Listas Top 10 Mercado

Top 10: Carros econômicos mas divertidos de dirigir

volkswagen-move-up-TSI-NA-3 Top 10: Carros econômicos mas divertidos de dirigir

Existem alguns carros que são bem econômicos, mas não são 1.0 comuns ou pouca coisa mais que isso. Estamos falando de modelos que se tornaram econômicos como consequência de suas tecnologias, geralmente associadas com o uso de turbocompressor, injeção direta e um motor pequeno. E esses sem dúvida são bem divertidos de dirigir.



Assim, listamos 10 carros abaixo que são econômicos, mas divertidos de dirigir. Apesar de alguns não parecerem tão divertidos assim, alguns deles possuem recursos que os fazem se destacar e tornar a condução mais agradável e interessante no dia-a-dia.

1) Volkswagen up! TSI

volkswagen-move-up-TSI-NA-3 Top 10: Carros econômicos mas divertidos de dirigir

Um carro econômico que chegou com a fama (justificada) de o melhor de dois mundos, não poderia ficar de fora de uma Top 10 como esse. O Volkswagen up! TSI quebrou algumas barreiras que o consumidor tinha em relação ao downsizing, tendência de redução de motores, mas com escalada de desempenho e economia. Pequeno e leve, o hatch da marca alemã tem uma pegada bem nervosa se exigido, mas é mais frugal que sua versão MPI, fazendo 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada. Além disso, vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. O motor EA211 1.0 TSI entrega até 105 cv e 16,8 kgfm, enquanto o câmbio é manual e longo… imagina ele curto?



2) Audi A1

volkswagen-move-up-TSI-NA-3 Top 10: Carros econômicos mas divertidos de dirigir

O Audi A1 Sportback 1.4 TFSI é aquele hatch que todo mundo queria ter na garagem. O pequenino da marca de luxo alemã só existe com motores turbinados, seja a gasolina ou diesel. Aqui no Brasil, seu propulsor ainda é do período anterior ao 1.0 TSI e entrega 125 cv e 20,4 kgfm. Apesar dos números iguais, ele tem mais força em baixa rotação. A condução é esportiva, mas eficiente, já que faz 12,6 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada. O câmbio de dupla embreagem S tronic com sete marchas, ajuda muito na hora de poupar gasolina. De qualquer forma, vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos… é realmente um hatch com espírito esportivo.

3) Ford New Fiesta EcoBoost

volkswagen-move-up-TSI-NA-3 Top 10: Carros econômicos mas divertidos de dirigir

Demorou a chegar, mas chegou. O Ford New Fiesta EcoBoost traz um motor com mais prêmios do que cavalos. Tudo bem, não exatamente, mas é um propulsor em alta na cotação dos melhores do mundo. O 1.0 EcoBoost entrega 125 cv e 17,3 kgfm, trabalhando com a caixa de dupla embreagem Powershift de seis marchas. Com uma pegada que reúne ao mesmo tempo performance, economia e conforto, o hatch vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e tem consumo de 12,2 km/l no urbano e 15,3 km/l. Quer mais? Só se for um câmbio manual, mas por ora, isso está fora dos planos.

4) Audi A3 Sedan

volkswagen-move-up-TSI-NA-3 Top 10: Carros econômicos mas divertidos de dirigir

O sedã de luxo feito no Paraná tem uma pegada bem esportiva e ao mesmo tempo, uma performance muito boa. Mesmo com eixo de torção na suspensão traseira e câmbio Tiptronic de seis marchas no lugar do S tronic de sete, o Audi A3 Sedan vai muito bem com seu motor 1.4 TFSI de 150 cv e 25,5 kgfm, permitindo assim que o modelo vá de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, mas faça médias de 11,7 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Com boa dirigibilidade, trata-se de um carro muito bom no dia a dia e muito divertido quando acelerado. Bem equilibrado sobre a plataforma MQB, o sedã tem uma boa estabilidade e consegue divertir sem prejudicar o conforto a bordo.

5) Volkswagen Golf TSI

volkswagen-move-up-TSI-NA-3 Top 10: Carros econômicos mas divertidos de dirigir

Se fosse há quase 20 anos, seu motor seria um EA111 1.0 16V Turbo de 112 cv e 15,8 kgfm mas, seria considerado uma heresia em tempos de motores grandes… Hoje, ele tem o EA211 1.0 12V TSI de até 125 cv e 20,4 kgfm “fixos”, e é considerado bem legal. Com câmbio de seis marchas, devidamente manual, é sim, realmente! Ele vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, mas seu consumo é de 11,9 km/l no ciclo urbano e 14,3 km/l no rodoviário. Com marchas bem escalonadas, o hatch teuto-brasileiro extrair uma força que não imaginávamos em um motor 1.0. Ele consegue um bom desempenho com pouco, fazendo um bom uso do que está disponível.

6) Volkswagen Virtus TSI

volkswagen-move-up-TSI-NA-3 Top 10: Carros econômicos mas divertidos de dirigir

Um sedã compacto com porte quase de médio. Esse é o Volkswagen Virtus TSI, cujo propulsor é o mesmo do Polo TSI, entregando 116 cv ou 128 cv, respectivamente com gasolina e etanol. Com entre-eixos mais longo, o modelo tem uma traseira mais proeminente, mas isso não representa saídas exageradas de traseira. Pelo contrário, é um carro firme nas curvas e bem divertido de acelerar. Vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e faz 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na rodovia. Porém, para quem gosta de diversão ao dirigir, seu câmbio é automático apenas, o que deve mudar com a chegada da versão GTS, confirmada na Argentina e que poderia chegar aqui com motor 1.0 TSI e câmbio manual de seis marchas, num conjunto semelhante ao do Golf 1.0 TSI.

7) Volkswagen Polo TSI

volkswagen-move-up-TSI-NA-3 Top 10: Carros econômicos mas divertidos de dirigir

Muitos o queriam manual de preferência com seis marchas curtas, mas ele chegou automático, embora com modo Sport e paddle shifts. O Volkswagen Polo TSI segue a trajetória do up! TSI e do Golf 1.0 TSI, entregando boa performance com seu EA211 R3 de até 128 cv e 20,4 kgfm, este último em qualquer combustível. Bem equilibrado, o hatch se beneficia da plataforma modular MQB e tem um handling muito bom. Faz de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e tem consumo de 11,6 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada. Assim como no Virtus 2018, é um carro muito na mão e gostoso de guiar, seja na pista ou fora dela, explorando bem a rotação até o corte em 6.500 rpm.

8) BMW i3

volkswagen-move-up-TSI-NA-3 Top 10: Carros econômicos mas divertidos de dirigir

Ele não usa gasolina, mas com um custo de carregamento em torno de R$ 4,00 para rodar até 160 km e mais 9 litros no tanque, para ampliar o alcance até 300 km, o elétrico BMW i3 é sim muito econômico em termos energéticos. Pequeno, convidativo e peculiar, o modelo é focada na frugalidade energética, mas vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e uma performance excelente, tendo um modo Sport que permite alçar grandes velocidades. Depois de se acostumar com a frenagem regenerativa em tempo integral, é só curtir o silêncio a bordo.

9) Toyota Prius

volkswagen-move-up-TSI-NA-3 Top 10: Carros econômicos mas divertidos de dirigir

O híbrido japonês engana bem em sua proposta de ser econômico e com emissão baixa de CO2. Feito para andar com pé em cima e dotado de suspensão macia, o Toyota Prius surpreende quando mostra o que sua energia faz quando ativa o modo Power, que usa tanto a força do motor 1.8 de 99 cv quanto os 82 cv do motor elétrico, mas não tudo. Tudo mesmo é no modo Boost, que aí faz o modelo usar eletricidade ao máximo, o que é divertido, tal como seu painel digital “didático”. Ele faz de 0 a 100 km/h em 11 segundos normalmente, mas percorre 18,9 km/l na cidade e 17,0 km/l na estrada.

10) Ford Fusion Hybrid

volkswagen-move-up-TSI-NA-3 Top 10: Carros econômicos mas divertidos de dirigir

Ele é bem grande, espaçoso e confortável. O Ford Fusion Hybrid é um carro elegante e feito para rodar de forma suave e silenciosa, mas se o condutor quiser, o híbrido da marca americana pode acelerar bem rápido e proporcionar diversão ao volante. Apesar do ronco alto do motor 2.0 Atkinson de 143 cv e 17,8 kgfm, bem como o elétrico de 120 cv, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e tem consumo de 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada. Nunca um 2.0 aspirado pareceu assim tão forte… Graças ao sistema híbrido, é claro.

5.0

COMPARTILHAR:
  • Andre Albuquerque

    Parabéns pela matéria!

  • Rodrigo

    Divertido pra quem sai de um 1.0,

  • Ivan Garcia Donoso

    Engraçado é que vários testes de revistas especializadas dão para o 0 a 100 de todos esses carros tempos bem superiores ao da NA, Up TSI a 4 rodas deu 11,2 s. (Para citar apenas 1 ) ….

    • BillyTheKid

      De um tempo pra cá a 4 rodas vem fazendo os testes de desempenho usando gasolina. E aposto que as montadoras divulgam os dados de aceleração baseados no etanol, que é mais vantajoso nesse aspecto. Talvez seja isso.

      • Oberon de Megrez

        O a-100 de um UP! de verdade tem que estar com o tanque na reserva com etanol, vidros fechados, sem o banco traseiro, step, macaco e de preferencia com os retrovisores rebatidos… aí não tem pra ninguém

    • Heleno

      Eu acho engraçado como tentam enaltecer o desempenho do UP e do Polo TSI, tive a oportunidade de dirigir um Polo TSI e não achei nada demais, é muito bom para um 1.0, mas não é tão superior aos dos motores 1.6 aspirados que temos no mercado.

  • César

    Interessante o meu Up TSI faz média 15 na cidade e 21 na estrada com gasolina!!! Será que é exceção??

    • Dherik

      Dependendo do trecho faz isto mesmo.

      • Diego Ribeiro

        O meu já fez 23. Mas com condições favoráveis a economia e velocidades entre 85 a 95km/h

  • Pablo Lopes

    Maravilha seria ter no Up! TSI, a caixa DSG7, pois o A1 a utiliza ( com o nome S-Tronic ) e os números são ainda melhores.

    • Jossimar Pádua Júnior

      Acho que ele não tem espaço para acopla-la, pois nem mesmo foi possível introduzir o i-Motion nele

    • Raphael Kendy Shinzato

      Pablo, eu já tive um A1 e o S-Tronic era maravilhoso, com exceção do barulho chato das engrenagens que ficavam “batendo” uma na outra. E acho que não haveria espaço também.

      • Pablo Lopes

        Pois é, a justificativa da VW é justamente a falta de espaço. Uma pena.

  • Ricardo

    O Polo e Virtus GTS tem que ser 1.4 manual e não 1.0.

  • Fabricio Guimara

    “imagine o 1.0 TSi com relações curtas” e “muitos o queriam com 6 marchas curtas”, disse o autor dessa matéria. Se a Vw tivesse feito essa cagada,  com certeza teríamos apenas o melhor de um mundo. O da economia seria descartado. O que eu quero, como a maioria, é um carro esperto e econômico. Ter os dois atuando ao mesmo tempo (ainda) não é possível, mas optar por qual estilo seguir a viagem é que é o grande diferencial desse motor, mesma tecnologia nos Audis. O EcoBoost é ainda melhor. Mas a Ford não fez boa escolha do câmbio. O melhor concorrente para o Up Tsi seria o Ford Ka com este motor e câmbio manual (mas não curto, por favor).

    • ObservadorCWB

      Sem contar que o cara compra um L3, turbinado e acha que comprou um “esportivo”. Daí saem elevando os giros e fazendo com que o motor dure menos. Vai entender o que o brasileiro quer…

  • Luis LC

    E não colocaram o S-Croos e Vitara nessa lista…se divertimento é o que conta nessa relação, os dois com sistema AllGrip são pura alegria…na cidade, estrada e no posto

  • Rodrigo

    O Golf 1.0 TSI, se conduzido com parcimônia na estrada, chega a fazer 23 km/l na gasolina. Na média faz 16.
    Com álcool não achei tão econômico assim, faz uns 13 km/l. Vale mais a pena na cidade, onde faz cerca de 10 km/l.

  • Luiz Fabri

    Não entendi a parte de “Ele não usa gasolina, mas com um custo de carregamento em torno de R$
    4,00 para rodar até 160 km e mais 9 litros no tanque” do texto do I3, se ele não usa gasolina, usa o que no tanque?

  • Ricardo

    Acredito que desses aí o A1 seja o mais divertido!

    • Joacir

      Seria minha escolha, um usado ano 2013,encontra-se na faixa de 50.000, nada mal.

      • Ricardo

        Também pretendo comprar um algum dia, mas ainda acho que os usados estão caros.

  • Oberon de Megrez

    Nissan March 1.6 merecia estar na lista

    • Alexandre Souza

      Mas a matéria e sobre carros divertidos, e o March esta longe disso.

      • Oberon de Megrez

        O que você acha divertido no Up!? A tampa do porta malas pintada de preto? Mesmo sem o “turbo” que o up tem, a relação peso/potencia do March é melhor, e o 0-100 e velocidade final são praticamente iguais… Num track-day vão virar a mesma coisa. Divertido deve ser falar que tem carro turbinado em casa…

        • Heleno

          Que isso cara não fala assim do UP, por aqui para os pilotos de teclado, ele é o carro mais esportivo, mais seguro, mais rápido de todos os tempos. Ah esqueci de dizer mais economico, tem dono que diz que faz mais de 30 km com um litro de combustível,

          • Oberon de Megrez

            30 km no etanol correto?! Os UPzeiros são a nova geração dos APzeiros… Típico ver alguns fazendo as contas de quantos UP!’s TSI da pra comprar no valor de um Peugeot 208 GT… daí eles vão fazer videos no youtube numa reta de 500 ou 600 metros com os dois carros lado a lado… tiraram o banco de trasseiro, step, macaco, tanque na reserva com etanol e até os retrovisores foram rebatidos… só não colocaram uma escada no teto porque não tinha nenhum Uno pra emprestar kkkk E o 208 ainda venceu… mas vale ressaltar que ele estava com os vidros fechados.

          • Fabricio Guimara

            Se o meu Up Tsi rendesse isso (30 km/l) eu acharia que esse motor é de outro mundo.

            • Oberon de Megrez

              (30 km/l) eu fui irônico rs

        • Fabricio Guimara

          O negócio é seguinte, sem aumentar nem diminuir: o Up Tsi na cidade, rodando a 60 km/h chega a fazer de 17 a 20 km/l. Se pisar, você vai ver um carro esperto, que pula na frente da maioria, sobe ladeira sem fazer força (enquanto os outros penam), mas o consumo vai subir e o rendimento poderá ficar abaixo dos 10 km/l. Estou com o Up agora há quase dois anos e digo que é superior ao seu March dinamicamente. Nunca tive um, mas vim de um Sandero modelo novo, 1.6 completo (Dynamic, tinha até piloto automático): não faz nem um terço do que o Up Tsi faz. Hoje moro em BH, que tem ladeira pra tudo quanto é lado (vim de Brasília). Aqui o Up Tsi reina entre os carros de até 1.6 litros.

          • Oberon de Megrez

            Em relação ao consumo o Up é melhor que os “um . zeros” da vida, imagine contra 1.6. Porem me referi a diversão. Comparando o Up Tsi com o March 1.6 o que o Up leva vantagem é no torque por ser turbinado, justamente isso que faz ele reinar nas ladeiras de Minas rs a relação peso/torque dele é muito melhor que o do March, porem no 0-100, retomada e velocidade final são praticamente a mesma coisa. (A não ser que vc tire racha subindo uma ladeira kkk) já dirigi os dois e sei que ambos são divertidos, até alguns 2.0 passam vergonha perto deles rs. Parabéns pelo carro.

  • Gabriel Medeiros

    Se fosse uma lista puramente de carros econômicos, aí tudo bem, mas daí a dizer que Prius e Fusion Hybrid são divertidos de dirigir?! Meu Deus do céu, essa foi uma das piores que eu já li até hoje numa mídia especializada, quase morri de rir aqui.
    Sério, podem ser confortáveis e oferecer uma viagem prazerosa, mas “divertido” só se o cara tem problemas.

  • Ricardo Blume

    I see VWs, VWs everywhere!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email