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TOP 10: Os maiores torques por cilindrada de 1.0 até 2.0

TOP 10: Os maiores torques por cilindrada de 1.0 até 2.0

Apesar de muitos consumidores considerarem primeiramente a potência do motor na hora de comprar um carro, o torque do motor também é fundamental para que o veículo tenha um desempenho satisfatório, principalmente no Brasil onde o motorista em geral gosta de carros com bastante torque.


Assim, listamos os 10 maiores torques por cilindrada em modelos movidos a gasolina, considerando as capacidades de 1.0, 1.2 a 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0 litros. Como algumas categorias teriam poucos modelos, decidimos agrupar os motores 1.2 a 1.4, o que continua servindo como uma boa referência. Fizemos uso da cilindrada comercial (aquela divulgada oficialmente pela montadora) e não a real de cada modelo, até porque existe o torque no motor e também o torque na roda, que é inferior.

No caso da lista dos motores 2.0 com mais torque, decidimos separar os motores aspirados e turbo para que o leitor possa identificar a força disponível nos propulsores nacionais. Os números de modo geral se referem ao máximo obtido com etanol, quando oferecido.

Como geralmente os modelos compartilham os mesmos motores, relacionamos os propulsores de cada fabricante, facilitando assim a compreensão das listas abaixo. Também decidimos incluir alguns modelos como referência. Outro dado importante é que o torque máximo considerado é quando abastecido com etanol, salvo motores movidos apenas com gasolina. Para desempatar, levaremos a menor rotação de força máxima como fator primordial.

Confira abaixo, os 10 maiores torques por cilindrada do Brasil:

1.0

1) Fiat Argo 1.0 – 10,9 kgfm
2) Ford Ka/Ka Sedan 1.0 12V – 10,7
3) Chevrolet Onix/Onix Plus 1.0 12V – 10,6
4) Renault Sandero/Logan 1.0 12V – 10,5
5) Volkswagen up!/Polo/Voyage/Gol 1.0 12V – 10,4
6) Hyundai HB20/HB20S 1.0 12V – 10,2
7) Nissan Versa 1.0 12V – 10,0
8) Fiat Grand Siena/Mobi/Uno 1.0 8V – 9,9
9) Renault Kwid 1.0 12V – 9,8
10) Chevrolet Joy/Joy Plus 1.0 8V – 9,8

1.0 Turbo

1) Volkswagen Polo/Nivus/T-Cross/Virtus TSI – 20,4
2) Hyundai HB20/HB20S/HB20 Sport 1.0 Turbo – 17,5
3) Volkswagen up! TSI – 16,8
4) Chevrolet Onix/Onix Plus/Tracker 1.0 Turbo – 16,8

1.2 a 1.4

1) Volkswagen Polo GTS/T-Cross/Virtus GTS/Jetta/Tiguan/Golf GTE – 25,5 kgfm
2) Audi A3 Sedan/Q3 1.4 TFSI 150 cv – 25,5
3) Mercedes-Benz A200 1.3 Turbo – 25,5
4) Chevrolet Cruze/Cruze Sport6 1.4 Turbo – 24,5
5) Suzuki S-Cross/Vitara 1.4 Turbo – 23,5
6) Chevrolet Tracker 1.2 Turbo – 21,4
7) Audi A3 Sportback 1.4 TFSI 122 cv – 20,4
8) Fiat Argo/Cronos/Uno 1.3 – 14,2
9) Toyota Yaris 1.3 – 13,2
10) Toyota Etios 1.3 – 13,1

1.5 a 1.6

1) Hyundai New Tucson 1.6 Turbo – 27 kgfm
2) Mercedes Benz GLA200/C180 – 25,5
3) Citroën C4 Lounge e Peugeot 2008/3008/5008 1.6 THP – 24,5
4) Honda HR-V/Civic 1.5 Turbo – 22,3
5) JAC T40 1.6 – 17,1
6) Hyundai HB20/HB20S/HB20X 1.6 16V – 16,8
7) Suzuki Vitara 1.6 – 16,7
8) Hyundai Creta 1.6 – 16,5
9) Kia Rio 1.6 – 16,5 (4500)
10) Volkswagen Polo/Virtus 1.6 MSI – 16,5

1.8

1) Fiat Argo/Cronos/Toro 1.8 – 19,3 kgfm
2) Jeep Renegade 1.8 – 19,2
3) Fiat Doblo 1.8 – 18,9
4) Fiat Strada 1.8 – 18,5
5) Toyota Corolla 1.8 – 18,4
6) Honda Civic/HR-V 1.8 – 17,7
7) Chevrolet Spin 1.8 – 17,7
8) Toyota Corolla 1.8 Hybrid – 16,6

2.0 Sem Turbo

1) Mitsubishi ASX 2.0 – 23
2) Ford Ecosport 2.0 – 22,5
3) Toyota Corolla 2.0 – 21,4
4) Renault Sandero RS – 21,3
5) Renault Duster Oroch/Captur 2.0 – 20,9
6) Hyundai ix35/Kia Sportage/Cerato 2.0 – 20,6
7) Jeep Compass 2.0 – 20,5
8) Hyundai Creta 2.0 – 20,5
9) Subaru Forester – 20,2
10) Mitsubishi Outlander 2.0 – 20,1

2.0 Turbo

1) Volvo S60/XC60 T8 – 65,3
2) BMW 135i M – 45,9
3) BMW 330e – 42,8
4) BMW 330i e Mercedes-Benz A35 AMG – 40,8
5) Honda Accord 2.0, Audi Q5 e Mercedes-Benz C300 – 37,7
6) Jaguar E-Pace/XE – 37,2
7) Chevrolet Equinox – 37
8) Volkswagen Jetta/Tiguan/Passat 2.0 TSI, Subaru WRX 2.0 Turbo, Audi A5 2.0 TFSI, BMW X3, Mercedes-Benz A250/CLA250 e Volvo V60 – 35,7
9) Audi A4 2.0 TFSI – 32,6
10) BMW 320i, Volvo XC40 T4 e JAC T80 – 30,6

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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