Listas Top 10 Matérias NA Mercado Segurança

Top 10: Carros mais baratos com airbags de cortina

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A segurança ainda está longe de ser a adequada para a maioria dos carros nacionais, que cumprem apenas os requisitos estipulados pela lei, que no caso compreende a obrigatoriedade do uso de airbags frontais e freios com ABS. Mas, os sistemas de controle eletrônico de tração e estabilidade começam a ganhar modelos mais baratos, até mesmo no segmento de entrada.


Porém, no caso das bolsas infláveis, a velocidade com que o conjunto completo de airbags avança entre os carros mais baratos ainda é bem lenta. Numa faixa até R$ 100 mil, pode-se encontrar cerca de 20 modelos com a opção de airbags de cortina, aqueles que protegem cabeça e até os ombros dos ocupantes dianteiros e traseiros.

O item geralmente vem junto com os airbags laterais, que tem a função inicial de proteger o corpo dos ombros para baixo, em caso de colisão lateral, tal como os de cortina. Esse item já está presente de desde o Renault Kwid e em alguns carros, como o Polo, ajuda a proteger também a cabeça. Mas, os de cortina são ainda mais raros em carros baratos e no mercado, só começam a aparecer na faixa de R$ 70 mil. Mesmo assim, em modelos com foco no cliente PCD e frotistas.

A exceção nessa faixa é o Peugeot 208 Griffe. Nesta lista Top 10, colocamos modelos numa faixa que vai de R$ 69.990 a R$ 87.990, tendo alguns importados. Na lista abaixo, caberia um modelo a mais, o Citroën C4 Lounge Live por R$ 69.990, mas a marca francesa destaca em site “produto esgotado”. Ou seja, apesar de presente no configurador, não pode ser adquirido, pelo menos por ora. Sendo assim, demos espaço os demais.


Então, confira abaixo os 10 carros mais baratos com airbags de cortina:

1) Peugeot 208 Griffe – R$ 70.490

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O hatch compacto da marca francesa tem um belo design e chama atenção não só pelo teto panorâmico, mas também pelos faróis com LEDs diurnos em feixes. O modelo também se destaca pelo i-Cockpit que tem cluster amplo e elevado, enquanto o volante é pequeno e ovalizado. Bem completo, tem boa padronagem dos assentos, ar-condicionado dual zone, direção elétrica, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de liga leve aro 16 polegadas, entre outros.

Na segurança, seis airbags para proteção geral, mas o modelo não dispõe de controles de tração e estabilidade, nem assistente de partida em rampa. Em compensação, ganhou câmbio automático com seis marchas, além do motor 1.6 EC5M de 115 cavalos na gasolina e 118 cavalos no etanol.

2) Ford New Fiesta Titanium Plus – R$ 75.190

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O compacto premium da Ford segue firme com um bom pacote de equipamentos, que inclui também sete airbags, onde o dos joelhos do motorista chama atenção. O New Fiesta poderia ter sete bolsas infláveis desde a versão SEL ou de fábrica, mas apenas a topo de linha oferece o recurso. O modelo tem um visual atualizado recentemente e conta com LEDs diurnos, além de lanternas com assinatura em diodos emissores de luz.

Tem ar-condicionado automático, retrovisores com rebatimento elétrico, bancos em couro, SYNC com comandos de voz, rodas de liga leve aro 16 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, entre outros. O motor é o Sigma 1.6 Ti-VCT com 125 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol. O câmbio ainda é o de dupla embreagem com seis marchas.

3) Volkswagen Golf Comfortline TSI – R$ 78.780

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O hatch médio da VW é um carro que já vem de fábrica com airbags de cortina, totalizando sete bolsas de modo geral. Nessa versão de acesso, o Golf Comfortline tem motor 1.0 TSI com 116 cavalos na gasolina e 125 cavalos no etanol, mas por ora é oferecido apenas com transmissão manual de seis velocidades.

Com bom desempenho, mesmo para um pequeno propulsor de três cilindros turbinado, o modelo vem com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de áudio Composition Media, entre outros. O pacote de opcionais é bem generoso em equipamentos, mas eleva o preço em mais de R$ 10 mil. Em breve, vai sofrer atualização e deve ganhar câmbio automático Tiptronic.

4) Ford New Fiesta Sedan Titanium – R$ 79.560

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Assim como o hatch, o sedã compacto Ford New Fiesta Sedan só disponibiliza os airbags de cortina na versão Titanium, mas não precisa ser a Plus como no irmão menor. O modelo ainda tem linhas elegantes e modernas. Ele deixará de ser feito no México e não há planos conhecidos de faze-lo por aqui.

Sem facelift como o hatch nacional, o Ford New Fiesta Sedan indica mesmo que está com os dias contados, mas enquanto ainda está no mercado, é uma opção interessante. Ele utiliza o mesmo motor 1.6 Ti-VCT da família Sigma, tendo até 128 cavalos de potência. Mas, o câmbio é o automatizado de dupla embreagem Powershift, que foi amplamente criticado no Brasil. O modelo é bem completo e oferece um bom nível de conforto e porta-malas generoso.

5) Honda Fit EXL – R$ 81.700

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Aqui começa o trio de modelos da Honda, que apresenta os airbags de cortina apenas na versão EXL, embora o HR-V seja uma exceção, pois o Civic traz o item de série, assim como os modelos mais caros. No Fit, essa é uma novidade da linha 2018, que trouxe um novo arranjo interno, bem como retrovisores com basculamento elétrico, faróis full LED e lanternas em LED, além de novas rodas de liga leve aro 16 polegadas, bem como multimídia com Google Android Auto e Apple Car Play.

Há também câmera de ré e outros itens de segurança. O monovolume se destaca pelo amplo espaço interno, ergonomia e versatilidade. Os bancos foram atualizados para oferecer mais conforto. Já a mecânica não teve alterações, com o 1.5 i-VTEC FlexOne de 115 cavalos e 116 cavalos no etanol. O câmbio é CVT.

6) Honda City EXL – R$ 83.400

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Diferente do Fit EXL, o City EXL não tem controle eletrônico de tração e nem mesmo o de estabilidade. Também não tem assistente de partida em rampa. A Honda eliminou esses equipamentos de segurança, mas pelo menos deixou os airbags de cortina. O sedã é bem espaço, confortável e gostoso de dirigir, tendo ainda um porta-malas condizente com a proposta.

Equipado com o mesmo motor 1.5 de até 116 cavalos, além de CVT, o modelo tem bom consumo (com gasolina), dirigibilidade e boa estabilidade. Após o facelift, o City ganhou uma versão chamada Personal, que permite personalizar o carro e também é focado em clientes PCD com isenção total. Ganhou também novas rodas de liga leve e assinatura em LED nos faróis.

7) Honda WR-V EXL – R$ 84.200

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Assim como o City, o WR-V já nasceu sem controles de tração e estabilidade, assim como assistente de partida em aclive. O crossover nascido do Fit, tem um visual mais robusto e suspensão elevada, além de algumas alterações que reforçaram o conjunto para rodar em pisos esburacados e ter maior desenvoltura no fora de estrada. As alterações de estética deram mais personalidade ao modelo, que também traz o recurso das bolsas infláveis nos arcos do teto.

Igualmente gostoso de dirigir e dotado de motor 1.5 Flex com até 116 cavalos, o Honda WR-V EXL tem câmbio CVT como única opção e preserva os atributos do Fit, incluindo porta-malas com 363 litros. O pacote de equipamentos é equivalente aos demais e no geral apresenta um bom desempenho.

8) Peugeot 408 Griffe – R$ 84.990

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O sedã médio da marca francesa é oferecido para clientes PCD e frotistas, mas ainda apresenta a versão de luxo Griffe para consumidores comuns, tendo um bom custo-benefício por causa da performance oferecida, bem como pelo conforto de um “salão” amplo e com boa área envidraçada. Apesar de ser de projeto antigo, o modelo agrada pelo estilo e vem com bom porta-malas. Na segurança, as bolsas de teto vêm acompanhadas de outras quatro (frontais e laterais).

Bem completo, oferece ar-condicionado, rodas de liga leve aro 16 polegadas, teto solar elétrico, câmera de ré, multimídia, entre outros. O 408 Business tem motor 1.6 THP Flex com 166 cavalos na gasolina e 173 cavalos no etanol, além de 24,5 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas.

9) Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT – R$ 85.190

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Essa versão não é a topo de linha do 2008, mas pelo conjunto da obra, podemos dizer que sim. Isso porque o crossover ganhou câmbio automático de seis marchas com três modos de condução (Sport, Eco e Comfort), além de controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa, faróis com LEDs diurnos, multimídia com Android Auto e Car Play, bem como câmera de ré.

Seu motor 1.6 flex entrega até 118 cavalos e nessa configuração, o utilitário esportivo da Peugeot é mais coerente, já que a Griffe THP entrega até 173 cavalos, mas conta apenas com câmbio manual de seis marchas e suspensão com apelo para o conforto. Com airbags de cortina, o 2008 tem um bom nível de segurança em termos de equipamento.

10) Kia Soul – R$ 87.990

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O crossover da Kia Motors vem da Coreia do Sul com visual bem atraente e jovial, além de acabamento bom e espaço interno condizente com a proposta. Seu motor Gamma 1.6 com Start&Stop garante 122 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, oferecendo boa performance. O câmbio é automático de seis marchas. O crossover traz seis airbags, mas não tem controles de tração e estabilidade ou assistente em aclives, por exemplo.

4.0

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  • REDDINGTON

    “No Fit, essa é uma novidade da linha 2018”..NÃO É NÃO NA…Minha esposa tem um EXL 17/17 e TEM 6 AIR BAGS…Ironicamente hoje estou com ele.

    • Louis

      Dentre esses da lista, o Fit é um dos que mais me interessaria.

      • REDDINGTON

        Caro como toda Honda, mas um bom carro. Bem mais macio em relação ao modelo anterior, econômico.

  • Rubens Barrichello

    o único porém em relação ao 208 de topo (se bem que vale pra maioria dos compactos hoje) é que só pode ser comprado com câmbio automático… se não fosse por isso eu mesmo juro que estaria pensando em um

    • tech76

      Acredito que a versão GT seja manual.

      • Rubens Barrichello

        GT não é topo, mano. e salvo engano ainda usa o Puretech 1.2

      • Rubens Barrichello

        no comentario anterior confundi a GT com a Active kkkkkkkk

        mas enfim, não compraria a GT por ser cara demais mesmo. ainda não me sinto apto a gastar tanto assim só pelo gosto de ter um hotel hatch

    • Ernesto

      Se sua preferência é por câmbio manual, o Golf 1.0 TSi sai hoje por volta de 70K em promoção para desovar os carros fabricados até 2017. Acho melhor que o 208 Griffe.

      • Rubens Barrichello

        tô ligado. eu o compraria se estivesse disposto a comprar um carro agora… no momento tô feliz só de Uber.

  • tech76

    Triste realidade, na qual segurança é tratada como luxo.

    Engraçado é ver o marketing do Polo no site da VW de Portugal, sobre os air-bags de cortina: “Como é óbvio existem dois destes airbags no novo Polo – disponíveis, de série, e sem qualquer custo adicional.”

    Ou seja, itens de segurança são uma coisa óbvia, ao menos nos países desenvolvidos.

    • REDDINGTON

      Nos Estados Unidos o uso do break-light é obrigatório desde 1986…Aqui ainda discutimos se a luz diurna vai ser branca de led ou amarela halógena…

      • tech76

        E assim por diante: em 2022 será obrigatório frenagem automática de emergência nos EUA. Aqui, em 2022, será obrigatório ESP.

    • th!nk.t4nk

      Curiosidade: o Sandero vendido na Alemanha (6.990 € = 29 mil Reais) vem com 4 air-bags de série e controle de estabilidade (ESP). Já os modelos de 10 mil pra cima vêm com 6 air-bags (o meu é um mero modelo médio e tem 9 desde a versao básica). É de chorar chegar no Brasil e ver supostos “carroes” com segurança pior que muito “carrinho” vendido fora do país.

    • Fortuner

      Muita gente ainda não sabe o que é controle de estabilidade.

      E esse item até se popularizou agora, mas até pouco tempo era vendido a conta-gotas somente nas versões top de linha. Literalmente como um acessório “de luxo”.

      E tudo com a mesma desculpa: lucrar mais (reduzir os custos). A responsabilidade social das multinacionais é ZERO, e o governo se borra nas calças de medo de impor mediante lei a oferta obrigatória desses itens, como é em outros países.

  • Mauro Banqueiro

    Enquanto isso, o etios pelado vende mais

    • Allan Marconato Marum

      O Etios é um carro bem recheado.

      • Jurandir Filho

        Recheado de feiúra kkk

        • Robinho

          kkkkkkk

      • ÓQUEI

        Pois é, o diferencial do Etios frente os concorrentes com plásticos mais elaborados são os itens de série interessantes e o espaço interno.

  • JAG

    Bom dia, e o 308 da Peugeot?

    • Mauricio Antonello

      VEÍCULOS PEUGEOT
      208
      2008
      408
      3008
      5008

      Acho que não está mais disponível

      • José Eduardo D’Acampora Guazzi

        Se entrar em apresentaçao da gama Hatchs ele esta lá e no configurador tbm.

    • Unknown

      Não vende mais…

  • Cleidson

    Não entendo o 208. Airbags de cortina, mas não tem esp, não tem barra de proteção lateral, a cada ano tiram uma coisa dele. Depois falam que os consumidores têm preconceito com os franceses.

    • cepereira2006

      Verdade, e na boa, de que adianta o airbag de cortina se o carro que está batendo em você vai invadir a sua cabine com tudo e quebrar você inteiro pela falta da simples barra de proteção lateral? Só marketing mesmo. O consumidor jura que está levando o supra sumo da segurança.

  • Louis

    Certeza que o 2008 vem com ESP na versão 1.6 Griffe AT?
    Eu achava que só tinha ESP na THP manual. No site da Peugeot isso não fica claro….Alguém confirma ?

    • Jurandir Filho

      ESP só no THP

  • Marcelo Martins

    A matéria contém um erro de versão do 408, a versão que tem 6 airbags, teto solar, câmera de ré e multimídia é a GRIFFE que custa 85 K, a versão BUSINNES de 70 K tem 2 airbags, não tem teto e nem multimídia e câmera de ré, mas é bem equipada com sensor de estacionamento traseiro, e som com conexão bluetooth e voice control,Controle eletrônico de estabilidade (ESP) com Controle de Tração (ASR),Freios ABS + AFU (auxílio a frenagem de urgência) + REF (repartidor eletrônico de frenagem), Hill Assist (controle de ajuda em subida,Acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca e etc … etc … sei disso pq tenho um e estou muito satisfeito !!!!

    • Lucia C.

      Não sei de onde eles tiraram essas informações, do site da Peugeot que não foi: http://carros.peugeot.com.br/nossos-carros/condicoes-especiais-para-pcd/408-pcd/seguranca.html

      • Marcelo Martins

        Eles misturaram os equipamentos das versões ….

        • Edson Fernandes

          Posso estar enganado, mas acho que multimidia tem sim da versão business, mas ela curiosamente não tem android auto e car play, apenas mirror link…rs

          • Marcelo Martins

            Não tem amigo, eu tenho um 408 Businnes 2017/2018 …. é só o som com conexão bluetooth, USB, CD e voice control, que para mim já é suficiente, não ligo para multimídia.

            • leandro

              Multimídia só serve se for Android Auto pq ter central multimídia e continuar usando o gps do celular dá na mesma…
              GPS de central é muito fraquinho

            • Edson Fernandes

              Eu vi aqui agora e realmente, tem o computador de bordo utilizado no 307 (que levou para o C4 Lounge Origine + 308). A unica coisa que eu gostariase fosse ter uma central, é ter o espelhamento por GPS.

              Pois no meu carro atual (Fluence), ele tem GPS nativo mas confesso que seria bom ser reproduzido em tela um Waze pelo fato de ter mapas atualizados (ou o Here que é offline e eles mantém o mapa atualizado).

  • Alexandre Azuaga

    Nem olhei o resto da lista, só bati olho no Peugeot 208 e me veio a cabeça. Um carro desse sem “barra de proteção lateral nas portas” pra que serve o airbags de cortina…, o cara var ter a cabeça protegida de “impacto” mas infelizmente o corpo “esmagado” ou “comprimido”…
    Quanta ironia hein Peugeot aff….

    • Lucia C.

      Eu tava vindo aqui fazer o mesmo comentário. Não consigo entender o porquê de não colocar também as barras de proteção lateral se elas são mais baratas que que os airbags

      • Alexandre Azuaga

        Pegaram o jeitinho brasileiro (passar os outros pra traz pensando no próprio umbigo) e entregam esses caixões sobre rodas para o consumidor desinformado comprar. Falta de respeito com o Brasileiro mesmo.

        • Marcelo Martins

          Amigo, tudo bem que todos os carros deveriam ter todos e mais um pouco de equipamento de segurança, concordo plenamente e acho que o governo já deveria ter obrigado as montadoras a coloca-los, mas se for pensar que são caixões sobre rodas quase todos os milhões e milhões carros fabricados no Brasil desde 1950 até uns poucos anos atrás são todos mortais e todos estão morrendo, pois ninguém ligava para isso e nenhum carro tinha e não tem ainda nada e então vc não vai andar mais de taxi, carona com amigos que tenham carros sem proteção e vai ficar em casa ou sair somente com seu carro.
          Os sistemas são importantes mas quase 100% dos acidentes são por falha humana que é falta de atenção, concentração e abusos dos motoristas e hoje em dia piorou muito pq as pessoas acham mais importante ficar respondendo bobagens nas redes sociais pelo cel que prestar atenção no trânsito.
          Dirigi carros dos anos 70, 80, 90 e etc… que não tinham nenhum tipo de assistência de segurança, conforto, nada … nem cinto se usava, eram carros muitas vezes mais inseguros que qq carro fabricado hoje dia mesmo os menos equipados e estou aqui… e espero estar por muito tempo …

          • Fora que partindo desse princípio de andar somente em carro 100% seguro ninguém andaria de moto e bicicleta. Na Europa, como Alemanha e Itália muitas pessoas andam de moto e bicicleta e ambos os países têm baixo índice de acidentes no trânsito.

            • Fortuner

              Tudo bem, vc está falando da realidade, que muitas vezes nem no carro estamos, somos pedestres atravessando uma rua etc.

              Porém, devemos ter a noção política (em sentido amplo) de brigar, pressionar essas montadoras interesseiras para melhorar as carroças vendidas aqui. É nosso dever moral!

              Caso contrário, se embarcarmos nessa ideia de que “ah, é assim mesmo; sempre foi assim; ainda tem muito fusquinha por aí…” vamos corroborar a prática violenta e nefasta das montadoras, de oferecer um mero ESC a peso de ouro, como se fosse item de luxo destinado somente aos muito ricos.

    • André

      Também foi o que pensei na hora, mas será que uma barra lateral de proteção é mais caro que o airbag de cortina? Ou será que é só para fazer efeito marketing? Ridículo mesmo.
      O NA poderia fazer uma consulta a Peugeot e questionar isso, vai que depois dos crash test colocaram as barras laterais.

      • Alexandre Azuaga

        Com certeza é mais barato, mas enquanto estão vendendo eles não querem nem saber da nossa segurança, se ta vendo esta ótimo…
        Acredito que é marketing mesmo, até pq não é tão comum carros com esse tipo de airbags no Brasil.
        O fato é que a barra fica camuflada na porta, então eles não informam se tem ela ou não, e o consumidor que for comprar o carro não vai ficar abrindo a porta pra verificar né… Isso ajuda eles nessa pratica ridícula…

        “Peugeot e questionar isso, vai que depois dos crash test colocaram as barras laterais.”
        Pior que não, continuam vendendo sem as barras ainda, e o 2008 também não tem.

    • Wellington Myph13

      Todo mundo esquece que mesmo sem a barra de proteção lateral a sua estrutura lateral segurou mais o impacto do que Onix, Ka e Palio, tanto que levou 2 estrelas no novo protocolo…

      Obviamente não estou elogiando ou defendendo a retirada da proteção, mas ele já provou que mesmo sem elas, sua estrutura aguenta mais que os concorrentes…

  • Lucia C.

    NA tá bem doida falando que a versão Business do 408 vem com teto solar

    • Edson Fernandes

      E tbm não vem com 6 air bags nessa versão (air bag duplo hoje)

      • Jurandir Filho

        Verdade, 6 airbags só na Griffe, a business vem com ESP e dois airbags

        • Marcelo Martins

          E controle de tração (ASR) e Freios ABS + AFU (auxílio a frenagem de urgência) + REF (repartidor eletrônico de frenagem)

          • Jurandir Filho

            Sim, a sopa de letrinhas completa

            • Marcelo Martins

              Sim … rsrsrs

        • Edson Fernandes

          E infelizmente nõa tem o ar de duas zonas como oC4 Lounge.

    • Marcelo Martins

      Só vem na Griffe ..

  • Schack Bauer

    Será que a Peugeot já resolveu a questão das barras laterais que tinham “sumido” na tropicalização do 208?

  • Eric Andreazza

    Faltou o 208 GT que custa R$ 84.490.

    • Na lista só entra a versão mais barata de cada modelo, já consta a versão Griffe do 208.

  • Osni Duarte

    O 2008 Griffe 1.6 não tem controles de tração e estabilidade nem assistente de partida em rampa. Só o THP os têm.

    • Retrato do Papai

      2008 não tem nem barras de proteção laterais

  • Fortuner

    A verdade é que uma caminhonete cabine dupla com 2 air bags frontais é mais segura que um Fiestinha ou Honda City desses com 30 airbags.
    Até pouco tempo não era o Fiesta que vinha com aços de menor qualidade no Brasil?

    Não que airbags não sejam importantes (pelo contrário), mas tem gente se fissurando demais em crash test, esquecendo que as leis da física são irrevogáveis.

    E, realmente, no Brasil a maior violência que temos — por mais irônico que isso possa parecer — é no trânsito. Mortes na casa de 60 mil por ano… Os bandidos são “café com leite” perto das nossas rodovias.

    Portanto, segurança no trânsito deveria ser pauta nº1 dos brasileiros, o que de fato não é.

  • Fortuner

    Outra observação:
    Notem a quantidade de Hondas com airbags na lista. Porém, vale lembrar que se vc tiver um Honda abaixo de 2016, é melhor correr para fazer o recall.
    Há quem diga que os airbags mortais ainda estavam em produção em 2017, 2 anos após o início do escândalo.

  • fejunk

    faltou o nissan Sentra 2018… tem air bag de cortina va versão SL

    • Daniel

      É preciso ler ao menos o título da matéria: “Top 10: Carros mais baratos…”

  • Erivelton Freitas

    Peugeot sempre dando um banho na concorrência quando se trata da disposição de equipamentos nos carros por preços mais em conta!

    • Retrato do Papai

      vide a falta das barras de proteção laterais do 208 e 2008 hahaha

      • Erivelton Freitas

        Menino, mas tu é um bichão mesmo, visse?! Que comentário avassalador, nem consigo mais pensar direito devido a essa sua iluminação divina sobre esse fato Importantíssimo, vou ate pular da ponte e me matar por causa da minha Incapacidade de levar em consideração algo tão importante quanto “barras laterais”.

  • Mauro Schramm

    Festival do cobertor curto: 208 não tem barra de proteção lateral; City e WR-V não ESP nem TCS.

  • Enrico

    quanto peugeot!!!

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