Listas Top 10 Segurança

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

Quais são os carros mais baratos com assistente de partida em rampa? Antes, porém, o que é esse sistema? O assistente de partida em rampa é um item muito importante na condução durante o ciclo urbano. Graças ao gerenciamento eletrônico, o sistema permite que o automóvel seja engatado de forma segura com o carro em plano inclinado. Ele ativa os freios após o pedal do freio ter sido liberado, por um período de 3 segundos, tempo suficiente para que o condutor possa acelerar o carro (com câmbio automático) ou acionar a embreagem e logo em seguida pisar no acelerador (manual).


Apesar de os carros com câmbio automático possuírem a função normal de aceleração com o carro parado e com os freios acionados, mesmo assim, em planos muito inclinados, a transmissão não consegue compensar a força nesse caso. Assim, é necessário este dispositivo. Geralmente, os carros com assistente de partida em rampa possuem também os controles de tração e estabilidade. No entanto, nem todos os carros com estes equipamentos mencionados possui o assistente de partida em rampa, tais como o Nissan Sentra, por exemplo.

Com o assistente de partida em rampa, o condutor não precisa se forçar a embreagem para compensar a saída em vias íngremes, sendo esse um modo de evitar que o carro volte para trás e bata no veículo de terceiros. Além disso, evita o uso do freio de estacionamento, que alguns motoristas utilizam por oferecer mais segurança nessa manobra. Isso tudo no caso de carros manuais, onde a compensação na saída do veículo é feita de forma direta pelo motorista.

Os modelos desta lista Top 10 foram colocados em ordem de preço, que é correspondente ao valor do veículo quando equipado com este dispositivo, visto que em vários automóveis na lista, oferecem o sistema como parte de pacotes de opcionais. Estes são identificados por um asterisco. Outros são oferecidos a partir de determinada versão, sendo indicados por dois asteriscos.


Então, confira abaixo os carros mais baratos com assistente de partida em rampa oferecidos no mercado brasileiro:

1) Toyota Etios – R$ 48.400

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

O Toyota Etios é a opção mais barata do hatch compacto japonês e também é a escolha mais em conta quando se leva em consideração o assistente de partida em rampa. Atualizado recentemente, o modelo ganhou também controles de tração e estabilidade, reforçando a segurança de forma geral, onde ainda possui Isofix e cintos/apoios de cabeça completos. Equipado com motores Dual VVT-i 1.3 de 88/98 cavalos e 12,5/13,1 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. Além desse, 102/107 cavalos e 14,3/14,7 kgfm, na mesma ordem. O modelo ainda dispõe de câmbio manual de seis marchas e automático de quatro marchas.

2) Fiat Uno – R$ 48.514*

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

O Fiat Uno continua brigando para sobreviver aos dois irmãos mais recentes, que são Mobi e Argo, os mais vendidos da marca. Assim, logo na versão Drive, o compacto adota o conjunto de assistente de partida em rampa, mas como opcional, acrescendo valor ao carro. O sistema também vem com tração e estabilidade gerenciados eletronicamente, o que contribui muito pela segurança. O clássico da FCA tem motor Firefly 1.0 de três cilindros com 72/77 cavalos de potência e 10,4/10,9 kgfm, enquanto a versão 1.3 tem quatro cilindros com 101/109 cavalos e 13,7/14,2 kgfm, respectivamente, com gasolina e etanol. Existe opção do automatizado GSR-Comfort.

3) Ford Ka – R$ 49.190**

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

O Ford Ka só oferece o assistente de partida em rampa a partir da versão SE Tecno com motor Dragon 1.0 Ti-VCT de três cilindros com 80/85 cavalos de potência e 10,2/10,7 kgfm de torque, respectivamente com gasolina e etanol. O hatch de 3,83 m de comprimento e 2,45 m de entre-eixos, tem outra opção de motor, o Sigma 1.5 Ti-VCT de quatro cilindros com 105/110 cavalos e 14,6/14,9 kgfm. Recentemente, a linha 2019 do compacto recebeu uma versão Freestyle com motor Dragon 1.5 Ti-VCT de três cilindros com 128/136 cavalos e 15,6/16,1 kgfm. O pequeno ainda não oferece transmissão automática.

4) Volkswagen Polo – R$ 51.070*

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

O Volkswagen Polo está entre os carros mais baratos com assistente de partida em rampamas ele não oferece o equipamento como item de série, visto que é preciso adquirir o pacote Safety, junto com controles de tração e estabilidade, além de bloqueio eletrônico do diferencial, bem como computador de bordo. O compacto feito sobre a plataforma modular MQB, vem com motores EA211 1.0 MPI com 75/84 cavalos e 9,6/10,4 kgfm, 1.6 MSI com 110/117 cavalos e 15,8/16,5 kgfm, bem como 1.0 TSI de 116/128 cavalos com 20,4 kgfm. Este último, no entanto, tem câmbio automático de seis marchas.

5) Toyota Etios Sedan – R$ 53.240

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

A Toyota atualizou o Etios hatch e também o Etios Sedan em termos de segurança. O compacto também adiciona os mesmos itens de série do irmão menor, mas oferece uma plataforma mais espaçosa graças ao aumento de entre-eixos de 2,46 m para 2,55 m. Com isso, o sedã tem melhor habitabilidade e vem com o segundo maior porta-malas do segmento de compactos, oferecendo 562 litros. Assim, o modelo se apresenta com uma boa opção para famílias, taxistas e motoristas de aplicativo. Diferente do hatch, ele só utiliza motor 1.5 Dual VVT-i com até 107 cavalos e 14,7 kgfm. Também oferece opção de câmbio automático desde a versão X.

6) Ford Ka Sedan – R$ 56.690**

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

Assim como o Ka hatch, o Ford Ka Sedan oferece o assistente de partida em rampa, mas da mesma forma, não a partir da versão S. As opções começam somente na versão Advanced. Esta, por sua vez, utiliza motor Dual VVT-i 1.5 com até 107 cavalos e 14,9 kgfm. O sedã compacto tem ainda o motor Dragon 1.0 Ti-VCT com até 85 cavalos e 10,9 kgfm, mas não oferece câmbio automático, o que deve mudar na linha 2019 e com a chegada do motor Dragon 1.5 Ti-VCT de até 136 cavalos ou menos. Ele tem somente 445 litros no porta-malas, mas vem com outros atributos, assim como o hatch, entre eles o assistente de emergência com ligação para o SAMU (192).

7) Honda Fit – R$ 59.300

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

Ele é o Honda mais barato e também o mais em conta com o assistente de partida em rampa. Na versão DX, também é o único com transmissão manual de cinco marchas, mas mantendo o motor 1.5 i-VTEC FlexOne com 115 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol, além de 15,2/15,3 kgfm de torque. Essa versão mais barata, a DX, traz também controles de tração e estabilidade. De série, vem com ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, entre outros. Com 4,09 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,53 m de altura e 2,53 m de entre-eixos, o Fit oferece amplo espaço com sistema ULT de basculamento do banco traseiro e 363 litros no bagageiro.

8) Ford New Fiesta – R$ 59.590**

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

Prática na Ford, o assistente de partida em rampa também na vem de série no New Fiesta, que apresenta o sistema apenas na versão SE Style, visto que a SE também não possui os controles de tração e estabilidade. Com visual personalizado e estilo ainda moderno, o compacto premium vem com motor Sigma 1.6 Ti-VCT com 125/128 cavalos e 15,8/16,0 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. O hatch ainda dispõe da versão SEL Style, que além do visual, traz motor 1.0 EcoBoost de 125 cavalos e 17,3 kgfm, bem como câmbio de dupla embreagem Powershift com seis marchas, que é opcional nas demais versões 1.6.

9) Fiat Argo – R$ 59.990*

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

O compacto da marca italiana é outro modelo entre os carros mais baratos com assistente de partida em rampasendo equipado com o dispositivo apenas como um opcional na versão Drive. Esta, por sua vez, também traz os outros controles mencionados acima, ajustando tração e estabilidade para maior controle direcional. Com 3,99 m de comprimento e 2,52 m de entre-eixos, o Fiat Argo vem de série com Start&Stop e monitoramento de pressão dos pneus, além de Isofix e cintos/apoios completos. Equipado com motores Firefly 1.0 de até 77 cavalos e 1.3 com até 109 cavalos, tem ainda opção E.torQ Evo 1.0 de até 139 cavalos. Há opção automatizada GSR e automática.

10) JAC T40 – R$ 59.990

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

O crossover da marca chinesa é o mais completo da lista e vem com todos os itens de segurança mencionados acima, exceto o bloqueio eletrônico de diferencial, mas pode ter câmera frontal para registro de imagens. O JAC T40 tem motor 1.5 VVT JetFlex com 125/127 cavalos e 15,4/15,7 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol, mas apenas na versão manual de cinco marchas. A CVT é mais completa e tem motor 1.6 DVVT com 138 cavalos e 17,1 kgfm, abastecido apenas com gasolina.

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa
Nota média 5 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email