O assistente de partida em rampa é um item muito importante na condução durante o ciclo urbano.
Graças ao gerenciamento eletrônico, ele permite que o automóvel seja engatado de forma segura com o carro em plano inclinado.
Ele ativa os freios após o pedal do freio ter sido liberado, mantendo assim por um período de 3 segundos, tempo suficiente para que o condutor possa acelerar o carro (com câmbio automático) ou acionar a embreagem e logo em seguida pisar no acelerador (manual).
Apesar de os carros com câmbio automático possuírem a função normal de aceleração com o carro parado e com os freios acionados, em planos muito inclinados a transmissão não consegue compensar a força nesse caso, tornando necessário este dispositivo.
Os modelos desta lista Top 10 foram colocados em ordem de preço, que é correspondente ao valor do veículo quando equipado com este dispositivo, visto que em vários automóveis na lista ele aparece como parte de pacotes opcionais.
10) Fiat Cronos Drive 1.0 – R$ 92.990
A décima posição de nossa lista é do Fiat Cronos Drive.
Versão mais barata do sedã, essa opção traz o motor 1.0 com o câmbio manual de cinco marchas.
Entre seus equipamentos de série, o Cronos Drive oferece ar-condicionado, direção elétrica, controle de tração e estabilidade, lanternas de LED, rodas de 15 polegadas e central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.
9) Hyundai HB20S Confort 1.0 – R$ 87.890
Seguindo a mesma receita do irmão hatch, o HB20S oferece o assistente de partida em rampas em sua versão mais barata. Ela também vem com motor 1.0 de 80 cv e 10,2 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.
A lista de equipamentos de segurança é idêntica ao HB20, com controle de tração, de estabilidade e airbag lateral como destaques.
Além disso, o sedã vem com rodas de 15 polegadas com calota, ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.
8) Volkswagen Polo Track 1.0 – R$ 87.990
Temos agora o Volkswagen Polo, que agora tem controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas desde a versão mais básica.
Ele dispõe ainda de quatro airbags e bloqueio eletrônico do diferencial.
Nos demais itens de série, há direção elétrica, ar-condicionado, banco do motorista ajustável em altura, computador de bordo, encosto de cabeça e cinto de três pontos, Isofix, sistema de som com Bluetooth, vidros dianteiros e traseiros elétricos, travas elétricas, entre outros.
Sob o capô, há o motor 1.0 MPI flex aspirado de três cilindros, que entrega potência máxima de 84 cv e torque máximo de 10,4 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.
7) Chevrolet Onix 1.0 – R$ 86.150
O novo Chevrolet Onix veio cheio de novidades, incluindo vários itens de segurança. Desde a versão de entrada, o modelo dispõe do assistente de partida em rampas, bem como de seis airbags, controle de estabilidade e tração, Isofix, entre outros.
Além disso, o Onix também é sempre equipado com ar-condicionado, direção elétrica progressiva, rodas de 15 polegadas, conjunto elétrico, volante multifuncional, rádio com Bluetooth e duas portas USB.
Mesmo com suas constantes altas de preço, ele continua sendo um dos mais baratos em nossa lista.
A versão de entrada do popular da Chevrolet tem motor 1.0 aspirado flex, com 82 cv e 10,6 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de seis marchas.
Já as versões mais caras tem motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, tendo a opção de câmbio manual ou automático, sempre com seis velocidades.
6) Hyundai HB20 Sense 1.0 – R$ 82.890
Anterior modelo mais barato do país com o assistente de partida em rampas, o Hyundai HB20 Sense tem motor 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm, aliado ao câmbio manual de cinco marchas.
Além desse equipamento, chamado pela marca de HAC, o HB20 vem com controle de tração e estabilidade, airbag lateral (veja a real utilidade dos airbags laterais e de cortina) e ar-condicionado.
Ele ainda tem direção elétrica, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, rádio com Bluetooth e comandos no volante, entre outros.
5) Fiat Argo 1.0 – R$ 83.490
Mais um modelo mais barato com esse item em nosso mercado é o Fiat Argo.
O modelo traz vidros e retrovisores elétricos, chave presencial, controle de tração e estabilidade, visual exclusivo e rodas de 15 polegadas.
Seu motor é o Firefly 1.0 de 3 cilindros, com 75 cv e 10,5 kgfm de torque, ligado ao câmbio manual de 5 marchas.
4) Peugeot 208 Like 1.0 – R$ 75.990
A novidade em nossa lista foi a entrada do Peugeot 208 na nova versão de entrada Like.
Diferente da época de lançamento, quando ele estava disponível apenas nas configurações mais caras, agora o francês oferece opções mais baratas no mercado nacional.
A versão em nossa lista vem com o câmbio manual de cinco marchas aliado ao motor 1.0 de 75 cv e 10,7 kgfm.
Entre os equipamentos ele traz 4 airbags, multimídia de 10,3″ com espelhamento sem fio, controle de tração e estabilidade, DRL, entre outros.
3) Citroen C3 Live 1.0 – R$ 72.990
O Citroen C3 Live 1.0 é a versão mais barata do compacto da marca francesa.
Ele compete com o Fiat Mobi e também com o Renault Kwid, mas entrega um interior mais espaço, bem como um visual mais moderno.
2) Fiat Mobi Like 1.0 – R$ 71.990
Um dos modelos mais baratos em nosso mercado com o assistente de partida em rampas é o Fiat Mobi Like.
Chamado pela marca de Hill Holder, ele vem junto com o controle de estabilidade nesse opcional, se juntando ao sensor de pressão dos pneus, A/C, direção hidráulica, faróis com máscara negra, computador de bordo, entre outros.
Ele vem com motor 1.0 de 74 cv e 9,7 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas.
1) Renault Kwid Zen 1.0 – R$ 71.190
Com a briga acirrada entre Kwid e Mobi, é quase impossível ver um ganhar algum equipamento sem que o outro faça o mesmo.
A diferença aqui é que o modelo da Renault traz o equipamento de série em todas as versões.
Com isso, a versão Zen tem controle de tração e estabilidade, ar-condicionado, 4 airbags, DRL em LED, start/stop, rádio com Bluetooth, alerta de pressão dos pneus e direção elétrica, além do auxílio de partida em rampas (HSA).
O motor 1.0 também foi ajustado recentemente, passando a entregar 71 cv e 10 kgfm, também com câmbio manual de 5 marchas.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!