Matérias NA Segurança

Top 10: Carros mais baratos com faróis de neblina

renault-kwid-2018-NA-26-1024x683

Os faróis de neblina são itens importantes de segurança. Como o próprio nome já diz, ele auxilia o motorista em situações de riscos como na própria neblina e também em nevascas e tempestades. Sua função é iluminar o pavimento e também as áreas mais baixas, abaixo da neblina, ajudando assim o condutor durante o trajeto.


É muito importante saber que a posição correta do farol de neblina, obviamente, é perto do solo, com cerca de 60-80 centímetros de altura e com o facho voltado para baixo. Jamais utilize ele como farol baixo, elevando o facho, pois os faróis de neblina servem sempre para iluminar o que está a frente do seu veículo, principalmente o chão.

volkswagen-polo-2018-avalia%C3%A7%C3%A3o-NA-9

Além disso, é importante frisar que elas iluminam a lateral da pista, isso ocorre devido à neblina se formar a 30 centímetros do chão. Por ela ter uma cor esbranquiçada, é recomendado utilizar lâmpadas amarelas no farol de neblina, caso ao contrário poderá confundir o motorista.


Você já deve ter ouvido falar sobre lanterna de neblina, farol de neblina ou farol de milha. Nesse post reunimos as diferenças entre cada uma delas e explicamos qual a sua real função no seu veículo.

Atualmente, é comum alguns carros saírem de fábrica com faróis de neblina e por isso reunimos abaixo os dez modelos mais baratos com o acessório:

1) Renault Kwid Intense – R$ 40.990

renault-kwid-2018-NA-38-1-1024x683

Bem equipado, com preço baixo e bom desempenho. O Renault Kwid foi muito aguardado em 2017 para o mercado brasileiro. Com design chamativo e com “perfil” de off road, foi batizado pela Renault como um “SUV Compacto”.

Por falar em equipamento, o Kwid Intense (topo de linha) vem de série com ar condicionado, media nav com GPS, câmera de ré, computador de bordo, dentre outros. Além disso, vidros, retrovisores e travas são elétricos e o principal nesta matéria, os faróis de neblina.

A versão Intense é comercializada por R$ 40.990.

2) Fiat Mobi Drive – R$ 42.590

Fiat-Mobi-Drive-GSR-2018-2-2-1024x682

Concorrente direto do Volkswagen Up!, New QQ e Renault Kwid, o Mobi Drive sai por R$ 42.590,00, o hatch é vendido com farol de neblina de série.

O Mobi Drive ainda vem equipado com ar-condicionado, brake light, faróis com máscara negra, volante com regulagem de altura, para choques na cor do veículo, banco traseiro bi partido/rebatível e muito mais.

A Fiat comercializa ele em mais quatro versões: Easy 1.0 Flex manual por R$ 34.690, Like 1.0 Flex Manual por R$ 40.890, Way 1.0 Flex Manual por R$ 42.590 e a mais cara Drive 1.0 GSR Flex Automatizado por R$ 46.790.

3) Chery Celer ACT – R$ 42.990

Chery-Celer-03-1024x682

Um chinês com design europeu. A Chery buscou o estúdio italiano Torino Design para dar uma outra cara ao modelo. Hoje, produzido na fábrica de Jacareí, interior de SP. Com um ótimo acabamento interno, o modelo manteve com os mesmos cuidados da versão anterior.

Seus itens de série são parecidos com o do New QQ: ar condicionado, direção hidráulica, media system, Freios ABS com EBD e muito mais. Os Faróis de Neblina apenas na versão Celer ACT.

O Chery Celer está à venda em quatro versões: motor 1.5 MPFI 16v Flex – hatch por R$ 38.990, motor 1.5 16v Flex – Sedan por R$ 41.490, outro hatch 1.5 16v Flex ACT por R$ 42.990 (com farol de neblina) e o sedan 1.5 16v Flex ACT por 43.490.

4) Fiat Uno Drive – R$ 43.990

fiat-uno-2017-impressões-NA-34-1024x682

Com novo design apresentado em 2010 e oitos anos de mercado, a Fiat realizou algumas melhorias nesta última versão do Uno como no acabamento interno, suspensão e uma das novidades: a lanterna 3D com vários níveis diferentes.

Com motor 1.0 Firefly 6V Flex, o Fiat Uno Drive é vendido de série com vidros elétricos dianteiros, direção elétrica, lanternas traseiras com acabamento fumê, Indicador digital e ar condicionado.

O Uno está disponível em seis versões, iniciando por R$ 43.990 na Drive 1.0 Flex e finalizando em R$ 56.990 na 1.3 GSR Flex Automatizado.

5) Lifan 530 – R$ 43.990

lifan-530-impressoes-15

Disponível em apenas uma versão, o 530 Talent conta com um motor 1.5 LF7153 com 103 cv e 13,6 kgfm de torque. O Lifan 530 não só conta com faróis de neblina, a montadora chinesa também incluiu luz de neblina traseira.

Além disso, o modelo é oferecido de série com airbag duplo, sistema isofix, ar condicionado, direção eletroassistida, porta-malas com iluminação, indicador visual e sonoro de portas abertas e descansa-braço dianteiro central.

O 530 Talent é vendido por R$ 43.990.

6) Volkswagen Gol Track – R$ 46.490

Volkswagen-Gol-Track-2017-1-1-1024x693

O Volkswagen Gol Track vem bem equipado com faróis de neblina, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, chave tipo canivete, direção hidráulica, suporte para celular, vidros e travas elétricos, além de dois airbags e alças de segurança no teto. Tudo de série e por R$ 46.490.

Seu motor é 1.0 de 75 cv e câmbio manual de 5 velocidades.

Além da Track, a Volkswagen oferece o Gol Trendline que sai por R$ 43.840 com motor 1.0 e R$ 49.350 com motor 1.6.

7) Ford Ka Tecno – R$ 49.190

ford-ka-brasil-1

Com boa estabilidade e dirigibilidade, o Ford Ka possui alguns pontos positivos como esses e outros. A versão Tecno foi apresentada em outubro do ano passado (2017) com motor 1.0 TiVCT. Ela resgata o nome que foi utilizado na série especial da primeira geração.

De série: farol de neblina dianteiro, ar-condicionado, travas elétricas, Isofix para cadeirinhas e direção elétrica. O Ford Ka Tecno sai por R$ 49.190.

8) Ford Ka Sedan SE – R$ 49.250

novo-ford-ka-sedan-1024x680

O modelo volta para a lista com motor 1.0 de 85 cv de potência, o sedan da Ford sai por R$ 49.250 com farol de neblina dianteiro, dois airbags frontais, alças de segurança, alerta de manutenção programada e freios ABS com EBD.

Concorrente do Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S e Fiat Grand Siena, o Ka sedan SE possui boa dirigibilidade e revisão com preço fixo.

9) Volkswagen Fox Connect 1.6 – R$ 49.990

Volkswagen-Fox-Connect-2018-1-1024x725

Em nono lugar aparece o Volkswagen Fox Connect 1.6, que é a versão mais barata do modelo sendo vendida hoje. Acima da versão Fox Connect, temos apenas o Fox Extreme, mais equipado só que custando R$ 5.000 a mais, por R$ 54.990.

Alguns não vêem muita vantagem em um modelo antigo no mercado como o Fox, mas por outro lado o modelo é bem equipado e tem motor 1.6, em uma faixa de preço abaixo do Polo 1.0 de entrada.

10) Volkswagen Up Move MPI – R$ 50.270

vw-move-up-2018-apresentação-NA-3-1024x687

Finalizando a lista por R$ 50.270, temos o Volkswagen Up Move com motor 1.0 convencional, que hoje custa R$ 50.270. Um modelo caríssimo pelo que oferece, o Volkswagen Up deixou de ser oferecido pela VW como o modelo mais em conta de sua linha, papel no qual ele falhou.

Hoje se trata de um carrinho de nicho, voltado para jovens solteiros ou casais sem filhos que queiram um sub compacto moderno e econômico. Seu motor 1.0 entrega até 82 cavalos de potência com etanol.

Versões e preços do Volkswagen Up 2018:

 

Volkswagen Up Move 1.o MPI – R$ 50.270
Volkswagen Up Move 1.0 TSI – R$ 55.700
Volkswagen Up Cross 1.0 TSI – R$ 58.730
Volkswagen Up Pepper 1.0 TSI – R$ 59.240

4.0

COMPARTILHAR:
  • Louis

    No Chery QQ ACT, não é neblina, e sim DRL halógeno !
    E eu acho mais importante o DRL do que farol de neblina. Outra coisa que acho mais útil é lanterna de neblina, que ajuda bastante se utilizada corretamente.

    • Tosca16

      Ia falar justamente isso; mas a posição e tipo de lâmpada é discutida nos grupos, todo mundo acha que é farol de neblina, mas é DRL hehe.

    • Tiramos o QQ e também o March no final da lista. Entraram Fox e Up Move.

    • noticiasehumakaka

      a lista ta errada só tem 8 carros… dois não são carro é projeto kkkkk

    • Xandy Paiva

      O que é DRL?

      • Mayck Colares

        Luz de rodagem diurna. Quando vc liga o carro ele já acende a luz que fica no lugar no farol de neblina. Se vc ligar o farol ela apaga. Serve só para o dia, para tornar o carro mais visível.

        • Xandy Paiva

          Entendi, no Celer que temos aqui em casa e milha mesmo, tem até interruptor pra liga-lo junto com o do farol e de neblina

  • Eric Andreazza

    Os carros das marcas premium já abandonaram os faróis de neblina.

    • No_Name

      O FIAT Stilo se não me engano tinha faróis de neblina integrados no bloco principal. Só não sei se era assim apenas quando equipado com xénon de fábrica (raríssimo) ou apenas quando tinha lâmpadas convencionais.
      Mas enfim, deve ser o que as marcas premium estão fazendo, integrando a luz de neblina nos faróis principais, pois com o advento de novas tecnologias de iluminação, projeção e automação nos faróis, é perfeitamente possível produzir um facho de qualidade para a função de luz de neblina.

      • Denis

        Além do Fiat Stilo, o VW Golf IV (modelo sapao) também trazia os faróis de neblina integrados no bloco halogenos. Ainda oferecia opcionalmente as luzes de xenon nas versões comfortline e GTI.

        • MMM

          Neblina integrado? Não inutilizaria a função dele por estar muito alto?

        • Uranium

          Citroen Xsara 2002 também era assim.

      • Marco

        Já tivemos um Stilo aqui em casa, equipado c/faróis comuns e que não tinha nenhum farol de neblina integrado ao farol principal. Achávamos até estranho isso.

        • No_Name

          O bloco principal tinha lâmpadas de neblina integradas, até ao menos o modelo antes do facelift tupiniquim. Pois após o facelift o carro passou a ter faróis de neblina separados e pode ser que nisso tenham removido o bocal da lâmpada de neblina no farol principal.

    • xyzR2

      Por favor de exemplos. Até onde eu saiba todos modelos da BMW tem opção de farol de neblina. Sei que alguns Audi que agora vem com visão noturna poderiam de fato abandonar o farol de neblina.
      Em todo caso o problema são os manolos que usam farol de neblina sem neblina ofuscando os outros…

      • MMM

        Farol de neblina tem foco curto e baixo, não tem o poder de ofuscar ninguém, muito pelo contrário. É só inútil utiliza-lo sem neblina. Diferentemente de lanternas de neblina, essas sim prejudicam a visão de quem vem atras.

        • XandeeM

          Não ofusca até o indivíduo colocar um xenon,que na maioria das vezes é de péssima qualidade.Já vi Strada Adventure full Xenon 12k,era absurdamente cegante.

          • MMM

            Mas aí já não é farol de neblina, é Xenão. Estou falando sobre faróis de neblina originais.

        • Marco

          Concordo contigo, mas não acho inútil utilizá-lo aceso, uma vez que destaca o automóvel e o torna bem mais visível. Já fiz o teste no meu próprio carro, vendo-o aceso de várias distâncias e em nenhuma delas, ofusca a visão de quem está na frente. A não ser que esteja com o posicionamento errado. Agora uma coisa é fato, os novos Audi, Mercedes, BMW, Jaguar e outras marcas premium que raramente utilizam o farol de neblina (algumas ainda o oferecem como acessório em alguns modelos) deixa o visual empobrecido, pois têm-se a nítida impressão de que está faltando alguma coisa no pára-choque. Mas tudo é questão de gosto. Tenho um tio que tem um Audi A4 que não tinha o farol de neblina por ocasião da compra e mandou colocar. Ficou muito mais bonito. Eu por exemplo, gosto muito. Gde abç!

          • MMM

            Quando disse inútil estava me referindo a iluminação para o motorista. A não ser em estradas que o farol de neblina te ajudar a ver as faixas.

            Eu li uma matéria sobre isso mas além da estética, ainda não estou muito convencido que os novos faróis substituem a função dos faróis de neblina

    • D01S

      A Audi Q3, pelo menos nas versões com faróis de Xenon (não sei como funciona na versão com faróis full led), possui uma lâmpada halogena posicionada abaixo da luz de seta com o facho direcionado para baixo servindo como farol de neblina.

  • Pedrov

    O Move up! deveria estar em 10° lugar. Ele tem esse item de série.

  • Lucas086

    Clichê a foto da capa ser do Polo e o mesmo não ter neblinas nas versões mais em conta e se for colocar na ccs, estão pedindo 2,500 reais

    • Wellington Myph13

      No site da VW custa 1316,00 e na concessionária daqui ele disse que cobra 2000,00… A diferença ele disse que é entre o lucro e valor de instalação. Nada barato, devia estar em algum pacote opcional por no máximo 500 reais a mais.

      • Lucas086

        Muito caro, não tem cabimento custar tudo isso em um farol de neblina. Já tá na hora da VW lançar em algum pacote mesmo, a frente fica vazia sem os neblinas.

        • Wellington Myph13

          Também acho, por isso não peguei pro meu, rs.
          Não vejo a VW lançando farol de neblina nas versões 1.0 e 1.6 de entrada… Talvez ela lance uma 1.6 Comfortline, acabando assim com esse problema sem obrigar a levar o Turbo e AT6 só pra ter o farol de neblina…

          • Lucas086

            Um confortline msi concorria bem melhor com fiesta e companhia, o Msi é muito pobre. O Fiesta Sel mesmo só deve pro Polo os bags laterais, mas o resto o fiesta tem tudo que o Polo não tem. Outra coisa é um teto solar, faz falta no polo. Fox tinha teto solar .

            • Wellington Myph13

              A VW está vendendo tudo que faz de Virtus e Polo, certamente teremos varias surpresas neles…

        • Marco

          Corretíssimo. Sem eles, têm-se a nítida impressão de que falta alguma coisa.

          • Lucas086

            A frente fica vazia

  • afonso200

    60mil num UP, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Daytona

      Detalhe que ele foi lançado abaixo do Gol e já está acima do Fox… logo logo passa o Polo kkkk

      • Marco

        O Cross Up custa só 5 mil reais abaixo do Polo MSi. É mole???

  • Wellington Myph13

    Esse Move up! devia custar 45.990,00 em versão única e ser ofertado por 42.990,00…

  • Pedrov

    Comprei um Move up! 2018 em julho do ano passado e não acho que ele ofereça tão pouco pelo preço que custou. Sou solteiro, não preciso de tanto espaço. Queria um compacto que fosse seguro (naquela época estava repercutindo o desastroso resultado do Onix) e esse foi o principal aspecto que levei em consideração. A versão Move é relativamente bem equipada, os revestimentos e texturas são mais esmerados que o Take (esse sim concordo que é bem pelado), tem volante multifuncional, o computador de bordo é completo, o rádio é simples mas tendo USB e Bluetooth está ótimo, tem retrovisores elétricos, sensores de estacionamento… enfim, estou satisfeito. Foi o carro que reuniu melhor o que eu queria em termos de equipamento e segurança. É aquela velha história: o que serve para uns, não serve para outros e vice-versa.

  • Nicolas_RS

    Está ai uma coisa que não faz a menor diferença para mim! É melhor colocar por fora, que sai no máximo uns 500 reais, contra mais de 2mil reais nas CSS.

    • Marco

      Eu tinha um Gol 2015 Nicolas e ganhei os faróis de Neblina de um sobrinho que tinha uma loja de acessórios. Na concess se negaram a colocar por ser paralelo e não ter como darem garantia. Coloquei por fora mas uma coisa é fato, amigo, os originais iluminam melhor e são de qualidade superior.

  • Marcelo Nascimento

    Desses aí, quantos são realmente farol de neblina, iluminando as laterais da pista?
    Se for facho curto apontando pra frente, é farol de enfeite (alguns chamam de auxiliar, mas não sei no que auxiliam).
    O do meu Punto é enfeite, até tem o facho pras laterais, mas é muito fraco e não ajuda em nada na neblina…

  • Abel Neto

    A NA já teve matérias mais interessantes… sou um leitor assíduo aqui do site, vamos melhorar no conteúdo!!

    ps.: Não deixarei de acompanhar por conta disso mas façam comparativos entre eles… enfim….

  • Lucia C.

    Só eu que sempre achei estranho o fato do farol de neblina da Old Tucson ser quase na mesma altura do farol?

  • Racelogic

    Dessa lista gosto do Ka Tecno e do Fox, que apesar de antigo tem um bom desempenho com esse motor.

  • Ricardo

    Existe algum carro que não tenha opção de farol de neblina?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email