Listas Top 10 Mercado

Top 10 – Os nomes (e modelos) mais resistentes do mercado brasileiro

top-10-mais-resistentes-do-mercado-1 Top 10 - Os nomes (e modelos) mais resistentes do mercado brasileiro

O mercado nacional passou a receber uma enxurrada de lançamentos a partir da (re)abertura dos “portos às nações amigas” decretada em 1990.



De lá para cá, o mercado foi abastecido por veículos das mais variadas origens e conhecemos de perto alguns carros que sonhávamos quando éramos crianças ou adolescentes.

Até mesmo algumas marcas de renome internacional começaram a produzir veículos antes apenas importados, alguns até do segmento Premium. Isso aconteceu (e acontece) em todos os segmentos com duas, quatro ou mais rodas.

Temos então nomes muito resistentes em nosso mercado, e alguns deles incluem modelos que não mudam há décadas, ignorando as renovações de estilo e tecnologia do mercado, oferecendo às vezes boa relação custo/benefício. Mas quem são os modelos que estão a mais tempo no mercado brasileiro?

Disto que trata essa nova lista TOP 10. Levamos em consideração o ano de lançamento no mercado dos modelos ainda disponíveis para venda, não importando o início de produção. O nome do produto foi considerado, independente do tipo de carroceria.

Ordenamos por tempo de mercado e não por preço, sempre indo do mais antigo ao mais recente. Os modelos são dos segmentos de automóveis e comerciais leves.

1) Volkswagen Kombi – 62 anos

2) Fiat Fiorino – 34

3) Volkswagen Passat – 32 (a)

4) Volkswagen Gol – 32

5) Volkswagen Parati – 30

6) Volkswagen Saveiro – 30

7) Fiat Uno – 28

8) Volkswagen Voyage – 21 (b)

9) BMW Série 3 – 21

10 Mitsubishi L200 – 20

(a) Descontados os anos de ausência entre 1998 e 1994, quando retornou na quinta geração.
(b) Descontados os anos de ausência entre 1996 e 2005, quando retornou na segunda geração.

Galeria de fotos dos 10 mais resistentes do mercado:

  • wrlopes

    Parati, Fiorino e Kombi são o retrato de nossa indústria automobilística, carros defasados ao extremo nem sequer um face lift decente foi feito para dar mais uma enganada.

    • Lucciani

      E o melhor… Aqui em Natal uma kombi zero custa mais de R$50.000,00… É uma piada, mas os trouxa do brasileiro compra…

      • O_Corsario

        E qual seria a alternativa para o "não-trouxa" comprar?

        • Rods

          Se for uma empresa, melhor pegar Ducato e similares…. Falei Ducato porque não sei o nome dos outros…Antes que me chamem de Fiateiro…

          Se vai pegar $$$ emprestado do governo via BNDES ou afins, compre algo que preste…

          • vperuzzo

            Mas se não for pegar???

            • Rods

              """Se vira"""…. Eu pelo menos, se tivesse filho (um exemplo) não deixaria ele entra numa Kombi escolar….

              Deixaria o seu???????

              Só se for Ducato ou outras…..

              • O_Corsario

                Concordo. E este tipo de postura é que força, aos poucos, a mudança. Mas tbm não gostaria que ele fosse numa van chinesa pouco confiável.

                • Rods

                  Também não…. É fiat, renô…. Qual outra? Ao lado do meu prédio tem 2 escolas… Tem uma Kombi pra 2 fiat e 2 renô…

                • Sias

                  Naquelas caixinhas com rodas é que filho meu não entra. A Kombi, mesmo do jeito que é, é muito mais segura.

          • O_Corsario

            Sim, mas veja o preço da Ducato e similares e veja o preço da Kombi.
            Acho que a Kombi consegue oferecer um "pacote" muito interessante, oferece versatilidade de uso, espaço, cabe nos centros urbanos, e cabe no bolso de muita gente.
            O que acho incrível é que ninguém consegue lançar um rival que ofusque a Kombi! Nos anos 90 a Asia e Kia conseguiram ameaçar, mas com o fim das importações voltou tudo à estaca zero…

            • captor83

              rsrs.
              está incluso no "pacote" o bateu morreu!
              mas sinceramente, não concordo com o preço da Kombi, um carro de mais de 60 anos que quase não mudou com o passar dos anos

              • O_Corsario

                Sim, é cara, mas como vc disse, se a Kombi não mudou, tbm não ganhou nenhum concorrente direto em mais de 60 anos!

            • Granma

              O que acho incrível é que ninguém consegue lançar um rival que ofusque a Kombi! Exatamente isso !!

              • souzabsb

                De fato,ela vende mais de 2000 unidades mês, faça chuva ou sol.

            • Rods

              Concordo com vc… Mas acho que não vale o risco de morte que sua estrutura frágil dá de "brinde" a quem compra…

              • O_Corsario

                Sim, mas vale lembrar que, infelizmente, muitas vezes quem compra não é quem vai andar nela. E daí vale o "no dos outros é refresco"…

        • DCald

          Para a opção de carga… Doblo, Kangoo, Partner…

          tanto é que os correios escolheram o Kangoo na ultima mega-aquisição…

          Para quem quer levar mais carga ainda, tem a opção dos HR e bongo com bau…

          Para levar passageiros, tem as clones da topic versao xing-ling (eu não recomendo) ou entao parte logo para ducato e cia, que, apesar de mais caras, carregam mais passageiros – sim, até os "perueiros" estão percebendo que é melhor que a Kombi – e oferecem muuuuito mais conforto e segurança (vem com freios que param a van, direção sem férias, etc)

          • Eugenissimo

            "Direção sem férias" foi ótimo… rsrs

            Acrescente a tudo isso a maior durabilidade e economia do motor diesel… e até mais desempenho (acostumado a usar serviços de Kombi, fiquei impressionado com o desempenho de um Ducato… mano, que Ferrari! rsrs)

            • Sias

              Meu pai dirige de algumas vezes uma Ducato e ele é só elogios para o desempenho.

              Agora, esta conversa do "bateu, morreu" pra Kombi já cansou tanto quanto a birra de alguns para com a Fiat. O tanto de Kombi que já foi vendida e está rodando e não se veem tantos acidentes assim.

          • O_Corsario

            Sim, mas Doblo, Kangoo e Partner não tem a versatilidade de uma kombi.
            A Kombi aos poucos vai perdendo seu mercado, o que aliás acho bom, mas perde mercado sem um concorrente direto, o que é uma pena.

      • paganeli

        Não tem outra que carrega 12 pessoas e aguenta rodar fora de estrada. Você não tem idéia de como procuro uma alternativa, mas testes após testes….. só dá kombi.

    • duhehe

      Se fosse o mesmo nome mas outro carro.

      Mas os projetos iniciais continuam em circulação convivendo com substituto moderno.

  • Euzi0

    Temos BMW no Top10 de alguma coisa !!!

  • afonso200

    kombi, que aberração, ja sai do mercaod americano uns 5 anos depois que lançaram, naquela epoca dos hippies, acho que era anos 60

    • Castle_Bravo

      Mas não por vontade do mercado, mas sim por influência estatal.

      Se tiveres paciência ou interesse:

      http://en.wikipedia.org/wiki/Chicken_tax#Diplomac

    • Porque considerar uma "aberração"? Apesar do projeto antigo e da falta de segurança, não existe outro carro no mercado nacional que bata a Kombi. Baixo custo de manutenção, de facil manutenção, um carro robusto, um carro grande o suficiente para levar tralha e pequeno o suficiente para enfrentar o transito urbano, não precisa de carteira C, D, E para dirigir a Kombi, tração traseira… Querendo ou não a Kombi é a melhor escolha para muita gente, a velha guerreira só começou a perder espaço com os "caminhõezinhos" chineses, mesmo assim, ainda existem serviços e situações que só a Kombi encara…

      Antes de qualquer coisa, eu também não gosto de seu projeto antigo, de sua falta de segurança… Mas também não podemos negar que a Kombi é um ótimo carro…

      • Eugenissimo

        A propósito, a Kombi não precisaVA de carteira C, D, E… quando ainda transportava 8 passageiros. Agora que leva 12, inviabilizou o uso pessoal para muita gente (pequenos comerciantes que tinham Kombi para transportar suas mercadorias e levar a família para o almoço de domingo na casa da sogra…).

        O espaço da Kombi diminui mesmo foi com a chegada dos coreanos (Besta e Topic nos anos 90, Hyundai HR e Kia Bongo nos dias de hoje). Mas custo-benefício de um carro comercial não é só o valor de compra, é necessário levar em conta a capacidade de carga, economia de combustível, durabilidade mecânica…

        • Sias

          A Kombi tem nas duas versões, com 9 e 12 passageiros, portanto ainda é possível dirigir com CNH B.

          Quem tem escolar das antigas Besta e Topic está num mato sem cachorro (e falo por que trabalho no meio): a manutenção é precária e na hora de vender eles estão demorando demais, ninguém quer um carro super rodado e de manutenção difícil.

        • expresso222

          Eugenissimo, isto é verdade. Só com a Besta, Topic, Towner e similares nos anos 90 foi que a Kombi perdeu vendas e só por isto também que ela sofreu várias mudanças funcionais, trocando as portas e janelas por outras mais modernas, recebendo injeção eletrônica e outras melhorias internas. E também foi nesta época que apareceu a versão Carat que até ar-condicionado (instalado em concessionária) tinha!

      • O_Corsario

        Assino embaixo, é isso que venho tentando dizer!

  • marcfreitaz

    Continuo achando que a Kombi ainda vai sobreviver por anos… Mesmo com a história do ABS 2AB

    • Herumor_

      não sei quem morre primeiro… Niemeyer ou a Kombi… mas garanto uma coisa, os dois vao morrer depois de nos…

      • radiobrasilcombr

        Niemeyer tá internado com uma forte gripe!

        • ubiratamuniz

          Mas os médicos já disseram que ele tá fora de perigo…

          igual a Kombi.

          • radiobrasilcombr

            Torço pela saúde de Niemeyer… Orgulho nacional.
            Já a Kombi – Vergonha nacional.

            • A2R4T6

              Os dois fazem parte da construção de Brasílias… :x

            • Pedro_Rocha

              Ambos envergonham o Brasil por terem projetos retrógrados: a Kombi com seu projeto cinquentenário e Niemeyer com seu projeto político igualmente cinquentenário em Cuba, com suas mais de 17.000 execuções de prisioneiros confirmadas.

              • Tripa-Seca

                Niemeyer é carrasco, soldado cubano ou ditador da Ilha? Fiquei com dúvida agora…

                • Pedro_Rocha

                  Quem apoia o castro-comunismo é cúmplice dos crimes dos Castro e de Che Guevara.

                  • Eugenissimo

                    Curiosidade: em que fonte vc encontrou a confirmação dos 17.000 prisioneiros? Sempre procurei provas sobre isso, mas só encontrei as execuções dos apoiadores de Fulgencio Batista. NUnca vi nada parecido como um "Crimes de Maio de 2006" sendo noticiado em Cuba… (eu prefiro pesquisar antes de julgar, e mesmo pesquisando não encontrei nada…)

                  • Tripa-Seca

                    E quem apóia o capitalismo tem a mãos sujas do sangue de 150 mil japoneses durante a segunda guerra?

                    • Pedro_Rocha

                      Não, porque o conceito de capitalismo é muito vago e serve tão somente como saco de pancada em discurso esquerdista. Por não ditar modelo político (é utilizado tanto em monarquias como na China comunista atual), não pode ser culpado pelo erro de Hiroito em atacar os EUA nem dos presidentes norte-americanos, ainda mais quando a situação é de guerra, onde entra a "lei moral" de Sun Tzu, por exemplo.

                      Entretanto, o sistema socialista, por ter entre suas premissas o conceito darwinista de evolução, tem como base a supressão dos "não-adaptados", chamados de "vermes" por Fidel Castro. Tanto que não existe sistema socialista sem pena de morte.

  • Guerra

    Dos 10 carros citados, 6 são VW.

    Mais uma prova de como a VW ainda se agarra no conservadorismo para vender carros no Brasil. Usa a fama de outrora para continuar emplacando os mesmos carros… Alguns (Kombi) nem mesmo respiram alguma inovação, por menor que seja.

    • Leandro1978

      Se você olhar para modelos como Kombi e Parati, você terá razão. Mas se olhar para Gol, Voyage e Passat, verá que apenas os nomes foram mantidos. Pois são modelos que foram renovados. Mesmo na Europa, Polo, Golf, o próprio Passat, são nomes que já estão no mercado desde a década de 1970. Manter o nome não é problema, afinal, alguns já são consagrados pelo mercado. O problema ocorre quando o nome é mantido por não haver renovação, como é o caso da Kombi e da Parati.

      • Guerra

        Onde eu disse que manter os nomes é um problema?

        • Leandro1978

          A forma como você expõe o seu pensamento dá a impressão de que todos os carros dela são os mesmos, mas isso ocorre com a Kombi e a Parati. Os demais são outros modelos com os mesmos nomes.

          • Guerra

            Não vejo onde.

            O que eu disse é a VW usa os mesmos nomes a décadas como arma para agarrar o consumidor mais conservador.

            Simples assim!

            • Tripa-Seca

              Então perde para a Toyota e o Corolla!

              • Guerra

                Agora descambou de vez….

              • Paulo_Aralde

                Honda Civic, Toyota Corolla, Mitsubishi Lancer, Nissan Skyline, Opel Corsa, Ford Fiesta, BMW 3 series, Mercedez-Benz E-Klass, VW Polo, VW Golf, VW Gol, VW Parati, VW Voyage, VW Kombi, VW Passat, VW Scirocco, Seat Ibiza, Porsche 911, Chevrolet Suburban, Ford Falcon, Holden Commodore, Chevrolet Camaro, Ford Mustang, Pontiac GTO, Dodge Charger, Chevrolet Impala, Land Rover Range Rover, Chevrolet Caprice, Toyota Land Cruiser, Chevrolet Corvette, Ford Crown Victoria… A lista de carros que mantêm o nome há MUITO tempo é grande…

            • Leandro1978

              A BMW não faz o mesmo com seus Série 3, 5 e 7?

              • Guerra

                Vamos encerrar por aqui vai… já estão viajando muito…

                • Tripa-Seca

                  Responder que é bom, nada, não é? falta de argumentos?

                  • Guerra

                    Falta de argumentos não. É falta de saco mesmo de ficar aqui tendo de responder esses questionamentos toscos ,dos supostos "entendidos" , dos "Drs." de plantão.

                    Pessoal vem aqui postar um comentário simples pra se distrair e interagir com o site e fica tendo de aguentar os chatos que ficam o dia todo dando pitaco nos comentários de todo mundo.

                    Quanto a BMW, desculpe mas falar de tradição de BMW em relação aos carros citados na matéria (gol, saveiro, kombi, parati) é forçar demais. E Corolla??? Filhote, quantos anos de mercado brasileiro tem o Corolla??? 10? Eu não sei ao certo, mas não deve ser muito mais que isso. Em outros paises é outra coisa, são outros 500, mercados mais maduros com outra abordagem. A matéria fala de Brasil, difícil assim??? Tudo isso porque citei que a VW gosta de manter os nomes dos carros por um conservadorismo que os consumidores dela gostam??? Precisa mesmo de tudo isso pra cada comentário simples desses???

                    Ta loko… a diversão vai por água abaixo…

                    • Tripa-Seca

                      Desculpa, quem comparou tradição da BMW com outra empresa? O que se falou foi sobre o uso de nomes. BMW tem modelos escritos em hieróglifos? Números Romanos? Grego? Russo? Ideograma? É indo-arábico? Então é como Peugeot, Fiat, VW, Ford, Lada, Tata….

                    • Guerra

                      Devem escrever na lingua dos chatos, por isso os "entendidos" de plantão…

                • Leandro1978

                  Olha só como você tem dois pesos e duas medidas: O Série 3 existe desde 1975, o 5 vem desde 1972 e o 7 desde 1977. Agora da BMW você não fala nada. Da VW você vem falar que vive do passado. Por que? Porque tem carro com nome Passat, com nome Golf, com nome Polo? Qual a diferença entre elas? Se a BMW foi evoluido seus modelos, o mesmo o fez a VW, pelo menos no mercado externo. E o que dizer da Opel, que manteve o nome Kadett dos anos 1930 a os 1990? Cara, tudo bem gostar de uma marca ou outra, mas seja coerente nos seus comentários.

                  • Guerra

                    Cara vc's precisam ler melhor os comentários. Onde eu disse que a VW vive do passado???

                    Quem tem paixões aqui não sou eu. Eu mal comento aqui no site. Comentei a matéria por achar interessante e ter 6 VW na lista. Só isso. Eu não entendo pq as pessoas se doem tanto com os comentários. Pra fazer um simples comentário agora vou ter de estudar a história de todos os automóveis do mundo? Vou ter de pedir pra um professor analisar meu texto como se fosse um TCC??? Isso aqui é diversão, é opinião distração. A matéria fala dos carros do Brasil, ai vem vc's com carros alemães, outros com carros americanos e de diversas partes do mundo como fez um doido ali em cima… E pior que eu não fiz nenhuma afirmação, só citei o fato da VW ser conservadora com os nomes. E olha o que isso gerou… mais de 30 comentários.

                    Pessoal aqui reclama 24hs (preços, qualidade, etc) e quando não tem do que reclamar, pega no pé de alguém.

                    • Leandro1978

                      "a VW ainda se agarra no conservadorismo para vender carros no Brasil. Usa a fama de outrora para continuar emplacando os mesmos carros".

                      Cara, no meu primeiro comentário, eu só falei que aquilo que você disse anteriormente, valia mais para Parati e Kombi, mas que os demais modelos mudaram, mantendo o nome. Só isso. Quem começou a reclamar, fazer tempestade em copo d'água, foi você. Agora, se você não gosta que comentem seus posts, não o faça, pois aqui é um espaço que o NA abriu para fazermos comentários que estão sujeitos à réplicas, tréplicas, etc. Ninguém está pegando no seu pé, nada. Apenas você, nos seus comentários, que está fazendo tudo isso. Se não gosta que comentem seus posts, não comente. Quanto aos mais de 30 comentários, pelo menos metade é você mesmo que gerou em suas réplicas e tréplicas. Os demais são sobre a plataforma que o Gol usa, não se referindo ao que você cita inicialmente. Torno a repetir, se não gosta que comentem seus posts, não os faça.

                    • Guerra

                      Ahhh desculpe, mas se depois de tudo isso vc ainda não entendeu o comentário, não vou mais perder meu tempo.

                      Em tempo o espaço é livre e vou comentar sim quando eu quiser. Vc's que deveriam se preocupar mais com vc's mesmos do que com o que os outros pensam. O que vou fazer a partir de agora é deixar de responder os espertalhões.

                      E torno a repetir, se vc não tem coisa melhor a fazer, ao menos respeite a a opinião dos outros.

                    • Leandro1978

                      Olha só como você está distorcendo as coisas. Eu entendi, sim o seu comentário. Agora, eu não posso comentar as suas ideias? Eu falei para você não fazer comentários? Eu falei que, se você faz algum comentário, está sujeito a réplicas. Só isso. Não que não o faça. Onde eu desrespeitei a sua opinião? Apenas comentei o que você falou. Se tem alguém que está desrespeitando alguém aqui, é você, meu caro. Não venha com essa não. Até agora o que você fez foi desviar do assunto. Se alguém faltou com o respeito, foi você em seus comentários anteriores. Aliás, se sente tão desrespeitado assim, relate o ocorrido à moderação.

                    • Guerra

                      Olha cara desculpe, mas não vou mais perder meu tempo com vc. Tenho muito mais o que fazer.

                      Se vc gosta de ficar aqui o dia todo matando seu tempo, problema seu. Eu acho que já comentei mais nessas réplicas com vc's do que em todos os anos que acompanho o site. Fique a vontade. Eu tentei explicar, tentei fazer entender, mas ta difícil.

          • _Tango_Down_

            Quem disse que os demais são outros modelos com o mesmo nome?
            Tirando a posição do motor que agora é transversal, o Gol G5 é o mesmo carro dos anos 80 sim! http://www.ppmotors.com.br/discussoes/1443-qual-v

            • Tripa-Seca

              Amigo, se você acha que o Gol G5 é o mesmo carro que o Gol BX de 81, lamento: Você não sabe dirigir ou não tem opinião própria..
              Ou está brincando e eu perdi o espírito da ironia…Nesse caso, desculpa…

              • _Tango_Down_

                Bom, vou acreditar que você não viu o link ou apenas ignorou o que viu.
                Vou repetir com letras garrafais para ver se agora você presta um pouco mais de atenção:
                "A PLATAFORMA DE GOL G5 É UMA GAMBIARRA FEIA, ONDE A METADE DIANTEIRA ATÉ O BANCO DO MOTORISTA É BASEADA NA PLATAFORMA PQ-24 DE POLO E FOX, COM ELEMENTOS DA PQ-25 PARA BARATEAR CUSTOS. JÁ A PARTE TRASEIRA É A MESMA PLATAFORMA JÁ USADA EM GOL G2, G3, E G4, QUE POR SINAL É A MESMA PLATAFORMA DO GOL DE 1980, MAS COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES EM RELAÇÃO A POSIÇÃO DO ESTEPE E TANQUE DE COMBUSTÍVEL." http://www.ppmotors.com.br/discussoes/1443-qual-v

                • Tripa-Seca

                  Amigo, faço minha opinião baseado no que leio e ouço, não tenho medo de mudar de opinião, mas até ter um argumento condizente, sigo a minha, não deixando se influenciar por qualquer blog de fundo de quintal.
                  Quem fala que usa a seção de um carro e a seção frontal de outro, simplesmente não sabe o que é plataforma. E se acredita em tudo que lê sem questionar, não tem personalidade…
                  Aliás, se o tema é suspensão, porque não olharam o carro por baixo? Pertinente, não? Ah, mas aí viria o espanto: "É igual ao Gol BX! Meu Deus!"….A torcida pularia de alegria..Mas erguendo o Fox: "Nossa, é igual do Fox também". Bravo? "É, parece também". Corolla? "Putz, ele também é baseado em eixo de torção?"..
                  Há inúmeros modelos com "suspensão de G4". Mas é mais fácil sair repetindo por aí que nem papagaio que leu em algum blog "sério" (Sério é o NA amigo. O resto é brincadeira de entusiasta, sem tirar seus méritos) que o carro é o mesmo, e usar esse blog como prova "incontestável" de que é o mesmo carro…

                  • rafthehay

                    Até entendo que alguém reclame que a seção traseira possua elementos em comum com o Gol G4. Pelo que me lembro, as torres de suspensão em ambos são um pouco intrusivas. Foi adotada a mesma disposição no Gol G5 por questões de resistência. Agora, só por causa disso dizer que é tudo uma gambiarra é tal é loucura.

                    Aliás, no próprio argumento rolam algumas coisas tipo "PQ24 na frente com elementos da PQ25 pra cortar custos". Se bem me lembro, também, os pontos de ancoragem da suspensão dianteira e o setor de direção foram tirados do SEAT Ibiza. E se isso é a parte "PQ25", queria saber porque que usar elementos estruturais de um projeto mais novo é uma gambiarra de corte de custos.

                    Um carro é muito mais do que o desenho de onde ele partiu. Olhe o Crown Victoria, projeto longevo que passou por tantas evoluções que no final de sua vida tinha ótimo resultado em testes de impacto e um desempenho em skidpads melhor que muitos concorrentes mais modernos. Essa conversa de "plataforma" realmente vai longe.

                    • Eugenissimo

                      Não é por nada, não, mas eu sempre quis entender uma coisa que é um mistério para mim: se a plataforma do Gol G5 é a mesma do Fox e Polo, por que razão o Voyage (Gol G5 sedã) recebeu aquele remendo na traseira para criar o porta-malas, ao invés de adotar a plataforma – ou piso, ou seja o que for – do Polo Sedan?

                      Será que a suspensão traseira do Polo e Fox era tão ruim assim para ser cortada fora no projeto de Gol e Voyage?

                      No caso da Saveiro, o eixo traseiro veio do Golf – e isso é visível na maior largura da traseira em relação à dianteira. Por que não teve a mesma mecânica traseira do Gol, que é defendida como sendo "mais resistente"?

                    • rafthehay

                      O Voyage é produzido na mesma linha de produção do Gol, talvez por motivos projetuais seja mais barato desenvolver uma extensão da carroceria aproveitando a estrutura de suspensão do Gol do que adaptar pontos de ancoragem, soldas e tudo mais à carroceria nova.

                      Quanto à questão da "resistência", isso é texto de press release, não serei eu a julgar tal aspecto até pela falta de recursos. Entretanto, imagino que por ser um veículo de trabalho, e talvez por toda a adaptação oriunda do desenvolvimento da nova carroceria da pick-up o uso do eixo traseiro do Golf pode ter sido mais apropriado.

                      Todas essas peças, pontos de ancoragem, sistemas de suspensão e tudo mais não são meros itens jogados numa prateleira, mesmo para o mais simples do projeto são muitas horas de engenharia para deixar tudo coerente e funcional – seja num Agile ou num LFA.

                    • Sias

                      Deve ser pelo mesmo motivo que a Hogar não tem a suspensão do 207, que a Courier não tem a do Fiesta…não é para carga.

                    • Leandro1978

                      A Ford Pampa tinha suspensão traseira por eixo rígido com feixe de molas, bem diferente da utilizada por Corcel, Del Rey e Belina…

                    • Eugenissimo

                      A questão é: a Saveiro antiga, até a G4, tinha suspensão de qual carro? E por que não foi mantida na G5, se a do Gol foi?

                    • Tripa-Seca

                      Curioso é que a suspensão traseira do Eco 4×4 é da Ranger Americana, se não me engano. É certo falar que Eco e Ranger são o mesmo carro?
                      E o Gol tem suspensão dianteira do Audi A1. É certo falar que o Gol e o Audi A1 são o mesmo carro?
                      Ilustrações da precariedade desse raciocínio..

                  • Leandro1978

                    Realmente é incrível como alguns procura pelo em ovo. O cara faz uma "matéria" (se é que podemos levar aquilo em conta) claramente errônea, se baseando no assoalho do porta-malas e falando que metade do carro utiliza uma plataforma de um modelo e outra metade de outro. Tudo isso baseado em uma foto que mostra apenas o assoalho do porta-malas? Sério, dá para tirar toda essa conclusão vendo o assoalho do porta-malas? Por que se pode, eu parei aqui, porque não consigo ver tudo o que ele falou olhando apenas o assoalho do porta-malas. Realmente um cara desse entende de carro? De onde ele tirou tudo isso? Realmente o nível vai cada vez piorando…

                    • Sias

                      Por isso já disse por aqui: metade do pessoal sequer sabe o que é uma plataforma, e bem mais da metade só sabe de carro pelo que leu na internet.

            • rafthehay

              Nunca teve nenhum segredo que o conjunto de suspensão traseiro do Gol G5 é o mesmo do G4, mas quando alguém "descobriu" isso na internet fez um baita alarde dizendo que o carro é todo igual. Ou seja, apesar de ele compartilhar a seção dianteira com o novíssimo Ibiza, de ter a seção central baseada na plataforma PQ24 e conjunto motriz totalmente novo, nããão, ele é "o mesmo dos anos 80".

              Lembrando que ele e o Palio tiveram bons resultados nos crash-tests da Latin NCAP, considerando o segmento que estão e, obviamente, a oferta de airbags nos dois modelos.

              • Eugenissimo

                Nossa, você leu o texto do link postado pelo colega acima? Sugiro que leia… pois muita gente tem as mesmas desconfianças.

          • DCald

            nao esqueça do Gol g4 com plataforma dos anos 70!

            Mas acho que a lista ficou mal feita… misturou alhos com bugalhos…

            uma coisa é manter o nome, outra coisa é manter o projeto!

            Nesse caso, Passat, Serie 3, L200 (e até mesmo uno – o novo, gol – o g5, saveiro e voyage) mostram a força do nome de forma até positiva pq os produtos evoluiram…

            mas casos como Kombi, parati, fiorino, uno (mille) e cia… são verdadeiras vergonhas que só mostram como brasileiro não é exigente e compra por "nome" sem pensar…

            • Paulo_Aralde

              Mas a idéia era falar dos nomes resistentes. E isso a lista fez.

      • jersaosp

        se vc falar do gol g5 neh, pq o mesmo gol da década de 80 com motor transversal ela continua fazendo com o g4! Realmente manter o nome não tem problema algum, o duro é manter uma geração retocada pra lá de velha com uma nova…

  • Felizmente dessa lista, apenas dois são dinossauros.
    Manter nomes não incomoda.
    Manter produtos defasados incomoda eheh.

    • Herumor_

      acho que só tem 2 ai que não sao defasados viu, só o nome foi mantido…

    • Acelerando

      Pois é, faltaram o Civic, Corolla, Camaro, Mustang, …

      • PauloECosta

        Civic já tá com 40 anos, Corolla 46. Mustang com 48, Impala 53, Camaro 45 e Corvette 59! Mais algum?

    • radiobrasilcombr

      E aquela fabricante da gravatinha dourada que lança "nome" novo pra uma projeto defasado como do Corsa dos anos 90 numa casca nova (Agile)? O que é pior?

    • 3ic

      falta a tucson

  • RafaSprenger

    mais de 6 décadas em um carro sem nenhuma inovação é sacanagem em, isso mostra o quão imaturo ainda é o consumidor brasileiro, espero ainda nesta vida poder olhar para a rua e sentir orgulho dos nossos carros…

    • X11auto

      O problema é que ninguém nunca ousou oferecer nada equivalente inclusive no preço, o principal fator, só agora recentemente você encontra carros asiáticos ou chineses, com preços interessantes, foi isto que fez da Kombi, ser o que é até hoje!
      Lembro que na Quatro Rodas de 1974 se não me engano, apareceu a foto de um furgão que a Ford pretendia lançar, mas não lançou, e na minha opinião se tivesse lançado, creio que hoje se a Kombi existisse ainda, não seria com essa cara que conhecemos!
      Ou seja, time que esta ganhando, não se mexe! Agora ta hora da VW se mexer!

      • Paulo_Aralde

        A Ford errou em apenas 35 anos pra trazer aquela van, que era a Ford Transit…

  • André Luiz

    Tirando o Passat, BMW Série 3 e L200, é uma vergonha a lista.

  • versa72

    Só uma coisa, o Voyage voltou em 2008 e não 2005

    • evtdesign

      E o Passat se ausentou de 1989 à 1994., não de 1998 à 1994(???) como também diz a matéria.

  • Guri_do_RS

    Ahhh tááá, resistência no sentido de estar há muito tempo no mercado, não no sentindo de construção… Triste… :(

  • Cássio Luis

    Kombi já vem com Placa Preta de Série

    Sr.ª Kombi descanse em Paz, pois venho através deste convidar para funeral que Ocorrera em 2014

    • CyborgPilot

      "Kombi já vem com Placa Preta de Série " KKKKKKKKKKKKKKKK
      E tem mais, quem compra Kombi deveria pagar seguro DPVAT mais caro, pois tem segurança zero pra condutor e pedestre também no caso de atropelamento devido ao projeto ter sido desenhado durante a segunda guerra mundial.

      • Sias

        Se a Kombi tem segurança 0, o que sobra para aquelas tralhas do tipo da Towner que ainda vendem hoje.

    • radiobrasilcombr

      Descanse o caramba… que vá pro quinto do infernos… :)

    • JonathanAbud

      Não morrerá em 2014. Virá com bola de encher de série (airbag) e frei de burro (abs)…

      • DCald

        verdade, a kombi já tem sistema de freio anti blocante (vc pisa com tudo e as rodas não travam nunca! huahauhau) só falta colocar a bexiga e um pedalzinho para encher em caso de acidente… hahaha…

        • Sias

          Daniel, já dirigiu uma Kombi?

          Se tu não souber usar o freio ela trava…e muito. Aprendi a dirigir em uma, sei bem como é.

  • BlueGopher

    Como curiosidade, o mais antigo nome de carro ainda em produção é o do Chevrolet Suburban, cuja produção se iniciou em 1933 (o nome está com 79 anos de idade).

    • Herumor_

      mas em 1933 a kombi que fazia o frete das peças dele… (há zuei memo!)

  • TTropicthunder

    Com 50 mil vc compra um Passat inteiro… o problema é manter o carro… Gostei da materia…

  • caiobrandao

    Me diga alguem que em sã Consciência compra uma parati hoje em dia? Isso é ridiculo, a Kombi então nem se fala, carro de brinquedo, nem sei se isso pode ser considerado um automóvel.

    • Herumor_

      pra carrega a barraca da feira a kombi ainda eh bem usada… já a parati…

    • evtdesign

      A Kombi ainda se justifica pela utilidade e preço (sozinha nesta faixa). Agora a Parati… realmente!

    • JonathanAbud

      Taxistas da velha guarda que acham que sabem alguma coisa de carro porque passam o dia dirigindo (mas que nem dirigir sabem, vide o estado da maioria dos taxis quando vão ser trocados, pelo aqui em Fortaleza é assim)…

  • Lord Krauser

    Uma coisa que eu soube há pouco tempo: A Fiorino tem air-bag:

    <img src=http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_216693494_6609.jpg>

    será que ela vive por mais 10 ou 15 anos ???

    • zemarreta

      Essa é nova!! Conseguiram atochar airbag na plataforma do Mille??!!

      • DCald

        colocar airbag no volante é facil… dificil é fazer ele ser eficiente…

      • Eugenissimo

        A Fiat já tinha feito Fiorino com air bag por encomenda para a White Martins, usando o painel do Palio.

    • mho

      No manual do meu Mille 2006 tem a referência, mas obviamente o meu não tem.
      E essa Fiorino foi feita para exportação mas pode ter uma ou outra rodando por aqui com este volante.

      • Paulo_Aralde

        Mas o Uno teve air bag já. Mas dizem que os únicos só foram vendidos no Acre rs. Brincadeiras à parte, parece que o projeto do Mille previa sim o AB1…

    • Lord Krauser

      No link fala q tem air bag DUPLO !!!!

      WTF ?????
      http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-235772541-fi

  • landocar

    lista de longevidade pelo modelo? q coisinha furada… tem carros ai q são razoavelmente atualizados e dividindo lista com a forma de pão com rodas. leva a mal nao, mas lista fail.

  • Mak73

    Para mim a Kombi e Fiorino não mudam porque o povo aceita e compra calado e quem compra esses carros é 100% para trabalho é como dizem…É para trabalha mesmo!não precisa de conforto e luxo.
    E quando ficam velhos e começa a dar manutenção vai lá e compra outro e assim segue a fila.

  • MeyerCafe

    Lá na fazenda tem uma kombi com 30 anos de uso em estrada de chão batido, tá firme e forte. até corda no lugar de correia já foi usada.
    melhor que ela, pros cantões do brasil, só a bandeirante.

    • Eugenissimo

      "Até corda no lugar de correia já foi usada".
      Funciona com Marea também?

      hauahauahuaauhau!

  • zemarreta

    É isso que o governo quer. Carros velhos e bem defasados. A única coisa que importa para eles é ser 100% Brasil-sil-sil!!

  • Adriano_Silva

    Finalmente a Kombi fica em primeiro lugar em um TOP 10 rsrsrsrsrsrs.

  • JonathanAbud

    NA, façam uma matéria com os 10 carros que passaram mais tempo sem mudanças (sem ser as tosqueiras de mudar cor de farol ou lista de equipamentos…), vai ser bem interessante…

  • O_Corsario

    Em alguns casos só manteve mesmo o nome, o que não acho um problema desde que se mantenha o "conceito" do carro, caso do Gol ou mesmo do Uno / Mille, ambos claramente evoluções de seus carros anteriores.

  • blackSagaris

    mas o passat so manteve o nome, o carro era um fastback e virou sedan. Um nao tem nada a ver com outro

    • DCald

      o passat sedan era chamado de Santana por aqui… assim como a passat variant era chamada de Quantum…

      • Sias

        Muitos ainda não se deram conta disto.

  • andrehelena

    Todos falam mal da Kombi, Parati, Gol, Fiat etc, mas ninguém leva em consideração o que aguenta realmente o tranco quando colocado nas estradas brasileira na qual não existe pavimentação de 1º mundo igual ao que acontece nos outros continentes, por isso que ficamos a merce disto, então não reclamem do projeto KOMBI ou algum outro projeto de carro no qual é defasado, reclame das situação nas quais nós brasileiros colocamos nossos veículos.

  • KARIOCADAGEMA

    essa KOMBI é o que ha de mais execrável em termos de carro. Não tem uma 5ª marcha , não tem DH, o isolamento do teto é LATA PURA , a forração das portas é de PAPELÃO , e tem aqueles QUEBRA VENTO . Precisa dizer mais ?? e ainda custa 48 K . pode ?? so otario compra !!

  • Jason V.

    Eu analiso da seguinte maneira:

    A Kombi, bem como a Fiorino são carros de trabalho, de carga, pra puxar peças, puxar comida, etc.. e não carros para serem usados confortávelmente, ou pra passeio. Desse modo, eles estarão sujeitos a lugares em más condições, a motoristas violentos (que andam sem cuidado, pulam lombadas, etc), e, para empresas, compensa que esse veículo seja o mais barato possível, pra que o prejuízo também não seja muito alto.

    Nessa lógica, não compensa comprar um carro todo atualizado, pra levar "porrada".

    Como vemos, repartições públicas, polícia, etc, são fãs desses carros defasados. A PM e alguns órgãos públicos são os poucos que ainda mantem a velha Parati G4 ainda viva. Alguns frotistas, sustentam a vida do MilleSauro também, junto com algumas pessoas.

    O X da questão é que esses carros são antigos, sim. Tanto como o Lada Laika ainda é produzido na Rússia, por exemplo (de acordo com um artigo que eu li na 4 rodas deste mês), e nem por isso a Rússia é considerada atrasada em termos de indústria. Ou é?

  • Mg2009M

    A Parati poderia continuar sendo vendida por muito anos mais, afinal o Gol G4 tinha air-bagd duplo, só perdeu quando veio o G5 . . .

    E daqui a pouco o Fiesta entra na lista tbm, já tem 18 anos . . .

  • rafasevero707

    os dinos ainda imperam…..
    kombi 1950-
    fiorino 1976-
    passat 1973-
    gol 1980-
    parati 1982-
    saveiro 1982-
    uno ou mille 1984-
    voyage 1981-
    bmw serie 1 1990
    mitsubishi l200 1992
    faltou
    corsa 1994-emprega sua carroceria no agile e montana
    ka 1996-
    fiesta 1996-
    palio 1996-
    golf 1997-
    clio e 207 1998-
    zafira 2000-
    meriva 2002-
    tudo são desses anos, mais ainda são fabricados pra trouxas comprar,se continuar a kombi,nunca vai se aposentar e os outros nunca vão receber plataformas modernas com motores modernos….

  • Roberto Varella

    Tenho uma parati 2007 trackefield. Meu trajeto é repleto de curvas acentuadas, subidas íngremes e muito quebra molas. Para dar conta, meu carro possui ótimo desempenho em subidas, estabilidade em curvas, apesar de ser alto e nos quebra molas paro pouco, dependendo da altura, por estar equipada com amortecedores COFAPE muito resistentes alem de ser tri combustível: álcool, gasolina e gás sendo o que mais uso, não baixando o rendimento na velocidade e subidas. Trabalho na estrada geral do Rio Vermelho em Florianópolis, meu trajeto para o trabalho é pela Lagoa da conceição quem conhece sabe as condições do meu trajeto, minha residência é em São José. Quero passala a diante, mas não encontro carro a altura. Eu recomendo… rc17mw@gmail.com

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend