Listas Top 10 Matérias NA Mercado Segurança

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

Um dos itens que mais reprovam carros nos testes de segurança mundiais não é a deformidade da carroceria e nem o número de airbags, mas os detalhes pequenos que são enormemente importantes. Nesse caso estamos falando dos cintos de segurança. Alguns carros bons estruturalmente e bem servidos de airbags já tomaram bronca da Euro NCAP ou da IIHS americana, por exemplo, por terem esquecido de pequenos pontos, como avisos visuais ou sonoros de atar cintos ou mesmo por má informação de como fixar uma cadeira infantil.


Quando se fala em segurança, geralmente os grandes estragos provocados pelo teste se sobressaem, mas não é somente isso que conta. Ter cintos de segurança que realmente ofereçam proteção é fundamental para que a marca seja reconhecida nesse aspecto e, obviamente o primeiro de tudo, para que o consumidor esteja de fato protegido em caso de acidente. Aqui no Brasil ainda impera a regra de “seguir a regra”. Com o caderninho da lei debaixo do braço, algumas marcas vão para o campo para apenas cumprir tabela. Acontece que nem toda regra defende o consumidor da maneira como deve ser e sabemos que isso no Brasil é algo de praxe…

Como as leis são fracas, quem paga o pato é o consumidor, apesar de que boa ou a maior parte da culpa está com o próprio, que poderia muito bem buscar um carro com maior proteção individual no mercado nacional. Será que tem mesmo? Sim, tem e nesse caso, reunimos 10 opções mais baratas nesse sentido. Nesse Top 10, buscamos um item que já deveria ser obrigatório – não através da imposição da lei, mas pela proteção dos consumidores – em nossos carros, o cinto de três pontos para todos os assentos. Via de regra, dos cinco passageiros que geralmente são admitidos nos carros vendidos no Brasil, basicamente quem fica sobrando hoje em dia é o quinto ocupante.

Infelizmente ainda existem carros muito bem vendidos no mercado nacional que ignoram este quinto elemento e oferecem apenas cinto subabdominal. Esse cinto é tão inseguro que até para escrever é ruim. Mas, ele está lá, presente entre os carros mais vendidos do país, líderes absolutos em emplacamentos, que desequilibram a equação em termos de segurança no país. Bom, se quem compra não parece considerar o item como importante em sua decisão, então apenas lamentamos. Mas, quem busca maior proteção, então pode buscar nos modelos abaixo a saída para que toda a família e amigos possam estar a bordo com cintos de três pontos retráteis e bem fixados.


No Top 10 abaixo, consideramos os modelos mais baratos vendidos no mercado nacional com cintos de três pontos para todos os ocupantes. Apesar de que nem todos tenham ou podem ter níveis de segurança adequados em termos estruturais ou mesmo em relação ao número de airbags, entre outros, nesse aspecto da proteção básica, alvo dessa matéria, estão em ordem. Da lista, apenas um modelo ainda oferece o item como opcional, nos demais, já vem de fábrica.

1) Citroën C3/Lifan 530 – R$ 43.990

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

O começo da lista desse Top 10 tem logo dois modelos. O Citroën C3 na versão St@rt, vendida pela internet, já dispõe do terceiro cinto de segurança, assim como o chinês Lifan 530, que também oferece o equipamento de série. O hatch da marca francesa tem motor 1.2 Puretech de três cilindros com 84 cavalos na gasolina e 90 cavalos no etanol, tendo câmbio de cinco marchas.

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

Já o sedã compacto asiático tem motor 1.5 de 103 cavalos e igualmente cinco marchas em seu câmbio manual. Nos dois casos, o conteúdo oferecido ainda inclui ar-condicionado, direção assistida, vidros e travas elétricas, cintos laterais de três pontos também, bem como sistemas de áudio, entre outros.

2) Ford Ka – R$ 44.780

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

O Ford Ka da atual geração não nasceu com todos os cintos de três pontos, o que foi recebido em atualização pouco tempo depois do lançamento. O compacto da marca americana tem um bom conjunto de segurança, que inclui assistente de emergência (dependendo da versão) e Isofix. Há também controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em aclive, mas apenas nas versões mais completas. O modelo tem motor Dragon 1.0 Ti-VCT com 80 cavalos na gasolina e 85 cavalos no etanol, bem como o Sigma 1.5 Ti-VCT com 105 cavalos na gasolina e 110 cavalos no etanol.

3) Fiat Argo – R$ 44.990

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

O novo compacto da Fiat já surgiu com conjunto completo de segurança, uma exigência dada a posição de principal produto da marca no mercado nacional. Com cintos de três pontos para todos, o Argo tem ainda Isofix para cadeiras infantis, apoios de cabeça completos e alerta de cinto, bem como airbag duplo e ABS obrigatórios, como os demais. O hatch ainda se destaca pelo sensor de pressão dos pneus e coluna de direção, banco do motorista e cintos dianteiros ajustáveis, bem como Start&Stop. Seu motor é o Firefly 1.0 de 72 cavalos na gasolina e 77 cavalos no etanol, bem como o 1.3 de quatro cilindros com 101 e 109 cavalos, respectivamente. Há também o 1.8 E.torQ Evo de 135 e 139 cavalos, na mesma ordem. O modelo tem opção automatizada (1.3) ou automática (1.8).

4) Fiat Uno – R$ 45.026

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

O Uno caiu no esquecimento dentro da gama Fiat, mas apenas em vendas, pois o clássico da marca italiana tem opção do cinto de três pontos para que o quinto passageiro tenha a mesma proteção dos demais. O item é servido na versão Drive, que já adiciona também o apoio de cabeça centralizado. Esta versão traz ainda opcionalmente Start&Stop, ar-condicionado, direção elétrica com dois modos de atuação, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, trio elétrico, faróis de neblina, sensor de pressão dos pneus, retrovisores tilt down, computador de bordo, rádio com USB/Bluetooth, aplicativo para smartphone virar multimídia, entre outros. O motor é o Firefly 1.0 com até 77 cavalos ou o 1.3 com até 109 cavalos, tendo ainda opção automatizada GSR-Comfort.

5) Chevrolet Onix – R$ 48.150

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

Finalmente! Antes tarde do que nunca… O líder absoluto de vendas nos últimos anos agora está devidamente atualizado em cintos de segurança na linha 2019. O hatch é bastante criticado por sua segurança, seja estrutural, seja nos itens faltantes. Mesmo assim, o Onix não se abalou em termos comerciais. Agora, o modelo passa a dispor do terceiro cinto traseiro com três pontos e retrátil. O item parte da versão LT (o mesmo ocorre no Prisma, aqui não listado pelo preço), preenchendo mais uma lacuna em sua proteção. O hatch da GM tem motor 1.0 8V de até 80 cavalos no etanol ou 1.4 8V com até 106 cavalos, esta última com opção de transmissão automática. Em todas as versões, o câmbio sempre tem seis marchas. Só falta melhorar em termos estruturais.

6) Toyota Etios – R$ 48.400

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

A Toyota era outra marca que ignorava (em parte) a segurança, apesar do bom rendimento do Etios no Latin NCAP. Se em estilo ele fica devendo, o mesmo não se pode dizer estruturalmente. Porém, em termos de segurança ativa e passiva continuava com saldo negativo até a atualização da linha 2017, que adiciona cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, assim como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e fixador de cadeiras infantis Isofix. Agora, devidamente protegido, o compacto amplia o seu já bom custo-benefício, tendo motor 1.3 de até 98 cavalos ou 1.5 com até 107 cavalos, ambos obtidos no etanol. O câmbio manual tem seis marchas, mas o automático conta com apenas quatro.

7) Ford Ka Sedan – R$ 49.250

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

O Ka Sedan é o segundo sedã da lista, tendo o mesmo pacote de segurança do Ka hatch. Também não nasceu com cintos de segurança de três pontos para todos, mas agora está devidamente protegido. Já que o assunto é segurança, bem que a Ford poderia seguir a Toyota e tornar o AdvancedTrac um pacote de fábrica para reforçar a proposta de segurança de sua dupla de entrada, assim fazendo o mesmo com o New Fiesta. O sedãzinho vem ainda com o assistente de emergência, que em caso de acionamento dos airbags ou corte do fornecimento de combustível (impacto traseiro), aciona o SAMU (192) através da conexão Bluetooth do smartphone ou celular do condutor.

8) Volkswagen Polo – R$ 49.990

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

O Polo é outro player que chegou com cintos de segurança de três pontos nos cinco assentos, tendo ainda airbags laterais para reforçar a proteção, já muito bem assegurada pela carroceria reforçada. Peca apenas por não ter ajuste da coluna de direção nas versões MPI e MSI, assim como o importante sensor de pressão dos pneus. Isofix, ajuste de altura dos cintos dianteiros e ajuste do banco do motorista estão presentes. Seu motor 1.0 MPI tem até 84 cavalos, enquanto o 1.6 MSI 16V chega a 117 cavalos. O 1.0 TSI vai até 128 cavalos, sendo oferecido apenas com câmbio automático de seis marchas.

9) Toyota Etios Sedan – R$ 53.240

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

Assim como o Etios hatch, o sedã também recebeu toda a proteção esperada (e desejada) na linha 2017, reforçando igualmente suas qualidades, que incluem também bom espaço interno e porta-malas bem generoso. Só é oferecido com motor 1.5 de até 107 cavalos e tem opção manual ou automática.

10) Fiat Cronos/Peugeot 208 – R$ 53.990

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

Tanto o 208 quanto o Cronos apresentam o terceiro cinto de três pontos para o quinto passageiro. O hatch da marca francesa já é bem completo de série e tem motor Puretech 1.2 com até 90 cavalos, enquanto o Cronos apresenta bom nível de proteção, mas com muitos opcionais, partindo apenas do motor Firefly 1.3 de até 109 cavalos com ou sem câmbio GSR-Comfort. O 1.8 de até 139 cavalos tem opção automática de seis marchas. No Peugeot, há o 1.6 de até 118 cavalos automático ou com até 122 no manual, fora o esportivo GT com o 1.6 THP de até 173 cavalos.

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos

Top 10: Carros mais baratos com cinto de três pontos em todos os assentos
Nota média 5 de 1 votos

5.0
  • Samluzbh

    Essa é uma das coisas que chateiam quem curte caros no Brasil, as fabricas ficam esperando as leis para fazer o obvio.

  • zekinha71

    Até que enfim começaram a colocar o cinto de 3 pontos pra todos os passageiros, agora vamos ver em quanta décadas o de duas pontas vai ser extinto em todos os carros.

  • Schack Bauer

    Coisa que um Kia Sorento não tinha até há pouco tempo, e que nem sei se já resolveram.

    • dallebu

      Carros da Hyundai e Kia não costumam ter, com exceção do Creta, só que os mesmos carros no mercado Europeu contam com esse cinto de 3 pontas.

  • MMM

    Sinceramente acho que é uma coisa supervalorizada em fóruns automotivos. Esse tipo de cinto é pra quem anda com 5 pessoas no carro, se não for o caso não vai fazer diferença alguma. Eu particularmente gostaria que mais carros viessem com isofix central do que com esse tipo de cinto.

    • André

      A questão é que se o fabricante oferecer um carro para cinco lugares, todos eles tem que ser igualmente seguros. Senão, vende como 4 lugares. Outra coisa. Até hoje não conheço nenhuma familia no Brasil que tenha cadeiras de criança para Isofix, diz que não vende no Brasil.

      • MMM

        Eu concordo, se a pessoa usa o carro para 5 pessoas, tem que ter mesmo. Minha questao é que muitas vezes a pessoa não usa, entao acaba não se preocupando com isso. É como alguém que não tem filhos, não vai ser preocupar com isofix.

        Sobre as cadeirinhas, já sao vendidas normalmente no Brasil. Antes do meu filho nascer, em 2012, eu troquei meu carro por esse motivo e comprei cadeirinha na Amazon.

        • Vinicius Lima Santos

          Não é questão de ‘se a pessoa usa’. O carro tem que vir pronto para todas situações que oferece. Do contrário, poderia vir como os Volvo de 4 bancos individuais.
          Eu ando 90% sozinho ou com minha esposa no banco do passageiro. Eventualmente (1 vezes a cada 6 meses), uso o carro com 5 pessoas. Por esse motivo vou ignorar o cinto de duas pontas?

          Acho que a maioria do pessoal que tem carro, diariamente, não vai usar ele cheio

          • MMM

            Não, vc não deveria ignorar pq como mesmo disse, eventualmente usa. Eu nunca uso, logo ignoro. Por outro lado, meu filho anda no meu carro uma ou duas vezes por mês e mesmo assim eu fiz questão de ter carro e cadeirinha com isofix.

      • SDS SP

        Cadeirinhas Isofix tem disponíveis, mas são muito caras (embora o preço tenha caído nos últimos anos) e quase ninguém acaba comprando.

  • V8 Biturbo

    Ford Ka você compra e cola um adesivo na lateral: “Não bata aqui!”

    Tirou 0 estrelas no teste do LatinNcap, a lateral a como se fosse de papel.

    • Fanjos

      Assim como o Fiesta nacional, C3, 208, 2008, Onix 2017 para atras, Cobalt, e basicamente todos os carros de entrada abaixo do ano que começou os testes laterais, aposto que até o aclamado Up antes dos testes não aguenta pancada lateral.
      Carro no HuEzil só acrescenta algo nos carros mais baratos, quando é obrigatório.

      • Unknown

        Fanjos, permita-me discordar, mas não é a porta que segura o impacto lateral.

      • V8 Biturbo

        O Up fez o teste lateral e foi aprovado. Pode entrar no site do LatinNcap, o último teste do Up incluiu impacto lateral.

    • Emanuel Schott

      Com coisa que 5 estrelas no Latin Ncap garante alguma coisa.

      Já vi muito carro 5 estrelas sendo destruído. Latin Ncap faz testes muito controladinhos a 60 Km/h. Não condiz com a realidade.

      No final o que vale é a perícia do motorista pra se livrar de acidente. Se acontece, 5 estrelas não vai salvar ninguém.

      • Fanjos

        Faz o teste do IIHS em todos os carros nacionais e vamos ver quem se salva

      • Gustavo

        Eles fazem o mesmo teste para todos os carros testados… Isso que você tá falando sim é outra realidade. Uma coisa é você bater a 60km/h, outra é a 100, 120 e esperar que mude pouca coisa.

        • Emanuel Schott

          É isso que tô dizendo. A 60 km/h num teste controlado esse ou aquele pode se salvar.

          Na vida real a 100 km/h, entra todo mundo no mesmo balaio.

          • Gustavo

            Ah, desculpe! É isso mesmo… Provavelmente eles utilizam como base percursos urbanos onde a velocidade é reduzida, o volume de carros é maior e é onde passamos a maior parte do tempo.

      • SDS SP

        É verdade que às estrelas não vão fazer milagres, mas diminuem à probabilidade de ferimentos graves ou até a morte. Ninguém nunca afirmou que pura e simplesmente vai livrar alguém da morte.
        Às pessoas só olham o crash test, mas os controles eletrônicos são essenciais no quesito prevenção. Eu mesmo já escapei de acidente por conta do ESP, que entra no rating.

  • Thiago

    Por isso é melhor comprar um bom carro usado com cinto três pontos e encosto de cabeça para todos, ABS, Air Bag e pagando a metade desses aí..

  • Felipe

    Até o Onix na linha 2019 tem cinto de 3 pontos e o hyundai Hb20 nada de novo na linha 2019 só grades e rodas porem na segurança nada.

    • Unknown

      E a direção nem elétrica é, se eu não me engano.

      • Felipe

        Somente na Versão aventureira Hb 20X a direção é elétrica.

      • Lucas Alves

        É hidráulica mesmo, mas por falar no cinto de três pontos, até o do New Tucson é subabdominal, que dirá o do simples HB20!

        • SDS SP

          É o cúmulo da porquice.

  • REDDINGTON

    Incrível que um New Tucson não tenha cinto 3 pontos no meio…Olha o preço do carro!!!

  • Temos os carros mais seguros do mundo segundo alguns especialistas do blog.

    Afinal, um Polo por exemplo, é mais seguro graças a suas 5 estrelas no Ncap, do que o Malibu top Safety Pick no IIHS, mas que tirou 4 estrelas no Ncap.

    Tá certo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email