Toro Volcano: equipamentos, motor, consumo, detalhes e fotos

Toro Volcano: equipamentos, motor, consumo, detalhes e fotos
Toro Volcano 2022

A Toro Volcano é uma das versões mais equipadas do modelo de sucesso da Fiat.

Sua gama mudou bastante com o passar dos anos, chegando à recente reestilização na linha 2022. Em meio a tantas mudanças, a versão Volcano sempre esteve presente como a configuração mais equipada da picape, seja com a motorização flex ou diesel.


Com preço inicial bem abaixo das picapes médias, a Toro oferecia um pacote mais racional em suas versões de entrada.

Mas era na Toro Volcano que o modelo da Fiat se destacava pelo nível de equipamentos e visual diferenciado.

Confira todos os detalhes da Toro Volcano em todos os anos disponíveis no mercado brasileiro, incluindo sua história e versões atuais!

Toro Volcano – detalhes

Toro Volcano: equipamentos, motor, consumo, detalhes e fotos
Toro Volcano 2022

A expectativa em torno do lançamento da Fiat Toro começou no Salão do Automóvel de 2014, quando a marca exibiu o conceito FCC4. O principal atrativo era seu desenho, com os faróis divididos em dois blocos e grade cromada.

Logo nessa primeira aparição ao público, a picape já despertou muita curiosidade e expectativa em torno de seu desenho final (que muitas vezes fica longe do conceito) e de como ela se sairia no mercado. Vamos falar um pouco sobre o que ocorreu em cada ano.

Toro Volcano 2016 a 2018

Quase um ano depois, a marca italiana confirmou que colocaria o modelo conceitual em sua linha de produção como uma picape chamada Toro. Seu lançamento oficial ocorreu em fevereiro de 2016, inaugurando para a Fiat o segmento SUP (Sport Utility Pick-up) ao aliar a robustez de uma picape com o conforto e dirigibilidade de um SUV.

Além de uma jogada de marketing, a marca realmente colocava no mercado brasileiro um modelo que foi um divisor de águas, trazendo uma enorme quantidade de novos clientes para o mundo das picapes.

Desde o começo, a Toro Volcano teve um papel fundamental nessa mudança de cenário no mercado das picapes. Por ser a versão topo de linha, posição que ocupou até a chegada das versões Toro Ranch e Toro Ultra, ela tinha um visual ainda mais chamativo.

Toro Volcano: equipamentos, motor, consumo, detalhes e fotos
Toro Volcano 2016

Sua dianteira se destaca pelo uso de cromados na ligação entre a parte superior dos faróis e nos dois filetes da grade, além de aparecer também no contorno dos faróis de neblina. Com linhas bem marcantes no capô, a Toro Volcano passava a impressão de robustez que a Fiat desejava.

O teto dessa versão sempre tinha o rack que se estendia além da coluna C, enquanto que as laterais eram ainda mais marcadas pelos vincos na altura das maçanetas e na parte inferior das portas.

As maçanetas também eram cromadas e as caixas de roda tinham um acabamento em plástico, que aparecia em toda a extensão da carroceria.

No caso da Toro Volcano, as rodas eram de 17 polegadas nos primeiros anos, passando para 18 polegadas a partir de 2019.

Toro Volcano: equipamentos, motor, consumo, detalhes e fotos
Toro Volcano 2016

Outra característica marcante da Toro Volcano, assim como todas as outras versões, eram suas lanternas que invadiam as laterais. Esse modelo foi usado como base para o visual da Nova Strada, o que certamente agradou seus compradores.

Além disso, a versão topo de linha da picape continuava com a tampa da caçamba com abertura em duas partes e o logo da marca ao centro, assim como era visto no restante da gama.

Toro Volcano: equipamentos, motor, consumo, detalhes e fotos
A multimídia tinha tela pequena na Toro Volcano 2016

Por dentro, a Toro Volcano se diferenciava pela oferta ainda maior de equipamentos, o que lhe conferia um ambiente mais refinado e confortável. Com exceção da minúscula tela da central de multimídia, especialmente para os padrões atuais, tudo era muito agradável.

Sua lista de itens de série contava com sistema de som com seis alto-falantes, chave canivete, câmera de ré, direção elétrica, lanternas de LED, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade, partida remota, sensor de chuva e crepuscular, banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros.

Toro Volcano 2019 a 2021

Visualmente, a picape manteve basicamente o mesmo desenho em seus anos iniciais por aqui. Essa decisão da Fiat se mostrou acertada, pois a Toro teve uma excelente receptividade do público, o que suas vendas apenas confirmavam.

A única alteração em seu visual ocorreu na linha 2019, quando a dianteira ganhou o overbumper na parte inferior. Esse detalhe conferiu mais robustez à picape e atendeu ao desejo de parte do público, que já instalava essa peça após comprar o modelo.

Por outro lado, um detalhe negativo ocorreu na linha 2021, quando a Toro Volcano perdeu os sete airbags de série para ter as bolsas extras apenas como parte de um pacote opcional.

Debaixo do capô, a Toro Volcano inicialmente tinha apenas o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.

Depois de algum tempo, ela também teve o motor 2.4 flex de 186 cv e 24,9 kgfm (que já saiu de linha) e, mais recentemente, o 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm, esse último com transmissão automática de seis marchas.

Boas vendas apesar dos aumentos de preço

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Toro Volcano 2022

Não é novidade para ninguém que a Toro vende muito bem no Brasil, mas os números alcançados ao longo dos anos impressionam. Em março de 2018, por exemplo, a picape já havia chegado a 100 mil unidades vendidas (em pouco mais de dois anos).

Um de seus recordes mensais nas vendas veio em julho de 2018, quando a Toro emplacou 6.226 unidades. Depois disso, em novembro de 2020, a Fiat anunciou que já havia produzido 300 mil unidades da picape.

Tudo fica ainda mais impressionante quando olhamos para os sucessivos aumentos em sua tabela de preços, o que também aconteceu com a Toro Volcano. Ela chegou em fevereiro de 2016 por R$ 116.500, mas em abril do mesmo ano já pulou para R$ 118.480.

Ainda em 2016, a Toro Volcano teve aumentos em junho (R$ 120.670), agosto (R$ 122.710) e outubro (R$ 124.550). Ou seja, um acréscimo de R$ 8 mil em menos de oito meses.

Em 2017 foram divulgados menos reajustes, mas em outubro essa versão já custava R$ 134.390. Em fevereiro de 2018 outra alta nos preços e valor fixado em R$ 136.190, ao passo que em junho de 2019 seu valor sugerido estava em R$ 152.990. Vale lembrar que a essa altura a Toro Volcano já estava equipada com o motor 2.4 flex, que custava R$ 122.990.

Poucos meses depois, em setembro de 2019, as duas versões Volcano subiram R$ 3 mil, passando para R$ 125.990 (flex) e R$ 155.990 (diesel). O penúltimo aumento antes da chegada da Toro revisada veio no começo de 2020, elevando esses valores para R$ 127.990 e R$ 158.990, respectivamente.

Já a última revisão na tabela fez a Toro Volcano subir para R$ 162.990 na versão diesel, enquanto a 2.4 flex saía de linha.

Atualmente, a Toro 2022 na versão Volcano custa R$ 144.990 com motor 1.3 turboflex e R$ 177.690 com o 2.0 turbodiesel.

Recalls

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Toro Volcano 2022

Durante seus anos de existência no mercado brasileiro, a Toro Volcano esteve envolvida em três recalls, todos em suas versões com motor a diesel.

O primeiro problema apareceu em maio de 2016, envolvendo o risco de soltura do estepe por uma falha no sistema de fixação do mesmo. Depois disso, em abril do ano seguinte, a Fiat detectou um problema no funcionamento do motor 2.0 diesel, que envolveu 9,3 mil unidades da Toro.

O último recall registrado da picape, e que envolveu a Toro Volcano, foi em novembro de 2019. Dessa vez o chamado afetou quase 3 mil unidades com um problema no filtro de combustível, que poderia provocar um incêndio.

Mas, como os excelentes números de suas vendas acima mostram, nada disso abalou a imagem ou as vendas da Toro Volcano no Brasil.

Toro Volcano – novidades

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Toro Volcano 2022

Mexer em time que está ganhando sempre é um desafio, e foi exatamente isso o que ocorreu quando a Fiat decidiu atualizar a Toro. A picape já havia recebido importantes prêmios por seu design, como o Red Dot Design Award, em 2016.

Mesmo assim, parece que a marca italiana acertou novamente. As mudanças sutis no visual incluíram os faróis em duas partes com a porção superior totalmente em LED, agrupando ali as funções de luzes diurnas e setas.

O farol principal continua em LED na Toro Volcano, assim como os faróis de neblina.

Essa versão segue com o acabamento cromado, mas agora ostenta o novo logo da marca ao centro da grade. O capô recebeu vincos mais chamativos e as rodas de 18 polegadas foram atualizadas.

Toro Volcano: equipamentos, motor, consumo, detalhes e fotos

As maiores mudanças, porém, aparecem no interior. Lembra da pequena tela da central multimídia presente na Toro Volcano em seu lançamento? Pois isso ficou para trás, já que agora a picape tem uma tela de 8,4 polegadas de série e outra ainda maior, com 10,1 polegadas e posicionada na vertical, como opcional.

Além disso, a Toro Volcano chega com painel digital de 7 polegadas, carregador wireless, portas USB tipo A e tipo C, sistema Connect Me, seis airbags, pacote ADAS (opcional), novos porta-objetos, novo volante e bancos com novo acabamento.

Outra grande novidade foi a adoção do motor 1.3 turboflex de até 185 cv e 27,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de seis marchas. Já o motor 2.0 turbodiesel segue com 170 cv e 35,7 kgfm, além de tração integral e câmbio de nove marchas. Nesse caso, a novidade foi a adoção de um revisado sistema 4×4 e ABS off-road.

Toro Volcano – versões

Confira a linha atual da Toro Volcano 2022:

  • Toro Volcano 1.3 Turbo AT6 2022
  • Toro Volcano 2.0 Turbodiesel AT9 2022

Cores: Vermelho Corolado (sólida, sem custo); Branco Ambiente (sólida, R$ 1.500); Preto Carbon, Vermelho Tribal, Prata Billet, Granite Crystal, Azul Jazz e Marrom Deep (metálicas, R$ 2.500); Branco Polar (perolizada, R$ 3.500).

Toro Volcano – equipamentos

Toro Volcano: equipamentos, motor, consumo, detalhes e fotos

Toro Volcano 1.3 Turbo AT6 2022 – motor 1.3 turboflex de 180/185 cv e 27,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

ITENS DE SÉRIE: ASR (Controle de Tração), Airbags (7) – laterais (2) cortina (2) Frontal (2) Joelho (1), Alertas de limite de velocidade e manutenção programada, Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena, Apoia braço traseiro, Ar-condicionado digital dual-zone, Banco do motorista com regulagem de altura e ajustes elétricos, Bancos em couro, Capota marítima, Central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB, Cluster de 7″ full digital, Comando de áudio no volante, Computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso), Conectividade (sistema de conectividade veicular), Câmera de ré, Direção elétrica, ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), Faróis Full LED, Faróis de neblina em LED, Freios ABS com EBD, Função Sport, Grade Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag, HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), Hill Holder, Keyless enter-n’go, Kit High Tech (Sensor de chuva, Sensor crepuscular, Retrovisor interno eletrocrômico), Kit aerodinâmico, Kit ferramenta, LED DRL, Lanterna traseira a LED, Paddle-shifters, Piloto automático com controlador de velocidade, Retrovisores externos com comando elétrico e tilt down, Roda de liga leve de 18 polegadas com pneus 225/60 R18, Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, TC+ (Electronic Locker), Tampa traseira dupla com abertura elétrica, USB frontal (type A/C) + traseiro (type A), Volante com regulagem de altura e profundidade em couro, Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução), iTPMS (Sensor de pressão dos pneus), entre outros.

OPCIONAIS:

  • Pacote Tecnologia (R$ 3.000) – Central Multimídia de 10,1 polegadas e pacote ADAS.
  • Pacote Tecnologia Plus (R$ 7.000) – Central Multimídia de 10,1 polegadas, pacote ADAS e teto solar.

Toro Volcano 2.0 Turbodiesel AT9 2022 – motor 2.0 turbodiesel com 170 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas.

ITENS DE SÉRIE: mesmos itens da versão acima.

OPCIONAIS: mesmos itens da versão acima.

Toro Volcano – preços

  • Toro Volcano 1.3 Turbo AT6 2022 – R$ 144.990
  • Toro Volcano 2.0 Turbodiesel AT9 2022 – R$ 177.690

Toro Volcano – motor

Toro Volcano: equipamentos, motor, consumo, detalhes e fotos

De início, a Toro Volcano chegou apenas com o motor 2.0 turbodiesel, com injeção direta de combustível. Ele entregava (e continua com os mesmos números até hoje) 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm de torque a 1.750 rpm, sempre acoplado ao câmbio automático de nove marchas.

Algum tempo depois, a Fiat decidiu colocar o motor 2.4 Tigershark como uma opção intermediária, e esse propulsor também passou a equipar a versão Volcano. Com aspiração natural e injeção multiponto, esse motor tinha 174/186 cv a 6.250 rpm e 23,5/24,9 kgfm de torque a 4.000 rpm, também com transmissão automática de nove marchas, mas com tração 4×2.

Atualmente, a Toro Volcano mantém o motor diesel junto com o novo 1.3 turboflex, que tem injeção direta e potência de 180/185 cv a 5.750 rpm, enquanto seu torque é de 27,5 kgfm com qualquer combustível, sempre a 1.750 rpm.

Nesse caso, a transmissão usada é a automática de seis marchas e a tração é apenas dianteira.

Toro Volcano – desempenho

Confira abaixo o desempenho da Toro Volcano com seus diversos motores, em termos de aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima:

  • Toro Volcano 2.4 Flex (descontinuado) – 9,9 segundos e 200 km/h
  • Toro Volcano 1.3 Turbo – 11 segundos e 197 km/h
  • Toro Volcano 2.0 Turbodiesel – 10 segundos e 188 km/h

Toro Volcano – consumo

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CONSUMO CIDADE:

  • Toro Volcano 2.4 Flex (descontinuado) – 6,6 km/l com etanol e 9,7 km/l com gasolina
  • Toro Volcano 1.3 Turbo – 6 km/l com etanol e 8,7 km/l com gasolina
  • Toro Volcano 2.0 Turbodiesel – 9,9 km/l

CONSUMO ESTRADA:

  • Toro Volcano 2.4 Flex (descontinuado) – 7,7 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina
  • Toro Volcano 1.3 Turbo – 7,9 km/l com etanol e 10,7 km/l com gasolina
  • Toro Volcano 2.0 Turbodiesel – 12,3 km/l

Toro Volcano – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 2.4 (descontinuado)

Preços 1.3 Turboflex

Preços 2.0 Turbodiesel

10.000 km

R$ 476

R$ 392

20.000 km

R$ 684

R$ 672

R$ 780

30.000 km

R$ 716

R$ 560

40.000 km

R$ 860

R$ 804

R$ 1.212

50.000 km

R$ 704

R$ 580

60.000 km

R$ 1.948

R$ 1.284

R$ 1.396

Total

R$ 5.388

R$ 4.292

R$ 3.388

Toro Volcano – ficha técnica

Motor

1.3 GSE

2.4 Tigershark (descontinuado)

2.0 Multijet II

Tipo

Dianteiro, Transversal, Turbo e Flex

Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro, Transversal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1332

2360

1956

Válvulas

16

16

16

Taxa de compressão

10,5:1

11,8:1

16,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 180 cv @ 5750 rpm / Etanol: 185 cv @ 5750 rpm

Gasolina: 174 cv @ 6250 rpm / Etanol: 186 cv @ 6250 rpm

Diesel: 170 cv @ 3750 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 27,5 kgfm @ 1750 rpm / Etanol: 27,5 kgfm @ 1750 rpm

Gasolina: 23,5 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 24,9 kgfm @ 4000 rpm

Diesel: 35,7 kgfm @ 1750 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Automática 9 marchas

Automática 9 marchas

Tração

Tipo

4×2

4×2

4×4

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Multilink

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Aço/Liga Leve 18 polegadas

Liga Leve 16 polegadas

Liga Leve 18 polegadas

Pneus

225/60 R18

225/60 R17

225/60 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4945

4915

4945

Largura sem retrovisores (mm)

1845

1844

1845

Altura (mm)

1739

1680

1734

Distância entre os eixos (mm)

2990

2990

2990

Capacidades

Porta-malas (litros)

937

820

937

Tanque (litros)

55

60

60

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

670

650

1000

Peso em ordem de marcha (kg)

1707

1704

1908

Ângulo de entrada/saída (graus)

25,7/28,4

25,7/28,3

25/28,4

Toro Volcano – fotos

Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 17 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.