Matérias NA Montadoras/Fábricas

Top 10: Carros que saíram de linha este ano

Top 10: Carros que saíram de linha este ano

Queda de vendas, popularidade ou simplesmente por espaço para fabricação de outros automóveis, são diversos os motivos para uma montadora deixar de produzir um modelo.


Muitos deles deixaram de ser fabricados nos últimos meses, na lista: Chevrolet Classic, Renault Clio, Nissan Altima, BMW Z4, Fiat Siena EL, Fiat Punto T-Jet, Volkswagen Gol (que teve produção reduzida) e o Nissan Altima que não fez tanto sucesso por aqui.

Vale a pena comprar um carro que já saiu de linha?

Um automóvel que não é mais fabricado possui uma grande desvalorização, entretanto pode ser uma alternativa positiva quando falamos em economia. Você pode encontrar um carro mais barato e completo do que outros que ainda são produzidos. É claro que é necessário levar em conta também que depois ele vai desvalorizar mais como usado.


Com a crise, que estava mais forte até 2017, muita mudança ocorreu no setor automotivo. Foram reestruturações e modelos que saíram de linha. A Fiat foi radical em tirar de circulação diversos carros e começou a apresentar um novo portfólio ao mercado brasileiro.

A montadora italiana deixou de produzir seis modelos: Bravo, Punto, Idea, Linea, Freemont e o Palio Fire. Por outro lado, a JAC veio passando sufoco para se manter e começou a mudar seu planejamento.

A Renault pôs fim ao Clio e Fluence. A Chevrolet com o Captiva e a Volkswagen com o Fusca, dentre outros.

Dez modelos que saíram de linha nos últimos 12 meses no Brasil

1 – Fiat Palio

Top 10: Carros que saíram de linha este ano
Depois de 22 anos, o Fiat Palio é um dos modelos mais recentes que saiu de linha, sendo substituído pelo Mobi que passou a ser o veículo de entrada da marca. Ainda assim, a montadora italiana fez todo um processo para destacar os seus lançamentos. Inclusive, mostramos anteriormente aqui Notícias Automotivas que até mesmo o Fiat Uno perdeu versões para favorecer o Argo.

O Palio foi lançado em 1996 e nesses 22 anos conseguiu ter mais de 3 milhões de vendas. No início, em 96, a motorização era 1.5 8V e 1.6 16V e algum tempo após, a Fiat disponibilizou a opção 1.8 8V. Foram 5 “gerações” de 96 até 2012, a última que chegou no final de 2011 foi apresentada com um visual completamente diferente das anteriores e com opções de motores 1.0, 1.4 e 1.6.

Outros modelos que a Fiat aposentou nos últimos meses: Idea, Bravo, Linea, Doblò Cargo e Freemont.

2 – Chevrolet Captiva

Vendido em única versão, importado do México e lançado no Brasil em 2008 a Chevrolet decidiu parar com a produção do carro no ano passado, depois de muito tempo.

Com motor Ecotec de 184 cv de potência e 6700 rpm, o Captiva era bem equipado, de série: direção assistida, ar-condicionado automático, monitoramento de pressão dos pneus, teto solar elétrico, computador de bordo, GPS, acionamento remoto do motor e muito mais.

Sua saída foi para dar lugar ao novo SUV da GM, o Equinox, que veio para conquistar o seu destaque entre os concorrentes: Kia Sportage, Hyundai ix35, New Tucson, Honda CR-V e Toyota RAV4. Com um belo design, o Equinox conquista pela lista de equipamentos e interior atraente.

De série o Chevrolet oferece: alarme antifurto perimétrico, faróis de LED, assistente de estacionamento, cancelamento eletrônico de ruídos, carregador de celular sem fio, sistema start-stop, computador de bordo, etc.

Já o motor é turbo de 262 cv de potência com 37 kgfm de torque entregando uma ótima performance.

3 – Volkswagen Tiguan 2.0

Top 10: Carros que saíram de linha este ano

O Volkswagen Tiguan 2.0 também deixou o país no ano passado. Ele começou a ser comercializado por aqui em 2008 quando foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo no mesmo ano. O Tiguan chegou “fazendo barulho” por oferecer um design atraente e tecnologia, uma delas, a função de estacionar sozinho.

Seus concorrente diretos: Kia Sportage, Peugeot 4008, Renault Koleos e Nissan Qashqai. Hoje, é comercializado apenas na versão 1.4 TSI que oferece freios ABS com EBD, seis airbags e controle eletrônico de velocidade.

4 – Jac J2, J3 e J3 Turin

Top 10: Carros que saíram de linha este ano

Com boatos de que iria abandonar o mercado brasileiro, a JAC Motors teve que fazer uma mudança em seu portfólio. Focando nos SUVs, a montadora resolveu utilizar o “T” deixando de lado o “J” da família J2, J3 e J3 Turin.

O menor da linha, o J2, chegou por aqui também através do Salão do Automóvel de São Paulo em 2012, neste ano, diversas outras montadoras fizeram suas estreias por aqui.

Após analisar o interesse do consumidor brasileiro que estava de olho nos utilitários-esportivos, a fabricante chinesa retirou os modelos que deram início de sua operação por aqui e lançou o T5 e o T40, SUVs compactos.

5 – Volkswagen Fusca

Top 10: Carros que saíram de linha este ano

Outro Volkswagen que deixou o Brasil foi o ícone Fusca, também conhecido por muitos como New Beetle (seu antigo nome em outras gerações). Essa última foi lançada no país em 2012, importado de Puebla, no México. O fim das vendas também se deu por motivos estratégicos da montadora alemã para o mercado brasileiro.

De série, o Fusca oferecia: bancos revestidos em couro, faróis bixenônio (emoldurado por 15 LEDs), teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema de som Fender com 10 canais, sistema multimídia com navegador GPS, entre outros.

Vendido em única versão, oferecia motor 2.0 desenvolvendo 211 cv de potência e 28,5 kgfm de torque. Acelerava de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.

6 – Chrysler 300C

Top 10: Carros que saíram de linha este ano

O fim do 300C se deu mais pela saída da Chrysler no Brasil (essa é segunda vez que ela abandona o nosso mercado). De forma discreta, sem muitos anúncios, o 300C foi o último carro da montadora norte-americana a ser comercializado por aqui.

Vale lembrar que ela faz parte do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles, portanto, o grupo permanece forte no país com outras montadoras como a própria Fiat e também, agora, a Jeep.

7 – Renault Fluence

Top 10: Carros que saíram de linha este ano

Importado da Argentina, onde é fabricado desde 2010, o Renault Fluence também saiu de linha nesse final de ano. O Fluence concorria diretamente com outras estrelas do consumidor brasileiro: o Toyota Corolla e Honda Civic.

A paralisação, também, se deu devido ao número de vendas, o carro era mais comercializado para empresas e frotistas. Em 2017, foram vendidas apenas 890 unidades.

A Renault confirmou o fim da produção, entretanto ele ainda é encontrado no site da Renault apenas nas versões Dynamique CVT Plus por R$ 99.350 e Privilège por R$ 108.300. Provavelmente, em últimas unidades em estoque.

8 – Suzuki Swift

O Suzuki Swift foi comercializado por aqui em duas versões, a Sport por R$ 79.990 e Sport R por R$ 82.990, ambas com motorização 1.6 de 142 cv de potência e câmbio manual de 6 marchas.

O fim do Swift se deu a aposta da montadora japonesa em uma nova geração e também em novos modelos. Hoje, a Suzuki disponibiliza três modelos à venda: Vitara, S-Cross e Jimny.

9 – Chery Tiggo

Top 10: Carros que saíram de linha este ano

O Chery Tiggo foi o primeiro chinês a disponibilizar versão com câmbio automático no Brasil. Saindo de linha para dar lugar a uma outra geração, também chamado de Tiggo 2, deixou de ser fabricado e importado do Uruguai para começar a ser produzido na fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo.

Com uma nova estratégia, agora a Chery é chamada de CAOA Chery, lançou no Brasil a nova geração (Tiggo 2) por R$ 59.990.

10 – Renault Clio

Top 10: Carros que saíram de linha este ano

Depois de 20 anos, o Renault Clio também saiu de linha. Ele deu lugar para o novo Kwid. Em dezembro de 2016, apenas 43 unidades foram emplacadas, já nos primeiros meses de 2017, a Renault confirmou a paralisação da produção e vendas.

O hatch chegou aqui em 1996 como importado e a partir de 1999 começou a ser produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Top 10: Carros que saíram de linha este ano
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email