Toro Ranch: motor, equipamentos, preço, consumo, detalhes, fotos

Toro Ranch: motor, equipamentos, preço, consumo, detalhes, fotos

A Toro Ranch é uma das versões topo de linha da Toro, pickup de sucesso imediato no mercado brasileiro, e que logo se tornou o objeto de desejo de quem procurava entrar no segmento de picapes. Seu visual inovador e o preço abaixo das opções tradicionais eram grandes atrativos.


Com alguns anos de mercado, a picape ganhou sua versão Ranch, que trouxe mais sofisticação para clientes que estavam dispostos a gastar um pouco mais e que procuravam algo diferenciado.

Desde então, a Toro Ranch permanece como a versão topo de linha da gama, trazendo uma lista de equipamentos mais completa e o ótimo conjunto mecânico da marca.

Confira todos os seus detalhes!

Toro Ranch – detalhes

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A Toro Ranch chegou na linha 2018 da Toro, em agosto daquele ano, como a nova versão topo de linha na gama da picape, por R$ 149.990.

Sempre chamada pela marca de SUP (Sport Utility Pick-up), o modelo realmente inaugurou um novo segmento e ainda conseguiu roubar boa parte das vendas das picapes maiores.

A boa aceitação da Toro pelos brasileiros ocorreu logo de cara, o que também abriu a oportunidade para o lançamento de versões diferenciadas (e mais caras), como a Ranch. Posicionada acima da Toro Volcano, ela trazia novidades visuais no exterior e também na lista de equipamentos.

Leia também sobre a Toro Volcano

Visual exterior diferenciado

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Primeiro visual da Ranch, em 2019

Por fora, a Toro Ranch se diferenciava pela nova cor prata lunar nas rodas de 18 polegadas, na parte inferior do para-choque dianteiro e na barra do teto. O acabamento cromado era ainda mais usado, aparecendo nos retrovisores, estribos laterais, santantônio e gancho de reboque.

Completando as novidades visuais no exterior, a picape ainda vinha com soleira metálica exclusiva da versão, protetor do vidro traseiro, para-barros dianteiro e traseiro e protetor do tanque de combustível.

Tudo isso fazia a Toro Ranch se destacar ainda mais em relação ao restante da gama, receita parecida com o que a Chevrolet fazia na S10 High Country, isso sem citar outras marcas que também tinham versões especiais em suas picapes.

Por outro lado, a lista de mudanças apenas estéticas também deixava claro que a Toro Ranch não trazia grandes novidades visuais, pois a receita já estava dando muito certo. Sua dianteira seguia com os faróis divididos em duas partes, com a porção superior bem afilada e chamativa.

Sua parte frontal ainda tinha três frisos cromados, o maior na parte superior (com o logo da Fiat ao centro) e dois menores logo abaixo, dentro da grade e separando os faróis. Os faróis de neblina também tinham uma moldura cromada e o capô contava com vincos mais discretos do que a reestilização que a linha 2022 trouxe (leia mais sobre ela na seção “Novidades”).

A lateral da Toro Ranch parecia bem mais encorpada que as versões mais baratas, ainda que tal visual parecesse poluído demais para alguns. As largas caixas de roda e o friso mais marcante na altura das maçanetas completavam seu visual, enquanto a traseira era a parte mais discreta dessa versão.

Interior refinado e bem equipado

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Interior refinado, mas com multimídia pequena

Por dentro, a Toro Ranch tinha como destaque principal os bancos em couro marrom com o logotipo “Ranch” gravado nos encostos da primeira fileira, o que certamente elevava seu nível de refinamento.

Além disso, os tapetes de carpete, o console central e as portas também tinham detalhes alusivos à versão, enquanto que o acabamento marrom também era aplicado no apoio de braço e na costura da alavanca de câmbio, do volante e do freio de mão.

As molduras do painel, tanto no centro quanto nas saídas de ar laterais, também tinham esse tom, o que já parecia um exagero e com um gosto meio duvidoso. Finalmente, o revestimento do teto e das colunas era escurecido.

Por ser uma versão topo de linha, a Toro Ranch era muito bem equipada.

Como destaques, ela tinha ar-condicionado dual zone, central multimídia com comandos de voz, Bluetooth e GPS (mas ainda com a minúscula tela de 5 polegadas), faróis de neblina com cornering, faróis principais com DRL, câmera de ré, sensor de chuva, banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros.

O motor era o já conhecido 2.0 turbodiesel de 170 cv, com câmbio automático de nove velocidades e tração 4×4, o mesmo usado pelas outras versões a diesel.

Novidades para as linhas 2020 e 2021

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Modelo 2020 ganhou o overbumper

Após o lançamento da Toro Ranch, que chegou na linha 2019, a Fiat anunciou algumas mudanças para sua picape na linha 2020. Além de trazer novidades para quase todas as outras versões, isso também mudou a lista de equipamentos da configuração mais cara, que passou a custar R$ 159.990.

O anúncio foi feito em junho de 2019, e ele trouxe uma novidade muito aguardada pelos clientes da marca: a nova central multimídia de 7 polegadas, item de série em todas as versões exceto na básica Endurance. A nova central substituía a criticada tela de 5 polegadas e trazia a conexão Android Auto.

No exterior, a Toro Ranch acompanhou o restante da linha e também recebeu o para-choque exclusivo do tipo overbumper, além de novas cores para a carroceria.

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Cerca de um ano depois, em junho de 2020, a Fiat anunciou a nova linha 2021, elevando o preço da Toro Ranch para R$ 169.990. Esta seria a última antes da renovação visual da Toro, e ela novamente trouxe novidades na lista de itens de série do modelo italiano.

A principal mudança estava novamente na central multimídia, que mantinha o tamanho da tela, mas agora trazia o sistema Uconnect. Entre suas principais funções, ela trazia Apple Carplay e Android Auto com projeção sem fio, tela de alta definição e CPU mais rápida para o processamento de dados.

Além disso, vinha com navegação GPS com Waze ou Google Maps, streaming de música, MP3, reconhecimento de voz (Siri e Google Voice), leitura e resposta de mensagens SMS ou de Whatsapp, integração com calendário, entre outras funções.

Em termos de segurança, a Toro Ranch ficou mais equipada ao receber sete airbags de série, incluindo bolsas laterais, de cortina e de joelhos para o motorista. Outra novidade, esta mais discreta, foi o reposicionamento da luz interna na caçamba.

Recalls afetam as versões a diesel

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Em novembro de 2019, a Fiat anunciou um recall para 2.912 unidades de versões a diesel da Toro (o que inclui a versão Ranch) para verificar e, se necessário, instalar uma capa de proteção no filtro de combustível.

A marca anunciou na época que, em caso de batidas frontais, o filtro de combustível poderia sofrer danos e permitir o vazamento de combustível em áreas quentes do motor, provocando um incêndio.

Outro recall anunciado pela marca ocorreu poucos meses depois, em fevereiro de 2020, novamente afetando a Toro Ranch. Dessa vez estavam envolvidas apenas 111 unidades, mas com ano/modelo 2018/2019, 2019/2019 e 2019/2020.

Dessa vez o chamado era para as substituições dos coxins de absorção de vibrações do motor do veículo. Tais unidades haviam sido fabricadas com coxins não específicos para o motor a diesel. Em caso de batidas frontais, o motor poderia se deslocar e danificar o filtro de combustível, novamente permitindo seu vazamento e provocando um incêndio.

Toro Ranch – novidades

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Depois de alguns anos no mercado, a Toro Ranch recebeu suas maiores mudanças na linha 2022, junto com toda a gama da picape. Essas novidades incluíram visual renovado, novos equipamentos e até um novo motor 1.3 turboflex, tudo apresentado em abril de 2021.

Mas falando sobre a Toro Ranch, que manteve o conhecido 2.0 turbodiesel de 170 cv, a reestilização começou na dianteira. O capô recebeu mais vincos e a grade passou a contar com o novo logotipo da marca e com a Fiat Flag no canto inferior direito.

Os faróis divididos em duas partes foram mantidos, pois são uma marca registrada da picape. Mas a parte superior agora é totalmente em LED, tendo a luz de condução diurna e as setas de direção. Abaixo, os faróis principais também são de LED, assim como os faróis de neblina.

Além de tudo isso, a dianteira da versão Ranch (assim como a Ultra) são diferentes do restante da linha. Elas contam com o logo da Fiat maior e com grade de fundo preto, com o acabamento cromado no seu entorno. A Toro Ranch também conta com novas rodas de liga leve de 18 polegadas, as maiores na gama da picape.

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Mas é por dentro que a Toro Ranch mudou mais profundamente. Ela tem painel digital de 7 polegadas, novos porta-objetos, volante redesenhado e bancos com novo acabamento.

O grande destaque, porém, é a tela da central multimídia. Ela cresceu bastante desde o lançamento da Toro Ranch, e na linha 2022 tem 10,1 polegadas e está posicionada na vertical, lembrando bastante o que vemos nos modelos RAM.

Os ocupantes também terão itens como carregamento de celulares por indução, novas portas USB (tipo A e tipo C) e o novo sistema Connect Me. Ele deixa o proprietário mais conectado com a picape por trazer informações no celular, smartwatch ou até pela assistente virtual Alexa.

Através desse novo sistema, você pode agendar serviços na concessionária, acessar diversas informações sobre o veículo, fazer chamadas de emergência e até ter um sistema de navegação nativo com WiFi a bordo, o que gera cobranças à parte por usar a rede da TIM.

Em termos de segurança, a Toro Ranch vem com sete airbags, controle de tração e estabilidade e o sistema ADAS, que inclui frenagem automática de emergência, farol-alto automático e alerta de saída de faixa com alerta pelo volante.

Na parte mecânica, a versão Ranch mantém o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas. As únicas novidades são o sistema 4×4 reduzido, que agora pode desligar o controle de tração e estabilidade, e o ABS off-road.

Toro Ranch – versões

  • Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4

Cores disponíveis: Vermelho Colorado (sólida, sem custo); Branco Ambiente (sólida, R$ 1.500); Preto Carbon, Vermelho Tribal, Prata Billet, Cinza Granite, Azul Jazz e Marrom Deep (metálicas, R$ 2.500); Branco Polar (perolizada, R$ 3.500).

Toro Ranch – equipamentos

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Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 – motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automático de nove velocidades.

ITENS DE SÉRIE: 3º encosto de cabeça traseiro, ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência) / LDW (Avisa de saída de pista) / AHB (Comutação automática do farol alto), ASR (Controle de Tração), Abertura elétrica do bocal de abastecimento, Airbags (7) – laterais (2) cortina (2) Frontal (2) Joelho (1), Alarme antifurto, Alerta do cinto de segurança do motorista / passageiro da frente / traseiro, Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena, Apoia braço traseiro, Apoio de braço frontal, Ar-condicionado digital dual-zone, Badge externo nas portas da frente, Badge interno, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco do motorista elétrico, Bancos em couro (acabamento específico ‘Marrom’), Barra de proteção para o vidro traseiro, Barras longitudinais no teto, Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras, Bordado nos bancos dianteiros, Brake light, Capota marítima, Central multimídia com tela de 10,1 polegadas touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB, Cluster de 7 polegadas full digital, Cluster específico (Welcome Moviment), Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão, Comando de áudio no volante, Computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso), Conectividade (sistema de conectividade veicular), Console central com porta-objetos e porta-copos, Cor e acabamento do painel (marrom), Câmera de ré, Desembaçador do vidro traseiro, Direção elétrica, Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), ESC Off (4×4 low), ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), Estribo cromado, Faróis Full LED, Faróis de neblina em LED, Freios ABS com EBD, Função Sport, Ganchos para amarração de carga na caçamba, Grade Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag, HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do ve ículo em subida), Hill descent control, Iluminação interna da caçamba, Keyless enter-n’ go com partida remota, Kit High Tech (Sensor de chuva, Sensor crepuscular, Retrovisor interno eletrocrômico), Kit aerodinâmico, Kit ferramenta, LED DRL, LED ambient lights, Lanterna traseira a LED, Limpador e lavador do para-brisas com intermitência, Maçanetas e moldura das portas cromadas, Moldura lateral da caixa de roda específica, My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), Paddle-shifters, Para-barro, Para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo, Para-choque frontal com overbumper integrado, Para-choque traseiro com soleira cromada, Para-sol Iluminado, Piloto automático com controlador de velocidade, Porta objeto no banco do passageiro, Porta-escadas, Porta-luvas iluminado com porta amortecedora, Protetor de cárter, Repetidor lateral, Retrovisor retrátil e com luz de poça, Retrovisores externos com comando elétrico e tilt down, Retrovisores externos na cor do veículo, Revestimento de caçamba, Revestimento externo esportivo na coluna central das portas, Roda de liga leve 6.5 x 18″ + pneus 225/60 R18 ATR, Santoantônio cromado, Sensor de estacionamento Frontal, Sensor de estacionamento traseiro, Suspensão traseira multilink, Tampa traseira dupla com abertura elétrica, Tapetes de carpete com bordados, Tapetes em borracha, Tomada 12V, Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz inter na com temporizador e tampa do combustível), Tração 4×4 com seletor, USB frontal (type A/C) + traseiro (type A), Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista, Volante EAS – Energy Absorbing System, Volante com regulagem de altura e profundidade em couro, Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução), iTPMS (Sensor de pressão dos pneus), entre outros.

OPCIONAIS: nenhum.

Toro Ranch – preços

  • Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 185.490

Toro Ranch – motor

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O motor usado pela Toro Ranch é o mesmo desde seu lançamento. Assim como as outras versões a diesel, essa opção vem com o propulsor transversal de 2,0 litros, com turbocompressor e injeção direta de combustível, além de duplo comando de válvulas no cabeçote.

Ele entrega 170 cavalos a 3.750 rotações por minuto e 35,7 kgfm de torque a 1.750 rpm, sendo acoplado ao câmbio automático da ZF com nove velocidades.

O conjunto ainda conta com a tração integral sob demanda, que na linha 2022 recebeu o desligamento automático do controle de tração e estabilidade.

Toro Ranch – desempenho

Confira o desempenho da Toro Ranch em sua aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima:

  • Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 – 12,4 segundos e 189 km/h.

Toro Ranch – consumo

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Veja o consumo de combustível da versão mais cara da picape, tanto nos trechos urbanos, quanto nos rodoviários:

CONSUMO CIDADE:

  • Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 – 10 km/l

CONSUMO ESTRADA:

  • Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 – 12,5 km/l

Toro Ranch – manutenção e revisão

Revisão Custo
Quilometragem Preços 2.0 Diesel
20.000 km R$ 780
40.000 km R$ 1.212
60.000 km R$ 1.396
80.000 km R$ 2.016
100.000 km R$ 1.068
120.000 km R$ 1.412

Toro Ranch – ficha técnica

Motor

2.0 Turbodiesel

Tipo

Dianteiro, transversal e diesel

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.956

Válvulas

16

Taxa de compressão

16,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

170 cv a 3.750 rpm

Torque Máximo

35,7 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de 9 marchas

Tração

Tipo

Integral sob demanda

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Independente, multibraço, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de liga-leve de 18 polegadas

Pneus

225/60 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.945

Largura (mm)

1.845

Altura (mm)

1.734

Distância entre os eixos (mm)

2.990

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

1.000

Tanque (litros)

60

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.918

Vão livre do solo (mm)

236

Toro Ranch – fotos

Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 17 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.