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TOP 10: Os carros mais baratos do Brasil equipados com luzes diurnas

citroen-c3-exclusive-2-700x466 TOP 10: Os carros mais baratos do Brasil equipados com luzes diurnas

Nos últimos anos, a União Europeia passou a exigir que todos os carros lançados a partir de Fevereiro de 2011, viessem equipados de série com luzes diurnas de sinalização, mais conhecido como DLR (Daytime Running Light), que são ativadas automaticamente assim que o carro é ligado e possuem potência semelhante à lâmpada de um farol de neblina.



De acordo com as autoridades de segurança viária, a presença de tal item tem como objetivo a redução de mortes nas estradas europeias, sobretudo as de pista dupla, facilitando a visualização do veículo por outros motoristas. Pesquisas realizadas no Holanda mostraram que se todos os motoristas utilizassem os faróis durante o dia, poderiam ser evitadas cerca de 30 mortes e 500 lesões por ano decorrentes de colisões no país.

Em um continente muito empenhado em reduzir o nível de emissão de CO2 e o consumo, passou-se a recomendar que os fabricantes adotassem LEDs no lugar de lâmpadas halógenas, visto que dependendo da condição, essas podem elevar o consumo de combustível em cerca de 2%.

Os primeiros países a obrigarem as DLR foram, Bulgária, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letónia Lituânia, Noruega, Polônia, Eslovênia, Eslováquia, República Tcheca e Suécia. Hoje, a DLR já é obrigatória em quase todos os países.

Nos Estados Unidos, os primeiros fabricantes a adotarem tal recurso foram as marcas do grupo General Motors e Toyota. No Brasil, infelizmente não existe nenhuma regulamentação a respeito. Por outro lado, as DLR começaram a ganhar nossas ruas nos últimos anos, sobretudo por meio dos veículos importados.

Quase todos os carros permitem que as DLR sejam desligadas por meio de programação no computador de bordo. Como muitos não possuem conhecimento da importância de tal item, acabam por desativa-los.

Abaixo, a lista com os 10 veículos mais baratos vendidos em nosso mercado e que são equipados com as DLR.

1° Peugeot 208 – Active (halógena) R$ 42.890
2° Citroen C3 – Attraction (LED) R$ 44.090
3° Fiat 500 – Cult (halógena) R$ 47.390
4° Chery Tiggo (LED) R$ 54.990
5° Peugeot 308 – Active (LED) R$ 58.890*
6° Citroen C4 Lounge – Origine (halógena) R$ 62.490
7° Volkswagen Golf – Comfortline (halógena) R$ 67.790
8° Smart Fortwo – Passion (LED) R$ 69.900
9° Kia Cerato (LED) R$ 71.900
10° Citroen DS3 (LED) R$ 86.990

* Requer teto panorâmico opcional, já adicionado ao valor apresentado acima.

5.0

  • Boris

    se atrelar a luz do farol de neblina ao fio pós.chave faz DRL em qualquer carro. eu uso no meu Etiozão

    • daniel.a.o.

      Farol de neblina/milha como DRL cega à noite.
      Grande chateação o povo querer utilizá-lo na cidade.

      • Sega? Sonic the hedgehog?

        • daniel.a.o.

          Rapaz!!! Obrigado! Hehehehe…
          Acredite se quiser, mas escrevo bem e defendo o português padrão. Porém, tem ocorrido de eu cometer certos erros ortográficos bem chatos, como esse.
          Valeu por mencionar.

      • leonardo

        Durante o dia não vejo problema, porém a noite concordo com você.

        • Eduardo CWB

          É irritante a noite … fora o povo que nunca regula o farol na altura correta para não ofuscar a visão do outro motorista.
          Leds, xenon, etc … tudo essas coisas que vem de fábrica OK, mas colocar depois em carro veio … XUNNING !!!!

      • xyzR2

        Tem neblina? Não? Então não ligue o farol de neblina. Simples assim.

        http://xr2blog.blogspot.com/2014/07/iluminacao-automotiva-luz-de-posicao-ou.html

      • Boris

        eu utilizo lampadas de led de baixa potencia que nao cega ninguem à noite e que são bem visíveis de dia.
        Eu nao concordo com voce que TODOS os faróis de neblina ceguem à noite.
        Mas concordo que todos os faróis de neblina “adaptados” com xenon incomodam até na lua!

      • Gustavo Cruz

        Acho que um farol desregulado enche 1000x mais o saco do que um farol de neblina. Pior ainda xenon xunning, esse é de doer.

    • Rude Voleur

      Eu não entendi… De qualquer forma, ando com meus faróis ligados durante o dia. O bom dos Fiat é que os faróis ligam e desligam junto com o carro, então não tem perigo de esquecer os faróis acesos.

      • Nícolas

        Faço isso no meu Punto: ando com a lanterna sempre ligada e de noite ligo os faróis. Uma coisa tão simples que não sei porque as montadoras em geral não adotam.

  • Thiago Oliveira

    Cadê o Sentra 2.0 S de R$ 64.090,00 em 7° lugar nessa lista? Ou até mesmo o Sentra 2.0 SV de R$ 70.390,00 em 9°!

    • Louis

      O do Sentra não conta, não dá pra ver de dia de tão fraco…

    • Fernando

      O Sentra tem a lanterna (luz de posição) em LED, mas não é luz diurna.

    • sheldonDS3

      do sentra não é drl….

  • Fernando

    A legislação diz que deve se utilizar de dia o farol baixo em tuneis, com chuva, neblina, etc. Eu na maioria das vezes, quando não esqueço, deixo o farolete e o de milha ligados de dia.

    • Roger Rosato

      Farol de milha somente pode ser utilizado em rodovia e quando não houver situação em que possa causar ofuscamento de outros motoristas. O que os carros atuais têm, geralmente, atualmente, é farol de NEBLINA (que muita gente acha que é farol de milha). Não há lei contra o uso do farol de neblina durante a noite e durante o dia, porém é expresso que o uso destes NÃO SUBSTITUI o uso do farol baixo (várias pessoas os usam em conjunto com a lanterna/luz de posição, o que é irregular, uma vez que lanterna/luz de posição, por lei, só pode ser usada com o carro parado).
      O que disse sobre o farol baixo, está correto. Mas, novamente, o uso do farol de neblina não exclui a necessidade de uso do farol baixo nas situações citadas (túnel, chuva e neblina).
      Na cidade, deve ser usado FAROL BAIXO, APENAS.

      • Henrique Bittancourt Gouveia

        Roger,

        Qual a base utilizada para não utilização do farol de neblina em conjunto ao farol baixo?
        Não entendo que essa BIRRA que alguns tem…
        Não me incomoda de forma alguma luzes de neblina com farol baixo regulados e originais.
        O que realmente me incomoda são os que substituem por luzes não corretas ou não regulam sua posição.
        Afinal de contas, se fosse assim nem na neblina deveriam ser usados pois poderiam ofuscar o motorista a sua frente como no caso de farol alto.

        • Roger Rosato

          Eu não disse que não se pode usar faróis de neblina em conjunto com faróis baixos, disse que o uso do primeiro não exclui a obrigatoriedade do uso do segundo. Acho pior os que usam lanterna, apenas… mas apenas tava expondo o que já li e reli na legislação, documento integral.

        • Roger Rosato

          Repetindo o que já disse abaixo:
          “Já li e reli o CTB inúmeras vezes sobre esse assunto e nele consta:
          ==> Na cidade, durante a noite: deve ser usado FAROL BAIXO, APENAS.
          ==> Na rodovia, durante a noite: deve ser usado FAROL ALTO, somente quando não houver possibilidade de ofuscamento de outros motoristas. Em tal caso, deve ser feito uso do FAROL BAIXO.
          ==> Em condições adversas de tempo/luminosidade durante o dia (neblina, névoa, chuva), tanto em rodovia quanto em ambiente urbano: deve ser usado FAROL BAIXO e LUZES DE NEBLINA, se disponível.
          ==> Durante o dia, em rodovia, sob condições normais de tempo: o uso do FAROL BAIXO É OPCIONAL.

          Não há nada falando sobre luzes diurnas… mas as trato como FAROL BAIXO de uso diurno, usando-as em rodovia e com tempo ruim… não sei se é irregular…”

  • Mr. Car

    Faz um bocado de tempo que utilizo os faróis (normais, o meu carro não tem DLR) de dia em rodovias. Este ainda é um comportamento minoritário, mas ao menos não recebo mais lampejos dos carros em sentido contrário, tentando avisar que “esqueci” os faróis acesos, he, he!

    • FaloNaCara ¯ _ (ツ) _ / ¯

      Eu também uso os faróis acesos na estrada, mesmo com o sol a pino. O carro fica MUITO mais visível.

      • felpsarantes

        Eu sempre uso na estrada também. E, pelo menos pra mim, quando vou fazer uma ultrapassagem e vou verificar a distância dos carros que estão na pista contrária, quando eles estão com o farol aceso tenho uma leitura muito melhor.

        Cansei de deixar de fazer ultrapassagens por achar que tem carro muito próximo na pista contrária, e na verdade tinha tempo de sobra.

    • Louis

      Normalmente eu acendo faróis em rodovias simples, facilita muito a visualização em ultrapassagens, principalmente se a rodovia tiver árvores que fazem sobras na pista. Mas em rodovias duplicadas eu não acendo de dia.

      • Mr. Car

        Eu acendo também nas duplicadas. Serve para chamar a atenção de eventuais pedestres, ciclistas, ou veículos de tração animal que estejam querendo atravessar a pista, uma situação bem comum em rodovias.

        • MMM

          Eu tbm faco isso mas o que me irrita em alguns casos é que a iluminaçao interior de luzes do painel, gps, etc ficam mais fracas dificultando a visualizacao.

    • Basket13

      Eu também ligo as luzes normal, ainda mais o carro tendo cor escura, ajuda principalmente em pista simples.

    • Daniel

      Eu uso sempre, ate na cidade. Na verdade, ta sempre ligado, é só ligar a chave e pronto…

  • Victor César

    É um recurso que quase ninguém aqui conhece. O meu golf tem e todo mundo que conheço acha que eu só ando com o farol acesso, de vez em quando me avisam e eu tenho que explicar. Eu mesmo quando comprei fiquei procurando um tempão no manual como desligava o farol kkkk

    • Willy Augusto

      Idem. E ainda tem o pessoal que fica avisando do farol aceso…

    • Guilherme Batista

      O Golf tem em todas as versões ou é só os modelos com os faróis de xênon?

      • Victor César

        O meu é sem xenon e tem o recurso.

    • Rude Voleur

      O pior é quando alguém vem reclamar “tá gastando a bateria”. Aí reclama quando eu abro a porta e chuto pra fora do carro.

  • Minerius Valioso

    Coisas fúteis como essa o C3 e 208 têm. Agora vá ver se oferecem controle de estabilidade.

    • Willy Augusto

      Não é fútil… A obrigatoriedade de uso de DLR nos países Europeus foi aplicada baseada em pesquisas e já teve a eficiência comprovada.

      • Minerius Valioso

        Obrigado por me informar. Eu tentando ser humilde, admito que cometi um grande erro.

        • JPaulo10

          Eu ando muito a pé. O equipamento é útil, sim, porque você percebe de imediato o carro.

    • Julien Avril

      DS3, 308 e C4 não tem controle de estabilidade agora?
      Acho que você precisa se informar melhor….

      • MMM

        Nessas versões apresentadas não tem.

        • João Guilherme

          DS3 só existe um versão, jovem… A úncia coisa que muda é se tem ou não banco de couro.

          • Julien Avril

            Mais um que precisa se informar, kkk…
            Pessoal vem falando de ESP nos franceses como se no brasil fosse de serie nas versões de entrada das outras marcas…

            Além do banco de couro, na versão 2014 temos central multimídia como opcional também :)

            • João Guilherme

              Ué, Julien, agora vou discordar de você! rsrsrs
              O 2014 a central é item de série já, assim como a lanterna 3D. Certeza!
              Vc tem um?
              Abraço!

              • Julien Avril

                Para falar a verdade eu nem sabia que tinha central no 2014.
                Fiz o test drive em um DS3 recentemente e fiquei surpreso quando vi a central no modelo que testei.
                Perguntei ao concessionário, e ele me respondeu que era inexistente mesmo nos primeiros modelos, mas agora era opcional no 2014.

                Bom saber que é de série.
                Abs

                • João Guilherme

                  Ah, entendi!
                  Isso, os 12/13 não tinham, porém nos 14 é item de série sim.
                  Não é o foco aqui da matéria, mas e aí, gostou do DS??
                  Já imagino sua resposta! rsrsr

                  Abrs

                  • Julien Avril

                    Cara, adorei o carro! Segue meu relato:
                    Obvio que eu não pude explorar ao máximo do carro, mas ele tem um comportamento dinâmico fantástico.
                    O motor é muito espero, entrega o torque como uma patada.
                    O cambio manual é muito bem escalonado, com engates precisos e suaves.
                    Embreagem na medida certa, e o posicionamento dos pedais também é refinado. Para uma tocada mais agressiva, e punta tacos isso ajuda muito.
                    Suspensão apoia muito bem nas curvas e transmite uma sensação de estabilidade ótima. perde um pouco de conforto com essa configuração, mas nada de absurdo.
                    Bancos muito confortáveis e com bons apoios, principalmente laterais.
                    Acabamento interno de muito bom gosto, detalhe para o teto e colunas que são todos pretos o que eu acho muito mais bonito que aquela cor bege comum nos outros carros.

                    O único pecado dele é o conteúdo um tanto quanto simples por dentro, acho que ele merecia uma modernizada.
                    Tenho um 208 Griffe, e dentro do DS3 sentiria falta de alguns itens bobos mais que ajudam muito no dia dia.
                    Sendo eles: Ar bi-zone, volante de menor diâmetro, comandos no volante, farol com lentes de foco. fora que aquele cluster de C3 não caiu bem no DS.

                    • João Guilherme

                      Gostei do seu relato! rsrsrs
                      Concordo que poderia ter ar bi-zone tbm, os comandos atrás do volante demora um pouco, mas se acostuma.
                      Já que tem o 208, com certeza já sabe do 208 turbo que está por vir, né? Tô curioso pra ver o comportamento dele.
                      Imaginei que teria gostado do carro mesmo! Não tem jeito, quem faz o test fica doido com o DS, foi assim que ele passou pra mim de desacreditado a atual carro. rsrsrsr

                    • Julien Avril

                      Pois é, estou ansioso para dar uma volta nesse 208 THP também.
                      O brinquedo vai ser divertido também, porque o 208 já é agil com o motorzinho aspirado.
                      Mas acho que ele não vai ter o mesmo apelo esportivo do DS3.
                      Suspensão mais macia, 4 portas, e não duvido que tenha cambio AT e etc..
                      Parabéns pelo carro, realmente DS3 é um carro fantástico.
                      É um nome cotado para ocupar minha garagem num futuro proximo.

                      abs,

                  • sheldonDS3

                    teve pouquissimas unidades do 12/13 com central sim… mas sem as 3d

            • MMM

              308 não tem, enquanto Cruze, Golf e Focus tem de série.
              C4 não tem, enquanto Cruze e Focus tem de série.

              Todos na versão de entrada.

              • Julien Avril

                Não se esqueça que com o preço do Cruze e Golf de que você diz “de entrada” você compra um 308 Top de linha, que tem o ESP.

                Fica fácil ter um médio com ESP de série custando 70mil, não se esqueça que o 308 tem versões que partem de 50mil.
                Como se trata de uma versão mais barata obviamente tem alguns itens a menos, dentre eles o ESP.

                Fora que esses médios que já vem com o ESP de série, quando configurados “completos” passam dos 80mil…

              • Jonas

                Desde quando o Focus tem ESP de série?

                • MMM

                  Desde que foi lançado o MK3.

          • MMM

            Estou falando de 308 e C4.

          • sheldonDS3

            com aquecimento de bancos ;)

            • João Guilherme

              Tbm conheço bem! hahaha

        • sheldonDS3

          DS3 tem sim champs…

          • MMM

            Vc sabe ler, “champs”?

    • João Guilherme

      Sabe de nada, inocente!

    • Sics César

      Essas “coisas” que vc citou são tão “fúteis” que países de primeiro mundo regulamentaram a obrigatoriedade da DLR nos seus carros depois de diversos estudos!

      • Comment

        Eu acho que até é válida a colocação dele pois existem equipamentos mais importantes. Se aqui tivéssemos um clima como o europeu, com neve e muita cerração, seriam mais importantes. No sul até tem situações que exigem, tanto que uso os neblinas ligados.

    • Daniel

      Na suécia o numero de acidentes reduziu 25% apos obrigarem o uso dos farois durante o dia nas rodovias… bastante futil mesmo…

  • Louis

    Os carros mais baratos com Leds diurnos são aqueles Monzas, Chevettes, Corsas, que o dono compra no Mercadolivre Led por R$ 10 o metro, e cola no farol, na grade, fica parecendo caminhão de macumbeiro.

    • “caminhão de macumbeiro” kkkkkkkkkkkk

    • Minerius Valioso

      Se até o Eber riu, então realmente foi engraçado.

      • Junoba

        Não, não foi engraçado.

        • Rude Voleur

          Foi engraçado.

          • Leoncio

            Não. Não foi engraçado.

          • Junoba

            Não, não foi.

    • Thiago_NCO

      Comentário épico do dia.
      Rachei. :D

    • Felipe

      O melhor comentario que eu lí até então!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eduardo CWB

    Como alguns comentaram aqui .. usar farol auxiliar durante a noite irrita, cega, atrapalha … sem falar nos mano de vila que tem gol quadrado, chevette e outras coisas com rodas e para se acharem colocam ” xenon ” .. mal regulado e que cega qualquer motorista.
    Sou à favor de MULTA e recolhimento do veículo senão regularizar na hora.

  • compadre

    peugeot e citroen so colocaram por que ja foram projetaods assim e fica mais caro sem este sistema

    • Ric53

      Até aí, a dona Honda tirou os do Fit e o engraçado é q o formato delas está lá do lado dos faróis de milha, nem se deram o trabalho de modificar a peça.. E agora, compadre?

      • FabioTex

        O mesmo para o CR-V. O “slot” ou área para a DRL está no conjunto ótico, mas aqui (e em outros países onde a legislação não determina, neste caso não só para os tupiniquins) só tem plástico no Lugar.
        Os CR-V da europa tem.
        Só modelos europeus e os carros da KIA costumam ser importados com DRLs aqui. Os americanos também, mas sendo em quase todos o farol halógeno alto com uma intensidade mais baixa.

    • sheldonDS3

      Fica mais caro retirar?? Aonde isso??

      Pode ver que o c3 origine vem sem….. colocaram uma tapinha preta….

  • Max

    Hoje não compro carro sem essas luzes de Led. Acho muito top. Achei que era só um charme a mais. Rssss

  • Jonathan Iury

    SEMPRE ANDO DE CARRO DURANTE O DIA COM OS FAROIS DE NEBLINA LIGADO COM ESSE INTUITO, JA NA MOTO DELISGO O FAROL DE MANHÃ POR PUXAR MUITA ENERGIA E INSTALEI LEDS PARA USAR DE DIA

    • Rodrigo R

      Farol de Moto tem que ficar ligado sempre que estiver em movimento.

      Farol de neblina ligado sem neblina ? Você é Corinthiano ?

  • Rodrigo

    Acho extremamente válido, principalmente em carros que ficam com o painel aceso o tempo inteiro e as pessoas “esquecem” de acender ao menos as lanternas quando anoitece.
    Já quase bati num City preto por essa razão. E a mulher que o dirigia ainda achou ruim…

  • Ric53

    Meu C3 tem as luzes e eu pessoalmente acho um charme!

  • Guilherme Batista

    Eu já uso o farol de posição e o farol de neblina o tempo todo com esse intuito, pois meu carro não tem DRL. Acho bastante útil e já teve gente que me disse que foi isso que ajudou ela a não bater no meu carro, pois essa pessoa possui um veículo com isulfilm muito escuro e só percebeu meu carro vindo por causa dos faróis ligados durante o dia

    • Daniel

      Outro crime que eu sempre reclamo: fita isolante nos vidros… oras, se colocaram vidro é pq tem que ser transparente.. senao fechava com chapa e pronto…

      • Leoncio

        Os vidros de todos os meus carros sempre tiveram pelicula. E sempre de g5(a mais escura) me sinto bem e confortavel assim. Diria ate que mais seguro. Pois são anti-vandalismo. Questao de gosto.

        • Daniel

          Mais seguro é só impressão… na hora de um sequestro (ou mesmo pra roubar o veiculo) o “lacrado no g5” é a preferencia dos bandidos…

          Por outro lado, vc não enxerga mais nada (principalmente a noite e com chuva) o que reduz e muito a segurança.
          O carro que vem atras tbm não vai enxergar o brake-light do carro que freiou na tua frente (é pra isso que serve o brake-light e por isso que ele fica na altura dos vidros) e vc poderá ser abalroado por trás…

          Existe pelicula antivandalismo totalmente transparente.

          E, é proibido pelicula no parabrisa e vidros até a coluna B (portas dianteiras) os vidros verdes já vem com a transparência no limite

          • Leoncio

            Bom. Então eu não sei como eu dirijo a mais de 15 anos na noite e na chuva. Devo ser um morcego. Ou meu carro equipado com radar anti colisão. Pego estrada. Na chuva no sol. Na nevoa. Na maresia. Na humidade. Ate no seco ando. Sem problemas. Acho um preconceito de quem nunca usou carro com peliculas. Ate por que sua vista acostuma. Tenho dois carros e ambos no g5 exceto o parabrisas que estao com g35. Quando pego o carro de algum amigo emprestado. Sobretudo a noite. Sofro com os maltoristas e seus farois “baixos” desregulados que só faltam descolar uma retina.
            E sobre os brake lights. Na verdade. Não são para serem vistos atraves dos carros. Foi comprovado que eles acedem não sei quantos milesegundos antes das luzes de freio. Por isso o seu uso.

            • Daniel

              Amigo, não é preconceito… já tive carro com G50 (menos no parabrisa)… é uma droga a noite e na chuva (basta ver um monte de carro lacrado com o vidro meio aberto pra enxergar o retrovisor – e o ixperto tomando chuva). Foi melhor gasto o dinheiro que paguei pra tirar aquela inhaca do que o que gastei pra colocar…

              Sobre os Brake lights, sim, estão naquela posição para serem vistos atraves do vidro do carro que vem atras!
              E o que acende mais rapido é o LED, nem todos os brake-lights são de LED (por incrivel que pareça).

  • Guilherme Batista

    O C4 Lounge tem aquela luz de LED em volta do farol de neblina, aquilo num é uma DRL também não?

    • FabioTex

      É.

  • ViniciusVS

    Faltou citar os “Farois de neblina Paralelos” que mal servem de DRL

  • MarcioMaster

    Particularmente acho ridiculo essas luzes

  • Gomes

    Faltou o 208 Griffe com seus lindos LEDs na lista.

  • Roger Rosato

    No Brasil não há regulamentação, pois não faz muito sentido. Nos países europeus citados há a necessidade de maior visualização de veículos em certos períodos do ano, uma vez que mesmo durante o dia a luminosidade é baixa. No Brasil há regulamentação para quando o tempo está nublado e chuvoso (recomenda-se farol baixo, sendo que é obrigatório em rodovia, sob tais condições), já em outras situações, haja vista o clima do país e a incidência solar, é desnecessária a existência de lei sobre.
    Deviam se preocupar mais com a fiscalização das leis existentes, pois o que não falta é gente fazendo uso irregular das luzes do carro. Criar uma nova lei e não fiscalizar as já existentes não faz sentido.
    O que mais vejo são pessoas usando apenas lanterna durante a noite (o que é vetado por lei), farol alto em situação irregular (ofuscando outros motoristas), farol de neblina quando NÃO HÁ NEBLINA, não usando o farol em dia de chuva etc etc tec.

    Já li e reli o CTB inúmeras vezes sobre esse assunto e nele consta:
    ==> Na cidade, durante a noite: deve ser usado FAROL BAIXO, APENAS.
    ==> Na rodovia, durante a noite: deve ser usado FAROL ALTO, somente quando não houver possibilidade de ofuscamento de outros motoristas. Em tal caso, deve ser feito uso do FAROL BAIXO.
    ==> Em condições adversas de tempo/luminosidade durante o dia (neblina, névoa, chuva), tanto em rodovia quanto em ambiente urbano: deve ser usado FAROL BAIXO e LUZES DE NEBLINA, se disponível.
    ==> Durante o dia, em rodovia, sob condições normais de tempo: o uso do FAROL BAIXO É OPCIONAL.

    Não há nada falando sobre luzes diurnas… mas as trato como FAROL BAIXO de uso diurno, usando-as em rodovia e com tempo ruim… não sei se é irregular…

  • Milton Quadros

    O uso dessas lampadas são também decorrentes do aumento da velocidade média dos carros: em uma ultrapassagem, um carro de cor escura na pista à sua esquerda a 400 metros você não sabe se vem ou se está também ultrapassando. Em cruzamentos ajuda muito também. Meu carro é negro e uso sempre os faróis halógenos ligados em estradas.

  • Marcos Lopes

    acho esse tipo de ‘acessório’ feio por de mais , o cerato ( esse novo mais feio ) fica igual a uma abelha. Aqueles filetes ainda passam mais varias luzinhas colocadas lado a lodo ( jetta, cerato , tiggo ) acho muito feio

  • Thiago Fernandes

    Traduzindo : Só a PSA quis trazer a novidade para o Brasil….

  • carroca_br

    Apóio o uso de luzes diurnas mesmo na cidade, aumenta muito a visibilidade dos veículos. Na estrada então nem se fala, é muito bom mesmo durante o dia você o carro longe, deveria ser obrigatório ao menos nas estradas ligar o farol baixo durante o dia.

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