Hatches Listas Top 10 Mercado Sedãs

TOP 10: Os populares mais potentes do Brasil

TOP 10: Os populares mais potentes do Brasil

Quais são os carros populares mais potentes do Brasil? Neste novo TOP 10, vamos relacionar os 10 populares mais potentes do país. Como sempre, vamos aos pormenores de nossa classificação.


Para criar nossa lista TOP 10 com os mais potentes entre os populares, tomamos por base apenas os modelos com motor 1.0, pois acima disso já entram modelos com motor maior, deixando assim de serem tão populares.

O termo popular se referiu inicialmente aos modelos com motor 1.0 e preço barato, mas hoje essa realidade é bem diferente, já que as vendas da categoria estão em queda em relação às versões com motor acima de 1.3 litros.

TOP 10: Os populares mais potentes do Brasil

Além disso, fizemos duas relações. Uma com potência em etanol e outra com gasolina, ambos 100% abastecidos e de acordo com o informado pela montadora.

Na lista, classificamos os modelos de acordo com sua plataforma e preço, não representando necessariamente o mais potente dentro da linha de produtos. Assim, os mais baratos serão os primeiros quando houver empate. Segue então a lista com dos 10 populares mais potentes do Brasil:

Os carros populares mais potentes do Brasil com álcool/etanol

1 – Hyundai HB20 TGDI e HB20S TGDI – 120 cavalos e 17,5 kgfm de torque

A briga entre Chevrolet e Hyundai promete ficar cada vez mais interessante. As duas marcas não só renovaram completamente seus principais modelos, Onix e HB20, mas também trouxeram grandes novidades na motorização.

Falando sobre a nova família do HB20, lançada no Brasil em 16 de setembro, podemos dizer que a atualização no conjunto mecânico colocou o modelo no topo da lista dos mais potentes. Saiu o antigo 1.6 aspirado de 128 cv e entrou o novo 1.0 turbo de três cilindros, com 120 cv e 17,5 kgfm de torque.

Esse novo motor vem com injeção direta e trabalha sempre com câmbio automático de seis velocidades, e promete não só mais potência, mas também um salto na economia de combustível.

2 – Chevrolet Onix Turbo e Onix Plus Turbo 2020 – 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque

A nova família do Onix chegou com várias novidades, mas a principal foi a adoção do novo motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros com até 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque. Esse novo propulsor é associado a um câmbio manual ou automático, sempre com seis marchas.

Um dos principais atrativos da novidade é o desempenho. Segundo a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,7 segundos.

Além da potência, também chama a atenção o nível de economia alcançada pelo novo motor. Com base nos dados do Onix Plus (nome da versão sedã) manual, os dados de consumo com gasolina são de 13,7 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. Com etanol, ele faz 9,6 km/l e 12,2 km/l.

Falando sobre a versão automática, os números com gasolina são de 12 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada, enquanto com etanol eles estão na casa de 8,6 km/l e 10,9 km/l, respectivamente.

3 – VW Up! TSI – 105 cavalos e 16,8 kgfm de torque

Enquanto a dupla Onix e HB20 apresentam seus novos motores turbo, o Up! já faz uso dessa tecnologia nas versões denominadas TSI.

O pequeno hatch da VW ganhou fama e vários fãs por seu propulsor 1.0 turbo de 3 cilindros, que entrega 101/105 cv e 16,8 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas.

Com apenas 987 kg, essa já era uma potência excelente. O Up! TSI consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 183 km/h.

Mas o que o torna ainda mais interessante é o resultado obtido por revistas, sites e até mesmo proprietários quando o modelo é colocado num dinamômetro: potência de até 134 cv e 20,4 kgfm de torque.

4 – Ford Ka e Ka+ Sedan – 85 cavalos e 10,7 kgfm de torque

A dupla de compactos da Ford tem o motor 1.0 mais potente, tanto com gasolina quanto com etanol. O propulsor 3C Ti-VCT da Ford é um motor de três cilindros com bloco de ferro fundido e cabeçote em alumínio.

O motor tem duplo comando de válvulas variável e apresenta sistema de injeção indireta com tecnologia flex por pré-aquecimento do combustível. Trata-se de um motor muito forte em baixa para seu porte, movendo com agilidade a dupla de entrada da Ford.

Derivado do EcoBoost, mas sem turbo ou injeção direta de combustível, esse propulsor é muito importante para a Ford, pois representa a maior parte das vendas da marca americana no país.

Por ora, a empresa não deve introduzir uma versão turbinada, já que um novo três cilindros – que pode ser 1.2 ou 1.5 – substituirá o Sigma 1.5 de quatro cilindros. Assim, a Ford evita um gasto maior para gerar um EcoBoost de 100 cv por aqui.

5 – Volkswagen up, Gol e Polo – 84 cavalos e 10,4 kgfm de torque

A Volkswagen tem um motor 1.0 MPI muito bom, o EA211. Assim como os demais, tem três cilindros e é feito totalmente em alumínio, oferecendo também coletor de admissão integrado ao cabeçote, bem como duplo circuito de refrigeração.

Com torque máximo em 3.000 rpm, é o propulsor mais elástico do segmento, superando nesse quesito muitos motores grandes, devido a sua curva de torque bem plana. Na Europa, por exemplo, existe versão de 60 cv, mas também há um TSI com a mesma potência do MPI com etanol.

O motor EA211 já dispõe de uma versão mais potente no mercado alemão, mas hoje sob a Audi. Provavelmente ele será o futuro do MPI, pois atualmente a opção de acesso é adequada para atender as exigências de consumo, mas no futuro não muito distante, quando os populares começarem a ser questionados, um 1.0 TSI de 82 cv poderia cumprir novas e rigorosas metas de emissão.

6 – Chevrolet Onix 2020 – 82 cavalos e 10,6 kgfm de torque

Além da grande novidade do motor turbo, a nova geração do Onix também terá o motor 1.0 aspirado com mais potência.

Ainda não temos muitas informações sobre o modelo, mas a Chevrolet já confirmou que ele chega com 1.0 flex de 82 cv e 10,6 kgfm para a versão de entrada, associado a uma transmissão manual de seis velocidades.

7 – Renault Sandero e Logan – 82 cavalos e 10,5 kgfm de torque

O motor 1.0 SCe é um dos mais fortes entre os populares brasileiros. O motor de três cilindros é um desenvolvimento nacional e recebe duplo comando de válvulas no cabeçote com variação de fase de abertura e fechamento.

É um motor moderno, que até possui um sistema de desliga um cilindro para reduzir o consumo. Bom torque em baixa e potência acima da média o destaque no segmento de 1.0 litro.

No momento, a Renault mantém uma boa dupla de motores SCe – 1.0 e 1.6 litro – no mercado brasileiro, mas com o Rota 2030, que deve obrigar uma redução de 12% no consumo médio nos próximos cinco anos, obrigará que essa dupla adote outras tecnologias para baixar o consumo e a emissão.

Então, pode ser que um 1.0 TCe venha a ser desenvolvido para substituir o 1.6 SCe ou complementa-lo. Isso significará turbo, injeção direta e até Start&Stop.

8 – Hyundai HB20 e HB20S – 80 cavalos e 10,2 kgfm de torque

O motor Kappa 1.0 12V é um três cilindros de alumínio bem moderno, que possui tecnologia flex até no importado Kia Picanto GT. Com potência e torque adequados para a proposta, o propulsor é bem elástico e dá à dupla da Hyundai, uma performance boa. Esse motor ainda tem uma versão turbinada, que não acrescenta injeção direta e ainda possui calibração bem suave, convertendo-o mais um 1.6 fraco do que num 2.0.

A Hyundai precisa modernizar seu lineup se não quiser ver o Ka ou o Polo passarem. Por isso, a primeira coisa a fazer é trocar o Kappa 1.0 Turbo pelo T-GDi, que trará mais economia e melhor performance. A marca é uma das mais conservadoras do mercado mundial e tais mudanças devem demorar demais.

9 – Fiat Mobi Drive, Uno e Argo – 77 cavalos e 10,9 kgfm de torque

O motor Firefly 1.0 tem três cilindros e é feito em alumínio. Mas, diferente dos demais, apresenta cabeçote com seis válvulas e comando único. O motor pertence à família GSE, que ainda tem o Firefly 1.3 de quatro cilindros.

Esse motor é forte em baixa e permite boa performance para o trio de acesso da Fiat, tendo ainda um bom consumo. No Mobi GSR, por exemplo, o modo Sport altera não só as trocas de marcha, mas também a resposta do motor durante as acelerações, sendo um raro caso desse tipo no segmento.

Já se fala em uma versão turbinada do Firefly 1.0. Este terá três novidades, sendo uma delas o cabeçote com quatro válvulas por cilindro e comandos variáveis, além de turbocompressor com intercooler e injeção direta de combustível. Não se sabe ainda quanto ele irá entregar, mas o alvo é substituir parte da gama hoje atendida pelo Firefly 1.3 ou até mesmo se estabelecer acima disso.

10 – Nissan Versa – 77 cavalos e 10 kgfm de torque

O motor de três cilindros da Nissan é mais moderno que o equivalente da Renault em arquitetura, embora não tenha as mesmas técnicas para redução de consumo como no equivalente da marca-irmã.

De qualquer forma, responde bem em baixa e garante um desempenho satisfatório para os dois modelos, mesmo no caso do sedã Versa com seus quase 4,5 m e 2,6 m de entre-eixos.

O propulsor tem duplo comando de válvulas com quatro por cilindro. Diferentemente dos demais, ele apresenta potência e torque máximos tanto com gasolina quanto com etanol.

Lá fora, a Nissan dispõe de motores compactos DIG-T e esse 1.0 poderia se beneficiar dessa tecnologia, embora a marca japonesa pareça mais propensa a incorporar a tecnologia e-Power nos carros nacionais, ter um motor 1.0 de acesso é vital para fazer volume.

Os carros populares mais potentes do Brasil com gasolina

1 – Hyundai HB20 TGDI e HB20S TGDI – 120 cavalos e 17,5 kgfm de torque

2 – Chevrolet Onix Turbo e Onix Plus Turbo – 116 cavalos e 16,3 kgfm de torque

3 – VW Up! TSI – 101 cavalos e 16,8 kgfm de torque

4 – Ford Ka e Ka+ Sedan – 80 cavalos e 10,2 kgfm de torque

5 – Renault Sandero e Logan – 79 cavalos e 10,5 kgfm de torque

6 – Chevrolet Onix e Prisma – 78 cavalos e 9,5 kgfm de torque

7 – Nissan Versa – 77 cavalos e 10 kgfm de torque

8 – Volkswagen up, Gol e Polo – 75 cavalos e 9,7 kgfm de torque

9 – Hyundai HB20 e HB20S – 75 cavalos e 9,4 kgfm de torque

10 – Fiat Grand Siena – 73 cavalos e 9,7 kgfm de torque

 

Outras informações interessantes sobre potência

Fotos dos carros populares mais potentes do Brasil

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Pronatec Eepadm

    Reportagem meio que puxa pra VW, vejam que o Gol mil quem já andou sabe que aquilo não tem potencia. Andei num Gol e num HB20 1.0 3cil. sinceramente, o HB20 dá de 10 a zero no gol em questão de torque, com quatro pessoas dentro do carro ultrapassei um golzinho mil subindo uma ladeira, deixei ele pra tráááás… demais. O KA eu concordo, o mais potente nessa linha, andei num e nem parecia que estava em um mil, muito torque. Ainda bem que nem puseram Pálio e Siena, esses não tem nem condições de entrar nessa lista, já que nem andam. O Kwid ainda não o experimentei, mas pelo tamanho avantajado e peso deve ser um outro Fiat disfarçado, fraquim, fraquim.

    • José Alexandre Moreira Barbosa

      kwid – 800kg – avantajado?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email