Listas Top 10 Segurança

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

Quais são os carros mais baratos com assistente de partida em rampa? Antes, porém, o que é esse sistema? O assistente de partida em rampa é um item muito importante na condução durante o ciclo urbano. Graças ao gerenciamento eletrônico, o sistema permite que o automóvel seja engatado de forma segura com o carro em plano inclinado.

Ele ativa os freios após o pedal do freio ter sido liberado, por um período de 3 segundos, tempo suficiente para que o condutor possa acelerar o carro (com câmbio automático) ou acionar a embreagem e logo em seguida pisar no acelerador (manual).

Apesar de os carros com câmbio automático possuírem a função normal de aceleração com o carro parado e com os freios acionados, mesmo assim, em planos muito inclinados, a transmissão não consegue compensar a força nesse caso. Assim, é necessário este dispositivo. Geralmente, os carros com assistente de partida em rampa possuem também os controles de tração e estabilidade.

No entanto, nem todos os carros com estes equipamentos mencionados possuem o assistente de partida em rampa, tais como o Nissan Sentra, por exemplo.

Com o assistente de partida em rampa, o condutor não precisa forçar a embreagem para compensar a saída em vias íngremes, sendo esse um modo de evitar que o carro volte para trás e bata no veículo de terceiros.

Além disso, evita o uso do freio de estacionamento, que alguns motoristas utilizam por oferecer mais segurança nessa manobra. Isso tudo no caso de carros manuais, onde a compensação na saída do veículo é feita de forma direta pelo motorista.

Os modelos desta lista Top 10 foram colocados em ordem de preço, que é correspondente ao valor do veículo quando equipado com este dispositivo, visto que em vários automóveis na lista, oferecem o sistema como parte de pacotes de opcionais.

Veja abaixo os 10 carros mais baratos com assistente de partida em rampa no Brasil:

1) Hyundai HB20 Sense Pack 1.0 2021 – R$ 50.590

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

O modelo mais barato do país com o assistente de partida em rampas é o Hyundai HB20 Sense Pack 2021. Essa é a segunda versão mais barata do modelo, sendo equipada com o motor 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm de torque, aliado ao câmbio manual de cinco marchas.


Além desse equipamento, chamado pela marca de HAC, o HB20 vem com controle de tração e estabilidade, airbag lateral, ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, rádio com Bluetooth e comandos no volante, entre outros.

2) Fiat Uno Drive 1.0 2021 + opcionais – R$ 55.320

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

Muitos não sabem, mas o Fiat Uno 2021 dispõe de controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e o assistente de partida em rampas. O hatch compacto é o segundo desta lista dos carros mais baratos com assistente de partida em rampa.

Ele pode receber tal recurso a partir da versão Drive 1.0, neste caso num pacote opcional chamado Pack Comfort Plus 3 que custa R$ 2.990. O problema é que a marca obriga o cliente a levar também o pacote Connect Plus, que sai por R$ 2.590, ao escolher o primeiro. Ou seja, o preço final do carro pula de R$ 49.740 para R$ 55.320.

Além dos itens de segurança, o primeiro kit agrega vidros traseiros elétricos, faróis de neblina, apoia braço dianteiro, banco traseiro bipartido, retrovisores externos elétricos com repetidores de seta e Tilt Down, banco do motorista ajustável em altura, soleira das portas, console porta-objetos no teto, bolsa porta-revista no encosto dos bancos dianteiros, entre outros. Já o segundo inclui chave canivete, alarme, rádio, display em TFT e outros.

O hatch compacto da marca italiana nesta versão oferece o motor 1.0 litro Firefly flex de três cilindros, com até 77 cv e 10,9 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

3) Chevrolet Onix 1.0 2021 – R$ 58.590

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

O novo Chevrolet Onix veio cheio de novidades, incluindo vários itens de segurança. Desde a versão de entrada, o modelo dispõe do assistente de partida em rampas, bem como de seis airbags, controle de estabilidade e tração, Isofix, entre outros.

Além disso, o Onix também é sempre equipado com ar-condicionado, direção elétrica progressiva, rodas de 15 polegadas, conjunto elétrico, volante multifuncional, rádio com Bluetooth e duas portas USB. Mesmo com suas constantes altas de preço, ele continua sendo um dos mais baratos em nossa lista.

A versão de entrada do popular da Chevrolet tem motor 1.0 aspirado flex, com 82 cv e 10,6 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de seis marchas. Já as versões mais caras tem motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, tendo a opção de câmbio manual ou automático, sempre com seis velocidades.

4) Volkswagen Polo 1.0 MPI 2021 – R$ 59.490

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

Em quarto lugar entre os carros mais baratos com assistente de partida em rampa está o Volkswagen Polo, que agora tem controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas desde a versão mais básica. Ele dispõe ainda de quatro airbags e bloqueio eletrônico do diferencial. O Polo 1.0 MPI parte de R$ 59.490.

Nos demais itens de série, há direção elétrica, ar-condicionado, banco do motorista ajustável em altura, computador de bordo, encosto de cabeça e cinto de três pontos, Isofix, sistema de som com Bluetooth, vidros dianteiros e traseiros elétricos, travas elétricas, entre outros.

Sob o capô, há o motor 1.0 MPI flex aspirado de três cilindros, que entrega potência máxima de 84 cv e torque máximo de 10,4 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

5) Hyundai HB20S Vision Pack 1.0 2021 – R$ 59.590

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

Seguindo a mesma receita do irmão hatch, o HB20S oferece o assistente de partida em rampas em sua segunda versão mais barata, a Vision Pack. Ela também vem com motor 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

A lista de equipamentos de segurança é idêntica ao HB20, com controle de tração, de estabilidade e airbag lateral como destaques. Além disso, o sedã vem com rodas de 15 polegadas com calota, ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay.

6) Ford Ka FreeStyle 1.0 2021 – R$ 61.590

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

O único carro da Ford que marca presença nessa lista dos carros mais baratos com assistente de partida em rampa é o Ford Ka hatch em sua versão pseudo-aventureira FreeStyle, com motor 1.0 litro flex de três cilindros, com 85 cv e 10,7 kgfm, atrelado a um câmbio de cinco marchas.

Ele sai de fábrica com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, retrovisores elétricos, sistema multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque e espelhamento de smartphones, bancos com revestimento premium e tecido, rodas de liga-leve de 15 polegadas, faróis de neblina, rack de teto, entre outros.

7) Fiat Argo Drive 1.0 2021 + opcional – R$ 62.090

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

O segundo carro da Fiat a aparecer por aqui é o Argo na versão Drive com motor 1.0 flex de 77 cv e 10,9 kgfm e câmbio manual. Ele conta com controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas, juntos do sistema start/stop, no pacote opcional Série S-Design de R$ 3.200. Com ele, seu preço final vai para R$ 62.090.

Nos itens de série, o compacto dispõe de alarme, ar-condicionado, volante e banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, chave canivete, computador de bordo, direção elétrica progressiva, preparação para rádio, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, entre outros.

Além dos itens de segurança, esse pacote vem com vidros elétricos com one touch, retrovisores elétricos com indicadores de direção e tilt down, sensor de estacionamento, faróis de neblina, chave presencial, ar-condicionado digital, controle de tração e estabilidade, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, acabamento escurecido, entre outros.

8) Toyota Etios Hatch X Plus 1.5 2021 – R$ 63.590

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

Ao perder suas versões com motor 1.3, o Etios ficou bem mais caro em seu preço inicial. Agora, o modelo parte de R$ 63.590, vindo com o assistente de partida em rampas desde sua versão de entrada.

Além disso, o japonês também oferece rodas de liga leve aro 15, direção eletroassistida, computador de bordo, controle de estabilidade e tração, central multimídia com Android Auto e Apple Carplay, entre outros.

Seu motor é um 1.5 VVT-i flex de quatro cilindros, com até 107 cavalos e 14,7 kgfm, combinado com uma transmissão manual de seis velocidades.

9) Honda Fit DX 1.5 2021 – R$ 64.100

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

Já em nono lugar está a Honda com o seu Fit na versão de entrada DX, que tem uma lista de equipamentos apenas suficiente. Custa R$ 64,1 mil, não tem opcionais e oferece motor 1.5 i-VTEC flex de 116 cv e 15,3 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

O monovolume dispõe de controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, lanternas em LED, luzes diurnas em LED, ar-condicionado, apoio para o pé, sistema de som com Bluetooth, banco do motorista com ajuste de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, Isofix, chave canivete, entre outros.

10) Chevrolet Onix Plus 1.0 2021 – R$ 64.190

Top 10: Carros mais baratos com assistente de partida em rampa

O Chevrolet Onix também marca presença com sua versão sedã, o Onix Plus. Com o mesmo pacote de equipamentos da versão hatch, o modelo tem assistente de partida em rampas em todas as suas versões. Ele também é bem equipado em termos de segurança e conforto, oferecendo ainda um porta-malas com 469 litros, contra 275 litros do modelo menor.

A motorização também é a mesma, com as opções 1.0 aspirado flex, com 82 cv e 10,6 kgfm de torque, e 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

          Quem somos

          O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

          Notícias por email