Finanças Japão Subaru Toyota

Toyota agora tem 20% da Subaru e promete ampliar cooperação

Toyota agora tem 20% da Subaru e promete ampliar cooperação

A Toyota agora é dona de 20% da Subaru. Antes, a gigante japonesa tinha 16,6% e decidiu ampliar seus tentáculos sobre mais uma marca conterrânea. A outra é a Daihatsu, com a qual tem 51,2% das ações.


Dessa forma, a Subaru se torna uma marca “afiliada” da Toyota, mas para quem pode estar esperando alguma mudança na filosofia de produto da marca, a única coisa que deve acontecer é a chegada de um crossover elétrico, inicialmente.

Conhecida por seus motores boxer de quatro ou seis cilindros, bem como transmissão Lineartronic CVT e o sistema S-AWD, montados num mesmo nível e reduzindo assim a altura do centro de gravidade, a Subaru não deve sofrer interferência em sua gestão.

O objetivo da Toyota é ampliar a sinergia entre as duas marcas, que começou bem com os esportivos GT 86 e BRZ, que deverão em breve ter uma nova geração. As duas empresas falam laços comerciais “ainda mais fortes” e “crescimento sustentado”.

Toyota agora tem 20% da Subaru e promete ampliar cooperação

Como a Fuji Heavy Industries era o principal acionista, a GM chegou a ter 40% do grupo japonês, controlador da Subaru, o que gerou uma parceira entre Saab e Subaru, gerando alguns modelos desta última para a finada sueca. Em 2005, a GM se desfez de suas ações, compradas pela Toyota, mas apenas 8,7% com direito a voto.

Em 2008, a participação na Subaru passou para 16,6% e agora chega a 20%. Em cooperação, a Subaru fabrica o Toyota Camry em sua planta no estado de Indiana, EUA, desde 2007. Fora o GT 86, que também é feito pela fabricante de motores boxer no Japão.

A Toyota prepara uma série de carros elétricos para atuar em diversos segmentos e a Subaru já tem seu primeiro carro para a mesma função. Até 2030, ela quer ter 40% de seu portfólio com carros eletrificados, mas só promete o fim dos motores boxer para meados da década de 30.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Não fazendo como a Marcopolo fez com a Ciferal e Neobus, está de bom tamanho..

    • Zé Mundico

      Realmente tem tudo a ver.

  • Zé Mundico

    E o caminho é esse: fusões, associações, consórcios e tudo que signifique racionalização de custos e insumos, economia de materiais, pesquisas, logística e direcionamento de produção.
    Sem esquecer que o motor a explosão está com os dias contados, a nova onda vai ser elétrico. Aí você escolhe se vai de 110 ou 220.

    • Victor Freire

      380, trifásico.

  • Piston head

    Enquanto isso a Toyota lança mais um Yaris…

    • Marconi César

      Se lançar o GR Yaris de 268 hp, está bom demais e eu compro!!!

  • Marcio Souza

    Esse rocket pocket é um sonho de consumo!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email