*Destaque Matérias NA Mercado

Top 10: carros com menor desvalorização

honda-hr-v-exl-NA-121

São diversos os fatores que influenciam na desvalorização de um automóvel. Entre os principais deles estão a demanda e a oferta. Normalmente, quanto mais um veículo é procurado no mercado de 0 km ou de seminovos, mais a desvalorização com decorrer do tempo tende a ser mais baixa em comparação com os modelos da mesma categoria e ofertados a preços equivalentes. Outro item que influencia é a credibilidade da marca.


Por outro lado, vale ressaltar que automóveis são bens de consumo. Sendo assim, eles não podem ser vistos como um investimento e a sua preocupação principal também não deve ser o quanto você irá perder com um carro após um ano, por exemplo. E caso você realmente tenha intenção de não perder dinheiro, deixe qualquer carro de lado, pois, além da desvalorização, você terá gastos com manutenção, impostos, combustível e outras conveniências, como estacionamento e lavagem, e passar a usar serviços de táxi ou outros serviços de transporte, como o Uber. Mas isso é assunto para outro tipo de matéria.

Ainda assim, há alguns automóveis que são “amigos do seu bolso” quanto o assunto é depreciação. Conforme mostra um estudo da agência AutoInforme, o HR-V é o carro que menos desvaloriza – a análise foi feita usando o preço de um modelo 0 km ofertado em agosto de 2016 e o valor médio de um mesmo modelo anunciado como seminovo em agosto de 2017. A lista inclui ainda outros carros bastante vendidos, como o Compass, o Onix e o Corolla.

No entanto, é importante ressaltar que os valores abaixo não são tabelados, pois os preços dos seminovos podem variar conforme a versão, equipamentos, estado de conservação, região e a situação (como a econômica) do momento em que ele está sendo ofertado. Confira abaixo os 10 carros que menos desvalorizam no Brasil:


1) Honda HR-V – 8,8%

honda-hr-v-touring-NA-5

O atual carro que apresenta a menor depreciação após um ano de uso no território brasileiro é também um dos que mais vendem no segmento de utilitários. O Honda HR-V apresenta uma depreciação de somente 8,8%. Em suma, caso você adquira um HR-V na versão EXL com motor 1.8 flex e câmbio CVT, que atualmente tem preço tabelado em R$ 103,9 mil, poderá revende-lo daqui um ano por algo em torno de R$ 94,8 mil.

2) Jeep Compass – 9,1%

jeep-compass-longitude-diesel-avaliação-NA-33-1

Em segundo lugar aparece outro modelo da categoria de crossovers. O Jeep Compass, o mais vendido entre os modelos médios do segmento, desvaloriza 9,1% após um ano de uso. Esse percentual é semelhante a de modelos mais em conta, como o Volkswagen up! e o Chevrolet Onix, e também superior a de modelos que tem fama por desvalorizar pouco, como é o caso do Toyota Corolla. A versão de entrada do Jeep Compass, a Sport 2.0 Flex AT 4×2, hoje custa R$ 109.990. Daqui um ano, ela será revendida por cerca de R$ 99,9 mil.

3) Chevrolet Onix – 9,2%

Chevrolet-Onix-Advantage-2018-11

O carro mais vendido no mercado brasileiro é o terceiro que menos valoriza após ser utilizado por um ano. O Chevrolet Onix tem uma desvalorização de 9,2% após um ano. Sendo assim, o Onix Joy 1.0, o mais barato e um dos que mais vendem na linha, poderia ser revendido daqui 12 meses por algo em torno de R$ 39 mil, tendo em vista que o modelo 0 km é oferecido atualmente por R$ 43.290.

4) Volkswagen up!, Fiat Toro, Nissan Kicks e Toyota Corolla – 9,3%

toyota-corolla-2018-impressões-NA-13-1

O que o Volkswagen up!, a Fiat Toro, o Nissan Kicks e o Toyota Corolla têm em comum? Os três apresentam uma depreciação de 9,3% após um ano de uso, partilhando a quarta colocação nesta lista. No caso do up!, a versão de entrada take 1.0 MPI poderia ser revendida daqui um ano por cerca de R$ 35,1 mil (contra os R$ 38.740 do modelo 0 km), a Fiat Toro Endurance 1.8 AT por R$ 82,5 mil (R$ 90.990 do 0 km), o Kicks S 1.6 MT por R$ 66,2 mil (R$ 72.990 do 0 km) e o Toyota Corolla GLi Upper 1.8 CVT por R$ 81,6 mil (R$ 89.990 do 0 km).

5) Honda Fit – 9,7%

honda-fit-2018-NA-2-1

A quinta posição é ocupada pelo Honda Fit, que também tem fama de desvalorizar pouco e, juntamente do bom pós-venda da marca, acaba sendo um dos chamarizes no momento da aquisição por parte do cliente. O monovolume da empresa japonesa apresenta desvalorização de 9,7% após um ano. Logo, o modelo de entrada DX 1.5 manual poderia ser adquirido hoje por R$ 59,3 mil e revendido daqui um ano por R$ 53,5 mil.

6) Hyundai HB20S – 10,2%

Hyundai-HB20S-2019-3

O sedã de porte compacto que tem a menor depreciação após um ano de uso no mercado brasileiro não é um japonês, mas sim um coreano. O carro que leva este título é o Hyundai HB20S, que supera até mesmo o irmão hatch HB20 no quesito desvalorização (este último desvaloriza 10,7% após um ano). Neste caso, há uma desvalorização de 10,2 por cento. Sendo assim, o modelo na versão de entrada Comfort Plus 1.0 manual, que hoje custa R$ 51.590 na tabela, poderia ser revendido daqui um ano por algo em torno de R$ 46 mil.

7) Honda City – 10,3%

Honda-City-2018-EXL-81

Outro sedã de porte compacto que ocupa uma posição nesta lista é o Honda City, que é praticamente a versão sedã do Fit. O modelo da marca japonesa costuma apresentar uma depreciação de 10,3 por cento após ser utilizado por um ano. Sendo assim, o City DX 1.5 manual, o mais em conta da linha, poderia ser revendido daqui um ano por estimados R$ 54,6 mil, levando em consideração que o atual é vendido nas concessionárias por R$ 60.900 tabelados.

8) Renault Duster Oroch – 10,4%

duster-oroch-bva_007

Rival da Fiat Toro, a Renault Duster Oroch também pode ser uma boa opção para quem deseja levar uma picape que não desvalorize tanto assim. Embora não seja campeã em vendas, a picape compacta/média tem uma desvalorização de somente 10,4% após um ano de uso. O modelo de entrada, o Expression com motor 1.6 e câmbio manual, tem preço tabelado atualmente em R$ 73.780. Logo, você poderá encontra-lo daqui um ano por cerca de R$ 66,1 mil entre os seminovos.

9) Honda Civic e Toyota Etios – 10,5%

honda-civic-touring-avaliação-NA-1-1

O nono lugar é divido pelo Honda Civic e o Toyota Etios na carroceria hatch. Ambos (de origem japonesa) podem desvalorizar apenas 10,5% no primeiro ano. No caso do sedã médio, a versão de entrada Sport 2.0 manual tem preço tabelado em R$ 89,4 mil para o 0 km, então poderia ser revendido daqui um ano por algo em torno de R$ 80 mil. Já no hatch compacto, a versão de entrada X-STD 1.3 manual, que hoje parte de R$ 47.270, custaria cerca de R$ 42,3 mil entre os seminovos daqui um ano.

10) Toyota Etios Sedan – 10,6%

Toyota-Etios-2018-1

O Etios volta a ocupar uma posição nesta lista na carroceria sedã. O três-volumes compacto da Toyota tem desvalorização de 10,6% após um ano. Para se ter uma ideia, a versão X-STD 1.5 manual do Toyota Etios Sedan poderia ser vendida daqui 12 meses por algo em torno de R$ 46,5 mil, tendo em vista que o 0 km tem preço tabelado em R$ 52.110.

4.0

COMPARTILHAR:
  • Ecce homo

    Antigamente, os carros com menor desvalorização eram os da Volkswagen e Chevrolet.
    Isso quando Toyota e Honda ainda engatinhavam .

    Em tempo: ver a Oroch na lista é uma surpresa.

    • Edson Fernandes

      Iria comentar o mesmo. Alias me admira a Oroch e não a Duster.

    • cepereira2006

      Isso quer dizer que a qualidade percebida pelo consumidor mudou de marca. Os bananeiros até que não é tão burros assim.

  • Fanjos

    Se o Vovorolla não esta em 1° com valorização de pelo menos 350% no 1° ano então é fake
    Façam uma nova lista por gentileza

    • Michel Soares Pintor

      Não era o zero mas paguei 74.5 no meu Corolla XEI 2016 em FEV/2017 e hoje está R$ 79.989,00. Usado é uma excelente opção.

      • Fanjos

        Normal, meu amigo comprou um Up completinho 2015/2016 por 25k ano passado e na tabela hoje vale 30k
        Pelo o que o pessoal fala, o certo é comprar o Vovorolla por 100k e vender por 300 mil depois de 1 ano, alem de nunca trocar de óleo, nunca abastecer (usar só a força do pensamento positivo como combustível) e sempre quando for fazer revisão ainda receber mil reais de presente.

        • Ecce homo

          É tipo Jequiti, toda semana eles sorteiam entre os proprietários um para ir lá rodar a Roda da Fortuner e concorrer a uma SW4 Diamond Extra Premium Luxury Diesel

      • Ecce homo

        Estou pensando em comprar uma SW4, colocar sobre cavaletes, e vender por uma fortuna daqui 10 anos

        • Fanjos

          Rende mais que barras de ouro!

          • Rodrigo

            Que valem mais do que dinheiro, segundo o Silvio.

      • carlos4carros

        Você tá ferrado, mano. Dizer que tem um Corolla aqui é o mesmo que entrar com a camisa do Palmeiras no meio da torcida do Corinthians.

        • Michel Soares Pintor

          Eu sei mas pra mim é de boa kkkkk
          Pra mim atende bem e é isso que importa :)

          • Contador

            Certo jovem! Cada um sabe qual o produto que satisfaz.

          • carlos4carros

            Daqui a pouco aparece alguém dizendo que com os R$ 74 mil era melhor você ter comprado um BMW Série 7 1995…

            • Ygor Soares

              74 mil na BMW de 1995 com mais 30 mil de peças!

              Participo de alguns grupos e o que tem de “manolo” que compra lixo de rico e não consegue comprar um pneu decente para o carro é brincadeira!

              Depois passa o dia todo reclamando até do valor do litro de óleo!

              • carlos4carros

                Eu sei. O cara pagou R$ 70 mil, mas esquece que a manutenção continua sendo de um carro de R$ 700 mil

      • Unknown

        Quero ver você vender pelos R$ 79.989! Você não pagou o valor de tabela na compra, mas quer considerar este valor, na venda… De qualquer forma, não deixa de ser uma excelente opção!

        • Michel Soares Pintor

          Na realidade vendo sim. Em SP só levar no anhembi, como fiz com meus 4 carros anteriores, e vendi bem próximo ( diferença de até 2 mil ) do valor da FIPE do dia. Corolla tem o diferencial de ter pouco lá e o pessoal pedir e vender acima da tabela. Só ir lá e ver quanto tempo um Corolla fica exposto, vende rápido.
          No Auto Shopping Global pagavam tabela nele também, fui semana passada lá, na troca por outros carros maiores, que também estavam em valor de tabela.

          • Unknown

            Legal! Eles trocam tabela na tabela por um Citroen C4 louge! rsrs

            • Michel Soares Pintor

              Talvez mas no meu caso deram opção de tabela por tabela no meu Corolla pela S10 ou Ranger, que são os que estou de olho.

    • carlos4carros

      Todo esse ódio é só porque o Corolla é o carro mais vendido do mundo.

      • Fanjos

        Só estou declarando meu amor, da licença?

      • Unknown

        O Vovorolla agora é Hyundai, segundo a sua expressão! Kkkkkk

    • Marcelo Cordeiro

      NÉ? Cuidado pra não apanhar dos sócios da Toyota que costumam ser bem ativos nos fóruns. KKKKKKKK

      • Ernesto

        Os mais ativos são os haters.

    • Charlis

      Por isso estou rico Fanjos, ao invés de comprar Bitcoins no passado, eu investi toda minha fortuna em Corollas.

      []s

      • Fanjos

        Um homem de visão!

      • Michel Soares Pintor

        Meu Corolla está dando mais lucro que meus BTC atualmente ahaha

  • Maycon Farias

    E ainda tem aqueles que prosperaram tanto em pouco tempo sem mudar nada que quem comprou mais barato pode até vender mais caro que o valor pago.

  • oscar.fr

    Nada como uma considerável elevação do preço dos zero quilômetro para criar a sensação de pequena perda de desvalorização do usado.

    • Rodrigo

      Os donos de cotas de consórcio estão chorando no banho atualmente.

      • Ailton Maschio Gomes

        Somente quem já foi contemplado.

      • Thiago Figueirêdo

        Nem tanto viu, pq o valor pago mensalmente aumenta proporcionalmente tb.

        • Rodrigo

          Proporcionalmente ao valor do zero ou do usado?

          • Thiago Figueirêdo

            do zero

    • Matthew

      Esse é o ponto! Essa desvalorização serve pra absolutamente nada, considerando os constantes aumentos de preços que os carros sofrem. Que nem os vários exemplos que eles dão na matéria. O Civic de R$ 89,4 mil que poderá ser vendido daqui a 12 meses por 80 mil reais. A questão é que daqui 12 meses o modelo zero quilômetro já estará em 95 mil reais fácil, isso em apenas um ano. Ou seja, o cara desavisado pensar que conseguiria comprar um novo 12 meses depois com apenas 9 mil de diferença, quando na prática será quase o dobro disso, se incluirmos que as concessionárias dão aquela reduzida básica de 10~15% sobre a Fipe do usado.

  • Luis Burro

    Bom,no Brasil a lei da demanda ñ funciona nos 0km.E a meu ver o aumento na procura do novo diminui o valor dos usados.

  • Samluzbh

    Tem um Renault na lista!?!?!? Serio isso??

    • Unknown

      Não, tem um Dacia!

  • Schlatter70

    Sei que tem gente que vende carro com um ano de uso e acho absurdo. Mas me espanta é quem compra um carro com um ano de uso com um desconto de somente 10%. Não é complicado se conseguir 5% de desconto em um carro novo. Por causa dos outros 5% pego um zero sem nem pensar duas vezes.

  • Joaquim Grillo

    muito estranho a oroch estar nesse nivel, primeira vez que vejo um carro renault na lista de menor desvalorização

  • Wilson Junior

    Faltou nessa lista os PUG e Citroen, que os admiradores tanto defendem as duas marcas.

    • Dod

      E os haters papagaios brasilóides compradores de Onix tanto odeiam sem nunca ter entrado em um.

  • REDDINGTON

    Honda e Toyota…

  • Mike

    Entre a HR-V e a Ecosport Storm, vou de Eco man, olha o comparativo aí:

    https://www.carrosnaweb.com.br/resultcompara.asp?modelos=8615-7891

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email