Matérias NA Montadoras/Fábricas

Top 10: Carros que saíram de linha em 2019

Top 10: Carros que saíram de linha em 2019
Golf Variant 2019

Queda de vendas, popularidade ou simplesmente por espaço para fabricação de outros automóveis, são diversos os motivos para uma montadora deixar de produzir um modelo.

Muitos deles deixaram de ser fabricados nos últimos anos, na lista: Chevrolet Classic, Renault Clio, Nissan Altima, BMW Z4, Fiat Siena EL, Fiat Punto T-Jet, Volkswagen Gol (que teve produção reduzida) e o Nissan Altima que não fez tanto sucesso por aqui.


Vale a pena comprar um carro que já saiu de linha?

Um automóvel que não é mais fabricado possui uma grande desvalorização, entretanto pode ser uma alternativa positiva quando falamos em economia. Você pode encontrar um carro mais barato e completo do que outros que ainda são produzidos. É claro que é necessário levar em conta também que depois ele vai desvalorizar mais como usado.

Com a crise, que estava mais forte até 2017, muita mudança ocorreu no setor automotivo. Foram reestruturações e modelos que saíram de linha. A Fiat foi radical em tirar de circulação diversos carros e começou a apresentar um novo portfólio ao mercado brasileiro.

A montadora italiana deixou de produzir seis modelos: Bravo, Punto, Idea, Linea, Freemont e o Palio Fire. A Ford tirou todas as versões do Fiesta e do Focus, e a Volkswagen enxugou sua linha ao aposentar Golf, Spacefox e Fusca.

Dez modelos que saíram de linha em 2019 no Brasil

1 – Ford Fiesta

Top 10: Carros que saíram de linha em 2019

Logo no começo de 2019, a Ford anunciou o fim da produção do Fiesta, em suas versões hatch e sedã. O modelo era feito na planta de São Bernardo do Campo (SP), onde a linha de produção do Fiesta resistiu até junho. Nessa época as últimas unidades foram enviadas às concessionárias, mas logo o modelo saiu oficialmente de linha.

Junto com o Fiesta, toda a fábrica do ABC foi fechada, o que também encerrou a produção de vários caminhões, como as linhas Cargo, F-4000 e F-350.

2 – Peugeot 308 e 408

Top 10: Carros que saíram de linha em 2019

A dupla da Peugeot já vinha anunciando sua despedida, especialmente pelas baixas vendas no Brasil. O anúncio oficial também ocorreu em fevereiro, e a marca francesa não anunciou nenhum substituto para o mercado brasileiro. Em 2018, último ano completo da dupla por aqui, as vendas haviam sido baixíssimas: o hatch havia emplacado 434 unidades (o líder de seu segmento foi o Cruze, com 5.535 unidades) e o sedã vendeu 739 carros (contra 59.062 do líder Corolla).

3 – Volkswagen Golf (TSI, GTI e Variant)

Top 10: Carros que saíram de linha em 2019

Uma das despedidas mais sentidas no mercado brasileiro em 2019 foi o Golf, que deixou de ser vendido em suas versões hatch e perua. Primeiro, a Volkswagen tirou de linha as variantes 1.0 TSI e 1.4 TSI, para depois encerrar a produção do esportivo GTI. Antes disso, no início do ano, o Golf Variant também havia dado adeus. O motivo para todas essas decisões é o desinteresse do público brasileiro pelo segmento de hatches e, principalmente, peruas.

O alento foi o anúncio da chegada do esportivo Golf GTE, que tem motor 1.4 TSI de 150 cv associado a um propulsor elétrico, que juntos produzem 201 cv. Para os fãs da perua, porém, não existe nenhum indício de que a VW (ou qualquer outra marca, exceto as premium) vai dar atenção a esse segmento.

4 – Ford Focus

Top 10: Carros que saíram de linha em 2019

Pelo mesmo motivo do Golf, o Ford Focus hatch não tinha muito futuro por aqui. Em 2018, ele emplacou quase 3 mil unidades, mas no primeiro semestre de 2019 suas vendas caíram muito, com apenas 459 modelos emplacados. Ou seja, não havia motivos para a Ford manter o modelo em linha por aqui.

O mesmo aconteceu com o Focus Fastback, que não deixou de ser vendido apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos, um mercado conhecido por apreciar sedãs.

5 – Volkswagen Spacefox

Top 10: Carros que saíram de linha em 2019

Assim como o Golf Variant, a perua Spacefox deixou de ser vendida pela Volkswagen em 2019. Após o fim dos estoques, o que ocorreu na metade do ano, a perua deixou oficialmente de estar presente nas concessionárias da marca alemã. Tudo isso abre espaço para a chega de (adivinhem) mais um SUV, o Nivus.

6 – Hyundai Tucson

Top 10: Carros que saíram de linha em 2019

O veterano Tucson foi um dos modelos que mais resistiram no mercado brasileiro. Talvez você pense que a foto acima seja de um carro mais antigo, mas esse exato modelo era vendido como zero quilômetro nas lojas da Hyundai até 2019. Vendido por 15 anos no Brasil, o Tucson foi um dos responsáveis por popularizar o segmento de SUVs por aqui. Ele teve versões com motor V6 e flex enquanto foi vendido.

7 – Chery QQ

Top 10: Carros que saíram de linha em 2019

Conhecido por ser o carro mais barato do Brasil, o Chery QQ saiu de linha em agosto de 2019 para dar espaço na fábrica da marca para a produção de mais SUVs e também do sedã Arrizo 5. Enquanto era vendido, o QQ custava menos de R$ 29 mil, sendo consideravelmente mais barato que os atuais modelos de entrada atualmente, a dupla Kwid e Mobi.

8 – Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso

Top 10: Carros que saíram de linha em 2019

Quem tem, elogia muito, mas as minivans francesas não fizeram tanto sucesso por aqui como a Citroën imaginava. E o motivo disso não está nos produtos em si, mas sim na preferência nacional pelos utilitários esportivos. Os dois modelos eram muito bem equipados e modernos, e ainda contavam com o ótimo motor 1.6 THP de 165 cv.

9 – Kia Picanto

Top 10: Carros que saíram de linha em 2019

O Kia Picanto foi relativamente bem aceito quando chegou por aqui, pois tinha um nível de equipamentos interessante e um tamanho apropriado para as grandes cidades. O problema sempre foi seu preço, especialmente pelo fato de ser importado. Seu último suspiro no Brasil ocorreu quando a marca trouxe 100 unidades importadas da Coreia do Sul em 2018, mas o pequeno custava R$ 60 mil e tinha apenas a opção do motor 1.0 de 80 cv.

10 – Volkswagen Fusca

Top 10: Carros que saíram de linha em 2019

Outro Volkswagen que deixou o Brasil foi o ícone Fusca, também conhecido por muitos como New Beetle (seu antigo nome em outras gerações). Essa última foi lançada no país em 2012, importado de Puebla, no México. O fim das vendas também se deu por motivos estratégicos da montadora alemã para o mercado brasileiro.

De série, o Fusca oferecia: bancos revestidos em couro, faróis bixenônio (emoldurado por 15 LEDs), teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema de som Fender com 10 canais, sistema multimídia com navegador GPS, entre outros.

Vendido em única versão, oferecia motor 2.0 desenvolvendo 211 cv de potência e 28,5 kgfm de torque. Acelerava de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.

Darlan Helder

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011

  • Pedro154

    Uma pequena correção: o Palio de 2ª geração (2011-18) nunca teve qualquer versão com motor 1.8.

    • REDDINGTON

      Eu ia escrever o mesmo!!! Tanto que essa versão nunca veio na R, somente na Sporting.

    • Fabio Perineto

      O palio 1.8 r teve sim

      • Denis

        O Palio 1.8 R foi vendido na primeira geração, no segundo facelift (2003), cuja versão esportiva lançada em 2005 e apresentada novamente no terceiro facelift (2007). O Palio segunda geração (o da foto) só trazia o motor 1.6 16v E-torq, em outra versão esportiva, a Sporting, que substituiu a versão 1.8R em 2011……

        • REDDINGTON

          Bravo!

        • PR

          Verdade agora ficou tudo entendido .

      • Pedro154

        Não existiu Palio 1.8R da segunda geração. Só existiu do G1/3 e do G1/4.

      • RRodrigo Souza

        no modelo conhecido como palio G4 sim teve 1.8 . mas a questao é o palio de segunda geração de plataforma conhecido como palio G5, eu chamo de EVO que saiu com o 1.6 etorque e nao com o 1.8

    • RRodrigo Souza

      foi erro de digitação do editor, pois eu voltei a ler achei isso aqui antes : No início, em 96, a motorização era 1.5 8V e 1.6 16V e algum tempo após, a Fiat disponibilizou a opção 1.8 8V. e nisso quando ele continuou ele deveria ter colocado 1.0,1.4 e 1.6 e se empolgou . kkk

      • Rodrigo

        Teve a 1.3 Fire também (inicialmente 16V e depois 8V). Eu tive um.

        • PR

          Eu tive siena 1.3 8 válvulas 2004 .O motor equipou o Palio também .

    • Leandro

      Errado. Teve sim. No final da vida. A versao ex 1.8… em meados de 2002 e 2003. Não existia a versão 1.8 R. Mas existiam versões comuns com esse motor.

      • Pedro154

        Amigo, estou falando do Palio de 2ª geração, lançado em 2011, não da primeira reestilização da 1ª geração a qual se convencionou chamar de “G2”. Não existiu nenhuma versão do Palio de 2ª geração com motor 1.8. As versões, desde o lançamento, sempre foram Attractive 1.0/1.4, Essence 1.6 e Sporting 1.6.

  • REDDINGTON

    Sobre a Captiva, tem uma correção: o carro foi vendido em uma geração, mas teve mais de uma versão, teve uma 4×4 V6 3.0 depois trouxeram uma mais simples 2.4 4×2…

    • kravmaga

      Teve 3 motores: começou com um V6 3.6, depois um V6 3.0 e finalmente um 2.4 4 cilindros.

      • REDDINGTON

        Verdade!!! Esqueci do 3.6!!!

    • Com um V6 que andava muito mais e consumia a mesma coisa da 2.4.

      • 1 Raul

        Ouvi falar que o v6 faz 4 na cidade.

  • Thiago Maia

    Chrysler 300C saindo de cena já é indicativo de que a Alfa chegará, como modelos mais condizentes com o mercado (seda premium menor

    • leandro

      Acho o 300C muito bonito, tem porte e músculo.
      Não fosse tão caro teria coragem de encarar um usado

      • RRodrigo Souza

        nao acho que o valor do carro em si seria um problema, o problema caso eu comprasse um carro que a marca saiu do pais será para encontrar peças depois caso precise

  • GustavoHenkel

    A Fiat tá perdidinha no Brasil.
    Não há um carro sequer, em seu portfólio, que tenha alguma tecnologia moderna, pelo contrário, seus lançamentos insistem em utilizar motores antigos, plataformas obsoletas e montagem porca.
    Fica difícil ganhar mercado, principalmente com a VW lançando carros com padrão europeu, por aqui.

    • PR

      Fiat ainda peca nesta visão medíocre que nós brasileiros aceitamos tudo ! Até era assim , mas a realidade mudou .

    • Saintclair Paiva

      Desculpe na montagem porca igual a dos VW principalmente gol a FIAT não tem.

      • GustavoHenkel

        Me refiro aos últimos lançamentos de uma e outra montadora.
        É inegável a qualidade de montagem e acabamento do Pólo, Virtus, Golf , up e o novo Jetta.
        Já a Fiat, com Cronos, Argo e. Mobi, tem acabamento e montagem bem ruins.
        E, mesmo em modelos mais antigos, o Fox, por exemplo, tem um acabamento e materiais de primeira.

        • Robison Adada

          Não concordo!

    • Rafael

      Em relação ao motor e plataforma podemos concordar que realmente, no atual momento, vw está um passo a frente. Mas em montagem, porquice é o que a vw faz e sempre fez! Lembro bem quando fui comprar meu carro em 2012, estava olhando punto, fox e o polo pré-histórico. O punto era um carro muito melhor montado e parecia muito superior aos dois vw.

      • GustavoHenkel

        Me refiro aos novos lançamentos.
        O Pólo e o Virtus, além de up e Golf, lançamentos recentes, tem um acabamento primoroso.
        Alguns podem ser simples, mas montados com qualidade.
        Já os últimos lançamentos da Fiat (Mobi, Cronos, Argo), tem acabamento e montagem bem ruim

        • Gnull

          Os da Fiat até nas fotos parecem ruins, carros de plástico, sei lá.

    • tiago

      O atual CEO não quer vender fiat, pegou gosto pela margem alta da Jeep, Ram, Alfa e Maserati. O grupo deve perder marketshare saindo de segmentos populares. Espero que o próximo CEO pense diferente.

  • delvane sousa

    A lamentar somente o Fluence.

    • REDDINGTON

      108 mil o top tá pedindo pra ser cremado mesmo…

      • afonso200

        mas tinha teto, xenon

        • REDDINGTON

          Podia ter direção autônoma… Depois de 3 anos não vale 60. Mas era equipado sim.

          • afonso200

            sim a vantagem é o seminovo dai sim

    • RRodrigo Souza

      uns tempos atraz as unidades que ainda tinham,estavam sendo vendidas com muito desconto hein, talves ainda tenha alguma

    • Tagor Bini Rocha

      O único que me agrada é a versão da PRF… Mas gosto, cada um tem o seu!

  • pedro

    Fusca e 300C, esses dois farão falta, pois são lindo e exóticos. O mercado ficando cada vez mais careta.

    • RRodrigo Souza

      eu só acho que fusca teve o proposito para ser o carro do povo, acredito que se voltasse para o brasil anos atras com o mesmo designe mas sendo mais basico sem os materiais tops que e ficasse entre o gol e o up/fox venderia bem, mas ele veio com o apelo esportivo com o motor turbo em comparação de preço proximos ao golf entao poucos teriam dinheiro no brasil para comprar esse novo fusca tsi, poderia ter vindo com o motor 1.0 turbo para ter mais vendas, e depois um motor 1.4tsi ou 2.0 tsi que melhoraria mais as vendas

      • pedro

        Não faz sentido o Fusca como carro barato. Ele não teria o mesmo apelo de espaço que é mandatório na categoria e ainda enfrentaria toda a concorrência dos muitos hatchs que a VW tem em linha, até demais: Gol, up!, Fox, Polo. Não tem lugar para mais ninguém.

        • RRodrigo Souza

          se ele quando tivesse retornado para o brasil com o nome fusca, tivesse o planejamento de menor custo e menor preço de venda venderia bem sim, poderiam muito bem fazer 2 versoes ,deixar o fusca como carro do povo e New beetle como sportivo

          • Catucadao

            pode ser… mais o carro mesmo assim não pode parar é a historia da marca que seja produzido sob encomenda então

  • Denis

    São 3 Correções…..

    – O Palio Geração 2 (2011-2017) nunca utilizou o motor 1.8 8v de origem GM. Este foi obtido somente na primeira geração dos Palio facelift de 2003 e 2007, O Palio G2 usou somente o 1.6 16v E-torq de origem BMW, além dos tradicionais 1.4 e 1.0 da família Fire.

    – O GM Captiva (2008-2017) não só disponha do motor 2.4 Ecotec lançado por aqui em 2009, mas teve também o 3.6 V6 no inicio do lançamento, e mais adiante em 2011, substituído pelo 3.0 V6, que durou até o ano de 2013, ficando apenas como o motor 2.4.

    – Os modelos da JAC Motors J2, J3 Hatch, J3 Turim, J5 e J6 não são mais importados desde de 2016, sendo que o primeiro modelo, o J3 saiu do mercado brasileiro em 2015. Os restantes saíram logo em 2016, ficando apenas os modelos T5, T6, T8, e o novo T40.

    • Ipanema

      Esqueceram de citar a Palio Weekend e o Dobló, que não são mais produzidos pela Fiat desde de dezembro do ano passado…..

  • Ipanema

    Dos 10 modelos que deixaram o mercado, a perda mais significante foi o Fiat Palio….. Quem iria imaginar um modelo de tamanha importância deixar um legado em vão por conta de uma série de mudanças da montadora. Nenhuma montadora teve o atrevimento de grande proporção quanto o da Fiat….. Por essa, o velho guerreiro Fusca foi perdoado.

    • REDDINGTON

      Tive um Celebration 2007 kit 2. O completo na época… Dessa lista foi o único que causou impacto, o resto…

      • Ipanema

        O Palio Celebration que menciona continha o pacote mais completo….. Ar-Condicionado, Direção Hidráulica, Kit Conforto (apoios de cabeça no banco traseiro, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos), Kit Visibilidade (limpador, lavador, desembaçador do vidro traseiro, retrovisores externos com comando interno e brake-light), Preparação para som (4 alto-falantes, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e antena no teto). O Palio Fire ainda trazia a opção dos Airbags Frontais para motorista e passageiro, além dos Freios ABS e pintura metálica.

        • REDDINGTON

          Errou por um item! O brake-light só foi incorporado no 2008, como modelo 2009. Como eu achava bonito instalei um da Palio Weekend Adventure que era um pouco maior que a veio depois de fábrica. Me mostraram os 2 na ccs, optei pelo maior e ficou bonito!! Paguei 120 reais. Uma curiosidade: Comprei com CNPJ, o que NÃO me permitiu os opcionais air bag e ABS. Só aceitavam pra pessoa física, por que não sei. Aumentava o valor em 6 mil reais na época…

          • Ipanema

            Na minha opinião, o melhor Fiat Palio foi a versão Stile que integrou a safra 2001, época que inaugurou o primeiro facelift no ano 2000. O Stile foi a versão mais top do Palio que trazia de fábrica: Airbag para o motorista, Direção Hidráulica, Travas elétricas, Vidros dianteiros elétricos, Radio toca discos no painel, Limpador, lavador, desembaçador do vidro traseiro, Brake-Light, Apoios de cabeça no banco traseiro, Abertura interna da tampa do porta-malas e do tanque de combustível, Maçanetas e retrovisores na cor do veículo, Rodas de liga leve aro 14, Faróis de neblina, e entre outros….. Opcionalmente, o Palio Stile ainda trazia: Airbag para o passageiro, Ar-condicionado, Retrovisores externos com controle elétrico, Vidros traseiros elétricos, Disqueteira para 5 CDs, Banco do motorista com regulagem de altura e lombar, Volante com regulagem de altura e Pintura metálica.

            A melhor parte disso, é que o Palio Stile foi vendido até o ano/modelo 2001/2002, e que hoje é dificílimo encontrar um no mercado, sendo que boa dos Palio são vistos em versão ELX 1.0 16v, 1.3 16v e 1.6 16v…..

    • rodrigosr

      A Chevrolet quando matou o Corsa fez algo parecido.
      Talvez a VW devesse fazer o mesmo com o Gol.

      • Ipanema

        A do Corsa podemos dizer que foi uma decisão menos frustada, pois os modelos Hatch e Sedan (não o Classic), já não vendiam com tanto entusiasmo, apesar de ostentar uma imagem não tão envelhecida como o Classic. Mais a GM no momento sacou a linguagem da VW com o Gol G5, e daí fez do Onix um combate de fogo logo na estreia. O Onix foi suprindo gradativamente do lançamento até o momento que vista hoje, sendo o atual modelo mais vendido.

  • Saulo Gomes

    Palio não saiu de linha, só mudou de nome.

    • RRodrigo Souza

      palio saiu de linha sim, nao me venha falar que o argo é um palio, apartir do momento que mudou a carroceria toda/plataforma já é um novo carro. A fiat poderia sim trazer o argo com o nome de palio que acredito que venderia mais do que com esse nome de argo

  • klebiano da luz rezende

    falando em ninguem se atreveu a tirar de linha um carro de ponta em vendas me lembrei da honda que tirou a cg 125 de linha e logo depois de perceber a porcaria que fez voltou ela em linha de novo.

  • afonso200

    efeito SU tiraram o Fluence…… 300C que carro top, pena nao vendia 3 unidades mes

    • Catucadao

      porque é muito caro

  • Lucas086

    Pensa que o Palio tinha teto solar opcional e o Argo não, mesma coisa que o Polo não ter e o Fox tinha.

  • Erivelton Freitas

    “Com um belo design, o Equinox conquista pela lista de equipamentos e interior atraente.” – Q??????? Não duvido da lista de equipamentos, mas Design Belo??? Design belo num carro que parece feito para 2005???? Ahhhhh Tá!

    Bem, confesso que Palio e Fusca deixarão saudades. Nunca gostei muito do Palio, principalmente as gerações antigas, e isso se devia ao fato de ‘todo mundo gostar’. Eu nunca gostei do que todo mundo gosta. Tomei certo abuso do Palio desde aquela época, mas enfim… Também nunca dei atenção a essa nova geração, mas agora que ele se foi, até que estou olhando para a foto com outros olhos e pensando: É, até que é um bom carro!

    Sobre o Fusca, meu pai tem um… Não esse novo, mas o de 73. É um belo carro e até hoje ele vive! Esse novo tem a mesma coisa que o Fiat 500 tem, aquela vontade louca que geralmente dá em gente rica de comprar um, não sei porquê! Ele não seria uma opção para mim, mas é uma pena que tenha saído!

  • Gil de Piento

    Esse texto está mais para desinformar do que para informar. Logo no começo já estavam evidentes os erros que vários leitores apontaram aqui nos comentários.

  • Johne Edder

    Chrysler será a próxima montadora americana a ser extinta.

  • leitor

    Fiquei sem entender quais carros deixaram de ser fabricados mesmo ou deixaram o mercado brasileiro.

  • farm

    me ofereceram fox xtreme so tenho visto propaganda e fox conect o mesmo saira de linha

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email