Crossovers Listas Top 10 Mercado SUVs

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

JAC-T5-1024x639

O mercado de utilitários no Brasil pode parecer bem generoso para alguns, mas se compararmos com os mercados vizinhos e outros países emergentes, sem dúvidas, ainda estamos bem distantes de uma oferta realmente boa de opções para comprar. Mesmo com as vendas subindo, o segmento ainda aguarda novos lançamentos, mas o que se espera não são modelos de acesso, mais baratos, mas sim aqueles com potencial para estar na faixa próxima dos R$ 100 mil.


Para quem quer um SUV compacto ou crossover moderno, mas não pode ou não quer dispor desse valor alto, terá de partir para a gama de entrada, que ainda possui algumas opções. O “ainda” se refere ao fato de que as opções são tão poucas que quase não dá para criar um Top 10 com esses modelos de acesso. Nos últimos meses, o mercado ganhou três opções na lista abaixo, embora um deles seja tão caro que compete também num nível superior de preço, como é o caso do Honda WR-V.

Os outros dois são chineses (Chery Tiggo 2 e JAC T40), ambos com certo atraso, sendo que ainda ficou faltando uma promessa (não cumprida) de outra marca de mesma origem (Lifan X50). Então, como se pode notar, mesmo com alguns reforços, ainda há falta de produto nessa faixa, especialmente porque alguns deverão dar baixa no mercado nos próximos anos. Lá fora existem diversas opções que se encaixariam bem nesse segmento, mas resta o mercado se aquecer e as regras do governo serem definidas para que mais oportunidades surjam nesse sentido. Assim, por ora o que é o que temos abaixo. Então, confira:

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

1) Citroën Aircross – R$ 52.690

citroen-c3-aircross-eat6-NA-6-1024x682


Ele nasceu como uma minivan (C3 Picasso) e evoluiu para um aventureiro, até que na última atualização, acabou ganhando alterações que o deixam mais como um crossover atualmente. Embora de fato apenas a versão topo de linha se pareça mais com um utilitário esportivo, o Aircross segue como opção de acesso da PSA para o segmento. Logo terá a companhia do C4 Cactus em nível acima. Por ora, o modelo é oferecido com motor 1.6 de até 122 cavalos na versão manual e 118 cavalos na automática de seis marchas, que tem três modos de condução.

2) Chery Tiggo 2 – R$ 59.990

Novo-Chery-Tiggo-2-1-1024x683

Ele demorou muito, mas finalmente chegou. O crossover da agora CaoaChery recebeu modificações nesta nova empresa binacional, que o traz em duas versões e com novo motor 1.5 Flex de até 115 cavalos. Por ora, a transmissão é manual, mas logo chega a versão automática, que infelizmente deve ser aquela de 4 marchas usada no antigo Tiggo 3, já retirado do mercado. Feito em Jacareí-SP, o Tiggo 2 será a porta de entrada para uma gama de SUVs que terá mais três membros: Tiggo 4, Tiggo 7 e Tiggo 8. Todos estes serão feitos em Anápolis-GO.

3) JAC T40 – R$ 59.990

Novo-JAC-T40-26-1-1024x682

O crossover da JAC Motors também demorou, mas chegou bem antes de seu rival da Chery. Ele é fruto de um projeto bancado pelo grupo SHC em parceria com a marca chinesa, o que resultou num belo crossover. O T40 chegou inicialmente com transmissão manual de cinco marchas, sendo equipado com o já conhecido motor 1.5 JetFlex de até 127 cavalos. Porém, o mercado queria mesmo a versão CVT, que chegou recentemente com um novo motor, o 1.6 DVVT que entrega ótimos 138 cavalos, que inclusive dispõe de Start&Stop e algumas melhorias.

4) Lifan X60 – R$ 67.990

Lifan-X60-2018-20-1024x682

O SUV da marca chinesa é um projeto antigo e derivado de cópia do Toyota RAV4 da segunda geração, assim como o Chery Tiggo 3. Com um visual pouco mais interessante, o utilitário esportivo se beneficia do bom marketing da Lifan por aqui e também do conteúdo, incluindo uma versão com câmbio CVT, a VIP. Assim como na Talent, que tem transmissão manual, possui motor 1.8 a gasolina de somente 128 cavalos. Apesar das características bem típicas de um utilitário esportivo, seu estilo está defasado e logo terá a companhia do mais moderno X70.

5) Ford EcoSport – R$ 69.990

Ford-EcoSport-FreeStyle-2018-1-1024x683

O modelo é um projeto global liderado pela Ford no Brasil, que acabou ganhando mercado na China, Índia, Rússia, Europa e até EUA, onde não se imaginava ver um SUV tão pequeno, que mede pouco mais de 4 metros sem o estepe externo. O design é bem atraente e a versão Storm deu um extra nesse caso, ofertando ainda a tração AWD. O EcoSport ganhou atualização visual recente e com ela o novo motor 1.5 Dragon Ti-VCT de até 137 cavalos com três cilindros, além de câmbio de seis marchas, tanto manual quanto automático. Há também o 2.0 Direct com até 176 cavalos.

6) JAC T5 – R$ 69.990

jac-t5-cvt-2017-120-1024x682

Esse SUV compacto da JAC é o líder de vendas da marca chinesa e apresenta um bom espaço interno e porta-malas, mas um estilo estranho, com frente longa demais, destoando do restante da carroceria, mais equilibrada. Peca por ser ainda a primeira versão feita na China, mas em breve chega a redesignação como T50 e com ela um aspecto mais moderno, especialmente no painel. O modelo também faz uso do motor 1.5 JetFlex com até 127 cavalos, bem como oferece câmbio manual de seis marchas ou CVT, este último que fez as vendas do modelo subirem.

7) JAC T6 – R$ 69.990

jac-t6-NA-47

Este é outro SUV da chinesa, mas de porte médio. Muito semelhante ao Hyundai ix35 em aspecto, o T6 é talvez o SUV de melhor custo-beneficio não-vendido do mercado nacional, mas por um único defeito: não ter câmbio automático ou CVT. Só com um manual, de cinco marchas, seu motor 2.0 Flex de até 155 cavalos não pode fazer milagre em vendas. Por isso, se aguarda a chegada do T60, que além do tapa no visual, deve trazer o esperado CVT ou automático para atender a demanda. Também se espera mais conteúdo, apesar da elevação esperada no preço.

8) Renault Duster – R$ 72.190

renault-duster-2016-1-1024x690

Ele deveria ser mais barato, mas a Renault já está começando a cobrar mais do que deve por seus carros. O SUV de origem romeno foi projeto para baixo custo, mas não poupa em robustez e confiabilidade. Seu motor 1.6 SCe é recente e entrega até 120 cavalos. Ele também ganhou uma caixa CVT para aumentar a economia e o conforto. Há também o longevo 2.0 Flex de até 148 cavalos com opção manual de seis marchas, tração 4×4 ou mesmo um automático com quatro marchas. Em breve chega a nova geração e com ela a possibilidade do novo 1.3 TCe de até 160 cavalos.

9) Hyundai Tucson – R$ 74.990

Hyundai-Tucson-GLS-1024x662

Nascido em 2004, o velho Tucson passou a ser feito em Anápolis-GO a partir de 2010 e com motor 2.0 Flex de até 146 cavalos, tendo ainda câmbio automático de quatro marchas, mas tração apenas dianteira. No passado chegou a ter motor V6 2.7. Feito junto com as duas gerações seguintes, o modelo está com os dias contados por causa da presença do Creta, feito pela HMB e também porque a CAOA está ameaçada de perder a concessão de produção do modelo (e de todos os demais) no país. Ainda tem fãs pelo Brasil e como usado, é um dos mais procurados.

10) Honda WR-V – R$ 80.200

honda-wr-v-NA-108-1-1024x682

Derivado direto do Fit, ele surgiu como uma adaptação deste para atuar no mercado indiano e também no Brasil, medindo somente 4 metros por conta disso. Usando uma tática nascida na China, que é a de elevar a frente de compactos para criar um crossover, o WR-V recebeu também suspensão modificada e outros reforços para se tornar mais robusto. Com espaço e porta-malas herdados do monovolume, o utilitário esportivo é caro demais, mas isso não assusta a Honda. Seu motor 1.5 i-VTEC FlexOne tem até 116 cavalos, mas chama atenção por ter somente CVT.

[Imagens Ilustrativas]

 

5.0

COMPARTILHAR:
  • Lucas086

    Como a sigla “SUV” está prostituida, tá complicado.

    • Rodrigo

      Se esses são os “verdadeiros SUV” quero nem ver os falsos…

  • lucas fc

    É um absurdo um carro de 14 anos, que já teve o projeto pago a séculos ter um valor absurdo desses. Esse Tucson tinha que custar no max 40mil 0km

    • Dod

      Há rumores que finalmente esse dinossauro deixou de ser fabricado em definitivo recentemente

      • nbj

        Acho que sim, pois fui hoje a uma revenda Hyundai CAOA e perguntei se tinha algum Tucson 2018 para vender e me disseram que não tem mais, nem por encomenda.

    • RRodrigo Souza

      tucson, ix35 new tucson é o mesmo carro, mas a caoa hyundai de fez uma jogada para mudar o nome do tucson para ix35 e aumentar o preço

      • Eron Lopes

        Todo mundo aqui sabe disso meu caro.

  • 1 Raul

    Não entendi a expressão “verdadeiros”.

    A propósito, faltou o grande e revolucionário kwid aí..

    • Se refere aos modelos com preços mais baratos que a nova média de preços absurdos, acima de R$ 80.000, ou seja, os verdadeiramente mais em conta, seja lá o que isso signfique na nossa economia destruída.

      • invalid_pilot

        Mas o Kwid se encaixa na definição de SUV do Inmetro kkkk

      • Rafael Santos

        Todos veiculos citados na noticia são considerados SUV pelo inmetro, pq se for olhar a risca, o minimo para ser um SUV é a tração 4×4…

  • Dod

    Nissan Kicks e Peugeot 2008 possuem versões abaixo dos 80k do WR-V, deveriam estar na lista. Outra ausência é o Suzuki Jimny.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      2008 acho que é crossover

      • Leonardo

        fio, se eles consideraram wr-v, chery tiggo 2, e aircross, como VERDADEIROS suvs o 2008 com certeza é

        • Dod

          Eu até considero o 2008 um crossover, tenho um e ele é uma espécie de perua do 208 com uma altura de rodagem maior. De resto, Aircross é minivan aventureira (como é a Spin Activ e as finadas Idea Adventure e Livina X-Gear), T40 e Tiggo2 são hatches aventureiros (como HB20x, Onix Activ e Sandero Stepway) e o WR-V é um hatch monovolume, como o Fit, mas com roupagem aventureira, como o antigo Fit Twist, embora o carro novo tenha modificações mecânicas em relação ao modelo do qual é derivado e não apenas estéticas.

        • Gu.

          Se formos analisar bem, esses são os verdadeiros SUVs de entrada, dentro da realidade do mercado automotivo no BR.

      • mrcarvalho66

        O q é crossover?

    • RRodrigo Souza

      jimny num é aquele jipinho de 2 portas? se for ele é jipe e nao SUV

    • MarcioMaster

      Jimmy é jipe, do mais essas SUV da matéria para mim não são, mas como ta tudo prostituido aceito rsss. Pois nessa formatação a Spin tambem tinha que entrar.

  • Cincinato

    W-rv verdeiro SUV de entrada ?
    Não sou de criticar o site, mas essa lista ai como diria um humorista, ” há controvérsias “.

  • Milton Quadros

    Esses são “verdadeiros SUVs”?

    São, como SUVs, uma verdadeira piada. Esses carros não passam de “peruas” do século XXI e nisso são bons.

    • O povo pega só a parte do título que interessa e sai inventando coisas… verdadeiros SUVs de entrada, os que pelo preço, são realmente os mais em conta.

  • R1 o comentário no1

    Não percam tempo discutindo, é tudo porcaria.

  • Louis

    Faltou uma informação importante no WRV, é derivado do Fit mas não tem ESP, coisa que o Fit tem de série. Tosco.

  • Wellington Myph13

    Piada né…
    O Aircross então, é pura Minivan… Como bem disseram, nasceu como MInivan, e se não mudou NADA, CONTINUA uma Minivan oras…
    Entrando no ponto do Aircross, ta aí um carro que a Citroen poderia usar pra brigar com a Spin… Mesmo estilo, mesmo porte, só criar uma solução pra ter 2 bancos extras lá atrás e pronto…

    • RRodrigo Souza

      aircross é um C3 com estepe

      • Wellington Myph13

        Passa longe de ser apenas um C3… E o estepe externo agora é só na versão Top, que nem vende, afinal aquele estepe pendurado rende MUITAS reclamações de barulho…

  • Andre Freitas

    Matéria estranha! Não faz sentido N.A. fazer uma publicação destas!

  • Carro Chinês custando mais que Francês. Celoko

  • Klaus

    Verdadeiros SUVs? Verdadeiros em quê?

    Parece que alguém achou que daria muitos cliques criar reportagens nesse estilo sem se dar o trabalho de quantificar qualificar de verdade os atributos de cada carro. Acabam jogando para o leitor um Top 10 feito de qualquer jeito, sem esclarecer nenhum critério, sem fazer uma análise objetiva dos fatos, sem ponderar ao menos os porquês de um carro merecer ficar no 1º lugar e outro no 2º lugar. O que você vê é um resumão dos atributos dos carros que qualquer um pode encontrar em toda a parte. E o leitor fica com aquela cara de tacho. “Beleza, fera, mas e daí”?

    Agora, criar uma matéria intitulada “Os verdadeiros SUVs de entrada” com Aircross e WR-V é um escárnio ao jornalismo. E mais: na própria descrição dos modelos, o repórter se refere a eles como “crossovers”. Alguém avisa que, ao chamá-lo de crossover, a primeira coisa que cai por terra é o termo “verdadeiro SUV”? O próprio Notícias Automotivas já fez uma matéria sobre isso em 2012 e eu cito o texto do Rodrigo Linhares:

    “Veem surgindo no nosso mercado uma categoria de veículo que também está
    sendo categorizado como SUV, entretanto, em minha humilde opinião, o que
    está acontecendo é uma enorme distorção, e das bem grosseiras eu diria.
    São veículos de derivados de subcompactos, muitas vezes entrando no
    lugar da variante perua, que estão sendo ingenuamente categorizados como
    SUV. Não os são.”

    Agora, vai ficar complicado. Já vi aqui no site uma matéria intitulada “quais carros possuem dobradiças pantográficas”. Qual vai ser a próxima? “Top 10 carros com pneu”?

  • mrcarvalho66

    Citröen air cross suv? Vomitando de tanto rir….

  • mrcarvalho66

    Só tem fera aqui…. a ANFAVEA deveria aprender com a galera aqui…

  • Gabriel Franco

    Mas cade os verdadeiros SUV? acho que no brasil não tem nenhum,, muito menos de entrada

  • Pedro Batista Corrêa Gomes

    “Top 10: Os verdadeiros SUVs de entrada do Brasil: 1) Citroën Aircross”. Parei de ler.

  • Rafael Santos

    o único “SUV” da lista seria o Tucson, isso se fosse o V6 que possui tração nas 4 rodas. Fora isso o resto nunca será um SUV.

  • Vinicius Vasques

    Poxa! Faltou o Kwid na lista, o SUV dos compactos! Fora isso, se incluiram 2 crossovers (Aircross e WR-V) caberia o 2008, nesta lógica, com preço abaixo do Duster por exemplo. Deixando de lado a ironia, confesso que achei interessante a JAC ter 3 modelos na lista, Chery e Lifan também dentro dela. As chinesas não fizeram de bobas e viram o que o mercado pede.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email