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TOP 10: Os menores hatches do Brasil

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Nesta nova lista TOP 10, vamos falar dos menores hatches do Brasil. Geralmente modelos dos segmentos subcompacto e compacto, eles tem um papel importante no mercado nacional, visto que é o tipo de veículo mais vendido, já que os preços em geral são menores.

No entanto, nem todo hatch pequeno é barato e temos alguns exemplos do segmento Premium. Em nossa lista, vamos respeitar a decisão do fabricante em identificar seus produtos de outra forma, no caso a Smart, que chama o pequeno Fortwo de cupê. O Fiat 500 é considerado um “city car” e decidimos incluí-lo na lista por suas características. O Effa M100, apesar dos 3,56 metros, é considerado uma minivan.

Outros modelos são chamados de “compactos esportivos”, mas também de hatch, embora o importador o identifique como um cupê. Nesse caso, o Hyundai Veloster. Assim, de acordo com dados dos fabricantes representados no Brasil, vamos listar os 10 menores hatches do Brasil:

1) JAC J2 – 3,535 metros
2) Fiat 500 – 3,546
3) Chery QQ – 3,550
4) Kia Picanto – 3,595
5) Chery S18 – 3,601
6) Fiat Mille – 3,693
7) Chery Face – 3,700
8) MINI Cooper – 3,729
9) Lifan 320 – 3,745
10) Fiat Uno – 3,770

Galeria de fotos dos 10 menores hatches do Brasil:





  • anderson_sp

    Effa M100 como minivan é sacanagem, mal se consegue passar como carro, vi um igual da foto parado debaixo de uma árvore provavelmente já "encostado".

    • msbiel13

      ih rapa , tem um aqui perto daonde eu moro que ainda é usado para taxi , não sei como cabem 5 pessoas mais a mala naquele carro , e aquelas rodas , meu Deus , que coisa pequena , #medo kkkkkkkkkkk

      • Edson Roberto

        Malas de fato realmente são dificeis, mas em relação a pessoas… eu te digo que ele entrega muito espaço. Pois ele lembra mesmo em relação ao projeto e design, kei cars. Claro que não há robustez, mas ao menos ele é bem espaçoso por dentro.

    • Rox_

      É o pior carro, definitivamente, já vendido por aqui.

      • Pedro_Rocha

        Nessa década, pode ser. Mas já tivemos coisas muito bizarras por aqui em Banânia, como o Dodge 1800 que dava um "coice" no ar quando freava.

    • Leandro1978

      A Quatro Rodas chegou a interromper um teste de longa duração, tamanha insegurança e falta de preparo da rede. O pessoal reclama de carro nacional (com razão), mas tem coisa pior…

  • dudupruvinelli

    70% da lista é bateu, morreu…

    • Viníciusk

      Pior. Mas sabe de uma coisa, eu gostaria muito de ver o desempenho do QQ e do Face em um crash test. O Face australiano (que por lá tem outro nome) recebeu 3 estrelas no ANCAP. Será que o daqui ficaria na mesma situação?

      Minha curiosidade é devido ao fato da Chery já ter se pronunciado a respeito do Latin Ncap, dizendo que gostaria de patrocinar um teste para desmistificar o conceito de que carros chineses são inseguros.

    • rogerrosato

      O interessante é que só há extremos. Ou são referência em segurança em seus segmentos, como o 500 e o Cooper, ou são totais fracassos, como o Uno/Mille e o QQ.

      • superxman2k

        Você esta redondamente enganado.
        Pelo lado comercial, já foram fabricados 3,5 milhões de unidades do Uno Mille (de 1983 até 2012) e 1 milhão de unidades do Chery QQ (de 2003 até 2011).

        Na questão da segurança, o Uno Mille e o Chery QQ eram muito-muito mais seguros do que as primeiras gerações do Cinquecento e do Mini.
        A única diferença e que os projetos do Uno Mille e do Chery QQ não foram atualizados com o passar dos anos.

        • Mr. Potato

          Se formos pegar modelos lá de 1900 e bolinha, sem dúvida. Mas a questão de não atualizarem é mais culpa do governo, na minha opinião. "Como???". Pra quem não sabe, a Europa já foi uma zona também. O que fez as coisas mudarem por lá foi ordem, criar padrões e cobrá-los. Normas, legislação, fiscalização, justiça. Em terra de ninguém, montadora nenhuma vai investir sem necessidade. Falam de "respeito pelo consumidor", mas o brasileiro é muito inocente neste ponto. Quem manda é o mercado, e alguém tem que ditar as regras pra que a coisa evolua.

        • rogerrosato

          Primeiramente, disse "fracassos" com referência à segurança, e não ao desempenho comercial dos carros citados.
          Como pode querer comparar o 500 e o Mini antigos, carros de 60 anos atrás, com modelos atuais como o Mille e o QQ?! Tanto o 500 quanto o Mini antigos estavam no mesmo nível de segurança de seus contemporâneos, mas hoje são referência no quesito e é a isto que me referia: carros ATUAIS APENAS.
          Só não digo que é impossível fazer comparação mais descabida, pois acredito no potencial dos que comentam neste blog e não duvido de mais nada.
          E mais, mesmo com as atualizações referidas, tanto o QQ, quanto o Uno e o Mille, são atentados à segurança dos consumidores e isto é inegável.

          • o cinquecento é um ótimo carro, infelizmente no bostil algo que se chame de carro custa pelo menos 40 mil reais, e o 500 nesse caso é o mais barato, pois já vem praticamente completo, além de bonito, sei que já tem seminovos a um pouco mais de 30 mil.

  • kohlsgrün

    Só o 2, 4 e 8 são produtos realmente aceitáveis.
    O resto…

    • Rafael

      Concordo…o resto, Deus me livre.

    • dudupruvinelli

      Tiraste as letras do teu teclado. Poderíamos ter muito mais Fiat 500 nas ruas se ele custasse uns 32k na versão de entrada.

      • gui71

        Dudupruvinelli

        acho que teria muito pedido por esse preço de 32k, ao mesmo tempo, muita demora no prazo de entrega, pois senão me engano o Fiat 500 ele é mexicano certo? Aí tem as cotas, alfandega, tudo pra atrapalhar, então a Fiat propositalmente acredito eu, pede um preço salgado.

        Por 32k ia vender que nem água, eita carrinho bonito bem acabado e completinho, ótimo para casais ou solteiros.

        • PabloBahia

          Era só tornar a produção nacional, simples.

          • dudupruvinelli

            NÃO.

            • rogerrosato

              Se tirassem o ESP, a direção elétrica dual-drive e os freios a disco nas quatro rodas, acho que seria possível vendê-lo a R$32 mil, afinal, mesmo com todos esses equipamentos, já custou R$39.990, mas cotas apertadas fizeram os preços subirem.

              • dudupruvinelli

                Acho que tem a questão do lucro brasil, só.

                • rogerrosato

                  Isso é obvio… mas é provável caparem o carro a fim de torná-lo mais acessível que reduzirem o lucro praticado.

        • Luciana

          Eu tive um sport polonês e só não troquei por outro porque a FIAT não tinha para me vender. O carrinho é sensacional, seguro, silencioso, confortável e econômico, além de ser uma fofura!

      • Leandro1978

        Acho que entra no problema do New Fiesta de R$ 32 mil, por serem vistos como premium ou de nicho, o departamento de marketinga das montadoras acabam vetando. Uma pena.

        • thales_sr

          No caso do 500, tem um ponto a mais, que são as cotas de importação do méxico. Baixar o preço, normalmente significa baixar o lucro por unidade vendida. O que em si não seria um problema caso ela pudesse aumentar a importação. Mas tendo a cota, se ela consegue vender, digamos, 5000 carros tendo 8000 de lucro em cada, não vale a pena trazer os mesmos 5000 carros pra ter lucro unitário de 6000.

          • dudupruvinelli

            Ou seja, culpa da Dilma.

  • leoalmeida81

    Não imaginava que o Uno fosse menor que o A1, que tem 3,95m…

    • PabloBahia

      Pois é, acredite sahuhasuhasuhsahu

  • Paschoalpca

    Pequenas bostinhas Ambulantes

    • rogerrosato

      Realmente… o Mini Cooper e o 500 são umas "bostinhas". Deixe-me retirar à minha garagem, entrar no meu BMW Z4, e apagar a imagem desses carros desprezíveis…
      Ironic mode [ON]

  • fredcdb

    Se é pra comprar uma desgraça, pelo menos que seja a menor…

  • JanssenJ

    Queria uma de entre eixos ou habitáculo, sei lá qual seria o termo exato

    • WillianPg

      Filtra de novo.

  • ¡Mucha Lucha!

    Lifan 320 acho bem legal o visual e não parece ser um carro fraco quanto falam por ai, sempre que vejo por ai todos estão bem bonitos. Por dentro é pobre, mas é a mesma coisa que um gol ou palio da vida.

    • Leandro1978

      Digite o texto aqui![youtube 86WRiqOTf4M http://www.youtube.com/watch?v=86WRiqOTf4M youtube]

    • mgbalbo

      Claro que você acha o visual legal, é a cópia de um mini cooper… Quem não deve achar legal é a Mini.

  • Paulo_Gustavo

    O Mini é um carro ótimo, 500 e Picanto são carros e o resto é lixo!

  • Leandro

    Só tem merda, os que não são ruins de mecânica e segurança são feios de doer ou viadagens sobre rodas.
    O NA já fez algum tópico listando os maiores sedans do país? Essa me interessaria.

    • thales_sr

      Já fez. Só é buscar que acha.

  • Tosca16

    É dos 10 metade são chineses, pelo menos eles entendem que é necessário muitas das vezes esses compactos para nosso trânsito das grandes cidades . A nova geração do QQ e o J2 avaliado pelo NA são carros que sem dúvidas podem fazer sucesso, o J2 se custasse um pouco menos venderia bem mais e é só observar que o mesmo está a frente de muito Uno da vida…

  • zeuslinux

    Eu não entendi porque o Smart não está nessa lista. Pelo preço dele ?!

    • dudupruvinelli

      Acho que o smart é um coupé.

      • zeuslinux

        Agora que eu vi que está no texto, obrigado.

        • Mr. Potato

          Já eu acho que essa história de diferenciar por certos detalhes técnicos é besteira. É o mesmo caso de colocar o Fit como minivan.

  • MichelLopesAL

    Tinha certeza que veria o nome do Ford Ka, afinal, economizaram até no nome…

    • WillianPg

      Ford Ka 3,830

  • pumagtb

    Acho que está faltando modelos nesta lista. Não sei o que é mais inseguro andar de moto ou andar nessas carroças dessa lista e outros que não foram citados, pelo menos uma coisa é certa não pega sol ou chuva mas se houver um acidente será trágico.

  • MatheusAndrade_

    Por isso que eu nn Pago 40.000 em um Picanto 1.0 ou num 500 1.4 45.000 se custassem uns 30.000 td bem mais esse preço dá um preço de uma minivan

    • marcio_cr

      Errado.
      Brasileiro tem a mania de confundir o valor do carro pelo seu tamanho.
      Um carro tem seu valor pelo seu conforto, potencia e acabamento.
      O resto vai de acordo com o perfil.

      Nem todo mundo quer um SUV em sua garagem.

  • Dragoniten

    "Ford Ka é pequeno, Ford Ka é minúsculo."

    Mas tem pelo menos 10 carros menos que ele por aí :P

  • luizcrjr

    cada trocinho feio! só se salva o picanto….

  • xmac

    O J2 é menor que o QQ, nunca ia imaginar… Mas fato que ele é infinitamente mais bem resolvido em design externo / interno do que o feioso QQ atual.

  • Andrex2501

    Cada carrinho pequeno!! Só pra constar, essa porcaria desse Effa M100, quem os compra, de certo não tem nem um pouco de amor com o dinheiro que ganha!! E ele ser considerado Minivan é osso!

  • webmotors

    ENTÃO O NOVO FUSCA É GIGANTE EM VISTA DESTAS BARATINHAS, QUE TEM 4,27 M. ÚNICO QUE SE SALVE É O MINI.



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