Listas Top 10 Mercado

Top 10: Os carros nacionais mais potentes

chevrolet-trailblazer-2018-diesel-1-1024x682 Top 10: Os carros nacionais mais potentes

Quais são os carros nacionais mais potentes? O nosso leitor Bruno Alves criou uma lista TOP 10 com os carros mais potentes já produzidos no Brasil, não só com os modelos atuais, mas também com modelos antigos. Antes de começar a lista, ele coloca algumas observações interessantes:



OBS1: Descartei os Dodge Magnum, Le Baron, Dart, Charger e o Ford Maverick porque os seus dados oficiais de fábrica tem números de potência bruta.
OBS2: A L200 Triton SR foi um modelo preparado para rali, mas que foi vendida ao público normal e podia ser emplacada e andar nas ruas normalmente.
OBS3: Descartei o Sigma Sport Car e os carros com motor V8 da Americar, devido ao fato de que, no momento, eles só podem rodar nas ruas como se fossem protótipos.

Então, segue abaixo a lista TOP 10 com os carros nacionais mais potentes:

1) Chevrolet TrailBlazer LTZ 3.6 V6 – 279 cv
2) Emme Lotus 422 T 2.2 – 264 cv
3) Mercedes-Benz C300 Sport 2.0 – 245 cv
4) BMW 328i 2.0 Turbo – 245 cv
5) Dodge Dakota R/T 5.2 V8 – 232 cv
6) BMW X1 xDrive 25i 2.0 Turbo – 231 cv
7) Lobini H1 1.8 White Edition – 220 cv
8) Audi A3 Sedan 2.0 – 220 cv
9) Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI – 220 cv
10) Mitsubishi L200 Triton SR 3.5 V6 – 210 cv
11) Chevrolet S10 2.5 Flex – 206 cv
12) Ford F-250 4.2 V6 – 205 cv
13) Mitsubishi L200 Triton 3.5 V6 Flex – 205 cv
14) Mitsubishi Pajero Dakar 3.5 V6 Flex – 205 cv
15) Mitsubishi Pajero Sport 3.5 V6 Flex – 205 cv
16) Ford F-250 3.9 – 203 cv

Galeria de fotos dos 10 carros nacionais mais potentes:

Agradecimentos ao Bruno Alves pela colaboração.

  • walther

    Interessante. Minha lista ainda era da época dos 232 da Dakota, depois dos 182 do Marea, 180 dos A3/Golf rsrs

    • herbert_mcp1

      pra mim a Dakota continua a melhor, a Trailblazer tem potencia mas não tem torq, apenas 33kgfm/3200rpm
      a Dakota tinha 40kgfm/3200rpm, isso faz a maior diferença, ainda mais em carros grandes.

      minha lista era dakota, golf gti de 193cv, blazer vortec 192cv e civic si 190cv, mas as ranger e s10 já estao com 200cv

      • Luan Lucas

        Cara TrailBlazer não tem torq?
        Não sei aonde vc viu 33kgfm . .
        Ela tem uns 50 kgfm …

  • arianoneves

    Cadê o Jetta com os 211cv na lista? Ou não estão na lista os mexicanos e argentinos?

    • Bruno Alves

      Jetta é mexicano, não é nacional.

  • Kadu

    Uau, o Emme Lotus. Quase me esqueci que um dia essa aberração existiu (e eu cheguei a ver um amarelo passeando aqui pelo Rio). Também tinha me esquecido que a Dakota R/T tinha sido fabricada aqui… isso deve ter sido há bastante tempo atrás, numa época em que um V8 5.2 produzir 232cv não era uma piada.

    • xrs250

      Foi de 2000 a 2001 e uma curiosidade: esse motor V8 é o velho 318 que equipava os Dodge nacionais dos anos 1970 com cabeçotes de fluxo cruzado e injeção eletrônica multiponto.

      • Cruz

        Eu li capacitores de fluxo.

  • rogam2010

    Emme Lotus…polêmico.

  • Landrutt

    Emme Lotus 422T <3 hahaha

    Um dos carros mais curiosos e misteriosos produzidos no Brasil. Para começar, ninguém sabia a origem da Megastar, que fabricava esses carros em Pindamonhangaba em um galpão parecido com a fábrica da Lifan no Uruguai. O desenho geral foi chupado do Volvo S80, só que piorado na dianteira e traseira. Não havia padronização nas peças, já que a carroceria era produzida em uma espécie de plástico injetado e cada peça era moldada sem seguir um padrão exato, então se a lanterna traseira do seu 422T quebrasse não bastava por outra no lugar, tinha que adaptar. O interior diferentão era lotado de botões que faria qualquer piloto de Airbus A380 tremer na base. O motor Lotus era refugo da inglesa, motores velhos já descontinuados que a marca desovou para a Emme, inclusive corre um boato entre os entusiastas do carro de que a cada dez motores importados apenas dois prestavam de verdade. As poucas unidades produzidas sofriam dos mais diversos problemas, sobretudo elétricos e de suspensão e os pouquíssimos que ainda sobrevivem são cheios de gambiarras. Para aumentar ainda mais o enigma, a Megastar sumiu de uma hora para outra, evaporou. Só comparo a trajetória da empresa com a MG aqui no Brasil, que parece que já escafedeu-se também.

    • blindzector

      Vejo o relato como uma suspeita de um Ovni! kkkkkkkkkkkk….

      A MG ainda digo, ja vi o carro, ele existe e e bunito so e muito MUUUUITO CARO com uma pessima rede de concessionarios! rs … Ao contrario da Emme ou Megastar, que simplesmente sumiiu!

      • Landrutt

        Mas o carro é quase um OVNI kkkkkk
        Apareceu do nada, ninguém sabe quem era o dono, o CEO, o diretor, o que seja, da Megastar, produziram cerca de 15 carros e depois tudo evaporou, literalmente sumiram do mapa!
        Quanto a MG, eu vi UM apenas, em São Paulo. Era um 550, bonitão, mas eu mesmo não teria coragem de torrar grana nele, ainda mais que a Forest Trade parece já ter desistido da marca aqui, uma vez que a concessionária em Curitiba fechou(segundo relatos) e só havia sobrado a de SP na Av. Europa, que também já ouvi falar que fechou. Até o site deles está "em manutenção", e isso tem uns seis meses já.

    • ahsoliveira

      Só uma coisa tenho certeza, penso como lavaram dinheiro nessa fábrica! Uma história cheia de pormenores de um grupo financeiro vindo de Liechtenstein…

      • Landrutt

        Já ouvi falar que era de Andorra, da Suíça, Liechtenstein, que o tal grupo era apenas um laranja de um peixe ainda maior…ninguém sabe ao certo quem estava por trás dessa marca. Também acho que teve muita lavagem de dinheiro com isso.

    • carlos
  • SAM

    Curiosidade: alguem ja viu um Lobini nas ruas?

    • Kadu

      Vi dia desses um, vermelho. Estava circulando junto com um Corvette C6 amarelo (acho que era um Z06). E ele estava chamando a atenção da galera mais do que o Corvette.

    • Marco_ABP

      Vi um aqui em Brasília.

    • rafa_marcao

      Vi na Raposo algumas vezes. Até por que a fábrica é por la rs

    • EuMeSmObYmYsElF

      aqui no Rio também já vi um

    • rogam2010

      Já vi aqui em Fortaleza

    • suguii

      Uma vez eu vi aqui em SP, no Jardim Europa.. de longe eu achei que era uma Ferrari, aí quando chegou perto pensei:Ué? Que carro é esse?…. aí que eu fui ver que era o tal do Lobini kkkkkkkkkkk

  • Tosca16

    dá pra ver que não temos muita coisa a se lembrar quando vemos que a maioria são picapes ou similares com motores diesel … Queria ver é um PUMA GTB da vida com 400 cv, 500 cv…

  • blindzector

    Emme vejo como um Ovini na historia automotiva do Brasil… Nao tem rastros, nao tem vestigios, pessoas, que falem sobre ele…. apenas uma coisa aki e outra ali, documentos vagos… e de fato super estranho!!! O mais estranho mesmo e quando vemos ele cmo o top em potencia por ter sido fabricado no Brasil… mas infelizmente, ninguem o conhece de fato direito. Imaginem um carro onde no calor o carro torcia… por conta do plastico… kkkkk se ficar muito quente, o carro meio q nao poderia abrir as portas, o desenho do S80 qe na epoca foi nem revelado kkkkkkk… sabe e sem contar com a forma de producao a la lego! Plastico injetado , mas antes fosse lego, ao menos ainda seria um pouco resistente!

    certa vez vi a venda no Webmotors um modelo …. para colecionador, tanto que fora vendido rapidamente, assim como outros carros qe na Webmotors simplesmente e vendido… :(

    Me sinto vendo um capitulo de " Alienigenas do Passado " ( History Channel ) kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • edsontak

    Carros, não, veículos!

  • Fernando

    O Emme Lotus é que nem o Acre, nunca vi, dizem que existe….. kkkkkk

  • PedroTelles

    8 caminhonetes…

    Queria ver um top 10 carros nacionais mais rapidos.

    • Tosca16

      é o que comentei , caminhonete com motor diesel é fácil demais ter potência assim… queria ver é esportivos nacionais tipo PUMAS, SP2 … assim é covardia kkkkkkkkkkkkkkk

      • clenilson

        so tem 1 a diesel na lista o f250 3.9 nem toda caminhonete e diesel

        • Tosca16

          poxa, pior ainda … tais veículos a gasolina são péssimos…Você olha no exterior praticamente é tudo diesel .

      • EuMeSmObYmYsElF

        só tem um diesel na lista… as Pajeros e a L200 a diesel rendem perto de 150cv. tenho uma Sport 2007 diesel..

        • herbert_mcp1

          as versoes 3.2 diesel das pajero e l200 na linha 2014 estao vindo com 180cv, na linha 2012 veio com 170cv, e foram lançados em com 165cv em 2008

        • Tosca16

          é ruim demais saber disso, lá fora praticamente é tudo diesel …eu não compraria uma S10, Ranger, F250 ou sei lá qual sendo a gasolina ou pior flex.

  • Almeida

    http://www.youtube.com/watch?v=P97nO5_9248 .. deem uma olhada Emme lotus..

  • Ediomar

    Não está entre os 10 mais potentes,mas pra mim marcou muito,esse era o merea turbo com seus quase 190cv,já tive o prazer de dirigir um,nunca vou esquecer do ronco do 5 cilindros fivetech e a brutalidade do torque,bons tempos.

  • xrs250

    Eu tiraria O Emme Lotus do primeiro lugar das unidades produzidas e colocaria em décimo o Civic Si e com isso a TrailBlazer V6 fica em primeiro.

  • makesV8

    Poxa eu fico muito triste em saber que um carrão como a trailblazer com um motorzão desses V6 ainda mais sendo mono, só renda 239 CV. Isso só prova que a GM só quer empurrar carroças a preço de ouro nos brasileiros… Esse motor com certeza vai aos 350 CV com poucos ajustes Visto que a média de potência especifica nos modelos de ponta atuais supera os 100CV / L.

    • 100cv/l só é comum nos turbo… Ou em carros do nível da M5 E60.

    • thales_sr

      100 cv/l em aspirado tem que girar um bocadinho. Trailblazer não é carro pra andar berrando por aí.

  • Fórmula Total

    Tirando o Lobini, ele colocou os SUVs, caminhonetes e um carro que nunca foi a venda. Mat´ria mais do que furada. Ou a lista dos carros ainda vai aparecer?

    Ou o título da matéria esta errado?

    • Landrutt

      Mas o Emme Lotus foi vendido sim, não era apenas um protótipo não. Só que a lenda diz que apenas 15 unidades foram fabricadas e disponibilizadas no mercado.

      • Fórmula Total

        Sério, temos que montar uma lista de carros, não de um troço e um monte de utilitários, Senão a lista é fajuta. Cadê a Scania, Mercedes, Volvo…. hehehe

        • Bruno Alves

          Desculpa aí campeão, fiz com a melhor das intenções.

        • rafa_marcao

          Ao invés de reclamar, por que você não monta uma lista seguindo outros padrões?

  • Alexandre

    Seria legal se fosse apenas carros

  • MatheusAndrade

    Pajero Sport Não é mais fabricado No Brasil, Foi substituído pelo Pajero Dakar Certo ?

    • saosao

      Isso mesmo.

  • Bruno Alves

    Poxa gente, coloquei caminhonetes porque para mim é carro sim. Quis fazer uma lista diferente, porque na internet tem um monte de lista com os famosos Civic SI, Golf GTI, Marea Turbo. O de sempre. Mas todo mundo se esquece dos verdadeiros nacionais mais potentes, o que para mim inclui comercias leves, sim.

    Desculpa aí então, fiz com a melhor das intenções.

    • rafa_marcao

      Amigo, esqueça esse pessoal que só reclama. É o típico sujeito que reclama e não faz nada para melhorar. Valeu pela lista e pelo trabalho para com o NA!

      • Bruno Alves

        Valeu pelo apoio ai amigo.

    • Fabricio Belo

      então fera potencia por potencia tem guindates e carros de combate com mais de 1000cv, camionetes tem que ser potentes até porque elas carregam peso sem falar no peso delas mesma. sua intenção foi otima, mas carro po brasileiro intende por carros pequenos, de passeio ou sport, caminhonetes e utilitarios leves são de um outro seleto grupo. Não da pra comparar um Emme com um Marea, ou um Civic com uma Triton. Vamos tentar fazer a lista dos carros mais Rapidos fabricados no Brasil. Oque acha?

      • Bruno Alves

        Faz você então.

  • Wagner Wolff

    Nunca vi um Emme Lotus na rua, inclusive fiquei sabendo há pouco tempo que existiu esse carro no Brasil.

  • diesley

    Jetta TSi era pra está por aí com seus 211 cavalos e turbinado… aquele avião da volks *–*

  • joao

    Huum e o Jetta que tem 211 cv

    • Lukoh

      mexicano

  • Kadu

    Não acho que a intenção foi ruim e nem que a listagem seja factualmente incorreta… só acho que os carros resultantes não foram os esperados. Talvez uma lista com as melhores relações peso/potência seja mais adequada.

  • Mitsubishi com força hein!

  • renatohk

    as camionetes não tem motor diesel, são as versões gasolina mesmo… bando de nóia viu,,,

  • marcelofalves

    por causa de 3cv o golf gti VR6 nao entrou nessa lista, se nao to errado era 200cv o danado que foi fabricado somente 99 unidades em 2003

    • saosao

      Essa versão chegou a ser fabricada aquí?

      • herbert_mcp1

        sim, foi fabricado no brasil desde 2002 para exportação com 12v e 174cv, em 2003 foram vendidas 99 unidades no Brasil com motor 2.8 litros, 6 cilindros, 24 válvulas, 200cv e 27 kgfm de torque a 3.200 rpm, , tambem teve o GTI de 2 portas até 2002

        • cavevolution

          O motor do Passat V6 1999 também foi um VR6 ou apenas um V6 normal? Me lembro que a cilindrada é a mesma, mas a potência já era de 193cv.

          • thales_sr

            VR6… A VW equipou quase tudo que é carro com esse motor…

        • thales_sr

          E aquele R32, não foi feito aqui não?

      • cavevolution

        Se não me engano, a "casca" era nacional e o motor VR6 importado. me corrigam se eu estiver errado.

        • Bruno Alves

          Correto, eu ia colocar ele na lista, mas aí lembrei da F-250 3.9.

        • Edson Roberto

          Mas é isso mesmo. Ele era totalmente produzido aqui, exceto a motorização que vinha da Alemanha importada. Só por curiosidade, esse mesmo motor equipava o Passat VR6.

          Só que ainda, o GTI 1.8 de 180cv andava mais que o VR6 devido ao peso do motor e pelo fato que o motor 1.8 turbo respondia mais cedo e cobria boa parte do regime de rotação com torque a 100%.

          • cavevolution

            Me lembro que li em alguma fonte sobre um comparativo entre um Vw Golf GTi 180cv, Audi A3 180cv e o Vw Golf VR6, aonde a dupla de "180cv" chegou a andar mais que o VR6.

  • Robinho

    depois de ler a noticia que um Fiestinha ST tem 230 cv, ai vou e leio esta…aff

  • Dennis

    não é só hp's que conta não, tem o sr. torque, que é o que mais importa…em um V8 como o da Dakota R/T ele sobra e muito , leva muito motor "moderno" e com pouca coisa melhorada passa fácil dos 400cv , pega uma subida numa serra com a Tailblazer e a Dakota R/T do lado e verá quem leva fácil ! o torque de um V8 é insuperável ! velocidade final é outra coisa , um pode dar 180 outro 200 mas em quanto tempo em aceleração constante se chega na final ? 5.2 232cv piada ? quais carros tem mais que isso saindo original standart de fábrica, só as Audi's, BMW's, Mercedes, Land's e etc. e os super esportivos que custam quanto ? a R/T anda muito ! quem fala não sabe o que é , só isso !

  • Pato

    Se bem que o Marea turbo era o mesmo motor do Coupé e Lancia Kappa turbo que rendia 220cv, mas a Fiat capou a potência.

    • cavevolution

      Capou mesmo. De 220cv para 182cv já é uma grande diferença.

  • MatheusAndrade

    A F-250 não é mais fabricada .

    • Bruno Alves

      Não é só de carros que ainda estão em produção. É de todos os carros que já foram fabricados.

  • Roms

    Se o Vorax fosse produzido, creio que seria o mais potente!

  • cavevolution

    Quase iria citar os VWs com motor 2.0 TSI 200cv, mas lembrei que são mexicanos.

  • Felipe

    Segue a lista dos 10 (digo 15) CARROS (não utilitários) mais potentes fabricados no Brasil:

    Carro Potência
    1Volkswagen Golf GTI 1.8 20V 193cv
    2Honda Civic SI 2.0 16V 192cv
    3Fiat Marea Turbo 2.0 20V 182cv
    4Audi A3 Turbo 1.8 16V 180cv
    Volkswagen Golf GTI 1.8 20V 180cv
    5Chevrolet Omega 4.1 SFI 168cv
    6Fiat Stilo Abarth 2.4 20V 167cv
    7Chevrolet Omega 3.0i 165cv
    Fiat Tempra Turbo/Stile 2.0165cv
    8Fiat Marea 2.4 20V 160cv
    9Honda Civic LXR/EXR 2.0 155cv
    10Chevrolet Opala 250-S 153cv
    Toyota Corolla XEI/Altis 2.0153cv
    11Fiat Bravo T-Jet 152cv
    Fiat Linea T-Jet 152cv
    Fiat Punto T-Jet 152cv

    obs: Golf GTI 193 cv só obtinha esta potencia com uso de gasolina Podium, sendo que Civic SI com Podium ultrapassa os 192cv. Utilizei a potencia declarada pelos fabricantes.
    obs2: O Chevrolet Omega CD 3.0 tinha uma chave no cofre do motor, que foi adaptada para mudar o mapa de injeção para o combustível brasileiro. Se alterada sua posição, ele muda o mapa para a gasolina européia e gera 177 cv.
    obs3: Não estão na lista Dodge Charger, Dart, Magnum, Lebaron, Ford Galaxie, Landau e Maverick, pois indicavam potência bruta, de acordo com norma SAE. Não é possível saber o valor exato da potência líquida (DIN ou ABNT) destes carros.
    obs4: O Opala com motor 250-S está na lista pois sua potência divulgada oficial de 153 cv é liquida (e divulgavam 171cv brutos SAE).
    obs5: não foram considerados carros fora de série e de baixa produção (Emme Lotus, Lobini, etc)
    carros fora da lista:
    Focus, 307, 308, C4, 408, são fabricados na Argentina
    Fusion, Jetta, Fusca são fabricados no México
    DS3 é fabricado na França
    entre outros que não são fabricados no Brasil (Lancer, Impreza, Azera, Sonata, i30, Elantra, etc)

    • Bruno Alves

      Porque a minha está errada? E aliás, você deixou de lado vários carros, inclusive o famoso Golf VR6.

    • Elder

      Este é o seu ponto de vista né?!

  • Eder

    Duas F-250, mas aqui no país das bananas se nao me engano desde 2012 nao existe mais… foi só o que me saltou aos olhos olhando rapido, aí o resto nem me interessou ver…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend