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Top 10: carros mais baratos com central multimídia

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Você provavelmente já sabe que um dos principais atrativos oferecidos pelos compactos atualmente no mercado brasileiro é a aclamada central multimídia. Um dos pioneiros a ofertar tal recurso no segmento em nosso País foi o Chevrolet Onix, lançado há cerca de cinco anos, e que hoje tem boa parte de suas vendas formada por modelos equipados com o sistema MyLink. Hoje, praticamente todos os modelos de entrada oferecem a opção de uma tela sensível ao toque no painel.



Há automóveis que se limitam a apenas uma central multimídia com tela sensível ao toque para operar as funções do som, telefonia e algumas configurações do carro. Porém, outros modelos vão além e dispõem de recursos extras, como navegador GPS integrado e até espelhamento da tela do celular, Android Auto e Apple CarPlay.

Listamos abaixo os 10 carros mais baratos que oferecem central multimídia em nosso mercado. Confira:

1) Renault Kwid Intense 1.0 MT – R$ 40.490

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Recém-chegado no mercado nacional, o Kwid oferece a central multimídia Media Nav na versão topo de linha Intense, dotada de um motor 1.0 litro flex de 70 cv e câmbio manual. O recurso oferece tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS em 2D e 3D, streaming de áudio, conexão Bluetooth e funções Eco Coacing e Eco Scoring para auxiliar numa condução mais econômica. Há ainda quatro airbags, Isofix, computador de bordo, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos, banco traseiro rebatível, direção elétrica, entre outros.

2) Hyundai HB20 Comfort e HB20S Comfort Plus 1.0 MT com blueMedia – R$ 44.850 e R$ 52.265

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Em segundo lugar está a dupla HB20 e HB20, ambos com o motor 1.0 litro flex de 80 cv e transmissão manual, sendo o primeiro na variante Comfort e o segundo na Comfort Plus, com direito ao opcional do sistema multimídia blueMedia. Ele conta com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, conectividade com smartphone OnCar, conexão Bluetooth com streaming de áudio e acesso a agenda e histórico de chamadas, MP3 player e reprodutor de fotos e vídeo, conexões USB e auxiliar e comandos de áudio e telefonia no volante.

O hatch conta também com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas, computador de bordo, Isofix, banco do motorista com ajuste de altura, entre outros. O sedã agrega retrovisores externos com ajuste elétrico, chave principal tipo canivete com telecomando, vidros elétricos traseiros, alarme e calotas de 15 polegadas.

3) Volkswagen Gol e Voyage Trendline 1.0 + Composition Touch – R$ 44.864 e R$ 51.866

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Já o terceiro lugar é ocupado pelo Volkswagen Gol e o Volkswagen Voyage, os dois com motor 1.0 litro flex de 82 cv e câmbio manual, além do opcional do pacote Composition Touch. Ele traz uma central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, sistema MirrorLink para espelhamento da tela de smartphones Android, Bluetooth para streaming de áudio, entradas USB, auxiliar e para cartão SD, entre outros. Há ainda quatro alto-falantes e dois tweeters, volante multifuncional e computador de bordo, além de direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, ar-condicionado e banco do motorista ajustável em altura.

4) Chevrolet Onix LT 1.0 MT + pacote R7J – R$ 48.090

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Citado no início desta matéria, o Chevrolet Onix dispõe da central MyLink como opcional do pacote R7J a partir da versão LT com motor 1.0 de 80 cv e transmissão manual. A central multimídia do carro oferece tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, rádio AM/FM, entradas USB e auxiliar, função streaming, conexão Bluetooth e acesso às configurações do carro.

Há também sensor de estacionamento traseiro, alarme antifurto, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, vidros dianteiros e travas elétricos, banco do motorista com ajuste de altura e banco traseiro rebatível.

5) Renault Sandero e Logan Expression 1.0 MT + Techno Pack – R$ 48.340 e R$ 50.650

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A Renault reaparece nesta lista com a dupla Sandero e Logan, ambos na versão de acabamento Expression com motor 1.0 litro flex de 82 cv e câmbio manual. No entanto, a central multimídia Media Nav com tela de sete polegadas e navegador GPS só está disponível como parte do Techno Pack, que inclui ainda sensor de estacionamento traseiro.

Nos itens de série, há ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, volante com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, comando de satélite no volante, computador de bordo, vidros dianteiros elétricos, sistema stop/start, entre outros.

6) Fiat Argo Drive 1.0 + Kit Multimedia – R$ 49.100

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Em sexto lugar está o Fiat Argo na versão Drive, com motor 1.0 litro flex de 77 cv e câmbio manual, quando equipado com o kit Multimedia opcional. Ele inclui central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, Bluetooth, entrada USB e reconhecimento de voz, volante com comandos de rádio e telefone e segunda porta USB para os passageiros traseiros.

De série, o Argo Drive 1.0 conta com ar-condicionado, direção elétrica progressiva, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, volante com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, banco do motorista com ajuste de altura, entre outros.

7) Citroën C3 Attraction 1.2 MT – R$ 49.990

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Outro modelo compacto “premium” desta lista é o Citroën C3 na versão Attraction com motor 1.2 flex 90 cv e câmbio manual. Ele conta com uma central multimídia com tela touchscreen de sete polegadas, função MirrorLink para Android, Apple CarPlay, Bluetooth e seis alto-falantes.

Há ainda volante com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, porta-luvas com refrigeração, vidros, travas e retrovisores elétricos, luzes diurnas de LED, faróis de neblina dianteiros e traseiros, entre outros.

8) Peugeot 208 Active 1.2 MT – R$ 52.990

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Primo do C3, o Peugeot 208 ocupa a oitava posição. O modelo dispõe de um sistema multimídia de série desde a versão de entrada, a Active com o motor 1.2 de 90 cv e transmissão manual. O recurso é dotado de uma tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, Bluetooth e comandos no volante.

Nos demais itens, há ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, direção elétrica com assistência variável, porta-luvas refrigerado, alarme, entre outros.

9) Toyota Etios e Etios Sedan XS 1.5 MT – R$ 53.080 e R$ 55.000

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Modelo mais em conta da Toyota, o Etios conta com a central multimídia Toyota Play de série na versão XS com motor 1.5 de 107 cv e câmbio manual, tanto na carroceria hatch como na sedã. Ele oferece CD player, MP3, entrada USB, conexão Bluetooth e pareamento com smartphone, além de comandos no volante. De série, há painel totalmente digital, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, vidros e travas elétricas, computador de bordo, Isofix, entre outros.

10) Volkswagen Fox Connect 1.6 MT – R$ 54.590

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Forte candidato a deixar a linha da Volkswagen em breve, o Fox oferece uma central multimídia de série na versão Connect, que usa um motor 1.6 de 104 cv e transmissão manual. O carro é equipado com a central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas, MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto.

Há ainda ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, faróis de neblina com luz de conversão estática, computador de bordo, piloto automático, volante multifuncional e sensor de estacionamento traseiro.

Carros mais baratos com central multimídia

1Renault Kwid Intense 1.0 MT R$     40.490
2Hyundai HB20 Comfort 1.0 MT com blueMedia R$     44.850
3Volkswagen Gol Trendline 1.0 + Composition Touch R$     44.864
4Chevrolet Onix LT 1.0 MT + pacote R7J R$     48.090
5Renault Sandero Expression 1.0 MT + Techno Pack R$     48.340
6Fiat Argo Drive 1.0 + Kit Multimedia R$     49.100
7Citroën C3 Attraction 1.2 MT R$     49.990
8Peugeot 208 Active 1.2 MT R$     52.990
9Toyota Etios XS 1.5 MT R$     53.080
10Volkswagen Fox Connect 1.6 MT R$     54.590
4.0

  • Daniel

    Brasileiro prefere central multimídia do que controle de estabilidade.
    E a gente aqui quebrando a cabeça pra entender o lucro Brasil…

    • João Cagnoni

      A multimídia serve pra relaxar o dono antes da morte.

      • Mr. Pennybags

        Kkkkkk

      • mjprio

        Se vc souber usar nao vejo problema. Se e pra morrer vc morre num fusca, basta estar com um celular na mão. Ja estou no 2 carro com uma. Tem ate TV, mas que serve pra manter a patroa e a pequena quietas e caladas o carro kkkk

        • Ernesto

          Também não vejo problemas, ainda mais se tiver o espelhamento com o celular. Vira e mexe preciso usar o GPS e tê-lo num posicionamento melhor que o do celular para mim é uma vantagem. Até mesmo em questão de segurança acho melhor que colocar o celular num suporte.

  • Lucia C.

    Se sair um ranking dos carros com multimidia e nota zero em segurança vamos ter exatamente o ranking de vendas no Brasil

    • G.Alonso

      kkkk até que tem vendido muitos veículos com 5 estrelas, tipo Corolla e Compass.

  • Christian Balzano

    Ou você pode comprar o mais básico de todos e instalar uma central multimídia da St. Ifigênia que dá na mesma, além de economizar um baita troco.

    • João Cagnoni

      Depende do carro. Se houverem alguns acessórios mais complexos de fábrica (computador de bordo integrado, sensor de estacionamento, etc), fica uma porcaria uma central multimídia genérica.

  • Mancelmo

    Nada como ouvir radio numa tela de 8″.

    • João Cagnoni

      Radios que não tocam mais música, só propaganda.

      • Louis

        E mesmo quando tocam músicas, só as mesmas. Parece que todas as rádios combinam de tocar as mesmas, e repetem dezenas de vezes por dia as mesmas músicas.
        Eu baixei um app de celular que toca rádios de outros países pela internet, muito bom.

        • mjprio

          Pablo Vittar, sertanojo universitário e anitta pra variar.
          Por isso uso um pen drive de 32gb de flash back e do melhor da mpb pra fugir dessas porcarias.
          Radio so mesmo a antena 1, JB e Sul América paradiso aqui no RJ

    • João Martini

      Eu realmente não faço questão NENHUMA de uma cmm. Se tiver Bluetooth e um suporte de celular, pra mim ótimo.
      Em casa temos um 208 com central multimídia e Apple CarPlay e um Ka SE com rádio simples. Prefiro muito mais colocar as musicas do Spotify pra tocar por Bluetooth no rádio do Ka enquanto o waze fica no suporte em cima e com o carregador logo atrás.
      Já no Peugeot o iPhone não consegue espelhar o waze, não tem suporte pra telefone e quando compra um pra colocar na saída de ar o USB fica longe, com o fio atrapalhando o ar condicionado. Resumo: prefiro o conjunto do Ka.

      • Louis

        Minha central multimídia é meu smartphone.

      • Alexandre Viotto

        E em relação aos carros, João? Poderia falar um pouco sobre suas percepções acerca dos dois modelos que você possui?

        • João Martini

          Já fiz alguns comentários sobre os dois, mas uma análise meio rápida das impressões gerais:
          Consumo: o 208 ganha de lavada, muito próximo ao Up mpi que tivemos, mesmo tendo quase 1100 kg.
          Desempenho: O 1.2 é melhor em baixas rotações, mas sinto ele um pouco sufocado em altas. O 208 é mais agradável em cidade, porém o Ka parece igualar a potência em alta, vai até os 6800 rpm com boa potência.
          Suspensão: o 208 é bem confortável e bom de curva, mas o Ford se sai melhor quando judiado. Se você passa rápido demais em uma lombada por exemplo, o 208 quica. O ka nao. De curvas ambos são bons, mas novamente, acho o ajuste da Ford mais agressivo. Em curvas fortes de baixa a traseira do Ka parece acompanhar melhor, é muito gostoso. Porém ele inclina bem por ser alto.
          Direção: pra mim, é o ponto alto do Ka. Macia em manobras, pesadinha em estradas, muito rápida e comunicativa. A do 208 não chega nem perto.
          Equipamentos de conforto não tem o que comparar, o 208 é muito mais completo e também muito mais caro.
          Alguns pontos que valem destaque: o 208 faz um ruído chato de ventos acima de 110 que inexiste no Ka e o sistema de som dele é BEM ruim. Já o Ka tem problema com barulhos internos, o carro parece uma escola de samba.
          No geral, eu acho o Ka mais gostoso de dirigir. Se tivesse um pouco mais de potência, um acabamento melhor, mais segurança e equipamentos, seria melhor. Resumindo, para o meu gosto de uso, o fiesta (que é o ka com isso que citei que falta) é mais carro que o 208.

          • Alexandre Viotto

            Legal, obrigado João. Fiz um test drive no Ka e achei realmente excelente em dirigibilidade. Mas estou de olho no 1.5 sedan.

            • Ernesto

              Alexandre, você viu a nota do KA no Latin NCap?

              • Alexandre Viotto

                Vi sim, Ernesto. Zero estrelas para adultos e três para crianças. Mas os outros sedans de entrada não devem estar muito acima disso. O Ônix, por exemplo, está até abaixo! E já que nesta faixa de preço não dá para pegar um carro 0Km seguro, vou pelo custo/benefício, e aí creio que o Ka é uma das melhores opções do segmento.

                • Ernesto

                  Talvez o HB20S consiga uma pontuação melhor, mas é suposição.

                  • Alexandre Viotto

                    Pode até ser ligeiramente superior, mas custa quase R$10.000,00 a mais…

                    • Ernesto

                      Sim, infelizmente é mais caro.

          • dogmarley

            ou pega o KA top de linha 1.5
            dai tem motor e segurança

            • mjprio

              Com zero estrela no NCAP?

              • dogmarley

                os novos padrões vão zerar mtos carros…
                me dê um modelo do mesmo segmento com melhor desempenho em segurança =)

      • mjprio

        Nesse caso a CMM nissan App que vem no versa e um quebra galho. Alem das da VW e da Hyundai qur abrem apps e fazem espelhamento

  • Mauro Moraes

    Alguém sabe quanto custa o Polo mais barato com central multimídia?

    • João Martini

      52 e uns quebrados.

    • Ricardo Rangel Lirio

      Custa 49.990 + 2.600 (multimídia, rodas de liga 15″, controles de estabilidade e tração, volante multifuncional e computador de bordo), portanto entraria nessa lista pelos seus 52.990 Reais cobrados.

      • Edson Fernandes

        Pra mim ficou confuso o motivo de não terem colocado ele aqui nessa lista.

        • Malvino Jose Moreira Junior

          Se fosse no Volksblog estaria em primeiro da lista kkkk ! também não entedi . E uno , march ?

          • Leonardo M. G.

            A Nissan só disponibiliza Central Multimídia nos top de linha (SL e Unique), nos básicos/intermediários é um rádio (que tem uma boa integração com meu smartphone, diga-se de passagem) 2DIN.

            • Malvino Jose Moreira Junior

              Maneiro 2 din melhor que aquele antigo do gol g6 e uno

          • Edson Fernandes

            Pois é… boa pergunta quanto ao Uno, mobi tem central? March somente na SL que custa por volta de R$55000…

            • mjprio

              No uno tem aquela de 5 polegadas ruizinha igual a da toro e da compass mais simples. Ja o Mobi tem.um equipamento que transforma seu smartphone numa CMM por meio de um app baixado no mesmo e um aparelho que “roteia” seu telefone pro som e pra alguns sistemas do carro

              • Edson Fernandes

                Mas aquela central é ridicula. E eu acho o sistema do Mobi bem exagerado e ruim. Fica numa posição boa, mas mascara um sistema ruim de audio que ele possui.

  • Luiz Ramos Jr.

    É rapaiz… nossa moeda não tá valendo mais nada mesmo.

  • Guedes

    Telinha multimídia é equivalente aos espelhos que os colonizadores deram pros índios..

    • Marco Bonato

      Povo adora uma telinha pra se sentir no ápice tecnológico…

      • mjprio

        Mas ai o problema nao e a tela. E o imbecil do brasileiro que come arroz com ovo mas da as pregas que nao tem e compra um iphone de 6000 reais pra usar zap e face. Com carro e a mesma coisa. Compra carro pra mostrar por vizinho mas andar na reserva e sem.seguro

    • ViniciusVS

      O pior de tudo é a hipocrisia da galera kkkkkkkk

      Estamos em 2017 quase entrando em 2018, central multimídia não é novidade mais faz tempo… Qual o problema de um carro popular ter central em versões mais completas?

      Parece que virou crime ter carro com central multimídia…

      É aquilo, compra quem quer, felizmente vivemos em um país livre.

      No fim carro popular são todos inseguros ou no máximo medíocres, ta ai o Ka sem telinha e com ESP que a galera se gabava de ser seguro e no teste atual zerou…

      • Guedes

        precisa explicar mesmo o problema?
        o problema, óbvio, são as montadoras focarem nas telinhas em detrimento de segurança.
        crime não é ter telinha, é ser zero estrelas…

        • ViniciusVS

          E qual a relação entre central multimídia e segurança? é tudo questão de evolução. Antigamente os carros populares não tinham rádio, depois saíram com rádios simples e agora usam central multimídia…

          Da mesma maneira que carro popular antigamente usava direção sem assistência sendo hidráulica opcional nas versões completas, depois direção hidráulica virou algo comum nos populares e agora praticamente todos são equipados com direção elétrica…É questão de evolução, o rádio evoluiu para Central multimídia, simples assim.

          Em questão de segurança os carros populares são sim inseguros e medíocres de modo geral, o melhorzinho é o UP e mesmo assim ele no padrão atual pega 2 ou no máximo 3 estrelas o que faz dele um carro medíocre, o Ford Ka era uma referência em segurança porque tinha 4 estrelas e muita gente se gabava da Ford investir em segurança em vez de telinha no painel pois o carro tinha ESP e 4 estrelas, falavam que o Brasileiro não sabia comprar carro, que compravam carro porque tinha telinha no painel somente… qual foi o resultado? o único atrativo do carro para os racionais foi por água abaixo, agora é somente um carro sem apelo emocional ( sem telinha) e sem apelo racional ( 0 estrelas)…

          Uma coisa é fato, mesmo 0 estrelas eles são sim mais seguros que muito carro médio de 10 anos atrás, usam aço de ultra resistência, já tem Airbag e ABS de série, no caso do Ká tem o ESP… Um Vectra por exemplo não seria aprovado nem no padrão antigo…

          • Louis

            “E qual a relação entre central multimídia e segurança?” R. O custo.
            Paga por uma central MM, mas não coloca um ESP, barra de proteção lateral, etc…

            • Guedes

              Eu não acredito que ele fez essa pergunta…

          • Guedes

            Eu já expliquei acima, mas vou repetir:

            O problema, óbvio, são as montadoras focarem em telinhas em detrimento de segurança. Preferem equipar o carro com telinha, que faz o carro vender, do que investir em segurança. ônix é o maior exemplo, auto explicativo.

            Todos carros do Brasil atualmente tem airbag e ABS por força de lei, isso não é mérito pra nenhum carro.

            Entendi a questão da evolução do rádio até telinha, mas note que quando os populares passaram a ter rádio de fábrica não influenciou tanto nas vendas quanto as telinhas influenciam/ influenciaram.

            Enfim, se você e a maioria dos brasileiros preferem telinha em vez de segurança, beleza…

        • carroair30

          Mas falar o que ? se o Brasileiro gosta de carros INSEGUROS ! ta ai o ONIX e o KA que nao me deixa mentir,A industria vende o que o consumidor quer comprar,

        • mjprio

          A sua frase final faz sentido. Vc podd dirigir um carro com telinha prudentemente e nao morrer. Mas se vc for um.imbecil ou um proprietario desleixado vai morrer com todos os controles dinamicos funcionando

          • Guedes

            Se trânsito só dependesse da própria prudência, talvez houvesse poucas mortes e “inocentes” não morreriam.
            Mas obviamente não dependede só da própria prudência. Grande parte, depende dos outros.

            Esse pensamento de que “só dirigir com prudência” “ter fé em deus” é o famoso “comigo nunca vai acontecer”.

            • mjprio

              Jamais pensei dessa forma! Foi como falei no outro post. Vc tem que dirigir por você e pelos outros! Enquanto houver um idiota ao volante muitos correrão perigo, estejam no carro mais seguro que for

      • Danillo Santos

        Concordo. Por isso muitas cmm são opcionais. Um bom pacote é o do polo, que agrega rodas de liga 15″, controles de estabilidade e tração, volante multifuncional e computador de bordo… Eu colocaria também aquele painel de tft, mas aí já ficaria muito caro

        • Ernesto

          O painel de TFT acho que só no Polo Highline, não é isso? Na básica e na Comfortline nem como opção tem.

      • mjprio

        Estou com vc. Se e pra morrer basta ter um sistema entre o banco e o volante: Um motorista imbecil embrigado ou imprudente. Morre com telinha ou com ESP/TCS/PQP
        Muitos dos nossos papais , vovos etc… dirigiram por anos a fio ate sem direção hidráulica
        e servo freio.ford Ka com gadgets de segurança e sem telinha mas Zero estrela manda lembranças!

        • Guedes

          Procurar alento no passado é no mínimo ingenuidade. Vai dizer que no passado ninguém morria em batida, por que era prudente?

          • mjprio

            Quem trabalha com possibilidade de risco sabe que um acidente nunca é um fato isolado. a menos que seja uma ocorrência inusitadamente isolada, os acidentes são fruto de alguma culpa (imprudencia, imperícia ou negligência) ou dolo, ainda que eventual.
            Além disso, se vc fizer um pesquisa, vai ver que o Brasil aumentou, modernizou (relativamente) sua frota, mas ainda é um campeão em acidentes de trânsito, mormente causados pelos fatores que citei acima.Hoje temos uma série de motoristas despreparados e mal treinados e, mesmo com a evolução dos sistemas de segurança mais modernos e fundamentais na minha opinião, vamos assistir a este lamentável episódio por muitos anos.
            Agora veja a Europa, com algumas estradas de alta velocidade (Alemanha). Ainda que cada país não tenha, isoladamente, uma frota do tamanho da nossa , os índices de acidentes são relativamente menores, não só pelo desenvolvimento de tecnologias, mas principalmente pela conscientização dos motoristas.
            Portanto, não é uma questão de procurar “alento”. É pesquisar e chegar a conclusão de que não vai ser a presença da telinha ou do ESP/TCS que vai mudar a situação.
            E como na política: não adianta ir pras ruas, se revoltar e depois passar no camelô e comprar cigarro contrabandeado, furar fila, lesar o exame do INSS, etc..

            • Guedes

              Estou falando de alhos, você de bugalhos. A sua aula de risco não vem ao caso.

              Estou falando que acidentes acontecem, idependente de quem for a culpa. Não dá pra ter controle sobre a atitude dos outros. Por isso, melhor preferir um carro seguro a um não seguro.

              É muito bonita a Europa e seus cidadãos civilizados, mas não vivemos na Europa.

              Meu ponto é: nem sempre o acidente é causado pelo dono do veículo. O cara pode ser prudente, mas vem um maluco e bate no seu carro. Se o seu carro for 5 estrelas, talvez a sua chance de sobreviver seja maior, não?
              Ou a telinha multimídia vai salvar sua vida?

              • mjprio

                Primeiro, sua resposta ratifica o que eu falei sobre as causas do acidente, vai ter sempre um infeliz que vai causá-lo. Portanto trabalhando há cerca de 15 anos em situações onde o risco sempre ocorre e muitas vezes é estudo de caso , acho que faz muita diferença. Se não fosse assim, vários carros não seriam destruídos pra que se encontrem melhores soluções pra evitar ou amenizar os efeitos de um acidente, bem como, se tenta conscientizar os condutores de forma a evitarem condutas que possam evitar que eles ocorram. Risco zero não existe, o que se busca e mitigar os seus efeitos.
                Não vai ser a telinha por si só o motivador do acidente. Demonizam um equipamento como se fosse o fim dos tempos.
                A diferença entre viver ou morrer está relacionada sim com os dispositivos de segurança, mas não residem só neles como muitos podem supor.
                Assim, foi como vc disse: se a telinha não salvar, os equipamentos do Ka 0 estrela, pelo visto também não. Essa discussão é muito mais ampla e complexa do que se pode imaginar.
                E por fim, pelo seu jeito de falar, deseducado diga-se de passagem, pra não dizer arrogante, simplesmente ignorando uma questão que por qualquer motivo vc diz “não vir ao caso” (justamente num país onde acidentes matam mais do que guerras, e os motivos todos já sabem), nota-se que realmente não estamos na Europa, e nem seremos como eles. Seremos esse país do jeitinho. Vamos tomar no traseiro sempre, ficar esperneando sem dar solução e aguardando o próximo carnaval, reclamando das mazelas de uma sociedade como se dela não fizéssemos parte.

  • João Martini

    Faltou o Polo aí antes do Fox, não?

    • Ricardo Rangel Lirio

      Sim, faltou. Custaria 52.990 e traria junto controles de tração e estabilidade, volante multifuncional, computador de bordo, rodas de liga de 15″, além ar condicionado, vidros elétricos nas 4, travas etc.

      • Gabriel

        E Bloqueio Eletrônico do Diferencial.

  • Duh

    Quem compra Etios merece ser estudado, além de ser um projeto de baixíssimo custo nem barato é, mais caro que um 208.

    • NaoFaloComBandeirantes

      Um amigo meu falou que o Etios é a verdadeira vasectomia automotiva!
      Não consigo encontrar definição mais perfeita! hahahahaha!

      • Aires Jone

        Epha!!! kkkkkk

    • Luis Carlos K.

      208 brasileiro é uma vergonha, Peugeot retirou reforços estruturais para baratear. Etios é mais seguro, motor mais potente e menor custo de manutenção.

  • Lucas086

    Troco essas tais de centrais por um dvd com TV digital e entrafa rca para fazer um som interno bacana, pode ser alpine, clarion ou até pionner

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Pra mim sinceramente nem precisa ter CMM no carro, uso um rádio comum mesmo pra escutar música, não atendo celular quando dirijo, e gps tá barato ou coloco o waze no celular mesmo. O valor da CMM de fábrica dá pra comprar as 3 coisas (rádio, celular e GPS) e ainda sobra

    • João Martini

      Eu troco uma CMM pelo ESP sem nem piscar.

      • Marcos Ferreira

        Com toda certeza!

      • Hugo Leonardo Dos Santos

        Pelo preço da CMM da pra ter esp, Hill hoder e sensor de estacionamento

        • mjprio

          Porque eles cobram um absurdo na cmm. Uma da pionner com spotfy, tv BT, entrada hdmi e apps alem de toda qualidade sonora sai por menos de 2 mil instalada

  • Daniel Augusto

    Oh Brasil atrasado, lá fora muitos países usam a Central multimídia a anos e só veio fazer parte de alguns modelos por aqui a 2 ou 3 anos se eu não me engano.
    Enquanto lá fora algumas marcas de caminhões usam centrais multimídia nós seus veículos, o Brasil veio usar agora em seus carros populares.

    • Gabriel

      Pior que uma cental MM que custa 100 dólares na China, aqui vendem por 2 mil reais ou até mais.

  • Ricardo Rangel Lirio

    Faltou o Polo. O básico custa 49.990,00 e com 2.600,00 o comprador leva a multimídia, rodas aro 15″ de liga, controles de estabilidade e de tração, volante multifuncional, computador de bordo, além dos vidros elétricos nas 4 portas, ar condicionado, direção elétrica, travas etc.

    Daí você vê a foto do Argo nas capas da matéria e nos leva a pensar em “algo pensado”.

    • ViniciusVS

      Não acredito em ma fé. Todo mundo erra…

      • Ricardo Rangel Lirio

        Daí vejo duas capas com o Argo, da montadora das propaganda…

        • Por favor pare de nos acusar de estarmos sendo desonestos e fazendo uma propaganda de algo sem avisar nossos leitores. Você está falando o que não deve aqui e repetindo o mesmo comentário no Facebook, para que isso?

          Colocamos a foto de um carro que seja recente e considerado bonito por pelo menos uma parte dos seguidores das redes sociais para que o post resulte em um bom engajamento, apenas isso.

          Essas teorias da conspiração existem nos comentários há mais de 10 anos e nunca ninguém conseguiu provar nada. E nunca ninguém parou pra pensar que uma montadora nunca perderia tempo nem dinheiro patrocinando uma simples foto em uma matéria que não vai influenciar a compra de absolutamente ninguém.

          Nós respeitamos os nossos leitores com informação imparcial e feita da melhor maneira que conseguimos, seria bom recebermos de você o mesmo respeito que dispensamos.

          • Ricardo Rangel Lirio

            Uma vez vendo tal erro, poderia ter corrigido-o, mas pelo visto não vai fazê-lo. Ok. A página é sua.

        • ViniciusVS

          Não acredito que o NA seja comprado ou faça de má fé, uma vez eles erraram na lista e eu comentei aqui, pouco depois arrumaram e no caso era justamente o Volkswagen UP que estava em uma lista que não deveria estar, por essa experiência eu consigo afirmar que o NA não tem motivo algum para prejudicar ou favorecer alguma montadora.

          Mesmo assim no meu ponto de vista o Polo deveria sim estar na lista.

  • Fabão Rocky

    Voyagesauro 1.0 mais de 50k?

    • Wagner Lopes

      Pode sim. Olha quanto cabeção pagando…é o mesmo que argo 1.0 por 50K…tristeza…

    • Robinho

      e é uma b* de carro, so tive problema com esse lixo.

    • Gabriel

      Não tem Sedan compacto abaixo de 50k.

  • Gabriel

    Ficaria bem mais satisfeito se fosse uma enquete sobre quais carros oferecem ESP, ISOFIX, Controle de tração de série.

  • Ricardo

    Centrais Multimídias que não funcionem GPS diretamente para mim não servem para nada!

    • Retrato do Papai

      que isso, são muito úteis para ver as músicas

  • Lennes

    40 Mil BARATO ???? É vejo que a cada ano que passa eu ganho bem menos kkkkkk

  • Leonardo M. G.

    Acho desperdício de grana comprar Central Multimída. Um celular com tela grande funciona melhor, e dá pra atualizar os mapas sem pagar extra…

    • mjprio

      Depois que comprei um carro com CMM controlavel pelo volante percebi o quanto e melhor do que um celular. Faco chamadas e aciono o gps sem tirar a mao do volante. Pra por o endereco óbvio paro o.carro. mas pra chamadas ela ja importa a agenda do telefone e ja faz a ligação sem tirar as maos do comando

      • Leonardo M. G.

        Meu rádio faz isso também, integrando com a assistente. Só o GPS que preciso acionar pelo telefone.

  • mjprio

    Gosto das centrais MM e de algumas facilidades que ela traz. E a conectividade e uma realidade no mundo hodierno.
    Obviamente nao se pode prescindir de elementos de segurança em troca de CMM
    Agora na minha opinião particular, acho que CMM sao aquelas que permitem alem da.conectividade Bluetooth e USB a opção de camera de re, GPS, apps, DVD, TV entre outros controles. Chamar essa bagaça que vem nos carros da Renault de CMM e meio forçar a barra!
    Uma CMM que chamou minha atenção foi a da Nissan (Nissan APP) que tem ate se nao me engano um app pra smartphone que facilita e personaliza o seu uso e suas funções

  • mjprio

    Essa discussão de CMM X equipamentos de segurança virou letra de samba. Parece petista reclamando do Temer
    Nao se pode afirmar SEMPRE que quem compra um Onix por exemplo preferiu a telinha ao ESP. Por outro lado e bom salientar que o badalado Ka sem telinha e com os recursos de segurança mata vc do.mesmo jeito com o mesmo ZERO estrela do modelo da GM
    Bom salientar que os controles de tracao e estabilidade e os recursos de segurança por melhores e mais importantes que sejam muitas vezes nao impedem um motorista imprudente imbecil ou embriagado de fazer asneiras e matar a si e outros. Pensar assim esta fazendo parte da cultura do brasileiro que vivem a espera de um milagre ou de um Salvador da Pátria que resolva nossos problemas de indolência. Tai o 7 a 1 que a Alemanha nos da e nao e so no futebol. Falando em alemães, eles usam CMM nos carros se bobear antes de termos um.misero bluetooth e nem por isso o trânsito la e mortal como aqui!
    Quanto a matar o motorista por distração vale lembrar que muitos motoristas que abominam a telinha mexem nos seus celulares e fazem besteira do mesmo jeito não é?
    No tempo de papai os recursos de seguranca eram dirigir com prudencia e respeitar os limites do carro. Hoje muitos idiotas abusam da sorte confiando que uns sistemas que aliás podem falhar serao eternamente o seu seguro de vida.
    CMM em muitos casos e opcional: basta nao pedir. Ou retirar a que vem de serie e por um radio com moldura.
    Enfim, CMM e um sinal de que assim como tudo os automoveis evoluem, tanto que os carros que eram verdadeiros amontoados de ferro que passavam uma ideia falsa de segurança viraram estruturas deformáveis que salvam vidas. Ha uns 30, 40 anos atrás se falassemos isso, ou se hoje falarmos pros nossos vovos que carros amassam pra proteger os ocupantes eles vao rir.
    Assim e com o downsizing, híbridos e por ai vai.
    Agora a parte dessa polêmica dizer que esse radio mequetefe da Renault e CMM enfraquece a amizade

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