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Top 10: Carros esportivos populares

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Nem todo carro considerado popular tem uma performance de carro de entrada. Alguns modelos no passado e até recentemente, ganharam configurações que acabaram entregando um desempenho acima do esperado para a proposta original.


Claro, existem aquelas versões que realmente a engenharia botou a mão para buscar uma pegada mais agressiva, mas em outros, o simples fato de ter um motor potente, aliado ao baixo peso e relação de marchas que se pode aproveitar, faz com que carros comuns acabem tendo uma condução esportiva.

Obviamente em alguns falta calibração da suspensão para maior rigidez, rodas grandes, pneus largos, câmbio curto, etc. Mas nada disso é necessário quando alguém com vontade (e perícia para isso) quer explorar os limites de um carro popular que anda bem.

Quando falamos em popular, não estamos falando apenas dos carros de entrada hoje em dia, mas daqueles que vendem muito e que estão em qualquer lugar desse país, bem como daqueles que por seu porte se encaixam num segmento de entrada.


Por conta disso, listamos 10 carros “esportivos” populares, alguns já fora de linha, mas que proporcionaram uma boa performance, apesar de seus projetos originais. Deixamos de lado os esportivos de maior potência ou performance, tais como o 208 GT e o Swift Sport, que possuem realmente tocadas bem esportivas. Como o Sandero R.S. 2.0 tem um DNA de baixo custo e preços acessíveis, então o incluímos na lista.

OBS.: Para quem vai entrar nos comentários e falar que carro com menos de 200 cavalos não é esportivo, infelizmente os modelos da lista são os que existem na realidade do Brasil. Na verdade, nem no Brasil nem em nenhum outro lugar do mundo vão existir modelos populares com mais de 200 cavalos. A lista foi feita com base no tempo de aceleração de 0-100 km/h.

E para quem for ressaltar que carro de R$ 60.000 não é popular, a expressão popular se refere aos modelos mais simples vendidos naquele momento pelas montadoras, não carros que possam ser comprados por qualquer pessoa.

1) Renault Sandero R.S. 2.0

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O Renault Sandero R.S. 2.0 nasceu de um carro popular e que nunca teve qualquer pretensão esportiva, seja aqui no Brasil, seja na Europa como um Dacia. Mas a marca francesa queria fazer algo diferente, voltar aos tempos em que carros populares podiam sim ser esportivos. Assim, com essa ideia, surgiu o modelo com motor aspirado 2.0 de até 150 cavalos, que permite ao hot hatch nacional ir de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Vale mais pelo custo-benefício, pois merece um motor turbo, algo que deve acontecer mais adiante com o novo 1.33 Turbo de 160 cavalos da Renault.

2) Fiat Argo 1.8

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Apesar da falta de força em baixa, o motor 1.8 E.torQ Evo confere uma boa performance para o Argo, mas só com rotações elevadas, zona em que uma condução esportiva é mais comum. Pensando nisso, a Fiat até recriou a versão HGT, apesar de que esta tenha mesmo mais aparência do que desempenho esportivo propriamente dito, mas o carro vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e tem equilíbrio suficiente para se sair bem em curvas fechadas e estradas sinuosas. Com até 139 cavalos e um câmbio manual de cinco marchas sem muitas pretensões, ficará melhor com um 1.3 Turbo.

3) Volkswagen up! TSI

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Esse pequeno é um carro que engana bem. Quando dito isso para a Volkswagen, logo a marca questionou dizendo que o carro andava muito. Não entenderam… Tire o logotipo TSI e pinte a tampa traseira de preto. Se o carro for preto, melhor ainda. E então, é ou não um up! TSI? A verdade é que na rua não dá para notar, por isso ele pode enganar qualquer um, mesmo quem tem um MPI pode dar a impressão que tem o pequenino esportivado da VW. Seu motor 1.0 TSI de até 105 cavalos manda bem até no confortável move up!, indo de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. Quem tem e já levou para o dinamômetro, diz que na roda registra números ainda maiores…

4) Nissan March 1.6

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Este popular passa despercebido, mas esconde uma boa performance sob seu formato boleado. Com baixo peso e um bom motor 1.6 HR com 111 cavalos nos dois combustíveis, bem como um câmbio com marchas bem escalonadas, o Nissan March é aquele que notamos apenas quando estamos ao volante. Sem chamar atenção para si, exceto pela versão personalizada Rio 2016, o compacto vai de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. E mais, tem uma boa direção elétrica e comportamento bom no geral. Com um motor mais potente, até poderia ser vendido numa versão de fato esportiva. Acessórios para turbinar essa ideia ele tem.

5) Hyundai HB20 1.6

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O vice-campeão em vendas também é lobo em pele de cordeiro, ainda mais quando se sabe que sua suspensão é quase estilo chinesa, focando apenas no conforto… Mas, a maciez do conjunto não é problema quando se aprende a domar o bicho, com seu motor Gamma 1.6 com até 128 cavalos, que é de “uso geral” na Hyundai-Kia por aqui. O câmbio de seis marchas ajuda a fazer de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos. E a versão Turbo? Essa só tem nome! Só faz o mesmo acima de 11 segundos, sendo apenas um HB20 com motor 1.6 mais fraco ou o que corresponderia ao 1.4 existente lá fora. A versão R-Spec veio mais para mostrar essa força escondida no compacto.

6) Volkswagen Gol Rallye

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O Gol atual tinha até pouco tempo atrás a versão Rallye, que tinha visual aventureiro, mas que estava mais para um popular esportivo. Com motor EA211 1.6 MSI (que deve retornar ao modelo nos próximos meses), o best seller da VW anda bem, tendo até 120 cavalos e 16,8 kgfm, numa calibração mais voltada para a performance do que a proposta recente do Polo, que será usada no Gol automático. Indo de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, era um Gol para os fãs do modelo. De boa pegada, respostas rápidas e estabilidade na mesma medida, o Gol Rallye foi bom enquanto durou.

7) Volkswagen Polo TSI

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O compacto da Volkswagen já virou um popular, sendo um dos mais vendidos no Top 10 do mercado, mas nesse, ele também não foge da briga. Limitado pelo câmbio automático de seis marchas, o Tiptronic, o Polo TSI se beneficia da força e eficiência de seu motor EA211 1.0 TSI com até 128 cavalos. Apesar de fazer de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, ele tem uma boa pegada esportiva é aquela força abrupta que só o turbo pode oferecer. O ronco tricilíndrico encorpado com o turbo, até empolga. Agora muitos esfregam as mãos, ávidos pela chegada da versão GTS, que deve estrear o 1.4 TSI de 150 cavalos no modelo.

8) JAC J2 1.4

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O que? O pequenino chinês da JAC Motors? Pois é, aquele carrinho que deixou de ser vendido pela marca liderada por Sérgio Habib fazia de 0 a 100 km/h em apenas 9,6 segundos. Embora não tivesse toda a vocação urbana ao conduzir, que se esperava dele, pelo menos o motor 1.4 (1.3) JetFlex de até 113 cavalos levava o levíssimo asiático para uma volta empolgante em rotações mais altas. Ele até poderia ter baixado esse tempo, se a JAC tivesse assumido a calibração do câmbio, instalando uma relação mais curta para andar melhor na cidade e fazer algumas peripécias com sua performance “surpresa”.

9) Volkswagen Fox Pepper 1.6

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Enquanto existiu, andou bem. O Fox Highline era uma proposta elegante, mas que tinha como destaque o motor EA211 1.6 MSI, que entregava até 120 cavalos ao hatch altinho da VW. Porém, seu visual não correspondia ao que o motor podia oferecer, por isso surgiu o Pepper, para dar aquela apimentada, pelo menos no visual. Com ele, o bem-comportado compacto ia de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e tinha uma pegada bem esperta para sua proposta. Com boa direção elétrica, suspensão bem equilibrada e comportamento neutro, realmente empolgava quando em tocada esportiva.

10) Fiat Palio Sporting 1.6

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Tinha visual atrativo e até teto solar panorâmico. Quem diria… O hatch popular da marca italiana vinha com detalhes exclusivos que remetiam à performance, em sua versão Sporting, mas ela não fazia nada de diferente em relação ao Palio Essence 1.6. Ambas iam de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos com o motor E.torQ 1.6 – que está se despedindo no Grand Siena – de até 117 cavalos, herdando assim o posto que um dia foi do GM 1.8, que precisava de 9,2 segundos para fazer o mesmo que o Sporting 1.6.

4.0

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  • Samluzbh

    O único acima que teve uma equipe diferenciada para retrabalhar o carro como um todo foi o Renault, ele sim se diferencia dos irmãos, a Fiat nos esportivos só enrijece a suspensão, os outros só enfeites.

    • anonbr666

      Exatamente. O único aí verdadeiramente “esportivo popular” é o Sandero RS.

      O resto é “esportivadinho” e olhe lá.

    • Lucas MTB

      Só se salva o Sandero mesmo! O resto é só adesivo, emblema, rodas ou para-choque mudado da versão normal.

    • Ubaldir

      Não sei se encaixaria na descrição “popular” (a bem da verdade, por preço nenhum carro “esportivo” do nosso mercado pode ser chamado de popular), mas o 208 GT e o Sandero RS são os únicos realmente esportivos no país, hoje em dia. O restante é só firula.

  • Renato Gomes

    Cadê o pug 208 gt na lista? 173cv não vale de nada?

    • Filipo

      Como o título diz: “carros populares”. Quando um carro de cerca de R$ 85.000,00 for popular, ai sim.
      Só não concordei com o Palio na lista, pois já saiu de linha.

      • Renato Gomes

        Maioria da lista está acima de 65mil… Sanderonesta uns 70 e poucos… de popular aí, male male o Up, e mtos nem existem mais…

        • Filipo

          Sandero RS 2018 está por 58.000 e nunca custou 70.000. Seu preço varia de 58 a 62k!

          • SK15

            Onde tem Sandero RS por esse valor? que vou buscar agora! Colega de trabalho comprou um recentemente coisa de 3 semanas e pagou acima dos 62k sem os extras documento, IPVA, seguro e etc. e disse que foi o melhor preço que achou o preço no site é 63.750.

          • BillyTheKid

            Na verdade talvez ele se confundiu com a versão mais cara RS Racing Spirit que, segundo os site da Renault, tá R$ 67.400 (incluindo a pintura branca). Mas realmente, 70 e poucos só se te algum é maluco pagando ágio…

          • Unknown

            Acabei de ver no site da Renault: R$62.990,00!

      • Fabiano Navas

        O Fox 1.6 16V também saiu de linha em todas as versões (Highline, Pepper e Cross).
        Aliás, respira por aparelhos, já que tem só 2 versões bem mais simples que as anteriores: Connect e o Xtreme!

    • Ⓜ️arcelo

      Mancada mesmo. Essas matérias do na estão cada vez mais furadas.

  • Emygdio Carlos

    Populares?

    • Renato Gomes

      A denominação popular vem em consonância com o surgimento das versões relativas q modelos tidos como populares, não seus preços.

      Por esse motivo falta um 208 GT e o Polo GTS (lança no salão do automóvel desse ano com motor 1.4 TSI)

      Infelizmente os bolidos vendidos nesse país são só populares de nome, não de preço.

      • Emygdio Carlos

        É Renato! A realidade de cada pessoa e a conceituação muda, a meu ver, smj, de acordo com vários fatores, por exemplo, idade; local; dificuldade, juventude, visão de mundo etc…
        Para mim, carros populares sao aqueles situados na faixa dos R$ 5.000,00 reais. Nesse nicho, vamos encontrar modelos como VW Variant, Brasília, Fusca, Gol, Ford Corcel I e II, Del Rey, GM Chevette, Opala, Caravan e etc…
        Obs: sem serem veículos de colecionadores, pois, neste caso, os preços são personalizados.
        Obrigado pelo contraponto!

        • Xandy Paiva

          Tudo o que vcs estão falando aqui o cara que escreveu a matéria ja escreveu em negrito….

    • th!nk.t4nk

      Aliás, “carro esportivo popular”. Buguei. Só no Brasil mesmo pra ter essas bizarrices. Esses modelos são “bateu-morreu”, não são feitos pra andarem rápido com seguranç. Até me espanto que tanta gente elogie o Sandero RS, esse carro é uma insanidade. Nesse segmento aí tem que ser só perfumaria mesmo, é loucura querer correr nessas coisas.

      • Stéfano

        Meu filho, para altas velocidades não há 5 estrelas que salve. Um 1.0 pode andar em velocidades pra fazer estrago parecido. O que importa é o carro ter o mínimo de segurança (ESP, AIRBAGS e resultado OK em crashtests) e dirigibilidade adequada (freios e comportamento dinâmico) pra se safar de situações perigosas. De resto, pode ter 10 estrelas que o resultado é esse:
        https://www.youtube.com/watch?v=_N_xpOAPRVs

    • Fábio

      OBS.: Para quem vai entrar nos comentários e falar que carro com menos de 200 cavalos não é esportivo, infelizmente os modelos da lista são os que existem na realidade do Brasil. Na verdade, nem no Brasil nem em nenhum outro lugar do mundo vão existir modelos populares com mais de 200 cavalos. A lista foi feita com base no tempo de aceleração de 0-100 km/h.

      E para quem for ressaltar que carro de R$ 60.000 não é popular, a expressão popular se refere aos modelos mais simples vendidos naquele momento pelas montadoras, não carros que possam ser comprados por qualquer pessoa.

  • Cleber Molina

    Como podem chamar de carros esportivos nenhum tem o minimo de 180cv, esportivo…, A pode ser por causa da roda pintada, ou espelho retrovisor externo pintado diferente.
    Esta certo, populares..

    • Renato Gomes

      Se não tiver 180cv não é considerado? Tem lei ou norma definindo isso?

      • KOWALSKI

        Tá escrito ma M.Z.ST, manual do zé do super trunfo – o maior piloto de teclado do Brasil.

    • Lázaro Rosa

      Classificar um carro esportivo apenas pela número de cavalos do motor? Torque, peso, peso x potência, eficiência não significam nada?

      O Sandero é um belo exemplo de esportivo popular, carro foi totalmente retrabalhando, modificações na plataforma, freios, suspensão, motor e como resultado ficou um carro divertido de dirigir e com um bom desempenho.

      • th!nk.t4nk

        Faltou retrabalharem o principal: segurança. Sem isso é melhor nem retrabalhar o resto.

        • Stéfano

          Falou a mãe dinah.

    • Xandy Paiva

      Também foi escrito na parte em negrito….

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Então um DS3 1.6 THP de 165 cv manual, um 208 GT 1.6 THP de 173 cv e câmbio manual e Sandero RS de 150 cv cambio manual não são esportivos? Conte-me mais jovem o que é esportivo pra você?

    • Fábio

      OBS..: Para quem vai entrar nos comentários e falar que carro com menos de 200 cavalos não é esportivo, infelizmente os modelos da lista são os que existem na realidade do Brasil. Na verdade, nem no Brasil nem em nenhum outro lugar do mundo vão existir modelos populares com mais de 200 cavalos. A lista foi feita com base no tempo de aceleração de 0-100 km/h.

      E para quem for ressaltar que carro de R$ 60.000 não é popular, a expressão popular se refere aos modelos mais simples vendidos naquele momento pelas montadoras, não carros que possam ser comprados por qualquer pessoa.

  • Felipe Alves

    Essas listas só tem furada! O maior de todos, o Peugeot 208 GT não está na lista! Quem faz essas listas definitivamente não conhece nada de carros!

    • Allysson Santos

      O “maior de todos” com certeza é o Sandero R.S.

      O principal atributo de um esportivo é digiribilidade e nisso, observando apenas os populares, nenhum bate o Renault.

      Mas também não entendi o argumento para tirar o 208 GT, o termo popular pode se referir a preço e quantidade de vendas, bem como a origem do carro. Acredito que o Pegeout se enquadra no termo perfeitamente.

    • Fábio

      Pelo preço ficou fora. A matéria foi bem clara.

  • Augusto

    Tirando o Sandeiro, nenhum deles deveria ser chamado de “esportivos”

    • th!nk.t4nk

      Muito embora pelos números de aceleração o Sandero RS seja só um carro bem normal na realidade. Só se destaca no Brasil por falta de opçoes mesmo. É um “rascunho de esportivo”, isso ele é sim. Já o resto, sem comentários!

      • Ubaldir

        É aquela velha história: “em terra de cego, quem tem um olho é rei”. O Sandero RS sem dúvidas se destaca na multidão por ser bem diferenciado em desempenho de sua versão “civil”. Tirando ele, somente 208 GT pode ser chamado de esportivo nessa categoria de hatches compactos. O Peugeot sim, com sua aceleração na casa dos 7,5 segundos, é um esportivo com atributos para receber a nomenclatura.

  • BillyTheKid

    Cadê o HB20 1.0 Spicy? E o Uno com escada no teto? Horrível essa lista, só carro com firula, nenhum esportivo de verdade.

    • Mr. Pennybags

      Faltou o Picanto GT 1.0 de 70cv, 0-100 em menos de 3 minutos!

  • Rafael Gomes

    Que piada essa matéria kkkkkkkkkkkkkk o único esportivo dessa lista é Renault Sandero rs, preço não dá para discutir é um problema do mercado.

  • Samuel Campos da Silva

    Esse site ainda é do Eber ? As matérias estão cada dia piores , muito mal escritas …. falando do up! , onde já se viu potência na roda maior que no motor? Fora as escolhas da lista , péssimas …

    • Leandro

      Acompanho o site desde o início em tempos de blog. O Eber sempre se esforçou, mas sempre escreveu mal e era bastante tendencioso. Com o tempo, o site foi se profissionalizando. Atingiu um bom momento. Mas também estou percebendo uma decadência….listas sem pé nem cabeça… Matérias estranhas….falta de novidades. Acho que o site passou a ser algo secundário…

    • Rogério R.

      Mas os valores de potência divulgados pelas montadoras atualmente são nas rodas e não mais no volante do motor como antigamente. O valor que a VW divulga de 105 cv é nas rodas. No Fullpower o Sandero RS nas rodas obteve 157 cv e a Renault divulga 150 cv.

  • Emanuel

    Nossa que matéria triste auhauhau brasileiro sofre D:

  • Alvarenga

    O único esportivo de fato desta lista é o Sanderinho, o resto só perfumaria, pelotão do estrume.

  • Dante Alighieri

    O único esportivo da lista é o Sandero R.S. O resto é tudo esportivado ou tem um desempenho ok pela motorização. Lista bem insossa. Mesmo o 208 GT sendo um pouco mais caro, se ele tivesse na lista pelo menos seriam 2 esportivos.

  • Gabriel Medeiros

    Putz, lista de “esportivos” sem nem mesmo citar o 208gt!! O único esportivo de verdade aí é o Sandero, goste ou não (eu não).

    De resto, citar Palio 1.6 Sporting foi o fim da picada. E o March, sério? Põe o Etios também então… 😂

    • Mario Souza

      Essa lista como esportivo popular foi o fim!

  • Rogério R.

    Na minha opinião o Sandero RS é o melhor compacto esportivo dessa lista, ele nasceu das mãos da engenharia da Renault Sport a divisão que projeta os carros F1 da marca. Que moral esse carro tem! Vida longa ao Sandero RS!

  • afonso200

    fox papper, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. na real só o sandero RS

  • Giuseppe

    Essas listas do Notícias Automotivas…

  • Lorenzo Frigerio

    O problema do Sandero RS é o visual manolo. O Logan tem mais potencial e não precisa de faixas. Eu alongaria o diferencial e espaçaria as marchas um pouco, já que o carro é leve e o motor tem variação. Não perderia nada no desempenho. Aliás, no Logan também poderia ter uma versão Tiptronic 6.

  • Dp Som

    Tem até Fox, e não tem o Fiesta?? vai entender kkkkk

  • Ricardo Blume

    Da lista acima, poucos são realmente esportivos. Uma pena que no Brasil, plástico e adesivos são sinônimos de esportividade.

    • Ubaldir

      Poucos nada… somente um: o Sandero. O restante é esportivo de adesivo, ou nem isso.

  • Mario Souza

    😂😂😂 me desculpem mas essa lista só tem o Sandero esportivo, o resto é simplesmente palhaçada de montadora para enganar trouxas. Post poderia ter outro título e não colocar o Sandero. Além disso, não incluíram o 208 turbo nesta lista. Dica, tira o Sandero desta lista e faz outro post com verdadeiros populares esportivos.

  • Ricardo

    Na verdade, esportivo de verdade no Brasil, só Golf GTi para cima.

  • Tibúrcio

    Colocar o Polo TSi e JAC J2 na lista de esportivos foi forçar bastante a barra…
    Não que os outros também sejam esportivos, já que nessa lista só o Sandero RS pode ser considerado como esportivo popular.

    • Ubaldir

      Só dá pra considerar realmente esportivos na categoria dos hatches médios Sandero RS e 208 GT. Em termos de valor, difícil considerar “popular” um produto de mais de 60 mil reais, mas em termos relativos em comparação com o que se tem no mercado, só mesmo o Renault conta com preços mais “aprazíveis”, já que o 208 GT passa da casa dos 85 mil reais na tabela da Peugeot.

  • Rômulo Júnior

    Já tive um gol rallye msi e o carro era muito esperto , elástico e tinha uma ótima estabilidade apesar da altura,o interior em cor escura era bem bacana evitava o aparecimento de sujeira.
    Em resumo foi o carrinho q deixou saudades para mim .

  • Tarcio

    Esqueceram do Peugeot 208 que tem aquela versão com motor 1.6 THP que ao meu ver seria o único verdadeiramente capaz de concorrer com o Sandero RS.

    • Ubaldir

      É, esportivos de verdade mesmo nessa categoria dos hatches compactos, só mesmo Sandero RS e 208 GT. O restante é fake.
      Diferença maior entre os dois está na maior sofisticação do Peugeot, que vem mais equipado (inclusive com 6 bolsas infláveis), vem com motor turbo, teto panorâmico, acabamento interno com materiais bem superiores, entre outras coisas, acabando por ficar em uma faixa de preço bem acima da do Renault. O Sandero se destaca pelo espaço interno e pelo preço. São mais de 20 mil reais separando os dois modelos na tabela de preços.

  • Sigo feliz com meu RS, único esportivo de verdade abaixo de 100mil zero km

  • El Gato Negro

    Eu sei, seu sei… li toda a justificativa do conteúdo e tal…
    Mas sério, nunca imaginei que veria nomes como March, Gol e J2 conjuntamente com a expressão “esportivos” em uma matéria… Hehehe… Ficou engraçado!

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