Nesta lista TOP 10 vamos relacionar os carros mais baratos que dispõem (de série) ou podem dispor (como opcional) de freios a disco nas quatro rodas.
Nota-se que a lista é composta de modelos simples e também chineses. O mais barato de todos é um chinês, o Lifan 530, sedan compacto com pouca expressão nas vendas. Depois temos surpreendentemente uma picape compacta, modelo de um segmento que geralmente não tem freio a disco nas quatro rodas.
O que se nota facilmente é que fora os dois primeiros modelos da lista, todos os outros tem preços começando na faixa dos R$ 60.000. Não tem jeito, os carros vendidos no Brasil estão mesmo cada dia mais caros.
Índice
Os 10 carros com freio a disco nas quatro rodas mais baratos do Brasil
1) Lifan 530 1.5 – R$ 43.990
O Lifan 530 é um modelo com motor 1.5 que tem preço de carro 1.0. E é um sedan compacto bem completo que tem preço de sedan compacto bem básico. Para quem não se importa com a desvalorização e também a dificuldade depois em vender um carro chinês usado, pode ser uma boa opção.
2) Volkswagen Saveiro Robust 1.6 CS – R$ 62.690
A versão de entrada da picape VW Saveiro, chamada de Robust, conta com freio a disco nas quatro rodas para apelar ao comprador deste segmento. O equipamento traz menores espaços necessários para a frenagem e ajuda muito na segurança ao transportar cargas pesadas.
3) Lifan X60 1.8 – R$ 69.990
Mais um modelo chinês. O Lifan X60 tem um porte maior do que o JAC T40, e seu preço é bem mais em conta do que os SUVs concorrentes das marcas tradicionais, além de vermos que a marca mantém esse valor já por muito tempo.
4) Chery Tiggo 2 Look 1.5 – R$ 74.390
A Chery sabe que precisa de um SUV para brigar no quesito preço no Brasil, e esse é o Tiggo 2. A versão Look custa abaixo de R$ 75 mil (já foi bem mais barata) e vem com motor 1.5 de 115 cv e câmbio manual de cinco marchas, além de ter o freio a disco nas quatro rodas.
5) Kia Rio 1.6 – R$ 81.990
O quinto modelo em nossa lista é o Kia Rio, lançado mais recentemente no Brasil depois de muito tempo de espera. O modelo aparece com esse item de segurança em sua versão única, que antes era a topo de linha EX. Ela ainda vem com motor 1.6 e transmissão automática.
6) Volkswagen Polo Comfortline 1.0 TSI – R$ 83.390
Nas versões equipadas com o motor 1.0 TSI, o Volkswagen Polo tem freio a disco nas quatro rodas, já que é um modelo com desempenho mais forte. Mas o preço infelizmente ultrapassa os R$ 83 mil, sendo mais caro que seu concorrente da Kia.
7) JAC T40 Plus 1.5 – R$ 83.990
Aqui temos um pequeno SUV chinês (veja aqui qual carro SUV é o mais econômico?), também completo como o Lifan 530 acima. O JAC T40 tem uma ótima lista de equipamentos, e é vendido no Brasil com itens que apelam ao gosto do consumidor. Na questão da revenda, ainda é pior de se vender do que um carro de marca tradicional, mas o bom é que entre as chinesas a JAC é a mais conhecida.
8) Jeep Renegade STD 1.8 AT – R$ 84.590
Queridinho no segmento mais movimentado do país, o Renegade é um SUV bem equipado desde suas versões mais baratas. A Jeep mudou a nomenclatura de suas configurações, sendo que agora a opção STD aparece como a mais barata. Ela vem com motor 1.8 flex e câmbio automático.
9) Peugeot 2008 Allure 1.6 AT – R$ 84.990
O Peugeot 2008 aparece na nona posição em sua versão Allure com motor 1.6, sendo um dos poucos representantes das marcas francesas nessa lista. Até o ano passado, a situação era bem diferente, pois também tínhamos os modelos 308 e 408, da própria Peugeot.
10) Renault Sandero RS 2.0 – R$ 85.590
Aqui um legítimo esportivo. O Renault Sandero RS 2.0 tem um ótimo desempenho, e como parte do pacote necessário para um carro esportivo, ele conta com freio a disco nas quatro rodas, obviamente. Infelizmente seu preço sobe constantemente, pulando de menos de R$ 70 mil para os atuais R$ 85,5 mil.