Listas Top 10 Mercado Segurança

TOP 10: Os carros mais seguros do Brasil abaixo de 100.000 reais

os-carros-mais-seguros-do-brasil-abaixo-dos-100-000-reais-1 TOP 10: Os carros mais seguros do Brasil abaixo de 100.000 reais

Falar em segurança é complicado, visto que cada veículo – independente de marca – é avaliado primeiro pelo próprio fabricante e depois por instituições particulares ou públicas que realizam testes de impacto para certificação.



No entanto, mesmo entre as instituições que realizam os famosos crash tests, existem parâmetros diferentes para determinados testes, inclusive exclusivos, em alguns casos. IIHS, NHTSA, NCAP e ADAC são alguns destes institutos de avaliação.

Além disso, conta muito a integração correta de itens de segurança ativa e passiva, embora em alguns casos, tais itens não refletem o mesmo padrão de segurança oferecido pelo projeto do carro. Ou seja, é completo de dispositivos ativos e passivos, mas inseguro em sua estrutura.

Ranking

As notas dos rankings de avaliações ou são através de pontos percentuais ou simplesmente são referidos como “bom”, “ruim”, etc. Estrelas por fim são a referência para a maioria, mas dois carros que ganharam 5 estrelas possuem resultados diferentes.

Da mesma forma que o prêmio Top Safety Pick da IIHS foi entregue para dezenas de veículos nos últimos anos, mas somente dois deles atingiram pontuação máxima em todos os testes. Assim, carros feitos no Brasil não atingiram o mesmo resultado de seus similares no exterior.

O que pode diferenciar um carro que recebeu cinco estrelas ou ”bom” nos americanos NHTSA e IIHS, daqueles que conseguiram os melhores resultados na Europa e Ásia?

Por isso, na lista abaixo, seria contraditório de nossa parte dizer que esse ou aquele é mais seguro, visto que os métodos dos vários institutos de segurança podem ser contestados em um comparativo.

Então, levamos em consideração no caso deste TOP 10: preço abaixo de R$100.000, melhores resultados nos institutos e por fim a instalação de itens de segurança, que podem ser oferecidos de série ou opcional. Para nós, a oferta de mais itens foi o fator de escolha dos modelos nacionais presentes na lista abaixo.

Também decidimos classificar por segmentos de compactos, médios, grandes e SUV/crossover para facilitar a identificação dos veículos. A posição dos modelos na lista – em alguns casos – está de acordo com os itens de série inclusos nos veículos e não necessariamente expressam os resultados dos testes.

Compactos

Audi A1 – R$89.900
MINI Cooper – R$69.950
Fiat 500 – R$40.590
Ford New Fiesta – R$48.950
smart fortwo – R$49.900
Fiat Idea – R$45.570
Kia Picanto – R$39.900
Fiat Linea – R$56.990
Fiat Punto – R$39.760
Fiat Novo Palio – R$31.290

Médios

BMW 118i – R$92.000
Volvo C30 – R$79.990
Citroën C4 Picasso – R$78.490
Chevrolet Cruze – R$78.900
Ford Focus – R$ 70.540
Suzuki SX4 – R$64.990
Kia Cerato Koup – R$89.900
Hyundai Veloster – R$75.000
Hyundai Elantra – R$71.850
Hyundai Sonata – R$ 94.000
Hyundai i30 – R$57.000
Mitsubishi Lancer GT – R$67.900
Renault Fluence – R$ 60.290
Subaru Impreza 2.0 – R$75.000

Grandes

Chevrolet Malibu – R$99.900
Honda Accord EX – R$99.800
Ford Fusion – R$83.660
Citroën C5 – R$99.900
Citroën Grand C4 Picasso – R$91.990

SUV/Crossover

Jeep Compass – R$99.900
Subaru Forester – R$92.000
Honda CR-V – R$85.700
Chevrolet Captiva – R$94.038
Toyota RAV4 – R$92.500
Peugeot 3008 – R$91.900
Kia Sportage – R$90.000
Mitsubishi ASX – R$82.990
Hyundai ix35 – R$85.000
Fiat Freemont – R$82.470

  • Filipe_GTS

    Eu iria de Lancer GT!

    • leonardoenomoto

      Por esse preço, não teria dúvidas! Mas tá com o preço do lancer MT. o GT tá R$90.990,00!
      e cade o fluence?

      Fala sério, novo palio bateu, morreu. Que adianta ter airbag se bate e amassa que nem uma lata de coca?

      • _biolog_

        Tem certeza disso? O Punto é dos mais seguros compactos que já dirigi, tanto de solidez quanto de "massa" pra absorver o impacto.

      • Kenny_

        Realmente a lista bem que poderia estar com os preços das versões que realmente são seguras, como o caso do Lancer e de praticamente todos os SUVs. A maioria deles por esse preços de entrada vem apenas com AB2 e ABS. Acho que o IX35 passa os 100mil se equipado com side-airbags e ESP.

        Tambem senti falta do Fluence nessa lista. Do Cruze com controle de estabilidade. Corolla, Fit e Cerato que receberam boas notas nos crash tests. Jetta TSI, Bravo que pode vir equipado com side air-bags. E o Sentra com 6 air-bags, apesar de ter freios a tambor nas rodas traseiras, mas se o Elantra está na lista (não tenho certeza mas parece que ele não tem cinto de 3 pontos e nem apoio para a cabeça do quinto passageiro alem dos freios a tambor) ele tambem deveria estar.

        • lbonventi

          Você não deve ter reparado, mas o Renault Fluence está incluido na lista, na categoria de médios.

          • Kenny_

            Eles editaram a lista, quando fiz meu comentario vários modelos como Focus, Sonata e Fluence não constavam. Se ler os comentários abaixo o Eber avisa que incluiu alguns modelos na lista devido a alguns comentarios.

      • AutoIng

        Sério que vocês nunca viram um comparativo "com" e "sem" air-bags? Um mero Palio com air-bags é simplesmente mais seguro que muito carro médio por aí sem air-bags, dependendo da colisão! Por mais que a carroceria se deforme mais e sofra risco de invasão de componentes, ainda assim o simples fato de ter air-bag aumenta MUITO as chance de sobrevivência dos ocupantes (soma de cara 2 estrelas no NCap, uma baita diferença). No caso o Palio pode vir até com air-bags laterais (padrão na Europa e aqui podemos ter num carro de 30 e poucos mil). Já disse isso aqui e repito: o brasileiro não tem idéia do quão importante é o air-bag, seja no carro que for. Além disso na faixa de preço do Palio todos se saem mal em crash-tests. Ou seja, porcaria por porcaria, que seja uma porcaria air-bags. É importantíssimo sim senhor.

        • Absinthe666

          o problema é que se o palio for que nem o novo UNO o AB2 é quase inútil, no uno todo o painel do carro é projetado sobre os condutores em caso de colisão frontal esmagando as pernas e acertando o volante na cabeça e mesmo com o AB2 o deslocamento do painel faz com que o air-bag não sirva pra nada, com o volante saindo do lugar a pessoal acerta tudo menos a bolsa de ar, se o mesmo acontecer com esse Palio eu não acho nada seguro, talvez sirva para proteger em pequenas colisões, mas claro na hora de susbstituir as bolsas de ar o prejuízo vai la encima.

          Não quero dizer que o air-bag não seja importante, mas se a estrutura do carro não suporta o impacto, não vai ser uma bolsa de ar que vai salvar a vida da pessoa.

      • RafaelPimenta

        a nova Uno tmb tem esse problema

  • Diggo

    Parabéns pra Fiat que, entre os "nacionais", é a única na lista.

    • Clock

      Que Fiat que nada.
      Cade o Gol… o nosso legítimo Volkswagen?

      Gol aguenta qualquer coisa… você pode girar 300 mil km sem trocar nada…nem óleo e Pneu!!! Palavra dos donos!
      Pode bater num caminhão que ele nem sente!

      Esse ranking está ERRADO!

      (Sim, fui irônico!!!!)

      • Herumor_

        exagerou na ironia eim!

        • Hbolivar

          E eu tinha ficado assustado com a quantidade de pessoas que "concordariam" com isso. hehe.
          Principalmente quanto a bater em uma caminhão. Nesse caso só pelo documento do veículo para identificar nosso "querido" nacional mais vendido.

      • _biolog_

        Já ia dizer que rodar muito não tem relação em aguentar pancadas "por cima", mas…

    • AndreSS

      Tem 2 GM's na lista ae, mas ambos acima de 90 pratas hahaha

      Mas tenho fé que o 500 será meu próximo carro \o/

      • Diggo

        Mas não são nacionais, todos do importados…

      • DCald

        Cruze ta la tbm…

    • eduardo82

      É estranho a quantidade de veículos da Fiat na lista. Com exceção do 500 que é produzido no México (testado pelo NHTSA), os outros não são os mesmos produtos vendidos na Europa, logo não se pode dizer que são tão seguros quanto suas versões européias.

      Do Palio ainda há mais desconfiança, visto que ele compartilha plataforma com o novo Uno, que foi um fiasco no Latin NCAP – não tanto pela falta de air-bags (já que é um item "colocável"), mas por ter o assoalho rasgado no impacto.

      • AutoIng

        Não é tão simples assim Eduardo. Independente do crash-test, só o fato de ter air-bags já praticamente dobra as chances de sobrevivência em um veículo. No caso do Palio ele oferece 4 air-bags como opcional desde 2004, enquanto em modelos como o Celta só passaram a oferecer a possibilidade de 2 air-bags nos últimos meses. Linea pode vir com nada menos que 6 air-bags, enquanto o Civic até pouco tempo podia vir com no máximo 2. Claro que o resultado do crash-test é importante sim, mas o fato de ter air-bags aumenta muitíssimo as chances de você sobreviver a um acidente de qualquer forma. Ah e hoje você adiciona air-bag duplo e ABS em vários Fiat por exatos 1.000 reais. Faz uma grande diferença sim.

        • Tripa-Seca

          Para o pessoal tudo é plataforma…O Sandero deve ter as 4 estrelas do Tiida, se for assim

          • Fla3D

            A plataforma não vai determinar se o carro terá um bom resultado ou não, mas por outro lado eu concordo que não da pra colocar o punto e o linea na lista se ele usa uma plataforma diferente da usada na Europa, fica na duvida quanto ao resultado do modelo nacional.

        • eduardo82

          Ainda que a presença do air-bag aumente as chances de sobrevivência no caso de uma colisão, quem "segura as pontas" é a carroceria do veículo. De nada adianta air-bag se durante uma colisão o carro se desfaz e invade o habitáculo que deveria ser seguro. Kombi e Mille poderiam oferecer 10 air-bags e ainda assim seriam considerados carros inseguros.

          Há uma diferença entre oferecer air-bags e ser seguro. Olhe este vídeo de um crash test de um carro chinês:
          http://www.youtube.com/watch?v=76Ep30M9wUU

          O carro tinha air-bags. Não adiantou nada, já que o painel foi p/ cima do motorista.

          • AutoIng

            Mas aí que está, as pessoas usam esse argumento de que "carroceria é tudo" pra justificar o por quê de não terem optado por um carro com air-bag! Não estou discordando de você, e sim de martelarem tanto nessa história de que só importa plataforma, plataforma, plataforma, e na hora de assinar o cheque pegam um modelo sem air-bags! Pegue um popular com duplo air-bag (qualquer um) e um Polo sem air-bags. Baseado nos testes que já vi, aposto todas as minhas fichas como o modelinho popular será mais seguro nesse caso! Ou seja, carroceria moderna é importantíssimo sim, mas o air-bag é fundamental, sempre!

            • eduardo82br

              Concorda que sem uma carroceria decente a eficiência dos air-bags é comprometida? É por isso que eu questionei tantos veículos da Fiat nessa lista, já que nenhum teve sua carroceria colocada a prova.

              • PauloPGomes

                Justamente eduardo82br, se o carro foi projetado pro airbag abrir numa determinada posição, e no momento da batida o painel é deslocado e muda de posição, o air-bag acaba perdendo grande parte ou a totalidade da sua função.

        • RafaelPimenta

          E o New Fiesta tem até 7 airbags

        • DCald

          Cara, o Punto tupiniquim e a Idea tupiniquim nao tem nada a ver com os homonimos europeus…

          E o palio, pode até oferecer 4 airbags (coloca o preço da versao com os 4 airbags pra vc ver se oferece mesmo… hehe) mas, ainda nao foi testado…

          No crashtestshowdehorrores chineses, os carros tinham airbag e os coitados dos bonecos morreram esmagados…

      • dudumarin

        também achei estranha a quantidade de Fiat na lista… o fato de vir com air-bags ajuda muito, mas não é salvação, visto muitos chineses com air-bag que receberam 1 ou 2 estrelas em crash tests, e faltou carros como o Jetta e o 408, que também oferecem 4 ou 6 air-bags, e nem sequer foram listados, sabendo que, o Jetta, pelo menos, tem ótimos resultados no Euro-NCAP e NHTSA.

        • AutoIng

          Chinês com air-bag, mas estrutura péssima: 2 estrelas. Gol G5 sem air-bag nenhum: 1 estrela. A diferença? Pode ser a vida ou a morte. Palio e Gol tiraram 1 estrela sem air-bags e 3 estrelas com air-bags. Imagina se não ajuda. Simplesmente pode te salvar de ficar paralítico pro resto da vida ou morrer.

        • DCald

          Lista feita por fieteiro, vc acha que ia ter algum VW? hehehe

      • rogeriulima

        O Punto em 2007 ganhou o prêmio de carro compacto mais seguro da américa latina e méxico.
        E ele pode receber até 6 airbags.

        • DCald

          Com base no que?

  • bandaxadibar

    Em um pais onde as estradas são terríveis, muitos motoristas irresponsáveis ou embriagados e falta de fiscalização, carro com segurança deveria ser obrigatório para reduzir acidentes e mortes. Quando vou comprar um carro, o mínimo de itens de segurança é AB2+ABS…..se tivesse que comprar um carro abaixo de 30k, compraria usado, mas com AB2 e ABS, jamais compraria um 0km pelado, sem segurança.

    • Dragoniten

      Compartilho da mesma idéia :)

  • lipe_tti

    O Fluence se saiu muito bem nos testes da Euro NCAP
    Acho que deveria estar na lista dos médios!

    • Hbolivar

      E vem com 6 airbags em todas as versões.

  • fkas

    Não entendi o critério… O SX4, que no Brasil só tem 2 airbags, entrou. Mas o Fluence, que tem 6 desde a versão básica, não. Ficou esquisito…

    • Edson Roberto

      A mesma situação no Focus…

  • canino_preto

    Fiat Linea? Baseado em que pelamordedeus? Por osmose do punto, do qual deriva? Esse critério tá meio frouxo…

    • _biolog_

      Considerando-se que o Linea deriva do Punto (que no meu enfrentou até bi-trem…), ele tem todos os méritos de estar aí. Não é a toa que é um compacto esticado com peso de médio.
      Agora, a ausência de carros como Civic e Fluence, aí já não sei.

    • AutoIng

      6 air-bags.

      • Hbolivar

        E Fluence que tem os mesmo 6 airbags mas de série em todas as versões e ESP na TOP ???

    • Frederico Irapoan Schroeder

      Tive um acidente com um linea a batida foi lateral um utilitario bateu na lateral a 100 km eu e meu colega nao tivemos nada o pessoal do utilitario ficaram 40 minutos presos nas ferragens

  • Filipe Augustus

    C4 Grand Picasso, junto com os sedans, aí eu ri, ha ha ha.
    Brincadeiras a parte, deve ser por tamanho a lista, já que o Idea está junto dos compactos.

    Achei interessante a presença da Fiat junto a primeira lista.
    =D

    • A lista é de carros grandes, não de sedãs…..

      • Filipe Augustus

        Eu entendi Eber, só estava brincando mesmo. =D

  • simoloko

    Cadê o Focus, um dos maiores pontuadores no Euro NCap e o MELHOR BRASILEIRO NO LATIN NCAP???????????

    O Cruze foi muito bem no Latin e Euro NCap, junto do Corolla!!!! Onde estão os dois???? Junto do Focus, foram os 3 melhores veículos no Latin NCap em todas categorias.

    Mas a pior ausência sentida: Range Rover Evoque, que teve as melhores notas nos SUVs no Euro NCap!!!!!!

    Lista furada.

    • jpmocellin

      E tem outra, se não me engano o Corolla atual também recebeu o prêmio Top Safety Pick nos EUA, portanto duvido um pouco dessa lista.

    • O Focus foi inserido na lista.

    • F_Fela

      A Evoque não tá porque é só abaixo de R$100.000

    • MattTr00

      Mais um que não lê a matéria e vem criticar…

    • RafaelPimenta

      ele está na lista mas nao entre os primeiros. também achei estranho ja que o Focus é um dos mais seguros do país. nao acredito muito que Cooper e A1 sao tao seguros. msm tendo tantos itens de seguraça, eles sao muito pequenos. seriam facilmente esmagados por uma carreta

      • Edson Roberto

        O que importa nesse caso é a estrutura do modelo.

        O Brilliance BS3 e BS4 tentaram ser comercializar e o instituto testou e não deu estrelas. Todos os ocupantes morreram e isso que era um sedan médio. Depois reforçaram a estrutura e ele ganhou 3 estrelas. Já sendo válido para comercialização na Europa.

        Ou seja, o Mini é sim muito seugro tanto quanto um carro maior. Lembrando que um dos carros com boa resistencia e que recebeu boas notas de crash test foi o Smart que é ainda menor.

    • Diggo

      Cara o Cruze não está na lista porque o que passou pelo NCAP é a versão Coreana que é vendido na Argentina, aqui nós temos uma versão em CKD, de São Caetano do Sul.

  • Renanzito

    Estranha essa Lista.. o Cruze se saiu melhor no crash test e nem aparece na lista… e esse Linea e esse Palio o que fazem ai?? huuuuumm

    • O Cruze foi colocado agora também.

      • Xerosu

        ah…e se eu pedir vc poderia listar o Citroen C4 Pallas tbém? k k k
        por cerca de 75.000 o top tem itens e mais itens de segurança que muitos dali nem sonham…
        ah…preconceito contra o tiozão?

        Tbém to achando essa lista meio furada e mal elaborada!

        • Kenny_

          408 tambem é outro frances que podiam ter posto na lista. Cerato, Civic, Fit, Corolla, Jetta, Bravo, Sentra são todos carros que receberam boas notas nos crash tests ou tem vários equipamentos de segurança e estão faltando na lista.

          • Fla3D

            Provavelmente todos os carros entre 60 e 100 mil podem ser considerados seguros pelos critérios usados nessa lista…

  • Pedro_Rocha

    Perdemos 2 colegas de trabalho em uma colisão e eles estavam em um Punto. Já os que estavam de Meriva, que causou o acidente, foram hospitalizados em estado grave.
    http://www.ururau.com.br/cidades11975#Acidente com cinco carros mata duas pessoas na BR 101, em Caxeta

    • AutoIng

      O que não quer dizer absolutamente nada. Há casos de colisão entre SUV e carro popular onde os ocupantes do SUV morreram e do carro popular não. Tudo depende de como foi a batida, basta pegar num ângulo inadequado que tudo muda de figura. Ou seja, relatos assim não representam teste algum, apenas aquela situação específica.

      • Pedro_Rocha

        De fato. Por isso detive-me na descrição do ocorrido e não fiz juízo de valor sobre os carros envolvidos tampouco das vítimas.

        Como o Punto foi citado, quis compartilhar um exemplo de crash-test de verdade que ocorreu com nossos colegas de serviço.

        • rogeriulima

          Mas o Punto tinha airbag?

          • DCald

            Pra eles morrerem mais fofinhos? Veja o estrago no Punto!

          • Pedro_Rocha

            Não sei qual era a versão do Punto, mas a única que tem air-bag opcional é a Attractive; nas demais é item de série. Pelas fotos não dá para discernir se há ou não o equipamento.

            Não sei se ele faria diferença dado o estrago no habitáculo.

  • epa

    GM só ficou com o Malibu. E o Cruze?

  • JCsr

    Lista furada. Se fossemos considerar apenas os itens de segurança o Palio já cairia fora, até porque na versão básica a única segurança é a do cinto.

    • A lista não é furada, pois o Palio pode receber os itens de segurança completos, como o texto explicou.

      • JCsr

        Então deveriam colocar o valor com esses itens e não da versão pelada. O Palio ainda oferece side bags como opcional? Sei que antigamente ele oferecia, pelo menos nas versões top de linha, nesse novo não sei.

        • AutoIng

          Desde 2004 que o Palio tem side-bags como opcional. No novo também, claro.

          • Fla3D

            Não pelos R$31.290 citado… se é pra colocar valor na lista, deveria ser o valor com os opcionais que tornam o carro seguro.

    • MattTr00

      Mas o Palio é o único popular que pode ter airbags laterais…

      • JCsr

        Ainda pode?

        • Edson Roberto

          Sim, ainda pode e vc pode compra-lo na versão 1.6 Essence por R$43000 (já com os side-bags).

  • wellingtonscab

    Cadê o Sonata que custa entre 89.900 a 94.000?

    • Colocamos ele também.

      • ahsoliveira

        o novo 308? ainda muito novo para lista?

  • Jr_Jr

    No Brasil você só vê as "estrelas" quando bate!!!

  • gui_wd

    Só um detalhe, o Ford New Fiesta de R$48.950 não tem nem AirBag nem ABS, só a versão top que custa mais de 50.000 oferta os ítens

    • ricpts

      Sim, esso é um dos exemplos… Pior é que tem muitos carros citados que com os opcionais de segurança passam tranquilamente de R$100.000,00.

  • fip_mengo

    Nenhum VW na lista ??

    • ricpts

      Estranho, porque o Jetta TSI com todos os opcionais fica na faixa dos 93k e oferece muito mais segurança que alguns dos citados na lista…

    • AutoIng

      Pelos comentários que li aqui, VW não precisa de air-bags, pois "todos esses carros têm estrutura ruim mesmo, então tanto faz e bla-bla-bla". As pessoas não entendem que independente da estrutura, o air-bag aumenta muito as chances de sobrevivência, sempre. Ou seja, lixo por lixo, melhor lixo + air-bags sem dúvida (pra usar o mesmo termo que esse pessoal aí adora usar).

  • ancelmohenrique

    do que adianta toda segurança se quem está atrás do volante nao prezar por ela…?

    • AutoIng

      Tenho um colega que diz a mesma coisa: "pra que air-bag se eu dirijo com cuidado?". Por isso ele tem um Fiesta de 40 mil sem air-bags e acha que está certo nesse pensamento :'(

  • Armando_Perez

    Como são as coisas né?
    dá até vergonha de dizer quantos carros nacionais tem aí nesta lista,
    dai depois vem pessoas que se dizem "nacionalistas" condenar por adquirir carros importados,
    o governo deveria é dá um choque como o Collor fez na época, fazer essas montadoras rebolar em cima da garrafa e não aumentar o IPI em 30%.
    enquanto eu tiver condição… carro nacional na minha garagem… nunca mais.
    O dia em que houver uma politica séria de incentivar carros mais seguros. quem sabe, possa virar "nacionalista" novamente.

  • renan60

    Vou concordar com os amigos acima…esta lista ta muito estranha
    Elantra mais seguro que Sonata ? Aquele mesmo Elantra sem freio a disco?
    E Idea de plataforma velha mais seguro que Picanto, lembrando que o unico motivo do Picanto não ter recebido 5 estrelas no EuroNCAP foi a falta de controle de estabilidade, algo que 95% dos carros produzidos no Brasil não tem

  • shdn2010

    Não existe VW, que bizarro, será que o passat é uma merd** em questão de segurança?

    • hyundaielantra

      O Passat custa mais de 100.000

  • Fla3D

    Forçou na lista, uma grande incoerencia comentar isso:

    "Além disso, conta muito a integração correta de itens de segurança ativa e passiva, embora em alguns casos, tais itens não refletem o mesmo padrão de segurança oferecido pelo projeto do carro. Ou seja, é completo de dispositivos ativos e passivos, mas inseguro em sua estrutura."

    Então o que fazem na lista o palio, punto, linea e idea? Só poderíamos dizer se são seguros ou inseguros depois de passar por um crash test, ja que a plataforma daqui não é a mesma da europa, vcs mesmo dizem que não basta ter os dispositivos de segurança em uma estrutura insegura.

    Veja bem que não estou apontando que esses carros são inseguros, apenas o fato de não termos crash test dos modelos nacionais, então fico na duvida.

    • rogeriulima

      O Punto já ganhou o prêmio de carro compacto mais seguro da america latina e méxico segundo testes de colisão do cesvi argentino.

      • Fla3D

        Obrigado pela informação, não sabia disso. Mas fui pesquisar e não achei informações sobre critérios de avaliação, notas, essas coisas, o site da cesvi argentino só da erro nas paginas aqui… vc sabe algo mais ou só ficou sabendo do premio?

        Tem esse video do youtube que nem da pra levar a sério, mas as pessoas ali comentam que o crash test do cesvi é mais para avaliar o custo de reparação do que a segurança em si: http://www.youtube.com/watch?v=fv_bTpHvcAc

  • radiobrasilcombr

    Opa… troquei um Vectra 2010 por um Captiva por segurança… pelo visto acertei!

  • sbacana

    Impreza atrás do Fluence, cerato e c4 picasso?

  • Dragoniten

    Eber, eu não entendi quais foram os critérios da lista. Se foi pelo EURO NCAP, beleza, mas com o resultado do March e alguns outros, é fácil perceber que o resultado Europeu difere muito do resultado dos mexicanos que vem pra cá.

  • sbacana

    Tinha esquecido do Elantra, sem freio a disco, lamentável.

    • hyundaielantra

      Para com isso, qual problema em ter freio a tambor? “É importante frisar que os dois tipos de freios – a tambor e a disco – são seguros. O que mais diferencia sua eficácia são os sistemas auxiliares, como o anti-blocante (ABS), que é mais frequente nos freios a disco”, ressalta o engenheiro Rubens Venosa. No caso do Elantra tem ABS de série. Fora que em testes de frenagens, o Elantra parou antes de Focus Sedã, Civic, e empatou com Corolla e Cruze, ou seja na prática é a mesma coisa. Aqui no NA muitas pessoas se baseiam na teoria, assim como nos preços dos carros, mas na prática é outra coisa.

      • sbacana

        “É importante frisar que os dois tipos de freios – a tambor e a disco – são seguros." (Que é mais seguro que não ter freio concordo, se é isso que tu quer dizer…)

        "No caso do Elantra tem ABS de série." (no freio da frente certo, ou o elantra tem freio tambor com abs na traseira???)

        Além disso 2 air bags apenas, sem cinto de 3 pontos central. Seja lá o critério usado o Elantra nem entra nessa lista. Talvez até entre mas na frete de um impreza foi complicado. Perdeu credibilidade….

        • hyundaielantra

          O Elantra vem com 6 airbags de série e sensor de chuva, acendimento automático dos farois, itens que também ajudam na segurança. O ABS é com EBD de última geração. Não adianta, o preconceito com a Hyundai sempre vai cegar alguém.

      • 3ic

        um freio a tambor está sujeito a perda de eficiencia por superaquecimento.
        Outros benefícios do disco são a regulagem automática de folga (as pastilhas se aproximam dele conforme se desgastam, principal razão para a queda do nível de fluido no reservatório), facilidade de verificação do desgaste e de substituição das pastilhas, menor peso, menor dilatação e melhor equilíbrio das pressões exercidas no disco, reduzindo reações indesejáveis no eixo.

  • zemarreta

    A Volkswagen não tem nenhum representante. Aliás, o Jetta TSI e a Jetta Variant não entrariam na lista também?

  • Adriano_Silva

    Bravo cade você amigo?

  • sca_gui

    O C4 Hatch tem excelentes notas também… poderia estar nessa lista

  • O melhor de tudo é que meu carro tá na lista… ;)

  • JpxD

    Cadê Bravo com 7 Airbags, Sentra com 6, C4 Hatch/Pallas com 6, 408 com 6 e 308 com 6??

    Por que tem carros com AB2 e sem ESP na lista??

  • CassianoSanches

    Me desculpem, mas parece que pegaram uma lista qualquer de carros que aceitem air bag e abs e colocaram como se fossem carros seguros.
    Oferecer esses opcionais não significa nada o carro ser seguro.
    Se fosse assim, uma Kombi com os itens poderia ser considerado carro seguro, pois esse opcionais "aumentariam a chance de sobrevivência dos ocupantes".
    O punto sim, é um carro seguro e merece estar na lista.
    Para quem estava procurando a matéria que fala do cesvi da argentina, segue: http://www.cesvi.com.ar/revistas/r95/Auto_mas_seg
    Mas tenho grandes dúvidas a respeito de alguns veículos na lista.
    Não podemos afirmar o Idea por exemplo, já que o testado pela EuroNCAP era fabricado em Turin e não o nosso tupiniquim.
    Se fosse assim, o march em ckd teria as mesmas notas que o micra testado pela euroncap
    O novo Pálio nem testado foi. Usa a mesma plataforma do novo uno, que não foi testado com air bag.
    O Gol Trend 1.6 com air bag teve a mesma nova que o antigo palio com air bag e não está na lista.
    O Jetta 2011 teve ótimas notas pelo nhtsa e também não está na lista.

    Para os carros nacionais, a lista está muito baseada em suposições e ofertas de equipamentos.

  • Xerosu

    Pelo jeito essa lista "TOP 10: Os carros mais seguros do Brasil abaixo de 100.000 reais" [sic] só vai virar referência para alguns leitores do NA.

  • D7V5

    Abaixo de Cem Mil Reais? Fala sério …..

  • parabéns para a Fiat e PSA!! duas montadoras que admiro.

  • coisarada71

    O pessoal do NA pirou na batatinha! Como o Palio foi parar nessa lista? Digam de qual crash-test (com divulgação ao público) esse modelo participou?
    E olha que o "post" é de antes do carnaval! rsrsrsrs

  • ADimon

    Inacreditável ver o Smart nessa lista. É praticamente dizer que a Kombi também é segura! Creio que numa batida frontal ou traseira, mesmo sendo leve, o motorista sofrerá bastante.

  • Synystergts

    Captiva ficou abaixo da CRV sendo que ela tem ESP e 8 airbags e a CRV não ?????

  • Likeaboss Rangel

    nenhum corolla serio ?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend