China Citroen Sedãs Segredos-Flagras

Topo de linha, DS 8 tem projeção oficial revelada na China

Topo de linha, DS 8 tem projeção oficial revelada na China

A PSA está preparando um novo sedã topo de linha para o mercado chinês. O novo carro será o DS 8, um modelo que já está em gestação há algum tempo e que pretende elevar ainda mais a posição da marca premium do grupo francês. Conhecido como projeto X83, o produto será lançado oficialmente no Salão de Guangzhou 2019.


Mas, de acordo com a imprensa chinesa, a PSA tem planos de levar o DS 8 para a Europa em 2020, colocando o sedã para disputar espaço com os alemães, nesse caso os Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. Com uma carroceria de estilo cupê, o luxuoso não ousa tanto nas linhas, que são mais tradicionais, porém, sofisticadas.

A frente terá faróis full LED retangulares, que terão luzes diurnas em LED descendo pelas extremidades do para-choque. A grade hexagonal tem elementos estéticos na grelha e o vistoso logotipo da DS ao centro. A placa vai na própria grade, enquanto a parte inferior possui um conjunto de entradas de ar.

Topo de linha, DS 8 tem projeção oficial revelada na China


Com teto curvado, o DS 8 terá linhas limpas nas laterais, além de portas traseiras bem amplas, uma exigência do cliente chinês, que geralmente possui motorista particular e viaja no banco traseiro. Já a traseira é um pouco mais expressiva, tendo tampa curta no porta-malas e lanternas em LED horizontais e cortadas pela mesma.

O interior não foi revelado, mas o pouco que foi visto em flagras, mostra um painel alto e bem horizontalizado, com multimídia de tela ampla e cluster digital. O DS 8 deverá ter recursos como bancos climatizados e massageadores programáveis, bem como padrão de couro e tecido de primeira qualidade.

Feito sobre a plataforma modular EMP2, o DS 8 será bem maior que o Peugeot 508, tendo mais de 5,00 m – segundo fontes chinesas – e pelo menos 2,90 m de entre eixos, garantindo assim muito espaço para pernas atrás. Na China, a motorização será centrada no Puretech Turbo 1.6 de 228 cavalos com câmbio EAT8 de oito marchas.

Topo de linha, DS 8 tem projeção oficial revelada na China
Nota média 4 de 4 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Eduardo Zacchi

    Rapaz, esse motor 1.6THP da PSA virou carne de vaca…
    Pelamor dona PSA, faz um 2.0 nos moldes dos motores VW, BMW, Mercedes e coloca nesse carro!!!

    • cobaiao

      Hahhueheuheue é verdade. Se o grupo PSA tivesse mais segmentos como o grupo VW, eles não iriam exitar em ter moto com THP e caminhão THP. hahahahahhahaa

      • Cromo

        Vem aí a picape Peugeot. Que motor ela vai usar? Não dá pra pensar outra coisa.

    • Pedro Henrique

      Pra que um 2.0 se o 1.6 THP atinge praticamente a mesma potencia e torque de um Jetta 2.0 TSI 211cv. Esse motor tem a potencia de 228cv. Aliás, esse mesmo “1.6” possui 270cv no 308 GTI

      • th!nk.t4nk

        Ah se potência fosse tudo. O 308 THP não tem nem sombra do torque em baixa do Golf TSI 2.0.

        • Vinícius Sza

          Na configuração brasileira o torque é muito menor que o do 2.0 TSI mas na europeia não

          • th!nk.t4nk

            Você está falando do torque máximo. Falo da curva de torque. Já fiz uma viagem longa com o 308 THP e não chega nem aos pés das respostas instantâneas do Golf 2.0 TSI. É muita diferença sim. O THP é um bom motor, mas já não faz milagres pra sua cilindrada há muito tempo.

            • renanfelipe

              Mas eles estão falando do THP com calibragem da Europa, que passa de 200cv e tem mais torque, obviamente. Não o nosso.

              • th!nk.t4nk

                Entao Renan, eu moro justamente na Europa. Nunca dirigi um THP brasileiro, inclusive. Minha experiência com esse motor é só com o 308 daqui (que é um ótimo carro, inclusive).

    • Murilo Soares de O. Filho

      A PSA só possui esse motor, infelizmente.

    • Rafael Schissi Teixeira

      Já tive carros com esse motor e acho ele excelente! Eu não vejo porquê não usarem em outros modelos, quanto mais dele disponível no mercado, mais conhecida fica sua mecânica e, em consequência, reduz o custo de manutenção. Tinham que trazer essa versão atualizada para o Brasil, porque que colocaria carros como o 3008 e o 5008 em uma patamar de potência junto aos 2.0 TSI.

    • Natán Barreto

      Qual o motivo de colocarem um 2.0 se o 1.6 está super difundido e com sucesso? E atendendo até com mais potência e torque que motores maiores

      • Vitor C

        Isso sem falar que ainda existem versões híbridas desse motor beirando os 400cv.
        O grupo está muito bem servido pois o motor é muito elástico.

    • Eduardo Zacchi

      Aos que me questionaram perguntando do motor, é um motor muito bom sim, bem elástico, potente e relativamente econômico, mas vocês não consideraram que esse carro vai ser do tamanho do Passat ou maior e que a curva de torque é muito mais ampla em um 2.0.

      Duvidam? Façam o seguinte: lá na Europa tem o 208 GTI com esse motor e comparem contra o Pólo GTI com o 2.0…

  • CanalhaRS

    Para Citroen tá com um desenho bem convencional, o que é compreensível já que foi pensado para a China.

    • Luiz Fernando Ribeiro

      Mas ele não é um Citroen, ele é um DS. Hoje são marcas distintas ;)

      • CanalhaRS

        Sim, mas se você observar os produtos atuais da DS todos saem um pouco do convencional. Está no DNA da Citroen, essas ousadias. Mas o mercado chinês não permite muito essas “viagens” e as fabricantes precisam se comportar no desenho, hehehehe.

        • Ahhh, permitem sim hein. O que tem de carro chinês “Exótico” por aí.

          • CanalhaRS

            Tem uns, mas melhor nem comentar….kkkkkk…

    • DiMais

      na verdade nem é pelo fato de ser pensado para a China, mas o segmento em que ele vai se encaixar.
      da mesma forma que, por exemplo, a Mercedes ousa no visual da família Classe A mas conforme as categorias sobem em direção ao Classe S (e Maybach) vai ficando mais sóbrio. Quem quer chamar a atenção com um carro nas faixas de preços mais elevadas vai comprar um esportivo não um sedã pra ser levado por um motorista.

  • Eu entrei num DS7 pra dar uma olhada, e não me deu uma boa impressão. Era um 3008 com mais firulas estéticas. Mas nem o acabamento se pode dizer que era ‘melhor’. Os mesmos plásticos nas portas, botões com uma impressão de baixa qualidade pra um carro que quer ser “de luxo”, menos opcionais que o 3008 top de linha… enfim, uma decepção.

  • Christian

    E a DS volta quando para o Brasil?

  • Natán Barreto

    Frente parece um Audi com outro logotipo. Genérico demais

  • th!nk.t4nk

    Isso é um Audi A5 basicamente. Faltou criatividade aí.

  • V12 for life

    Claramente um Audi, e o mais interessante nos franceses era a ousadia no design, mesmo quando não agradavam era impossível ser indiferente a eles.

  • João Senff

    Me lembrou a frente do grupo VW a lateral e traseira dos Mercedes . Será que terá interior BMW ? A frente achei feia já a lateral e a traseira são elegantes.

  • PEDAORM

    Hyunaudi

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email