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TOP 10: Os maiores torques por cilindrada de 1.0 até 2.0

vw-motor-16-msi-14-700x494 TOP 10: Os maiores torques por cilindrada de 1.0 até 2.0

Apesar de muitos consumidores considerarem primeiramente a potência de motor, o torque também é fundamental para que o veículo tenha um desempenho satisfatório. Assim, listamos os 10 maiores torques por cilindrada em modelos movidos a gasolina, considerando as capacidades de 1.0, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0 litros.



Fizemos uso da cilindrada comercial e não a real de cada modelo. No caso do 2.0, decidimos separar os motores aspirados e turbo para que o leitor possa identificar a força disponível nos propulsores nacionais. Os números de modo geral se referem ao máximo obtido com etanol, quando oferecido.

Como geralmente os modelos compartilham os mesmos motores, relacionamos os propulsores de cada fabricante, facilitando assim a compreensão das listas abaixo. Também decidimos incluir alguns modelos como referência. Outro dado importante é que o torque máxima considerado é quando abastecido com etanol, salvo motores movidos apenas com gasolina. Para desempatar, levaremos a menor rotação de força máxima como fator primordial.

Confira abaixo, os 10 maiores torques por cilindrada do Brasil:

1.0

1) Smart Fortwo 1.0 12V Turbo – 12,2 kgfm
2) Volkswagen Gol/Voyage/Fox Saveiro 1.0 8V – 10,6 kgfm
3) Renault Clio/Logan 1.0 16V – 10,5
4) Volkswagen up!/Fox 1.0 12V – 10,4
5) Renault Sandero 1.0 16V -10,1
6) Nissan March 1.0 16V/ Kia Picanto 1.0 12V – 10,0
7) Fiat Uno/Palio/Siena 1.0 8V – 9,9
8) Chevrolet Onix/Prisma 1.0 8V – 9,8
9) Chevrolet Celta/Classic 1.0 8V – 9,7
10) Smart Fortwo 1.0 12V mhd – 9,3

1.4

1) Volkswagen Golf 1.4 TSI – 25,5 kgfm
2) Audi A1 Sport 1.4 TFSI 185 cv – 25,4
3) Fiat Punto/Bravo T-Jet 1.4 Turbo – 21,1
4) Audi A1/A3 1.4 TFSI 122 cv – 20,3
5) JAC J2/J3 1.4 16V – 14,0
6) Chevrolet Onix/Prisma 1.4 8V – 13,9
7) Fiat 500 1.4 16V – 13,8
8) Chevrolet Agile/Montana 1.4 8V – 13,5
9) Honda Fit 1.4 16V – 13,0
10) Peugeot 207 1.4 8V – 12,8

1.6

1) Citroën C4 Lounge/DS3/DS4/DS5 e Peugeot 308/3008/408/508/RCZ 1.6 THP – 24,5
2) Fiat Palio/Grand Siena/Punto 1.6 16V – 16,8
3) Ford Focus 1.6 – 16,7
4) Citroën C3/C3 Picasso/C4 1.6 16V – 16,4
5) Chevrolet Sonic 1.6 16V – 16,3
6) Hyundai HB20/S/X/Ford New Fiesta 1.6 16V – 16,0
7) Ford EcoSport 1.6 16V – 15,8
8) Volkswagen Gol/Voyage/Fox/Saveiro/Polo/SpaceFox 1.6 8V – 15,6 kgfm
9) Renault Sandero/Logan/Duster 1.6 8V/16V – 15,5
10) Nissan Livina 1.6 16V – 15,3

1.8

1) Mercedes-Benz C/SLK 250 1.8 – 31,5 kgfm
2) Mercedes-Benz C/SLK 200 1.8 – 27,4
3) Audi A3 Sport/Sportback/Sedan 1.8 TFSI – 25,5
4) Chevrolet Cruze/Cruze Sport6 1.8/Fiat Linha 1.8 E.torQ – 18,9
5) Toyota Corolla 1.8 – 18,4
6) Hyundai i30 1.8 – 18,2
7) Honda Civic 1.8 – 17,7
8) Nissan Livina/Grand Livina 1.8 – 17,5
9) Chevrolet Cobalt/Spin 1.8 – 17,1
10) Geely EC7 1.8 – 16,9

2.0 Sem Turbo

1) Ford Focus 2.0 – 22,5 kgfm
2) Mitsubishi TR4/Peugeot 308/408 2.0 – 22,0
3) Hyundai ix35/Kia Sportage 2.0 – 21,8
4) Citroën C4/C4 Lounge/Hyundai Elantra 2.0 – 21,7
5) Renault Duster 2.0 – 20,9
6) Citroën C4 Picasso/Grand Picasso 2.0 – 20,4
7) Renault Fluence/Toyota Corolla 2.0 – 20,3
8) Mitsubishi ASX/Lancer 2.0 – 20,1
9) Nissan Sentra/Subaru Impreza/XV 2.0 – 20,0
10) Ford EcoSport/Hyundai Tucson 2.0 – 19,6

2.0 Turbo

1) Mercedes-Benz A45 AMG 2.0 – 45,7 kgfm
2) Audi S3 Sportback 2.0 – 38,6
3) Mitsubishi Lancer Evo X 2.0 Turbo – 37,3
4) Subaru Forester 2.0 Turbo – 36,5
5) Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI – 35,7
6) Audi A4 2.0 225/Audi TT-S 2.0/BMW 328i 2.0 TwinPower Turbo – 35,5
7) Mitsubishi Lancer Sportback Ralliart 2.0 Turbo – 35,0
8) Ford Fusion/LR Freelander/RR Evoque/Jaguar XF 2.0 GTDI – 34,5
9) Audi A4 180 cv/Volvo XC60 2.0 GTDI – 32,5
10) Renault Fluence 2.0 Turbo – 30,6

  • LuccasVillela

    Os eTorq estão bem na lista… Até que nisso se destacam, mas o 1.8 deveria ter pelo meno 140CV.

    Acho que ficou faltando o SIGMA 1.6 do Ford Focus e o Fire Evo 1.4 do Uno/Palio/500.

    Pq não fizeram lista dos 1.5? Temos alguns já… Ford, Citroen, Toyota…

    1.3 temos Chery, Toyota…

    • alfredo_araujo

      Concordo…

      Para adicionar mais alguns 1.5, tem o Peugeot 208 e o Honda City / Fit, com motores 1.5

      • mgbalbo

        O motor 1.5 da PSA tem 1.449 cm³… arredondando = 1.4.

        Mesma coisa pro JAC J3 que se diz 1.4 e tem 1.332cm³, arredondando = 1.3

        Não se enganem amigos rsrsrsrs.

        • Henrique

          Sabia que o J3 é o único carro chinês decente, mas não esperava que ele fosse melhor que as carroças nacionais. Tirando os motores TFSI, TSI e os T-JET, ele deixa no chinelo os demais. Acho que o VVT fez a diferença.

    • TDRamos

      O Fire Evo da Fiat tem 12,5 Kgfm por isso não aparece no top 10 dos 1.4

      Já o Sigma 1.6 do Focus tem 16,7 kgfm com etanol e 16,2 com Gasosa

      • LuccasVillela

        Esses 16,7 já garantiria a terceira colocação, atrás apenas do turbinado Prince e do eTorq (fiat) e MSI (vw).

        Ainda estou impressionado com o baixo troque do Fire Evo. Menos que o velhíssimo 1.4 do 206/207? Caraca… E olha que o motor passou por aperfeiçoamentos.

        • TDRamos

          O Lance do Fire Evo é que tem boa entrega de torque em baixa e economia de combustivel, é pra isso que ele é usado

          Por isso ele é meio 'capado' pela própria Fiat

          E o 1.6 do Focus deveria ficar em 4° pq esqueceram de colocar o 1.6 turbo do A200 com 25kgfm

    • dougkmt

      Potência e torque máximo não são críticas frequentes para o E-Torq 1.8. O que normalmente vejo é a falta de fôlego em baixas rotações, que o comando variável na admissão e escpae poderia contribuir para amenizar esse comportamento e, inclusive, aumentar a potência máxima para 140cv.

      • Xeneize87

        Esse E-torq 1.8 já é uma puta gambi do 1.6, querer que mexam mais, só vai piorar…

        Tá na hora da Fiat tomar vergonha na cara e desenvolver motores 1.8 e 2.0 para seus carros…

        • dougkmt

          Realmente nem precisava mexer nos atuais 1.6 e 1.8. Se a Fiat investisse no MultiAir por aqui já seria um bom avanço.

          • thales_sr

            Trocar o cabeçote e calibrar o sistema pra funcionar bem nesses motores é um retrabalho danado…

        • danielGT

          Gambiarra mais bem feita na história, pois alguns dizem que o funcionamento é tão suave quanto o projeto original….só usar pra conferir. E já já eles vão ganhar essas babozeiras todas de duplo comando variavel e etc..

          • Xeneize87

            Quem teve o pistão quebrado que o diga…

            É só pesquisar… Inclusive o ADG fala disso no canal dele…

  • erickltz

    O jetta eo fusca tsi nao entram nessa lista de motores 2.0 turbo?

    • FABRICIO

      Eles so colocaram o top 10. O jetta e fusca mesmo turbos nao chegam a 30 kgf de torque como e’ o caso do fluence o 10 colocado.

  • Pessoal desculpem a minha ignorância, mais o que seria um 'motor aspirado'?

    • portela_lucas_

      Eu também gostaria de saber! Só sei que ele é mais fraco rsrsrs

      • Leosom

        Todos os motores são aspirados, porém é comum e aceitável chamar de aspirados só aqueles que não tem turbo ou compressor, pra diferenciar.
        Os motores são aspirados porque eles aspiram o ar para queimar o combustível dentro dos cilindros.
        Os sobrealimentados tem a ajuda do turbo pra aspirar o ar enquanto os aspirados comuns dependem apenas do vácuo que fica dentro do cilindro depois que o pistão expulsa os gases da combustão.

        • thinkt4nk

          Está mais do que na hora da imprensa automotiva amadurecer um pouco tecnicamente aqui no Brasil. As boas publicações usam corretamente os termos "atmosférico" e "turbo aspirado". Chamar um motor convencional de "aspirado" é usar um jargão de mecânica de fundo de quintal, que me desculpem os redatores.

          • Ricardo_R

            Se falassem "turbo aspirado" eu é que teria duvida, se era turbo ou aspirado.

            • Magnão Cordeiro

              O certo é turbo alimentado , se é turbo ele tem um compressor que introduz o ar dentro do motor , se é aspirado o motor ''aspira'' o ar naturalmente .

          • danielGT

            Mas cara tem que se falar assim….hoje em dia 80% das pessoas acha que melhorar o desempenho de um motor sem colocar turbo é "aspirar" o motor……..se vc falar da forma certa ninguém vai entender nada.

      • Ricardo_R

        Motores aspirados são o que o ar entra na camara de combustão porque o pistão desce, ele é "aspirado".
        O turbo, tem uma turbina que comprime (mais) o ar para dentro da camara, gerando maior potência também.

        • danielGT

          Depende, dependendo do público se vc falar que o motor do seu carro é "aspirado" eles vão pirar, vão achar que seu carro é super rápido, vão perguntar quanto custou para aspirar e com certeza vão querer dar um volta rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    • alfredo_araujo

      Não sei te responder tecnicamente… mas é considerado aspirado, quando ele não possui sobre alimentação, como a feita por turbos e compressores (superchargers)

    • GCR6

      Basicamente motor sem turbo ou sem compressor

      • thinkt4nk

        Na realidade com turbina também é aspirado. A imprensa usa erroneamente este termo.

    • Iraja

      Entendo que se trata do ar que entra é comprimido na câmara pelo movimento do próprio pistão, sem ajuda de outro mecanismo, como turbo ou compressor (que comprimem o ar dentro da câmara, fazendo com que a explosão que movimentará o pistão seja muito mais forte). Por isso que carros sobrealimentados "andam" mais com a mesma cilindrada que um similar aspirado.

      • kyfkd

        Exato Iraja, e normalmente esses motores são designados de NA – Naturally Aspirated/Aspiração natural. Os motores podem ser NA ou Sobrealimentados, via sobrealimentação mecânica (supercharger) ou gases do motor (turbo), ou os dois (twincharger).

    • schweinerei

      Em um aspirado a mistura ar-combustível é sugada para os cilindros. Num carro com compressor mecânico ou turbo a mistura é empurrada (pressionada) para dentro dos cilindros.

      • 4lex5andro

        entao, mas de alguma forma tanto os motores turbo quanto sem turbo, sao aspirado ..

        um (sem turbo) com pressao atm normal e outro (com turbo) com pressao aumentada ;

        pra evitar confusoes poder-se-ia chamar assim:

        motores turbo (seja via compressor ou turbina mesmo), turbo-multivalvulas, multivalvulas (acima de 2valv por cilindro) e convencionais (2 valv por cil e sem turbo);

        ja que nessa materia sao todos de carros de passeio ..

  • alfredo_araujo

    Qual seria o impacto da "falta de cavalos" em um motor torcudo feito o 1.4 TSi do Golf…
    Ele seria fraco em altas velocidades ?

    E faço a mesma pergunta inversa… qual seria o impacto da falta de torque em um motor de muitos cavalos, e nem tanto torque assim, feito o 2.0 da Ford…
    Ele "sofre" mais para arrancar ??

    • Gustavo73

      O motor sozinho não conta história. O câmbio a que está acoplado (o escalonamento das manchas) e o peso do carro (relação peso potência) terão influência direta no desempenho. Um bom exemplo é o próprio Golf e o Focus. O Golf acelera mais rápido e tem velocidade final parecida. O câmbio e o menor peso (uns 100 kg) fazem a diferença.

    • Ken_2Fast4U

      Isso mesmo, se vc dirigir o Golf e o Focus vai perceber o que o Focus parece uma tartaruga.

      • D_Millan

        Nao se o Golf for o 1.4 Tsi. Eu ja andei em ambos. É inegável a superioridade do Golf em muitos aspectos, entretanto na questao de desempenho ambos andam iguais, se o Focus nao andar um pouco mais.

        • alfredo_araujo

          Discordo…
          Fiz test-drive nos 2, no mesmo dia…
          É visível q o Golf anda muito !!! O Focus não é uma tartaruga, mas não tem comparação

    • thinkt4nk

      Motores atmosféricos e turbo aspirados não podem ser comparados diretamente pelos números de potência e torque. As curvas do turbo são completamente diferentes, muito mais planas. Se você pegar 2 modelos idênticos, com a mesmíssima potência e cilindrada, porém um turbo e outro atmosférico, vai ver que o turbo sempre irá andar muito mais. E não é pelo pico de torque superior, é pela curva de potência planificada. Mas vá tentar explicar isso pra um jornalista.

    • Tadeu14

      Basicamente, pra mim, potencia da velocidade final, e torque te da arrancada e retomada, BASICAMENTE, um torque maior em tese te levaria a uma velocidade final mais rapido! A minha preferencia e por um torque maior, principalmente andando dentro da cidade e melhor ainda se for desde baixas rotaçoes!

      • Fernando RS

        O torque também está associado a estabilidade. Quanto mais força nas rodas, fica mais fácil manobras como mudança brusca de direção, curvas em alta, redução rápida, etc. E também com conforto porque o carro pode subir lombas íngremes em baixa velocidade (pra azar do 1.0 que estiver atrás.)

    • Ricardo_R

      Não sei se vai entender, o conceito de torque é maio chatinho, mas vou te dar uns exemplos.

      Um caminhão precisa de torque, não de potência.
      Num Formula 1 que é bem leve e precisa de velocidade a potência conta muito mais.
      Se você pegasse um carro 1.0 de 70 cv, e trocasse o motor dele por de uma Hornet 600 de 100 cv, que mesmo mais potente, provavelmente nem sairia do lugar com o carro.
      Abs

  • cléber_vargas

    Muito interessante essa lista!
    Mas tem mais uma coisa a se levar em consideração pra medir performance de carros: o peso!
    O March, por exemplo, tem 15,1 de torque, mas como é bem mais leve, tem desempenho superior a grande maioria dos top10 nos motores 1.6…

    • Ken_2Fast4U

      Vc quer dizer relaçào peso/torque

    • tatu_peba

      Realmente, kg/kgfm é uma forma melhor de se informar o desempenho de um carro.

  • Rafael4lves

    Não faltou o Focus 1.6? Ele tem 16,7 kgf no álcool e 16,2 kgf na gasolina se não me engano. Ficaria em 5º no caso.

  • fpfor

    Na lista de 1.6, a Mercedes C180 não estaria na primeira colocação? Com seu poderoso torque de 25kgf?

    • giodoesitbetter

      Bem como faltou dizer que o THP vai também nos Mini e BMW 116i.

  • Leosom

    Informar apenas o torque e não dizer quando ele aparece dá no mesmo de informar a potência.
    O Sandero por exemplo, tem um motor 1.0 com bom torque, mas que só aparece perto da redline, é completamente morto em baixa.

    • Ken_2Fast4U

      Concordo

    • thinkt4nk

      Chega a ser pior do que informar somente a potência.

    • Tadeu14

      Falou tudo!

    • yagogabriell

      Eu não achei.. :P

  • Ken_2Fast4U

    Parabéns mais uma vez a VW com seu TSI que é o primeiro entre os 1.4,1.6 e 2.0 aspirado ainda se posiciona em segundo entre os 1.8

    Categorizar carros por cilindrada ou carroceria acho que é coisa do passado. O melhor seria por preço. Ex. Carros de 50 mil ( 10% para mais ou menos) reais com maior torque. Já que o fator decisivo na maioria das compras é o preço.

    • wfsc2008

      Concordo quase plenamente
      Acredito que deveriam existir as categorias: Sedan, Hatch, SUV para carros de passeio.
      E dentro disso preços.
      Esse negocio de sub compacto, compacto, compacto premium, etc nao é um bom comparativo

  • mho

    Sinto falta mesmo são dos gráficos de torque e potência por rotação nas avaliações, mas tudo bem eu procuro em outros locais.

    • thinkt4nk

      Exatamente! É isso que importa. Pico de torque não diz praticamente nada sobre o comportamento de um carro. O que interessa são as curvas!

      • LuccasVillela

        Por isso que eu gosto tanto das avaliações do BestCars… Pena que eles são lentos em atualizar o site.

  • Heisenberg

    Dos 1.6, apesar de não constar na lista, o desempenho do March com essa motorização é tão esperto ou próximo quanto o HB20 também com motor 1.6.

    • tatu_peba

      Fui conferir no site e o torque do March 1.6 é de 15,1 kgfm. Curioso é que a cilindrada do motor do March 1.6 é a mesma do da Livina 1.6, aparentemente os dois usam o mesmo motor mas com pequenas diferenças no desempenho.

      • XST150

        Não usam o mesmo motor. O March usa o HR de projeto da Nissan e a Livina usa o veterano Família K da Renault.

        • Corvo

          Exato. É isso que eu não entendo do porque a Renault não aproveitar o HR. Esse motor Nissan é bem superior ao que é utilizado na Livina ou no Duster. O K, mesmo sendo bom comparado aos 8v, é o motor 16v mais antigo do mercado (saiu aqui no ano 2000), não é de alumínio e nem tem comando variável de válvulas.

          • XST150

            Bom talvez a Renault esteja esperando a produção desse motor em Rezende-RJ para colocar nos seus carros.

      • Heisenberg

        O motor do March é o mesmo do Versa na configuração 1.6. Ambos são bem mais modernos que o propulsor da Livina com mesma cilindrada.
        O do March e Versa usa corrente de comando e variador duplo de fase.

  • Tosca16

    Temos algumas opções boas, no resto tudo mediano… motores no país não costumam ser de alto desempenho, somado a outros fatores como combustível e etc nos deixam bem atrás de outros países .

  • thinkt4nk

    Sempre me pergunto até quando a imprensa brasileira vai forçar essa ideia de que torque é mais importante do que potência na cabeça dos pobres leitores. O que usamos no dia-a-dia é somente a potência. Torque é uma medida indireta da força que efetivamente se usa, e ela varia muito com a rotação. Publicar o torque máximo não diz praticamente nada sobre um veículo. Tá cheio de carro com peso equivalente, torque alto, andando menos que modelos com menor pico de torque. Por que? Porque a curva de potência, que é função da curva de torque, é mais plana. Se querem realmente fazer uma matéria interessante, publiquem o torque a 2000, 3000 e 4000 rpm de uma lista de modelos. Isso sim seria muito mais útil e realista.

    • LinS_T2

      Um bom exemplo são as Harleys: os motores v-twin e evolution das linhas mais tradicionais – Sportster, Dyna e Softail, entrega torque logo no início da aceleração – por isso são boas de arrancada (o que condiz com a origem da marca). Os "novos" revolutions demoram mais a atingir o torque máximo, mas dada a sua potência maior, tem uma maior velocidade final.

    • danielGT

      ahIUHAahIUAihiuaHHAIUhaihIUAIUhahu…como dizia tio Enzo "Potência vende carros, torque vence corridas"….esse cara era um sábio!!!!!!

  • Fellipe

    Para essa lista, precisamos do alguns 1.3 e 1.5.

    Minha opinião particular, não concordo com os 1.4 listados da maneira que está. Fica parecendo que é bom ter 1.4, sendo que no mundo todo não é!

  • Anderson_sp

    Esse 207 mesmo sendo 1.4 levou fumo de carro 1.0:

    http://quatrorodas.abril.com.br/galerias/imagens/

  • Neanderthal_Man

    Quanto é o torque do Mini John Cooper Works? Pensei que era o 1.6 mais forte do Brasil.

    • Fernando RS

      Muitos esportivos não aparecem não lista. Também dei falta dos Mini. Esse John Cooper é um foguete.

  • laguiar

    1.6… item 3… faltou um /208.

  • Heisenberg

    A vantagem do Fire EVO para o Fire normal 1.0 é só o regime de rotação e torque. Mas ambos os valores são os mesmos.

  • Ale_Martinez

    O conjunto THP no 308 ficou simplesmente espetacular!

  • FelipeLange

    "1) Smart Fortwo 1.0 12V Turbo – 12,2 kgfm"

    Torque fraco, para um turboalimentado. Mais fraco até que o 1.0 turbo que o Gol tinha.

    • Magnão Cordeiro

      Mas olha a relação Peso x Torque x Potência do carro primeiro antes de falar que ele é fraco . . . .

      • FelipeLange

        Cadê os dados?

        • Magnão Cordeiro

          Pesquisa ué . . . .

          • Xeneize87

            kkkk simples e direto!

            Por isso que na hora de pesquisar para a compra de um carro deve se considerar inúmeras variáveis…

            • Magnão Cordeiro

              Exato , os caras querem tudo na mão pô , consulta aí o pai dos burros(GOOGLE) , internet não é só pra ficar vendo red tube não pô!!!!shaushauhsua

              • Xeneize87

                kkkkk é verdade…

                Já no assunto dos carros, é por isso que o Brasil não vai para frente.

                Um amigo meu pediu uma dica de um hatch médio usado conforme minha opinião. Elegi para ele Focus e o i30 da geração anterior…

                A escolha pelo i30 foi por ser mais "bonitinho"… Deu sorte porque conseguiu um Top com 8 airbags e só 17k rodados por 45mil…

  • Magnão Cordeiro

    Minha moto tem mais torque que muito carro aí e pesa 180 quilos só . . . hsuhausahsushuas . . . . . . .Mas sem brincadeira , ta cheio de carro nessa lista que nego mete o pau direto , inclusive os chineses .

  • arianoneves

    Só um comentário! Os carros alemães são fod!!!!

  • dfabiano4

    Subaru Forester Turbo 2.0 (2014) – 35,7 Kgfm !!!

    Mais tração integral, motor boxer, 1.502 Kg…

    Câmbio CVT por corrente, simulando 8 marchas no modo super sport!!!

    É uma excelente combinação…

  • Xeneize87

    Na verdade é uma quantidade de fatores na escolha do carro. Pois esse torque é o pico da curva. Temos que saber a curva desses motores, pois não adianta ter um motor "torcudo" que só vem a mais de 4,5k de RPM…

    Um bom exemplo disso é o Polo que possuo (8V), 85% do torque á estão disponíveis a 2,5k de RPM…

    Idem para a potência…

  • Corvo

    O que a matéria diz é totalmente relativo. Não é só o torque ou só a potencia que irá determinar o que acontece na prática. Ademais há que ver a quantas rpm existe o torque máximo. Podemos colocar fatores também como aerodinâmica, relação de cambio, peso, etc.

  • mquadros1

    Misturam carros turbo com aspirados na maioria das cilindradas e ranquearam. Não dá para comparar alhos com bugalhos.

    • Fernando RS

      Pois é. Você pode ter um motor relativamente fraco ou defasado mas adaptando um turbo o torque sobe adoidado.

  • Diggo

    A Fiat está dando aulas de incompetência, tem o ótimo motor 1.4 no mercado, entrou antes de todas, e não colocou um câmbio automático decente nele, por isso vende pouco T-JET.

  • Ubaldir

    Faltou só dizer que o valor de torque máximo, puro e simples, não significa que o desempenho do carro será satisfatório. Mais importante que o valor da grandeza em si, é a observação da curva de torque. Muitas vezes um modelo que conta com motor de torque máximo mais baixo que o disponibiliza em baixas rotações é mais agradável de dirigir que um que só possibilita sua utilização em altas rotações.
    Pra ficar dentro da VW, os motores 1.0 de 4 e 3 cilindros são bom exemplo disso. Apesar de torque maior, o velho motor 8v da fábrica alemã não apresenta a mesma vivacidade do novíssimo 3 cilindros que equipa Fox e Up! (quem já dirigiu o Fox com os dois motores sabe bem disso). Culpa da curva de torque, mais favorável no motor mais moderno.

  • brunopmello

    GOLF GTI é o mais foda pqp!

  • hinotory O

    O cerato tem motor 1.6 e torque de 15.9 mas não está na lista…

  • Luciano Beneval

    Vendo a relação dos 1.0 senti saudade do meu Gol 1.0 16v Turbo… fiquei 3 anos com o golzinho, rodei 112 mil km… vendi em 2003… TORQUE maior que os apresentados na lista…

    Potência Máxima: 112 cv (82 kW) a 5.500 rpm
    Torque Máximo: 15,8 kgfm (155 Nm) de 2.000 a 4.500 rpm

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