Crossovers Listas Top 10 Mercado SUVs

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

O mercado de utilitários no Brasil pode parecer bem generoso para alguns, mas se compararmos com os mercados vizinhos e outros países emergentes, veremos que ainda estamos bem distantes de uma oferta realmente boa de opções para comprar.


Mesmo com as vendas subindo, o segmento ainda aguarda novos lançamentos, mas o que se espera não são modelos de acesso e mais baratos, mas sim aqueles com potencial para estar na faixa próxima dos R$ 100 mil.

Para quem quer um SUV compacto ou crossover moderno, mas não pode ou não quer dispor desse valor alto, terá de partir para a gama de entrada, que ainda possui algumas opções. O “ainda” se refere ao fato de que as opções são tão poucas que quase não dá para criar um Top 10 com esses modelos de acesso.

Nos últimos meses, o mercado ganhou três opções na lista abaixo, embora um deles seja tão caro que compete também num nível superior de preço, como é o caso do Honda WR-V. Os outros dois são chineses (Chery Tiggo 2 e JAC T40), ambos com certo atraso, sendo que ainda ficou faltando uma promessa (não cumprida) de outra marca de mesma origem (Lifan X50).

Então, como se pode notar, mesmo com alguns reforços, ainda há falta de produto nessa faixa, especialmente porque alguns deverão dar baixa no mercado nos próximos anos. Lá fora existem diversas opções que se encaixariam bem nesse segmento, mas resta o mercado se aquecer e as regras do governo serem definidas para que mais oportunidades surjam nesse sentido.

Assim, por ora é o que temos abaixo. Então, confira:

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

1) Chery Tiggo 2 – R$ 65.990

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

O Tiggo 2 recebeu modificações nesta nova empresa binacional, a CAOA Chery, que o traz em duas versões e com novo motor 1.5 Flex de até 115 cavalos, com transmissão manual ou automática. Feito em Jacareí-SP, o Tiggo 2 será a porta de entrada para uma gama de SUVs que terá mais três membros: Tiggo 4, Tiggo 7 e Tiggo 8. Todos estes serão feitos em Anápolis-GO.

2) Citroën Aircross – R$ 66.590

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

O francês nasceu como uma minivan (C3 Picasso) e evoluiu para um aventureiro, até que na última atualização, acabou ganhando alterações que o deixam mais como um crossover atualmente. Embora de fato apenas a versão topo de linha se pareça mais com um utilitário esportivo, o Aircross segue como opção de acesso da PSA para o segmento (já tem a companhia do C4 Cactus em nível acima). Por ora, o modelo é oferecido com motor 1.6 de até 122 cavalos na versão manual e 118 cavalos na automática de seis marchas, que tem três modos de condução.

3) Lifan X60 – R$ 69.990

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

O SUV da marca chinesa é um projeto antigo e derivado de cópia do Toyota RAV4 da segunda geração, assim como o Chery Tiggo 3. Com um visual pouco mais interessante, o utilitário esportivo se beneficia do bom marketing da Lifan por aqui e também do conteúdo, incluindo uma versão com câmbio CVT, a VIP. Assim como na Talent, que tem transmissão manual, possui motor 1.8 a gasolina de somente 128 cavalos. Apesar das características bem típicas de um utilitário esportivo, seu estilo está defasado e logo terá a companhia do mais moderno X70.

4) Citroën C4 Cactus – R$ 71.090

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

Mesmo sendo um dos lançamentos mais recentes de nosso mercado, o Citroën C4 Cactus aparece com um preço abaixo de vários concorrentes. A versão que custa R$ 71.090 é a Live, que vem com motor 1.6 de 122 cv e câmbio manual. Entre os principais itens oferecidos estão assinatura luminosa em LED, lanternas com efeito 3D, painel de instrumentos digital, rodas aro 16, airbag duplo e barras de teto.

5) Renault Duster – R$ 74.690

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

Mesmo renovado, alguns acham que ele deveria ser mais barato, mas a Renault já está começando a cobrar mais do que deve por seus carros. O SUV de origem romeno foi projeto para baixo custo, mas não poupa em robustez e confiabilidade. Seu motor 1.6 SCe é recente e entrega até 120 cavalos. Ele também ganhou uma caixa CVT para aumentar a economia e o conforto.

6) JAC T40 – R$ 74.990

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

O crossover da JAC Motors também demorou, mas chegou bem antes de seu rival da Chery. Ele é fruto de um projeto bancado pelo grupo SHC em parceria com a marca chinesa, o que resultou num belo crossover. O T40 chegou inicialmente com transmissão manual de cinco marchas, sendo equipado com o já conhecido motor 1.5 JetFlex de até 127 cavalos. Porém, o mercado queria mesmo a versão CVT, que chegou recentemente com um novo motor, o 1.6 DVVT que entrega ótimos 138 cavalos, que inclusive dispõe de Start&Stop e algumas melhorias.

7) Hyundai Creta – R$ 75.990

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

O Creta aparece com um preço convidativo, que inclusive sofreu uma redução recentemente, na versão de entrada Attitude. Ela vem com motor 1.6 de 130 cv e transmissão manual de 6 marchas, além de itens de série como rodas de 16 polegadas, direção elétrica, ar-condicionado, stop/go, entre outros.

8) Jeep Renegade – R$ 77.490

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

A nova versão de entrada do Jeep Renegade, chamada STD, vem com motor 1.8 flex de até 139 cv e 19,2 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Essa tática também foi usada recentemente pela marca nas versões diesel do modelo, com a chegada da nova configuração de entrada Moab.

9) Ford EcoSport – R$ 77.996

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

O modelo é um projeto global liderado pela Ford no Brasil, que acabou ganhando mercado na China, Índia, Rússia, Europa e até EUA, onde não se imaginava ver um SUV tão pequeno, que mede pouco mais de 4 metros sem o estepe externo. O design é bem atraente e a versão Storm deu um extra nesse caso, ofertando ainda a tração AWD. O EcoSport ganhou atualização visual recente e com ela o novo motor 1.5 Dragon Ti-VCT de até 137 cavalos com três cilindros, além de câmbio de seis marchas, tanto manual quanto automático. Há também o 2.0 Direct com até 176 cavalos.

10) Peugeot 2008 – R$ 79.490

Top 10: SUVs de entrada do Brasil

Na décima posição temos o Peugeot 2008, outra opção para quem prefere os modelos franceses. A versão de entrada é a Allure, que vem com rodas aro 16, airbags laterais, piloto automático, central multimídia com tela de 7 polegadas e câmbio automático, além de um motor 1.6 flex de até 118 cv.

[Imagens Ilustrativas]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                Quem somos

                O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                Notícias por email