O Inmetro divulgou uma lista dos 10 carros mais econômicos do Brasil em 2019. Como teve mais lançamentos este ano, eles impactaram nos resultados em termos de consumo de 2018, de acordo com o instituto nacional de metrologia, que liberou a lista com os mais frugais do mercado nacional.
Nesse caso, é interessante notar que entre os 10 modelos listados, apenas um não é elétrico ou híbrido. O restante é compostos por um modelo com zero emissão da Renault e carros de luxo, desde hatches e sedãs até superesportivos, passando obrigatoriamente pelos SUVs.
Isso terá um impacto ainda maior no meio do ano, pois, alguns modelos elétricos que estarão sendo entregues e vendidos normalmente. Estes ainda não entraram na listagem. Quando chegarem, empurraram os híbridos para fora do Top 10 dos carros mais econômicos do Brasil.
Confira abaixo a lista do Inmetro para os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2019:
- Porsche Panamera: detalhes, versões, motores (e equipamentos)
- Ford Fusion Titanium: equipamentos, preços, motor, consumo, revisões
- Toyota Prius 2019: preço, consumo, fotos, equipamento (e detalhes)
1) Renault Zoe
O compacto elétrico da Renault já está no mercado por R$ 149.990 e tem consumo energético de 0,65 MJ/km, equivalente a médias de cidade/estrada de 32,2 km/litro com gasolina e 26,7 km/litro de etanol. A emissão de CO2 é 0 g/km.
2) Volvo S90
O sedã topo de linha da marca de luxo sueca chega ao mercado nacional como o segundo carro (disponível para o consumidor) mais econômico, segundo números do Inmetro. O S90 T8 Plug-In Hybrid tem consumos de 21,3 km/litro na cidade e 25,6 km/litro na estrada, tendo eficiência energética de impressionantes 0,88 MJ/km e com somente 56 g/km de CO2. O preço sugerido é de R$ 365.950.
3) Porsche Panamera
O sedã de estilo cupê da marca de esportivos tem duas versões híbridas no Brasil, sendo uma com motor V6 2.9 Biturbo e outra com o V8 4.0 Biturbo. O primeiro tem consumo energético de apenas 100 MJ/km e emissão de 61 g/km de CO2. Além disso, faz 17,8/25,7 km/litro, respectivamente cidade e estrada. Seu preço inicia em R$ 529.000.
No caso do V8, o Panamera tem consumo energético de 1,12 MJ/km e 69 g/km de CO2. Faz 16,4/22,3 km/litro, respectivamente. Este parte de R$ 1.233.000.
4) BMW 530e
Oferecido no pacote iPerformance, esta variante do sedã de luxo da BMW tem motor 2.0 Turbo de 184 cavalos e mais um propulsor elétrico de 95 cavalos, entregando assim 252 cavalos. Ele tem consumo energético de 1,05 MJ/km e emissão de 65 g/km de CO2. Os consumos são de 20,9 km/litro na cidade e 21,9 km/litro na estrada, ambos com gasolina. Seu preço inicia em R$ 328.950.
5) Volvo XC60
Este SUV da Volvo compartilha o mesmo powertrain híbrido com os S90 e XC90, tendo assim um motor 2.0 Drive-E de 320 cavalos e um propulsor elétrico de 87 cavalos, somando assim 407 cavalos. Com consumo energético de apenas 105 MJ/km e emissão de CO2 de 67 g/km, o modelo tem consumo urbano de 19,2 km/litro e rodoviário de 20 km/litro. Seu preço sugerido é de R$ 299.950.
6) Toyota Prius
O híbrido da marca japonesa é referência no país e custa R$ 125.450 e esta em sua quarta geração, sendo a segunda a ser vendida no Brasil. O liftback tem consumo energético de 1,15 MJ/km e médias de 17 km/litro na estrada e 18,9 km/litro na cidade, com gasolina. Emite 71 g/km de CO2.
7) Volvo XC90 T8
O luxuoso SUV híbrido plug-in da marca sueca tem preços a partir de R$ 399.950 e vem com motor 2.0 Turbo e outro elétrico, entregando consumo energético de 1,30 MJ/km e consumos de 15,5/17,4 km/litro, respectivamente estrada e cidade. Sua emissão de CO2 é de 79 g/km.
8) Ford Fusion Hybrid
O sedã executivo e híbrido da Ford, importado do México e atualizado recentemente, custa R$ 182.990 e tem 1,31 MJ/km de consumo energético, além de médias de 15,1/16,8 km/litro com gasolina na estrada e cidade. A emissão é de 81 g/km de CO2.
9) Lexus ES 300h
O sedã de luxo da marca japonesa, que pertence à Toyota, chegou no final de 2018 e já sobe para as primeiras posições em eficiência energética. Com 1,32 MJ/km e emissão de apenas 81 g/km de CO2, o modelo híbrido tem motor 2.5 Atkinson e consumos de 16,3 km/litro na cidade e 15,5 km/litro na estrada. Tem preço sugerido de R$ 239.990.
10) Renault Kwid
O subcompacto 1.0 da Renault é o único carro convencional neste Top 10 e em breve deixará a lista, pois, chegarão mais elétricos e híbridos, especial os modelos JAC iEV40, Nissan Leaf e Chevrolet Bolt, sem contar o retorno do BMW i3. Ele parte de R$ 32.790 e seu consumo energético é de 1,39 MJ/km, tendo médias de 14,9/15,6 km/litro com gasolina e 10,3/10,8 km/litro com etanol, respectivamente cidade e estrada. São 86 g/km de CO2 lançados na atmosfera.