Listas Top 10

TOP 10: Os “pseudo-aventureiros” mais baratos do mercado

fiat-mobi-way-on-1-1024x653 TOP 10: Os "pseudo-aventureiros" mais baratos do mercado

Carro com visual aventureiro para andar na cidade. Quais são os pseudo-aventureiros mais baratos do mercado? Bem, eles tem visual mais robusto, parachoque saliente, rack no teto e normalmente suspensão um pouco elevada.



Estes detalhes podem definir os “pseudo-aventureiros” de nosso mercado. São modelos normais sem qualquer habilidade off-road com alguns toques exclusivos para quem quer um carro para chamar de aventureiro. Vale lembrar que antes da moda dos SUVs, ter carro aventureiro é o que chamava a atenção da classe média no Brasil.

Para as montadoras é bem pequeno o investimento na adaptação destes modelos, mas os preços de venda são bem altos. Embora não tenham a mesma desenvoltura dos verdadeiros offroads 4×4, esses modelos aventureiros tem alguma utilidade, sim.

O publico alvo é bastante diversificado, como pessoas que precisam de carros para andar em locais como: estradas bastante esburacadas, vias com chance de pequeno alagamento, motoristas que gostam de dirigir numa posição um pouco mais alta, ou simplesmente aqueles que gostaram do visual mais jovial.

Os pseudo-aventureiros mais baratos do mercado

1- Fiat Mobi Way 1.0 – R$ 41.260
2- Fiat Uno Way 1.0 – R$ 44.810
3- Ford Ka Trail 1.0 – R$ 48.180
4- Fiat Uno Way 1.3 – R$ 49.860
5- Ford Ka Trail 1.5 – R$ 52.490
6- Citroen Aircross Start 1.5 – R$ 52.690
7- Renault Sandero Stepway Expression 1.6 – R$ 57.240
8- Hyundai HB20X 1.6 – R$ 59.845
9- Chevrolet Onix Activ 1.4 – R$ 59.990
10- Renault Sandero Stepway Dynamique 1.6 – R$ 61.190
11 – Citroen Aircross Live 1.6 – R$ 63.990
12- Volkswagen CrossFox 1.6 – R$ 69.990
13 – Fiat Weekend Adventure 1.8 – R$ 74.760

Obs: Ficam de fora da lista veiculos da categoria de “comerciais leves”.

Por Lucro Brasil

  • Dadu_V8

    Sugiro um novo subtítulo para a reportagem: Os “pseudo-aventureiros” mais PSEUDO-baratos do mercado!

    • josevaldop

      ou : Os "Plásticos Pretos" mais caros do mercado!

    • EikeBatista

      Este Uno Verde Catarro não é nada adventure!

      • stefanoz

        nem jovial!

        • TONY_SHARKS

          acho que nem uma rampa com o piso molhado essas carcaças não sobem.
          Alem de serem pseudo-aventureiros, são pseudo-carros, isso sim.

      • Dadu_V8

        Kkkkkkkk, Concordo! Mas pelo menos, o Uno Way é o único dos pseudo-adventures da Fiat que não tem aqueles buraquinhos que exibem os parafusos nas molduras dos paralamas!
        Tenho um amigo que, quando não capricha na gorjeta do frentista-lavador do posto, volta com os buracos cheios de barro! Kkkkk

    • bandaxadibar

      De todos estes, os que são os "MENOS PIORES" são Palio Adventure e Strada Adventure.

  • dudupruvinelli

    Eu não sei o que é mais absurdo: palio, fox ou fit custando isso?

    • _Schneider

      Os três.

    • AventadorMan

      Eu tb nao me conformo com os preços do Brasil cara, cada vez menos da vontade de gastar com carro por aqui, além de serem caros somos um pais sem lei, as motos arrancam os retrovisores nao acontece nd, os carros batem foge ai vc anota a placa ate conseguir cobra vai mais de ano, fora se o cara for um fodido e nao tiver nd o Juiz vai dizer no processo ARQUIVE-SE, carro pra dia a dia msm da vontade de ter um fuscao encher de ferro em volta andar igual os mad max kkkk

      • CTDUMMIES

        As montadoras têm uma margem de lucro muito maior no Brasil do que em outros países. Uma pesquisa feita pelo banco de investimento Morgan Stanley, da Inglaterra, mostrou que algumas montadoras instaladas no Brasil são responsáveis por boa parte do lucro mundial das suas matrizes e que grande parte desse lucro vem da venda dos carros com aparência fora-de-estrada. Derivados de carros de passeio comuns, esses carros ganham uma maquiagem e um estilo aventureiro. Alguns têm suspensão elevada, pneus de uso misto, estribos laterais. Outros têm faróis de milha e, alguns, o estepe na traseira, o que confere uma aparência mais esportiva. A margem de lucro é três vezes maior que em outros países.
        O Banco Morgan concluiu que esses carros são altamente lucrativos, têm uma margem muito maior do que a dos carros dos quais são derivados. Os técnicos da instituição calcularam que o custo de produção desses carros, como o CrossFox, da Volks, e o Palio Adventure, da Fiat, é 5 a 7% acima do custo de produção dos modelos dos quais derivam: Fox e Palio Weekend. Mas são vendidos por 10% a 15% a mais.

    • Edson Roberto

      Sabe o que eu não me conformo? É de antigamente se pagar a mais para ter carros com parachoque pintado e hoje se pagar para ter os plasticos não pintados…

      • JPaulo10

        Edson, em alguns casos a compra se justifica. Um carrinho desses serve bem na roça: em estrada de terra/cascalho com mato nas bordas (muito espinho),o paralama cru, a altura do veículo em relação ao solo, a suspensão recalibrada, os pneus de uso misto e – no caso da Fiat – o "locker" são de boa valia.
        Um exemplo concreto, embora no ramo picapes compactas: a Strada Adventure passa brincando a 60 km/h em terrenos onde picapes comuns penam a 30-40 km/h.
        Quanto a preço, no site da VW você pode descobrir que o Fox Prime, com os equipamentos que todo cidadão de bem deseja (AB, ABS, AC, Computador, som) custa MAIS que um CrossFox com os mesmos equipamentos. [EDIT: acho que vi preços em promoção/ano de fabricação]
        Mas concordo que outros "não valem o que pesam": Livina X-Gear um deles.

  • yuri calmon

    só acho válida a proposta do Uno, o resto pode esquecer não vale o que custa!!!

    • Rafael_Phanton

      Concordo.
      O Uno oferece por pouca diferença do modelo normal 4 portas, alguns mimos e um visual diferenciado.É ótimo um carro pequeno pra alguns lugares com um pouco mais de altura do solo.
      Eu particularmente gosto mas, é pra alguns, de gosto duvidoso.

      • JSB

        Tenho um Uno Way 12/13 e não recomendo de forma alguma. A acústica do carro é ridícula. O barulho do motor é tão alto que incomoda muito. Vou trocar assim que possível.

  • Tosca16

    Depois que leio aqui diversas notícias do Lada Niva, que mesmo de forma independente posso importar a menos de R$ 40.000,00 eu me pergunto se mesmo com o visual criticado do Russo não seria bem melhor que essas tranqueiras . As marcas tem é pseudo vergonha na cara de vender mais plásticos pretos e cobrar bem por isso.

    • angrymasterleaguenerd

      Lada Niva ist krieg \m/

      • Tosca16

        Sim … É um carro pra ninguém por defeito, robusto e versátil .

    • CTDUMMIES

      A margem de lucro é três vezes maior que em outros países/O Banco Morgan concluiu que esses carros são altamente lucrativos, têm uma margem muito maior do que a dos carros dos quais são derivados. Os técnicos da instituição calcularam que o custo de produção desses carros, como o CrossFox, da Volks, e o Palio Adventure, da Fiat, é 5 a 7% acima do custo de produção dos modelos dos quais derivam: Fox e Palio Weekend. Mas são vendidos por 10% a 15% a mais. DAI….

    • Eugenio C.

      Agora temos o Suzuki Jimny… embora o preço não seja nenhum consolo.

      • JPaulo10

        Eu não sei até onde vai esse Jimny. Ele está longe de ser "pseudo", mas o seu pedigree aventureiro é caro demais. O carro é "JIMÍNIMO", pequeno, sem qualquer bom acabamento, sem qualquer custo-benefício.
        Seu confrontante para o asfalto é o Smart. Até hoje, vi pouquíssimos em São Paulo (menos de 10).

        • Id_Moreira

          Rapaz, se pudesse ter um segundo carro, compraria o Jimny. Já coloquei meu carro (um sedã médio) em cada estrada de fazer dó. O pequeno da Suzuki é o verdadeiro aventureiro mais barato do mercado.

          • JPaulo10

            Ah, eu acredito em você. Mas eu falo do tamanho, do custo-benefício. Não é sempre que você passa em estrada ruim. Ou: uma hora você tem de ter porta-malas, noutra transportar mais passageiros.
            Ele TINHA que ser maior, mais útil, pelo preço que cobra. Pelo preço dele você encontra X-Terra, que também enfrenta os terrenos que você definiu.

          • JPaulo10

            PS: certa vez eu levei um Opala na Estrada de Castelhanos, em Ilhabela/SP. Tá bom que eu tive que levá-lo ao mecânico no dia seguinte. Mas o Opala aguentou o tranco. Era um belo carro.

        • Eugenio C.

          Citei o Jimny como alternativa ao Lada Niva que o Tosca16 mencionou. E o Jimny é realmente voltado para quem precisa da tração 4×4, é pequeno como um jipe deve ser… mas eu penso que ele deveria ser realmente mais barato, mais acessível, é um carrinho útil.

          Já o smart eu vi vários no centro de Sampa. Nem reparo mais…

    • Pedro_Rocha

      O Niva é um mercado diferente por ser um jipe de verdade.

  • fschulz84

    Se tem um segmento que abomino, é este.

    Carros sem estabilidade, cheio de plásticos baratos, sem nada a mais para oferecer do que suas versões "urbanas".

    Só serviu para aumentar a faixa de valor dos compactos e jogar o preço dos médios mais pra cima…

    • Tosca16

      engraçado um para-choque pintado na cor do veículo bem mais barato que um desses modelos feitos de plástico preto vagabundo

      • Edson Roberto

        Feito sem pintura mesmo…

        • rickd2

          ..e sem protecao UV, ficam desbotados(RUSSOS) com o sol….

    • vini_B
      • Lukoh

        Faltou um close no símbolo Alltrack/4Motion do Passat….

        • JPaulo10

          Eu não teria coragem de levar para a roça um Passat desses …
          Talvez aí esteja a justificativa do SpaceCross.

          • carDebate

            se um passat custasse o preço que custa la fora com certeza vc o levaria para a roça a questão é que aqui ele é um carro de luxo

      • agnaldodlanga

        Prefiro o space cross… ele é mais robusto e alto!

  • Supramagnus

    Interessante, no meu tempo se pagava mais por pára-choques pintados, agora é o contrário…

    • Rafael_Phanton

      kkkkkkkkkkkkkkkk, isso é verdade mas, no caso do Uno da sim um visual melhor, não podemos negar.E o preço não foge tanto da versão normal, por isso é o único ai que compensa se quiser um carro com visual diferente.

      • ctdummies

        A margem de lucro é três vezes maior que em outros países/
        O Banco Morgan concluiu que esses carros são altamente lucrativos, têm uma margem muito maior do que a dos carros dos quais são derivados. Os técnicos da instituição calcularam que o custo de produção desses carros, como o CrossFox, da Volks, e o Palio Adventure, da Fiat, é 5 a 7% acima do custo de produção dos modelos dos quais derivam: Fox e Palio Weekend. Mas são vendidos por 10% a 15% a mais. dai….

  • Rafael Russeff

    Não entendi!
    Esta matéria parece bem tendenciosa ou pouco fundamentada.
    Fiat Idea Adventure e a Palio Weekend Adventure além de altinhos e com pneus mistos têm diferencial blocante o que os diferencia dos pseudo e os enquadra com características de offroad.
    Concordo com o Dadu_V8. Tem toda razão.

    • silasrana

      Tem diferencial Blocante como OPCIONAL, você quer dizer, né? Tanto no Palio Weekend Adventure quanto no Idea Adventure, custa a bagatela de 1550 reais. Sem eles, são apenas pseudo-adventure como todos os outros da lista. E, com eles, alem de mais caros, não faz o dono ir muito mais longe do que um carro comum…

      • Rafael Russeff

        Mas têm o que os diferencia dos demais. Desculpe mas realmente eles chegam muito mais longe do que os demais. Eu afirmo isto.

      • aurelianojunior

        Não é bem assim aqui em casa tinhamos a 1 ano e meio uma Palio Week Treeking 1.4 o carro era excelente para andar em estrada de chão, meu pai comprou ela zero, comprou por qeu era útil já que tinhamos uma chacara e a pista não era muito boa ficamos tres anos com o carro e o carro não batia nada nunca tivemos problema com o carro aguentava muito bem a estrada de chão e antes meu pai tinha um palio que com menos de 6 meses usando para ir para chacara começou com uns baruhos. O fato de se fazer algumas mudanças faz muita direrença, meu pai só não trocou ela numa Palio Adventure pq vendemos a chacara e não teria utilidade um carro assim.

        • JPaulo10

          Fora que a suspensão mais alta e os pneus de uso misto ajudam muito. Melhor a Adventure, mas a trekking (Palio e Strada) já vale o gasto.

  • VININITEROI

    A contar com mais algumas taxinhas da hora da compra, ipva financiamento etc. , pagar 60 mil em um Fit com plásticos é deprimente. Alias deprimente é essa categoria inteira.

  • Moy

    Incrível é que na ânsia de deixar o carro na moda, os caras colocam um rack num teto em arco.
    Como alguém vai carregar algo num carro com teto de queda acentuada atrás?

    Enfim, fujam para as montanhas! Mas não num aventureiro destes!

  • MecanicoDigital

    Plástico, plástico e mais plástico. É só o que eu vejo.

  • Filipe_GTS

    Esses acabamentos de plástico sem pintar mancham com facilidade.
    Quer ver se passar cera em cima… Fica tudo branco.

    • rickD2

      e plastico sem protecao UV!! Dai , o sol em cima, deixa tudo "RUSSO"…

      • Eugenio C.

        Ruço, por favor… os russos da Rússia não têm nada a ver com a história – a não ser que tenham fornecido a vodka que embebedou quem teve a ideia de lançar esses carros com esse acabamento por esses preços…

  • ResendeMaster

    Qualquer carro com motor 1.6 está custando acima de 40 mil reais, ainda pelado, sem tecnologia algum e sem air bag em maioria dos modelos. Isso é uma vergonha..

    • Joao Antonio

      Só comprar usado, aí sim.

    • macaense

      Fiesta 1.6 com air bag e abs ~ R$ 35 mil

  • silasrana

    Também não gosto deste excesso de plásticos sem pinturas que só servem para manchar quando o carro fica mais velho.
    Entretanto, na lista, acho que o melhor negócio é a Livina X-Gear. Custa 400 reais a mais que a versão urbana (SL) e já traz de série o AC digital/automático, bancos de couro, chave presencial e câmbio automático.

    • JPaulo10

      A SL também tem os equipamentos que você citou. A vantagem que eu vi na G-Gear é o desenho do parachoque, menos propício a raspagens no chão do que a SL, que tem uma altura do solo bem pequena.

      • silasrana

        Justamente. A X-Gear acho que é a única que é baseada na versão Top e já vem completa… Sem falar a diferença de apenas 400 reais entre elas. Faz a escolha ser puramente por gosto…

  • MuriloSoares

    Isso por que é plastico, se não seria uns 10.000 a mais.

  • adriano1989

    O cross fox basicão de R$46 mil dá até depressão, o carro vem sem nada, nada mesmo!!!!!!

    • silasrana

      Não é bem assim…
      Vem com o step pendurado na porta traseira! Você acha que isso é barato? hahahaah
      brincadeira!

  • Magnão

    Tudo tranqueira . . . .

  • HumbertoRR

    O único que vale este preço é o Uno. O restante é piada de mal gosto.

  • Carlos

    Carro brasileiro…caro, pelado, lixo…..tenho vergonha de brasileiro que paga ágio….entrem nos sites destas montadoras na europa, e vejam os preços que praticam lá….mesmo com imposto maior, a diferença é muito grande.

  • fabritch

    São os carros com as maiores margens de lucro das montadoras. Compare o preço de um Fox 1.6 normal com um Crossfox

  • stefanoz

    Se parassem de fazer todos os carros dessa lista, o Brasil ia ser um lugar melhor!

  • agenor souza

    O preço do Spacecross, então é de fazer rir. Ridicularmente alto.

  • Dcyno

    Faz logo um carrinho todo de plástico, os brazucas adoram brinquedo de plástico e pagam qualquer preço por isso, ô povo besta, atrasado e ignorante.

  • ocduarte

    Esses Cross-Credo são os maiores engôdos que nosso mercado engole. Um monte de plásticos a mais, um estepe pendurado, uns reloginhos inúteis e rodões em carros de motores fracos, que ficam mais pesados, consomem mais e custam muito mais caro. Raríssimas pessoas os usam em, vá lá, "situações fora de estrada".

  • Johnny

    Que piada esses valores!! E tem BURRO que paga e acha que está abalando, hahahaha! :D

  • anderson_sp

    O pior é que esta moda começou aqui e depois foi parar lá na Europa.

  • hugogyn94

    Fiat Uno Way 1.0 ? isso é pros fracos tem que comprar eo Hummer H3 é muito mais do que esse quadradinho :)

  • JPaulo10

    Eu colocaria o famoso ecosport na lista, embora tenha-se adiantado que comercial leve está fora dela.
    Suspensão recalibrada (em relação ao fiesta), estepe pendurado, peduricalhos à vontade que lhe proporcionam maior peso e inutilidade. E sem os benefícios de uma Palio ou Idea Adventure (leia-se "porta-malas").
    Idem para Aircross. Idem para Duster.
    Não tem essa de SUV leve.
    Um dono de Nissan X-Terra, igualzinho aos aviões da 2a. Guerra que contavam os inimigos abatidos, colou desenhos na lateral para contar quantos ecosport sua SUV tinha rebocado de atolamento: seis.
    Por isso, o Forum 4×4 tem Duster. Mas não tem ecosport.

  • ilno

    Não colocaram o Mille Way..

  • CleSilva

    interessante é que a gm é a unica que ainda nao entrou nesse de pseudos rasga lama!

  • eduardo_ogg

    Existe porque tem muita gente comprando. Se for branco então. Pronto pra andar à noite só com a lanterna e o farol de neblina acesos. "Aí sim hein, as mina pira"

  • agnaldodlanga

    Esqueceram o Mille way

  • thiagoviniciusx

    Prefiro comprar um Suzuki Jimmy, isso sim é um aventureiro de verdade…

  • jonasperola

    E o fiesta TRAIL nem mencionaram

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend