Manutenção

Top 10: Dicas de limpeza automotiva

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Nem sempre dá para levar um carro num lava-rápido ou mesmo existe algum próximo de casa. Porém, dá para fazer a limpeza do carro na própria residência e de uma forma fácil, que qualquer pessoa pode executar sem problemas. Para unir esforço braçal no serviço, local adequado e kit de limpeza, listamos 10 dicas para se fazer uma limpeza automotiva sem necessidade de equipamentos ou conhecimento específicos, que pessoas leigas podem executar em suas residências ou locais onde estão passando um tempo.



Apesar de alguns dos pontos serem fáceis de fazer, o tempo para se executar tudo será longo se for feito apenas por uma pessoa. Então, não pense que poderá dar um trato no carro em tempo semelhante ao de um lava-rápido. O negócio é curtir o processo e deixar o carro do jeito que ele precisa ficar.

Exterior

1) Local

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Uma das primeiras coisas que se deve fazer é ter um local com sombra ou cobertura para executar parte do serviço. Um abrigo do sol é importante para que ao ensaboar o veículo, o produto não irá secar rapidamente e assim manchar a pintura. Além disso, deve-se deixar o carro nesse espaço por algum tempo, a fim de que a lataria esfrie, o que ajuda na hora da limpeza ao evitar o mesmo problema. Também é um local onde ao encerar, se evite a evaporação e o ressecamento da cera. Além disso, sob sol forte, quem está executando um serviço braçal como o de limpar o exterior do carro, acabará tendo uma insolação. Então, o melhor é se prevenir de eventuais problemas com a saúde também.



2) Kit de limpeza automotiva

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Outro ponto importante na hora de limpar o carro é ter um kit de limpeza automotiva, que pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas ou mesmo supermercados. Geralmente, um kit de limpeza comum vem com shampoo específico para limpar os pneus, geralmente de 500 ml. Além dele, vem também um shampoo para lavagem da carroceria e partes plásticas exteriores. Este também vem em embalagem de 500 ml. Outro é a cera para polimento com mais ou menos 200 ml.

O kit de limpeza tradicional ainda traz um produto de limpeza a base de silicone, geralmente com 100 ml. Há também uma esponja e uma flanela. Basicamente é isso, seis produtos em uma embalagem única. Porém, pode-se adquirir mais outros produtos para deixar a limpeza mais completa e eficaz. Um deles é uma luva de lavagem automotiva, que é mais macia é própria para este fim.

Nesse caso, pode-se adquirir também limpa vidros, tanto o produto específico para se aplicar nos vidros do carro de forma direta, como o outro que é misturado com a água do reservatório. Assim, durante a lavagem automática do limpador, o produto terá eficiência ampliada e proverá melhor proteção contra o embaçamento ou sujeira, que pode ser poeira ou óleo. Existe ainda o kit de limpeza a seco, mas você pode conferir aqui como realizar esse outro tipo de serviço.

3) Lavando

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Se você tiver em casa uma lavadora a jato tipo “Wap”, haverá maior eficiência no uso da água durante o processo de limpeza externa. Com alta pressão, esse tipo de equipamento de lavagem otimiza o consumo e traz um benefício maior na hora de retirar sujeira, especialmente barro, terra ou óleo, por exemplo. Geralmente esse tipo de produto custa a partir de R$ 199 e pode ser facilmente adquirido em lojas e supermercados.

Caso não tenha uma lavadora a jato, uma dica é adquirir uma mangueira com bico de jato, a fim de que se possa usar a pressão da água na tubulação para ter melhor resultado que simplesmente usar balde em todo o processo. Para iniciar a lavagem, molhe o veículo usando um balde para evitar desperdício de água ou rapidamente com a mangueira ou lavadora a jato. O intuito é apenas preparar a lataria e demais partes para a limpeza propriamente dita.

Use uma esponja bem macia ou uma luva de lavagem automotiva. Aplique o produto líquido de limpeza geral, previamente misturado em um balde com água, indicado para essa atividade. Comece esfregando de cima para baixo. Divida a carroceria em partes: teto, laterais, capô e traseira. Inicie pelo teto, esfregando suavemente e ensaboando o máximo possível. Tenha cuidado se o veículo for muito alto, não se arrisque em subir sobre cadeiras e escadas sem apoio. Se não puder alcançar, evite essa parte para se proteger conta um acidente.

Após ensaboar, lave a parte com o produto e depois seque com um pano seco e macio para remover a água. Faça o mesmo procedimento nas demais partes, ou seja, laterais, capô e traseira. Depois disso, ensaboe rodas e pneus. Faça uma de cada vez para evitar a secagem do produto de limpeza. Utilize outra esponja se possível, devido ao acúmulo de fuligem dos discos de freio, em especial os dianteiros. Caso contrário, limpe as rodas por último.

Após secos os pneus, passe o produto específico para limpeza, conservação e estética do material rodante. Não utilize quaisquer soluções caseiras nesse caso, sempre use o produto que veio no kit, é para isso que ele existe, pois evita possíveis danos ao material do pneu, o que pode reduzir sua vida útil, aumentando o desgaste e enfraquecendo sua estrutura, bem como o acúmulo de insetos. Limpe as borrachas dos limpadores de para-brisa e/ou vidro traseiro, eles acumulam muita sujeira, o que pode reduzir sua vida útil.

4) Encerando

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Essa é uma parte importante da limpeza automotiva. Encerar o carro é deixa-lo brilhando para uma estética realmente aceitável e para se evitar mais sujeira por um tempo maior, já que água e outros materiais demoram mais a se fixar após a aplicação de cera. Ela serve também para proteger a pintura contra a ação do tempo e do sol, além de retirar alguns riscos leves. Para executar esse serviço, o local precisa ser sombreado ou coberto, protegido da luz solar.

Após consideração das instruções do produto, aplique-o sobre a superfície da carroceria utilizando uma esponja macia e suave, sem material abrasivo. Use movimentos circulares para isso e de forma suave. Após a aplicação, geralmente após um ou dois minutos, já se pode começar a polir. Para isto, use um pano de microfibra e faça movimentos circulares de forma suave.

Pode-se utilizar também cera líquida para essa parte, mas nesse caso a aplicação é com um pano 100% de algodão ou microfibra, o mesmo tipo que se usa para encerar. A camada de cera precisa ser fina o suficiente para não apresentar resistência ao movimento. Se for muito grossa a cera, retarde em vários minutos a aplicação do pano para encerar. A cera em spray pode ser usada, mas não remove riscos. Precisa-se dar brilho com um pano de microfibra também. Feito tudo isso, é hora de passar para dentro.

Interior

5) Aspiração

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Por dentro, a limpeza começa com a aspiração da sujeira. Há diversos equipamentos no mercado, cujos preços podem começar na casa dos R$ 70, mas existe alguns até mais baratos. No trabalho, aspire tapetes, carpetes, bancos, porta-objetos, porta-malas e cantos do habitáculo.

6) Painel, portas e revestimentos plásticos

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Lembra do silicone do kit de limpeza automotiva? Esqueça-o. Ele pode ressecar partes plásticas e ainda criar um ambiente atrativo para atrair mais sujeira, sem contar a evaporação, que provoca o engorduramento do para-brisa, um potencial embaçante. Leia nossa recomendação sobre o assunto. Para a limpeza dessas partes, use um pano macio e levemente umedecido para retirar sujeira e manter a aparência natural.

7) Estofamento

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Os bancos também precisam ser limpos e para isso use também um pano macio e levemente umedecido. No caso de bancos em couro, além disso, utilize um produto específico para manter a integridade e a durabilidade do material, mantendo sua hidratação. O mesmo deve ser feito no volante, alavanca e portas, se os mesmos forem revestidos com esse material.

No mercado, os produtos desse tipo custam entre R$ 10 e R$ 50, geralmente. Nunca use silicone em bancos de couro, além de deixar o revestimento com aparência artificial, também o deixa tão liso que numa freada mais forte, o corpo irá escorregar sobre o assento. Quem tem moto sabe muito bem do que estamos falando.

8) Aromatizante

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Um aromatizante pode ser aplicado no interior se o carro não for novo. Existem diversos produtos do tipo no mercado e pode-se utiliza-los para deixar o ambiente mais agradável se desejar.

9) Motor

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Evite a lavagem do motor, exceto se o mesmo estiver com um nível de sujeira elevado, nesse caso com lama seca ou materiais realmente difíceis de serem removidos. No geral, use um pano umedecido para limpeza de algumas partes, evitando contato com itens quentes, se houverem. Nunca use lavadora sob pressão e nem bico de mangueira, pois eles podem danificar partes elétricas e módulos eletrônicos.

10) Lubrificando

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Algumas partes do carro precisam de lubrificação após certo tempo de uso. Não é nada excepcional e pode ser feito em casa. Existem produtos específicos e até marcas como Peugeot e Citroën incluem a venda de kits desse tipo nas revisões. Portas e tampas são alguns dos locais onde pode-se aplicar o produto. Eles ajudam a evitar rangidos e mantém o bom funcionamento de certas partes móveis do veículo.

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  • Daniel dos Santos

    …abandonei essas de se matar pra lavar o carro….enquanto lavam meu carro, vou almoçar

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      😂😂😂

    • Ricardo

      E paga absurdos 30 a 50 reais. Nem fodendo!

      • xyzR2

        Entre pagar pra riscarem o seu carro, ou vc mesmo riscar de graça… Afinal a matéria fala em “esponja e flanela”, é pra acaba mesmo…

    • Luciano RC

      Estou nessa também… todo sábado todos os carros aqui de casa e da empresa vão para o lava-rápido aqui próximo e pronto… volta tudo limpo e cheiroso, do jeito que eu gosto.

      • Samluzbh

        Parabéns, você movimenta a economia dessa forma.

        • Rafael Gerude

          Eu lavo meus carro em casa e tbm movimento a economia. Afinal, pago água, energia, shampoo automotivo, cera, microfibra, pretinho, silicone etc etc etc…

  • leandro

    Preciso de uma dica. Meu carro é quase 0km, comprei há 2 meses, existe algum cuidado para fazer com a pintura num carro tão novo para proteger a pintura? Encerar ou algo do tipo?
    Ando muito em região de minério

    • O que muitos fazem são aplicação de cera ou mesmo a chamada cristalização ou espelhamento, onde é aplicada uma pequena camada de resina protetora na pintura.

      Mas é bom lembrar que em carros usados a cristalização envolve polimento para retirada de sujeira e outras coisas, e polimento retira uma pequena camada do verniz da tinta, então não é bom fazer polimento com frequencia. Já nos carros novos dá para cristalizar ou espelhar sem polir, se a lataria ainda estiver impecável.

      • leandro

        Excelente saber disso, não sabia que carros novos não requerem polimento. Era justamente por isso que eu não estava querendo fazer.
        O difícil nesse br é achar quem entende e faz o serviço com qualidade…

        • Infelizmente os lugares que fazem bem feito cobram bem mais caro.

        • Rafael Gerude

          Geralmente carro 0km precisa polir sim..,. Durante o transporte até a concessionária, a pintura pode riscar… Além de ficarem nos pátios pegando poeira e os funcionários não são nada cautelosos na hora de lavar pra entregar pro cliente… Usando aquela velha flanela laranja ou o tradicional pano de chão mesmo…
          Não é recomendado encerar se o carro tiver menos de 30 dias de fabricação, pois os solventes da pintura e verniz ainda estão presentes na lataria e não evaporaram completamente…
          Na dúvida, se quer uma proteção de qualidade, leve em um estúdio de detalhamento automotivo, que eles terão condições de inspecionar a pintura e avaliar seu real estado – 0km ou não!

      • Faheina

        Pedinun polimento na minha moto q tava com umas manchas. O cara simplesmente Lixou a pintura, queimou a moto Que era preta na primeira passada ficou esbranquiçada Teve q repintar o tanque inteiro. Me deu um desgosto tão grande. Ele tbm. Atuava com pintura mas ficou muito mal feito o serviço

    • xyzR2

      Dica 1: não use esponja como sugere a matéria, vai arranhar o verniz. 2: não use “flanela” como sugere a matéria, vai arranhar o verniz também. 3: Procure por vídeos e blogs de “car detail” que vão explicar e dar outras dicas mais apropriadas.

      Uma boa cera de carnaúba não dura mais um mês (com uso diário e 1 chuva por semana) nesse ambiente que vc mencionou. Essas cristalizações podem durar muito mais, se for um produto de qualidade e aplicado corretamente (vai te custar o dobro de uma cera, no mínimo). Pra saber se fazem o serviço direito, observe se passam a “clay bar” (parece massinha de modelar) no veículo antes de aplicar o produto. Evidente que se vc perguntar podem só dizer que sim… mas se vc assistir alguns vídeos vai entender o que é.

  • No_Name

    Tudo que seja a base de silicone eu desindico fortemente. Eu não sei quem trouxe essa m**** de composto químico para a limpeza/manutenção dos carros mas é algum ser muito infeliz. Na lataria e nos vidros, se não enxaguar muito rapidamente (na sombra, obviamente) produz manchas horríveis e aspereza ao tato, que depois só saem com polimento (nem mesmo produtos a base de soda cáustica eliminam o silicone). No interior, os plásticos se “viciam” nisso e depois não dá mais para ficar sem pois igualmente mancha os plásticos e não há produto que consiga remover os resíduos. O silicone não limpa e nem renova nada, ele somente mascara as coisas e traz muitos prejuízos para o carro. Não levem o carro para lavar em lugares que usam produtos de silicone!

    • Carlos

      Eu também não sou fã disso e, digo mais, passar silicone no painel mesmo é um crime. :D
      Esse composto evapora e na primeira chuva embaça o vidro por dentro.

  • pedro

    É uma tarefa que eu normalmente faço. Não gosto de pagar por este serviço. Lavar o próprio carro, além de ser uma terapia, ainda economiza dinheiro e eu faço do meu jeito. Só levo em lavação quando eu vou para sítios empoeirados que sujam muito. Aí um lavador profissional é mais eficiente. Mas eu faço várias exigências e só deixo naqueles que eu conheço.

  • Louis

    Ultimamente, tenho lavado meu carro a cada 6 meses…. Cansei de ser escravo de carro. O mais importante pra mim é limpeza por dentro.

    • “Perguntador”

      Com meu carro atual estou desse jeito também. Lavei uma vez esse ano e acho que duas ou três ano passado. Reparo na sujeira interna para decidir se vou lavar. Por fora pode parecer que fiz uma trilha off-road com ele que não me importo mais. kkk

    • RPM

      Rapaz…..eu também estava agindo assim,pra não ficar escravo do carro….mas fui parar o carro numa sombra,embaixo de uma mangueira,caiu aquela seiva por todo o carro,demorei uns 10 dias pra mandar lavar,manchou toda a minha pintura,atacou até vidros,Cromados e a placa do carro…..impressionante mesmo….tive que levar o carro para polir/cristalizar/vitrificar a pintura,gastei um dinheirão,e ficou digamos,90%…..

      • Não estou falando de vc em específico, mas brasileiro de um modo geral adora uma sombra né… no final das contas pode prejudicar mais o carro do que ajudar. Se a pessoa tem um carro relativamente novo e troca de carro com frequência de uns 2 anos, por exemplo, não precisa se preocupar tanto com a lataria do carro assim não.

        • RPM

          Sim…..mas foi agora em fevereiro o ocorrido,aqui no Rio…..muito,mas muito quente,aquele sol de rachar…..sabe aquela rua sem sombra nenhuma,com uma única árvore na rua inteira? Quando vi a sombra,não tive dúvidas,parei o carro na maldita sombra….rsrs
          Engraçado que foi a primeira vez que tive esse tipo de problema em anos,e foi novidade pra mim o tamanho estrago que a dita da mangueira(ui) faz.”…

    • Quem tem carro branco ou prata até que dá para fazer isso, já preto ou cinza escuro, esquece… ainda mais em época de chuva, se vc fica 30 dias sem lavar já fica com uma aparência péssima. Mas nesse sentido tenho sorte, tenho um amigo que faz limpeza a domicílio, ele limpa por dentro e por fora, passa pretinho que não brilha, o carro fica maravilhoso, e cobra R$ 40, acho o preço razoável. Aí é só fazer isso uma vez por mês ou a cada 20 dias mais ou menos… não sou escravo de ficar lavando o carro toda semana.

    • SDS SP

      Depois da crise hídrica eu ganhei um pouco de consciência e agora faço uma lavagem completa a cada dois ou mesmo três meses, dependendo da situação.
      Mas dependendo da cor e localização, fica difícil.

    • Paulo

      A muito espero alguém que partilha da mesma opinião que eu nesse quesito. Também acho um dedicação muito grande.

  • Zé Mundico

    Bem, eu não abro mão da limpeza interna. Daí, comprei um aspirador de pó no Extra, tipo uns 100 reais, e faço eu mesmo a aspiração todo fim de semana.
    Não recomendo usar aqueles aspiradores de 12 V, que liga na tomada do painel, pois não aspiram coisa nenhuma. Comprem mesmo um aspirador elétrico, pois pode ser usado até na limpeza normal da casa.
    Quanto a limpeza exterma, recorro mesmo a duas mãos de balde e deixo secar sozinho…rsrsrs

  • leomix leo

    Na época tinha um celta preto, era um xodo, mais um cidadão do lava rápido, resolveu bater um tal de limpa baú nas caixas de roda, detalhe, pegou na pintura e ficou as manchas, só fui ver 3 dias depois, voltei lá pra reclamar ele disse que não tinha sido lá não, depois desse dia, carro meu, lavo eu.

    • le0gt-r

      Depois de passar por alguns imprevistos, vou ter que seguir isso “carro meu, lavo eu”

      • leomix leo

        Tenho aqui em minha cidade várias empresas que fazem detalhamento ( é o nome dado a uma lavagem mais profunda e datalhada) estou para levar um carro novo que peguei para fazer a vitrificação da pintura, com garantia de 3 anos, segundo o amigo, não pega sujeira mais profunda nem tanta lama na chaparia, agora o custo estou achando alto, R$ 1.800,00.

    • REDDINGTON

      Meu sonho…mas no meu prédio não tem área pra lavar carro, o máximo que consigo é limpar por dentro…

  • afonso200

    Pneu pretinho 500ml glicerina liquida…. 200ml etNol. Uma colher de açucar….. LavR carro. Uso shmpoo com cera. Luva uso uma top de 50reais

  • Unknown

    Não perco tempo para perder com isso! Gasto com a minha família! O carro eu mando lavar a cada 2 meses e está bom!

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