*Destaque Listas Top 10 Mercado Preços

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Muitos consumidores acabam deixando de considerar alguns pontos importantes, como uma lista de equipamentos mais recheada e uma motorização mais moderna, para focar em outros alvos, como a desvalorização mais baixa, no momento da compra de um carro 0 km. O Toyota Corolla, que inclusive se posiciona como o sedã médio que menos desvaloriza no mercado brasileiro, é um dos bons exemplos disso.


Todavia, o que nem todos sabem é que dá sim para unir o útil ao agradável, levando para casa um carro que é referência no segmento (ou pelo menos um dos melhores entre os representantes da categoria) e que desvaloriza bem pouco.

Pelo menos é isso que aponta a quinta edição da premiação Selo Maior Valor de Revenda, da agência AutoInforme, que foi realizada recentemente. O estudo considerou 107 carros de 24 marcas (Audi, BMW, CAOA Chery, Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, JAC, Jeep, Kia Motors, Land Rover, Lexus, Mercedes-Benz, Mini, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Suzuki, Toyota, Volkswagen e Volvo) em 17 categorias, com preços praticados em agosto de 2018 e o preço do mesmo carro (portanto com um ano de uso) doze meses depois.

Confira abaixo uma lista dos 20 carros que menos desvalorizam no mercado brasileiro:

1) Toyota Yaris – 7,1%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

O campeão de nossa lista e veículo com menor desvalorização em 2019 foi o Toyota Yaris hatch, com uma depreciação de apenas 7,1% entre agosto de 2018 e agosto de 2019. Esse resultado é impressionante especialmente pelo fato do Yaris estar longe de ser um dos mais vendidos por aqui. O que leva o modelo a essa posição é a confiança que os brasileiros tem na marca. Com isso, a versão de entrada é vendida por R$ 66.890 e pode ser revendida após um ano por R$ 62,1 mil.

2) Chevrolet Joy Plus – 7,7%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Em segundo lugar temos o Joy Plus, conhecido por muitos como o antigo Prisma. O sedã da Chevrolet, segundo o estudo, desvaloriza apenas 7,7% após doze meses de uso. Depois da chegada do Onix Plus, o Joy Plus é o sedã de entrada da marca por aqui. Ele é vendido por R$ 51.290, podendo ser vendido após um ano de uso por mais de R$ 47,3 mil.

3) Chevrolet Onix – 7,9%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

O carro mais vendido no mercado brasileiro foi renovado, recebeu várias novidades e isso o mantém como um dos mais bem avaliados quando o assunto é o valor de revenda. Terceiro colocado em nossa lista, o Chevrolet Onix tem uma desvalorização de 7,9% após 12 meses de uso.

É importante destacar que esse estudo ainda incluiu o antigo Onix Joy, vendido agora apenas como Joy. Usando o modelo reformulado como base, você pode comprá-lo por R$ 49.690 e ainda conseguirá vendê-lo após um ano por R$ 45.700.

4) Volkswagen up! – 8,1%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

O up! é o primeiro modelo da Volkswagen nessa lista, já que tem uma desvalorização de apenas 8,1% em um ano de uso. Depois de deixar o posto de modelo de entrada da VW com o Gol, o up! passou a custar R$ 49.590 na versão MPI, que perde pouco após um ano e ainda pode ser vendida por R$ 45.500.

5) Hyundai HB20 – 8,2%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

O novo HB20 aos poucos tem melhorado sua aceitação no mercado brasileiro, apesar do visual fortemente criticado. Ainda usando a fama da geração anterior, elogiada em quase todos os quesitos, o modelo da Hyundai continua com uma boa aceitação no mercado. Com isso, o modelo pode ser vendido por R$ 41.300 após 12 meses de uso, depois de ser comprado zero quilômetro por R$ 44.990.

6) Honda City – 8,6%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Outro sedã nesta lista é o Honda City, que é praticamente a versão sedã do Fit. O modelo da marca japonesa, outra com ótima reputação no mercado nacional, costuma apresentar uma depreciação de 8,6 por cento após ser utilizado por um ano. Com isso, o City DX, o mais em conta da linha, poderia ser revendido daqui um ano por estimados R$ 58,1 mil, levando em consideração que o atual é vendido nas concessionárias por R$ 63.600 tabelados.

7) Toyota Corolla – 9%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Sedã mais vendido do Brasil, o Toyota Corolla aparece em nossa lista na sétima posição, com uma desvalorização de 9%. O modelo, em sua versão mais barata, parte de R$ 101.990 e depois de um ano ainda pode ser vendido por R$ 92,8 mil.

8) Hyundai HB20S – 9%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Com a mesma desvalorização do Corolla, o Hyundai HB20S também aparece por aqui como uma opção interessante. Ele perde apenas 9% de seu valor após o primeiro ano de uso, o que significa que um modelo de entrada (vendido por R$ 55.390) ainda poderá ser revendido por R$ 50,4 mil.

9) Hilux SW4 – 9%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Terceiro modelo com a mesma perda de 9%, a versão SW4 da Toyota Hilux ajuda a entender os motivos de ser atraente para o consumidor brasileiro mesmo custando tão cara. A opção mais barata, que não sai por menos de R$ 177.990, ainda poderá ser vendida posteriormente por R$ 161.900.

10) Jeep Compass – 9,1%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

O Jeep Compass já esteve numa posição melhor nessa lista (chegou a ficar em segundo lugar em 2018), mas agora está na 10ª posição. Ele briga internamente com o Renegade para ser o SUV mais vendido do Brasil, e isso certamente o ajuda a ter um bom valor de revenda.

O SUV começa em R$ 116.990, chegando a R$ 106,3 mil após um ano.

11) Toyota Hilux – 9,1%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Preço (versão de entrada): R$ 121.990

Valor de revenda (após 12 meses): R$ 110.900

12) Volkswagen Tiguan – 9,4%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Preço (versão de entrada): R$ 129.990

Valor de revenda (após 12 meses): R$ 117.800

13) Volkswagen Virtus – 9,5%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Preço (versão de entrada): R$ 65.450

Valor de revenda (após 12 meses): R$ 59.200

14) Hyundai Creta – 9,5%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Preço (versão de entrada): R$ 80.990

Valor de revenda (após 12 meses): R$ 73.300

15) Volkswagen Saveiro – 9,6%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Preço (versão de entrada): R$ 53.150

Valor de revenda (após 12 meses): R$ 48.000

16) Fiat Grand Siena – 9,7%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Preço (versão de entrada): R$ 48.990

Valor de revenda (após 12 meses): R$ 44.200

17) Renault Kwid – 9,8%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Preço (versão de entrada): R$ 34.990

Valor de revenda (após 12 meses): R$ 31.600

18) Chevrolet Cobalt – 9,8%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Preço (versão de entrada): R$ 64.990

Valor de revenda (após 12 meses): R$ 58.600

19) Chevrolet Equinox – 9,9%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Preço (versão de entrada): R$ 132.490

Valor de revenda (após 12 meses): R$ 119.400

20) Fiat Uno – 10,2%

Top 20: carros que menos desvalorizam (em um ano) no Brasil

Preço (versão de entrada): R$ 44.190

Valor de revenda (após 12 meses): R$ 39.700

Os carros com menor desvalorização em 17 categorias

Confira abaixo os carros com menor percentual de desvalorização por categoria:

Volkswagen up! (Categoria de Entrada – Depreciação de 8,1%)
Toyota Yaris (Hatch Compacto – 7,1%)
Volkswagen Golf (Hatch Médio – 12,1%)
Mini Cooper (Hatch Premium – 11,2%)
Chevrolet Joy Plus (Sedã Entrada – 7,7%)
Honda City (Sedã Compacto – 8,6%)
Toyota Corolla (Sedã Médio – 9%)
Hyundai Creta (SUV Entrada – 9,5%)
Jeep Compass (SUV Compacto – 9,1%)
Volvo XC60 (SUV Médio – 9,4%)
Toyota Hilux SW4 (SUV Grande – 9%)
Volkswagen Saveiro (Picape Pequena – 9,6%)
Fiat Toro (Picape Compacta – 12,2%)
Toyota Hilux (Picape Média – 9,1%)
Chevrolet Spin (Minivan/Monovolume – 11,8%)
Volkswagen Spacefox (Perua – 16%)
Toyota Prius (Híbrido/Elétrico – 11,2%)

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

                                                    Quem somos

                                                    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                                                    Notícias por email