mais bagagem.

9) Nissan 300C Estate

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história

Os japoneses também entraram na moda das peruas grandes com a Nissan 300C de 1984, que tinha nada menos que 2.162 litros e até opção de um banco retrátil invertido no porta-malas, para levar crianças.

10) Volvo 940

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história

A perua nórdica lançada em 1994, não era apenas quadrada e comprida, mas também oferecia excelentes 2.121 litros de volume total para bagagens diversas. Se tornou um dos modelos mais desejados por entusiastas.

[Fonte: Autocar]

TOP 10: As peruas com os maiores porta-malas da história
Nota média 4.7 de 6 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Daniel

    Buick Roadmaster é uma paixão!

    • El Gato!

      Linda, não? Se não me engano, o Keanu Reeves dirigia uma no filme Hardball. Outra que foi eternizada pela TV é a Vista-Cruiser, a perua da família na série That’s 70’s Show.
      E a 940… linda também, sou apaixonado por peruas da Volvo em geral.

    • André Luis Versiani

      Linda demais mesmo, que carro bem desenhado e proporcional. As peruas Volvo ainda hoje continuam firme e fortes e muito bonitas também.Não menos importante gosto muito das peruas alemãs da Audi e Mercedes, as Avant e State.

      • Alvaro

        Pois é, as peruas da Volvo são verdadeiros ícones atemporais. Muito fã de todas as gerações do V70.

    • Marmaduke

      Babei… não conhecia essa senhora!

    • Wendel Cerutti

      Um verdadeiro xuxuzinho .

    • Marco

      Verdade! Aquele acabamento lateral em madeira lhe dava um toque todo especial. Muito bonita mesmo!

  • V12 for life

    Essa ulúlti gera

  • V12 for life

    Essa última geração da Roadmaster e linda demais, assim como os Chevys Caprice/Impala equivalente.

  • FearWRX

    Isso sim é carro, não esses maldito altinho de shopping que as mataram.

  • mjprio

    As verdadeiras e clássicas ” banheiras” imagine o que nao dava pra levar de tralha nas viagens.
    Mas uma coisa e certa. Transbordam charme!

  • Bruno Alves

    Tem gente que diz que se ganhasse na Mega-Sena compraria uma Ferrari. Eu mandaria importar uma dessas obras de arte americanas, aposentava a Santa Fe, e usaria o V8 como daily driver.

    • FrankTesl

      aproveite o resto do prêmio para comprar um posto de gasolina também

    • Luk Almeida

      E voce paga relativamente barato por umas barcas dessas.Se pesquisar no ebay , vc chora com os preços.

    • Caue Fonseca

      v8 coupe, v8 sw e v8 conversivel na garagem certeza…

  • Domenico Monteleone

    Essas barcaças Americanas dos anos 50/60 e começo de 70 são espetaculares, dá pra fazer umas customizações muito legais.

  • Guilherme Gimenes

    em 2004 eu tive um Mercury Sable 1993 (modelo wagon) ..a mala era imeeeeeeensa, e comprei justamente por esse motivo.

    • André Luis Versiani

      Boa tarde Guilherme, que massa cara.Você mora nos EUA ou aqui no Brasil?

      • Guilherme Gimenes

        foi quando fiz intercambio nos EUA.. paguei 500 dolares no carro rsrs

        • Good Doctor

          Brasileiro que está indo lá pros EUA pode dirigir com a carteira internacional?
          Qual recomendação vc dá para prestar atenção no trânsito que lá a regra seja diferente daqui?

  • Bandit

    Vendo esses carros eu lembro daqueles filmes americanos da decada de 80 e 90 onde essas barcas figuravam vários deles, bons tempos.

    • Carlos Anibal

      Filmes de comédia com John Candy ou Chevy Chase

      • Luk Almeida

        Férias Frustradas, huh?

  • Ediomar

    Essas são clássicas nos filmes dos anos 80 e 90.

  • Paulino Lino

    I Love You Peruas S2

  • Cássio

    E a Fiat querendo vender Renegade com 260L. Belíssima porcaria.

    • Ducar Carros

      Bem que a Fiat podia lançar um Cronos SW (Adventure?), e aposentar a jurássica Weekend. Eu seria um candidato a comprá-lo, mesmo uns R$ 5-10 mil mais caro que o Cronos normal, e ainda poderia tirar parte das vendas da Spin.

      • Cássio

        Seria um belo carro!!!

      • Diego Amaral

        Hoje a Weekend é R$ 5800 mais cara que o Cronos, um Cronos SW viria no mínimo por 10 k a mais.

        • Ducar Carros

          Por isso coloquei a faixa de R$ 5-10 mil mais caro que o Cronos normal, pois vai compartilhar a plataforma, o que o barateia, pois dará maior escala ao próprio Cronos/Argo. Mas mesmo até R$ 15 mil a mais acho que daria para pensar no assunto.

          Considerando que o Cronos de entrada custa cerca de R$ 57 mil, uma versão SW a R$ 67-70 mil estaria de bom tamanho (dentro do limite PcD; a topo, com R$ 72 mil o Cronos, poderia chegar a uns R$ 85 mil, em linha com a Spin topo de 5 lugares).

      • Alvaro

        E a VW lança um Polo Variant, ia ser um belo duelo!

    • Danilo Pelucio

      E como vende.

  • Danillo Santos

    Bela materia, eu particularmente não penso que as peruas morreram por causa dos suvs (apenas a necessidade de um grande porta-malas diminuiu, atualmente quem não se sente atendido pelo porta-malas de um suv, acaba satisfeito com um sedã). Agora falando das belas peruas que já desfilaram aqui, lembro da megane Gran tour e da Corolla Fielder. Até numa categoria menor e com apelo off-road, gostava muito da spacecross!

  • Comentarista

    Peruas de respeito!

  • Ademir Pasinato

    Carros clássicos de americanos que não se fabricam mais. Deviam consumir um horror de gasolina, sorte dos americanos que o combustivel era barato.

  • Marcio Souza

    Alegria das funerárias.

  • Racer

    As montadoras já estavam abandonando o mercado de SW antes mesmo dos SUV……Tanto que só tínhamos SW pequenas. Quantum, Caravan, Suprema…..já tinham ido faz tempo.

    • Luk Almeida

      Para os padrões brasileiros, são enormes (aliás, as maiores por aqui).Para os padrões americanos, pequenas.

  • Osni Duarte

    Amo peruas. Acho a Narcisa Tamborindeguy e a Val Marchiori muito gatas!

  • Romulo Bandeira

    Eu queria muito ter uma perua, mas onde moro é impossível ter um carro com mais de 4.40m, essa limitação é comum nas principais cidades e creio que seja um dos fatores pra queda radical das vendas de wagons . A Peugeot lançou na Europa
    a 508sw, que simplesmente é belissima, aqui a mais bacana e a Subaru Outback.

  • Rodrigo

    Quem não gosta de uma formosa Perua de traseira grande.

  • Martini Stripes

    Já tava feliz com uma Golf Variant Highline

  • Marcus Vinicius

    No Brasil tínhamos a chevrolet caravan ,VW Quantum e ford belina

  • Danilo Pelucio

    Tive uma Bel Air Station 1963 V8. Deliciosa de andar.

  • Ricardo

    3000 L com banco rebatido né?

  • Ricardo

    Quanto é uma Quantum para efeito de comparação?

    • Ricardo

      Vi aqui, 1000 L. Absurda essas capacidades dessas peruas aí!

  • Gutemberg Ferreira

    Caraca ! O balanço traseiro da Buick Roadmaster é do tamanho de um Ford Ka.

  • Hodney Fortuna

    Buick Roadmaster é a mais bela de todos aí do post.

  • André Luis Versiani

    Que massa, obrigado por compartilhar conosco.

  • Luk Almeida

    A Ford Country Squire por um acaso é o carro do filme “Férias Frustradas”? Se eu não estou enganado, já vi uma aqui em SP, no encontro de carros do anhembi, e é um negócio ENORME!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email